Home » Estados Unidos » Onde ficar em San Francisco: 10 Melhores Bairros
Estados Unidos

Onde ficar em San Francisco: 10 Melhores Bairros

Onde ficar em San Francisco: as lindas colinas da cidade com vista para a baía

No primeiro instante, no processo de escolher onde ficar em San Francisco, qualquer viajante logo irá perceber que a cidade é cara demais. O orçamento necessário para os gastos com hospedagem em San Francisco pode ser bem maior do que o previsto.

Ao investigar um pouco mais a fundo, verá que nesta parte da Califórnia não é fácil encontrar opções econômicas de hospedagem sem abrir mão de que ela esteja nas áreas mais procuradas pelos turistas.

Nas buscas por um lugar para se hospedar em San Francisco, encontrar o equilíbrio perfeito entre o bom preço e a boa localização é tarefa árdua, mas não impossível.

Onde ficar em San Francisco: 10 bairros e dicas de onde economizar

Um dos tradicionais bondes de San Francisco descendo a rua com a baía ao fundo

San Francisco tem duas áreas hoteleiras clássicas: a região ao redor da Union Square e as ruas próximas ao Fisherman’s Wharf. 

Nestes dois trechos você terá sempre a confiança de estar bem localizado e também a certeza de que pagará mais caro por isso.

Áreas próximas destas duas ou bairros residenciais não muito afastados da região central podem ser alternativas econômicas na hora de reservar a hospedagem.

Mas é preciso muito cuidado porque nem toda área de San Francisco é recomendável para passar seus dias. Uma oferta de hospedagem muito abaixo do preço pode estar localizada justamente num pedaço ruim da cidade.

Abaixo vamos listar 10 bairros de San Francisco com nossas recomendações de hotéis e albergues. São eles:

  1. Union Square
  2. Fisherman’s wharf
  3. Distrito Financeiro
  4. Chinatown
  5. SoMa
  6. The Castro
  7. Mission District
  8. Alamo Square
  9. Haight-Ashbury
  10. Tenderloin e Civic Center: as opções ruins

Assim, pretendemos ajudar a entender onde estão as melhores áreas da cidade, quais são os bairros alternativos mais econômicos e onde ficam as regiões onde não é recomendável ficar hospedado.

Isto fará com que sua estadia em San Francisco seja a melhor possível e a mais bem adaptada ao orçamento de sua viagem.

Saiba mais: O que fazer em San Francisco: a cidade mais visionária do mundo.

1. Union Square

Union Square é a praça mais importante do centro comercial de San Francisco, contando com várias lojas e restaurantes. Ali é onde fica o grande movimento comercial da cidade.

Além disso, a Union Square fica em um ponto muito bem atendido pelos diferentes meios de transporte disponíveis na cidade. A localização a torna o ponto ideal para quem quer ficar hospedado, especialmente aos que visitam San Francisco pela primeira vez.

Não por acaso, nas imediações da Union Square estão os melhores hotéis da cidade.

Dicas de hotéis na Union Square

Em San Francisco é bastante difícil encontrar opções de hospedagem próximas à Union Square para quem tem orçamento limitado.

No entanto, ao buscar onde ficar em San Francisco, a região da Union Square é tão mais adaptada aos turistas que vale de todo modo começar a busca por ali antes de cogitar reservar algo em outro local.

Próximos a Union Square ótimas escolhas são:

Para quem procura algo mais acessível a opção pode ser o Mystic Hotel, na Stockton Street.

Entre os albergues, o melhor é o HI San Francisco Downtown.

Veja mais hotéis na região da Union Square.

2. Fisherman’s Wharf

O que fazer em San Francisco: observar a cidade de diferentes pontos de vista

O Fisherman’s Wharf é a área mais turística de San Francisco. Dos bairros fora do Centro, é a melhor área para ficar hospedado, pois é a que tem a melhor infraestrutura para receber os turistas.

