É bem fácil escolher onde ficar em São Petersburgo. Apesar de ser uma cidade enorme, as principais atrações e seu eixo turístico estão concentrados numa área relativamente pequena, ao redor da Nevsky Prospect, sua avenida mais importante.
A Nevsky é uma longa avenida, com cerca de cinco quilômetros de extensão, que atravessa todo o distrito central de São Petersburgo (Tsentralny) no sentido oeste-leste. Ela vai da Praça do Palácio, onde está o Museu Hermitage, passa pela Praça da Rebelião (Площадь Восстания) e segue até o Monumento a Alexander Nevsky. No caminho corta seis bairros (okrugs) diferentes e entre eles estão as melhores opções para quem quer ficar bem hospedado na cidade.
Portanto, para quem quer um ótimo lugar na hora de escolher onde ficar em São Petersburgo, procurar uma hospedagem localizada próximo a Nevsky Prospect é a primeira providência a ser tomada. Mas isto sozinho não é suficiente.É preciso também entender em que bairro o hotelse situa para ter a certeza de ter optado por algo em linha com suas expectativas.
Leia mais: O que fazer em São Petersburgo – 17 atrações imperdíveis na capital cultural da Rússia
Onde ficar em São Petersburgo: os melhores distritos e bairros
O coração turístico de São Petersburgo fica inteiramente compreendido em Tsentralny, um dos 18 distritos administrativos em que a cidade é subdividida. Com isso, ao buscar o melhor bairro para ficar hospedado, praticamente todos os viajantes acabam reservando suas diárias por ali, que é incomparavelmente o melhor distrito da cidade para quem a visita como turista.
Além deste, fora do distrito central, outras três regiões contam com alguma oferta de hospedagem e podem servir como opção a quem busque algo fora do trecho mais movimentado. São os distritos de Admiralteyskiy, Vasileostrovskiy e Petrogradskiy.
Assim, ao buscar onde ficar em São Petersburgo, os melhores distritos serão:
A recomendação é sempre reservar suas diárias no distrito central, mas abaixo vamos detalhar cada um deles, dando destaque especial a Tsentralny, onde incluímos a descrição dos melhores bairros que o compõem. No total são 7 bairros que vamos destacar, sendo 4 em Tsentralny e outros 3 nos demais distritos.
Leia mais: O que fazer em Moscou: as melhores dicas de turismo na capital da Rússia
Tsentralny
No distrito central de São Petersburgoestão localizadas a maior parte das atrações turísticas da cidade. O Museu Hermitage, o Museu Russo, a Igreja do Sangue Derramado, a Catedral de Kazan ficam todos nesta área, a poucos metros da Nevsky Prospect, que é o grande eixo comercial e turístico do distrito.
Veja a lista completa de hotéis e albergues em Tsentralny
Porém, como Tsentralny é uma área bem grande (é possível caminhar por mais de uma hora numa mesma direção sem sair de seus limites), melhor do que fazer sua escolha baseada no distrito é decidir de acordo com o “okrug” – uma subdivisão que existe em cidades eslavas que, no caso de São Petersburgo, equivale ao nosso conceito de bairro ou aos “arrondissements” franceses. Em Tsentralny, o distrito é dividido em seis okrugs, sendo que quatro deles formam o principal eixo hoteleiro da cidade.
Estes quatro bairros são:
A área mais popular entre os turistas é o trecho localizado entre o Rio Neva e o Rio Fontanka, onde estão respectivamente ao norte e ao sul da Nevsky Prospect, os bairros Dvortsovy (Дворцовый) e Número 78.
Logo após, entre o Rio Fontanka e a Avenida Ligovsky, a área ganha um aspecto mais local, mas sem perder a aparência internacional que a região tem. Por lá estão também os principais pontos de vida noturna da cidade. São os bairros de Liteyny (Литейный), ao norte da Nevsky, e Vladimirsky (Владимирский), ao sul.
Abaixo detalhamos estes quatro bairros, dando sugestões de hospedagens em cada um deles que certamente servirão ao seu perfil. Ao buscar onde ficar em São Petersburgo, estas regiões de Tsentralny são as melhores escolhas possíveis.
Dvortsovy (Дворцовый)
Delimitado pela Nevsky Prospect ao sul e os rios Neva e Fontanka no restante do perímetro, Dvortsovy é uma área reduzida, mas que contém as principais atrações de São Petersburgo. Em poucas quadras estão concentrados o Palácio de Inverno, onde está o gigantesco Museu Hermitage, além da Catedral do Sangue Derramado, o Museu Russo e seus jardins.
Por conta de suas atrações, o bairro é um dos mais procurados pelos turistas da cidade e um dos que mais oferece opções de hotéis. Por aqui há oferta para todos os gostos e bolsos.