No Fisherman’s Wharf é onde está localizado o píer 39. A região também fica bem próxima do píer 33, de onde saem os tours de visita a ilha de Alcatraz.

Onde se hospedar no Fisherman’s Wharf

Com tantas atrações, a região do Fisherman’s Wharf possui também várias alternativas de hospedagem, sempre num padrão mais turístico do que o encontrado no Centro de San Francisco.

Bons exemplos são:

Ou os famosos hotéis de rede, como:

Para quem prefere um albergue, a área conta com o HI Fisherman’s Wharf, que fica dentro do Parque Estadual Fort Mason.

Vale a pena ficar hospedado no Fisherman’s Wharf?

A região conta com ótimas hospedagens, mas como o Fisherman’s Wharf fica localizado mais afastado dos bairros centrais, o bairro não dispõe de tantas opções de transporte.

Para se locomover até o centro de San Francisco o turista terá que contar com os ônibus ou os cable cars clássicos, nas linhas Powell-Hyde e Powell-Mason, que ligam a área à região da Union Square, mas que lotam sempre devido à demanda dos turistas.

Como alternativa, para ficar hospedado no Fisherman’s Wharf, vale dedicar uma parte do orçamento para fazer os deslocamentos em táxis ou uber.

Explore outros hotéis na área do Fisherman’s Wharf.

3. Distrito Financeiro

Distrito Financeiro é o bairro a leste do Centro de San Francisco. Ocupa a área que vai da Kearny Street até o Embarcadero.

Em termos de localização a região é excelente, mas quanto aos preços não costuma diferir muito do que é encontrado na Union Square.

Este perfil acaba, no fim, sendo uma desvantagem, pois o turista irá pagar valores similares para estar numa região que tem uma cara muito voltada para os negócios. Ainda assim, vale a pesquisa e se algum hotel estiver em oferta a área pode ser uma opção.

Onde ficar no Distrito Financeiro de San Francisco

No Distrito Financeiro vale dar uma olhada no:

Ambos estão localizados bem próximos ao Ferry Building.

Um pouco mais afastado dali as opções são:

Veja outros hotéis no Distrito Financeiro de San Francisco.

4. Chinatown

O que fazer em San Francisco: Visitar a Chinatown

A Chinatown é a alternativa mais econômica para quem quer ficar hospedado próximo ao Centro de San Francisco.

A Dragon’s Gate, o portal que marca a entrada da Chinatown de San Francisco – a maior fora da Ásia – fica muito perto da Union Square. Estas quadras de distância já fazem o preço das hospedagens serem reduzidos, fazendo da Chinatown uma opção a quem queira economizar em troca de caminhar um pouco mais.

Na esquina onde fica o portal da Chinatown, as opções de hotéis mais acessíveis (e ainda de boa qualidade) são:

5. SoMa

SoMa é um acrônimo formado a partir de “South of Market”. O local denomina, como o próprio nome indica, o conjunto de ruas do Centro que fica ao sul da Market Street.

Como é uma área grande, o trecho mais recomendado para reservar a hospedagem no SoMa é o que fica no entorno do Parque Yerba Buena, que é rodeado por museus e equipamentos culturais. O Parque fica bem pertinho da Union Square.

Na área do Parque Yerba Buena, as opções de hospedagem mais interessantes são:

Explore outras opções de hospedagem no SoMa.

6. The Castro

O que fazer em San Francisco: O bairro de Castro, o bairro gay mais famoso do mundo

The Castro é conhecido como o bairro LGBT de San Francisco, mas todos os viajantes, gays e héteros são bem-vindos em um local que inspira a luta por igualdade de direitos.

The Castro era o bairro onde Harvey Milk discursava. Por suas ruas ainda hoje há várias referências à luta LGBT.

Foi no Castro que ficamos hospedados quando estivemos na cidade. Gostamos bastante do clima do bairro, com vários bons restaurantes e farta oferta de transporte para nos deslocarmos às demais regiões.

Uma dica de onde ficar no Castro é o The Willows Inn, que fica na esquina da 14th Street com a Market.

Veja outras opções em The Castro.

7. Mission District

O que fazer em San Francisco: andar por suas ruas cheias de casas vitorianas

O Mission District é o bairro da moda em San Francisco. Suas ruas contam com enorme variedade de restaurantes étnicos e bares que ganham vida própria durante a noite, mantendo o movimento a qualquer hora.

Durante nossa estadia, era no Mission District que ficavam os bares quando saímos a noite.

Por estar em voga, o bairro é uma região que concentra bons apartamentos para temporada.

No Mission District, uma opção excelente é o Nineteen 06 Mission, um Bed and Breakfast super bem recomendado. Ele fica na mesma quadra da estação de metrô 16th Street Mission.

8. Alamo Square

Alamo Square é o bairro que recebe o nome de seu parque principal.

No Alamo o turista consegue ver com mais destaque a famosa paisagem urbana de San Francisco com suas casas geminadas de arquitetura vitoriana.

A mais famosa delas, as “Painted Ladies” (conhecidas por aparecerem no seriado “Full House”) ficam logo em frente ao parque.

A uma quadra do Parque Alamo Square a dica é ficar hospedado no The Grove Inn.

9. Haight-Ashbury

Haight-Ashbury é o berço da contracultura e casa, ainda hoje, do movimento hippie de San Francisco.

O bairro é repleto de antiquários, lojas de produtos orgânicos e alternativos, ideal a quem curte essa onda anos 60.

Em Haight-Ashbury nossa recomendação é o Stanyan Park Hotel.

10. Tenderloin e Civic Center: as opções ruins

Aqui vale um alerta para mostrar a grande pegadinha a qual viajantes de primeira viagem estão sujeitos quando buscam onde ficar em San Francisco.

Tenderloin e Civic Center são dois bairros vizinhos à Union Square, mas que ao contrário dela, não figuram em qualquer lista que pretenda indicar os melhores lugares de San Francisco.

Esta área é povoada por diversas instituições que abrigam pessoas sem-teto e os ajudam em seu dia-a-dia. Isto faz com que estes bairros, Tenderloin e Civic Center, estejam sempre repletos de pessoas em situação de rua.

Por conseqüência, a área não atrai os mesmos investimentos que outros bairros da cidade. Estas ruas mantém uma imagem de abandono que contrasta com o restante da cidade, em especial com seus bairros vizinhos.

Para quem chega para fazer turismo, não é um local recomendável de passar seus dias.

Vale a pena ficar hospedado?

A proximidade do Tenderloin com as regiões mais famosas, no entanto, faz com que estes bairros, mesmo abandonados, contem com vários hotéis – de baixo custo especialmente.

Assim, se ao procurar onde ficar em San Francisco, você encontrar alguma hospedagem a preços muito mais baixos do que o padrão, desconfie e antes de reservar, confira primeiro qual sua localização.

Quando estivemos na cidade, nós quase reservamos nossas diárias ali, mas fomos alertados por um amigo que mora na cidade e mudamos de idéia a tempo.

Leia mais: Como escolher o melhor seguro viagem para os EUA

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

20 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Olá!!! O post é antigo mas não custa tentar rs. O hi downtown hostel – mason street e o orange village hostel- ofarrel e mason st recomendado por vocês, ficam em regioes mais agradáveis de tenderloin? pois pelas deli mitações das ruas, vi que ambos estao encostados na taylor strret.

    • Ola,
      Sim, os dois hostels ficam em áreas seguras. A Taylor Street é uma rua movimentada e comercial a duas quadras da Union Square. Você não precisa se preocupar muito.

  • Olá Carlos! Achei bem legal as dicas de San Francisco. Estou indo com minha irmã em agosto e fiz uma pré-reserva no HI San Francisco Downtown. Vi que você mencionou ele com o sendo no melhor hostel da cidade, mas fiquei em dúvida sobre a localização. No endereço da confirmação da reserva fala que é na Union Square, mas vi em outros lugares que ficarem Tenderloin. O que você me diz do local que ele fica? Vale a pena?

  • Oi Carlos,
    Muito legal o seu blog! Obrigada pelas dicas!
    Vou fazer um curso de idiomas (a escola fica bem ao centro: Kaplan) no próximo mês (fevereiro 2020, por quatro semanas) e ainda não defini onde me hospedar. Eles ofereceram algumas opções, mas sempre nos bairros que vc sugere não ficar… Você teria alguma dica sobre Bairros residenciais para estadias de duração média (um mês.. de inverno!), por favor?
    Muito, muito obrigada!

    • Rosana, minhas dicas são para quem vai ficar pouco tempo e precisa ficar perto dos principais pontos turísticos. Para quem fica mais tempo os bairros residenciais não citados aqui podem atender muito bem, mas não tenho como recomendar.

    • Wanda, Richmond e Oakland são outras cidades, do outro lado da baía. Eu não recomendo ficar hospedado lá se sua viagem for curta, somente para turismo.

  • Parabéns pelo Blog, tenho acompanhado bastante.
    Estou a programar ficarm San francisco No Hotel Fusion pero da Powell street station no inicio da Ellis Street, o que acham da zona?
    é segura?

    • Esse hotel fica entre os únicos bairros em San Francisco que não recomendamos: Tenderloin e Civic Center
      A região não é segura não 🙁

  • Olá, estamos programando ficar 4 dias em SF, vi uns apartamento no Airbnb no Daly City é um bom local?
    Gostaria de algumas dicas do que vale a pena conhecer nesse período, obrigada.

  • Carlos muito bom suas dicas parabéns pelo blog. estou interessado em fazer um curso de idiomas em SF por m período de 4 semanas, daí me ofereceram uma hospedagem em Tenderloin(O’Farrell St com Jones St), dai depois de muito pesquisar sobre a cidade estou considerando ver outras acomodações em outros bairros, sobre a segurança na cidade o que você me sugere onde ficar?

  • Carlos, parabéns e muito obrigado por compartilhar estas informações com a gente. Há um evento que envolve tecnololgia da informação, que acontecerá em SF, em fevereiro de 2019 e eu pretendo estar lá. Claro que ficarei mais uns dias para conhecer a cidade e faz bem para o bolso já saber quais custos estarão envolvidos. Uma boa hospedagem é a base para que qualquer viagem fique bacana, porém não precisa se nada caro e nem de luxo. Como eu gosto de andar a pé, que reputo como sendo a única forma de perceber as nuances do local, eu irei me hospedar em um local que me permita andar sem receios. Vou seguir seu blog. Abraços. Márcio.

  • Carlos, primeiramente parabéns pelo Blog e obrigado pelas informações. Em outubro estarei nos EUA, e farei a costa da Califórnia em milagrosos 5 dias (foi um encaixe pra aproveitar a ida), a dúvida quanto a São Francisco, é que chegaremos pelo SFO, para ficar apenas 1 ou 2 dias, e em Brisbane ou Westlake, encontrei os melhores preços de airbnb. Mesmo não sendo tão no centro, sabe se prejudica muito a visitação dos pontos principais?
    OBS. o foco é São Francisco e Los Angeles nestes 5 dias, a costa será mais pelas fotos do caminho mesmo. Alguma dica para este desafio? rs

    Obrigado desde já. Abraços.

    • Olha Diego, 5 dias é bem pouco pra ver San Francisco e Los Angeles. Nós fizemos as duas cidades em uma semana e sem fazer a costa. Mas, como vc só tem esses 5 dias, aconselho dedicar mais tempo em SF do que em LA, a cidade é bem mais interessante. É mais cara que LA, mas não acho boa ideia ficar longe dos pontos principais, não, até pq vc tem muito pouco tempo pra ver as coisas. Vale a pena gastar mais um pouco e poder ir caminhando para os lugares.

abbv