Os mais luxuosos são os que ficam diretamente na Nevsky Prospect, como o Belmond Grand Hotel. Mas também é possível ficar hospedado na avenida principal, em hotéis tão bons quanto sem pagar tão caro, como no Sapphire Hotel, por exemplo.
Para quem prefere não ficar hospedado diretamente na Nevsky, outra área igualmente interessante em Dvortsovy são as ruas quem levam à Catedral do Sangue Derramado. Por ali uma boa alternativa é o Nevsky Hotel Grand Energy.
Número 78
O bairro denominado Número 78 (são 81 okrugs no total em São Petersburgo) fica logo “em frente” ao Dvortsovy, citado no tópico anterior. Seus limites são a Nevsky Prospect ao norte, além do Rio Fontanka e da Rua Gorokhovaya formando uma espécie de triângulo.
Por aqui o destaque turístico é a Catedral Nossa Senhora de Kazan. Mas o melhor local do bairro é o trecho ao redor da Estação Admiralteyskaya, que além do transporte conta com ótimos restaurantes. Nossas recomendações de hospedagem por aqui são o Station Hotel A1 ou o Hotel Solo Admiralteyskaya, ambos próximos ao metrô.
Vladimirsky (Владимирский)
Ao atravessar o Rio Fontanka, Vladimirsky é o bairro delimitado pela Nevsky Prospect ao norte e pelas ruas Ligovsky e Gorokhovaya. Esta região tem um perfil um pouco mais residencial e conta com três estações de metrô, ligadas às linhas 1, 3 e 4, que a tornam uma opção de estadia excelente.
No trecho da Nevsky Prospect que pertence ao bairro ficam localizados dois dos maiores hotéis cinco estrelas de São Petersburgo, o Corinthia Hotel (onde ficou hospedada a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo) e o Radisson Royal Hotel.
Mesmo para quem tem orçamento limitado, a região também é ótima alternativa. O ponto de destaque é a Rua Rubinshteina, que é repleta de bares, funcionando como um dos melhores pontos de vida noturna da cidade. Por ali as recomendações são o Hotel Rubinshteina 30 ou o Largo Hotel.
Foi nesta área que ficamos hospedados durante a Copa do Mundo 2018. Por termos reservado duas semanas na cidade, preferimos alugar uma apartamento no Airbnb em vez de um quarto de hotel. Ficamos no Studio Neon (S) primeiro, mas depois “nos mudamos” para o vizinho, o Studio Neon (M) que é um pouco maior (e o espaço extra faz bastante diferença). Estúdios muito bem iluminados, o segundo era perfeito, com uma ampla sala e um design bem arrojado.
Leia mais: Saiba como funciona o Airbnb para hóspedes (e ganhe um cupom para sua primeira viagem).
Liteyny (Литейный)
Do outro lado da Nevsky Prospect, tendo a Avenida como seu limite sul, o bairro de Liteyny tem características parecidas com Vladimirsky, mas ao contrário dele, conta com apenas uma estação de metrô (Chernychevskaya) que fica bem afastada de seu pedaço mais movimentado.
Com isso, ao reservar sua estadia aqui, o conselho é reservar hotéis localizados na própria Nevsky Prospect e não dentro do bairro. Não é tão difícil encontrar hotéis bons e baratos por ali. Boas dicas são o Agni Club Hotel e o Nevsky Central Hotel.
Admiralteyskiy
Admiralteyskiy é um distrito enorme, que em sua maior parte não tem atrativos para os turistas, exceto por um de seus trechos. Ali se concentram o Almirantado de São Petersburgo, que dá nome à região, a Catedral de Santo Isaac e o Cavaleiro de Bronze, a estátua equestre em homenagem a Pedro, o Grande.
Este pedaço do distrito compartilha muitas das características de seu bairro vizinho, o okrug Número 78, mas se distingue por ali estarem concentrados a maior parte dos hotéis cinco estrelas da cidade. Em ruas próximas estão o Anglaterre Hotel, o Sofitel St Petersburg e o Four Seasons, entre outros.
Ainda que o turismo de luxo não seja seu objetivo, ao procurar onde ficar em São Petersburgo este trecho de Admiralteyskiy ainda pode servir bem como opção de hospedagem, pois conta com alguns hotéis ótimos em padrão mais econômico. Entre eles posso citar o Hotel Neva Delta e Nevsky Hotel Breeze.
Veja mais opções de hotéis em Admiralteyskiy.
Vasileostrovskiy
Do outro lado do Rio Neva, a ilha Vasilevsky é onde fica localizado o Museu Kunstkamera. A área conta com muitas alternativas de hospedagem – em geral opções de perfil bem econômico – mas a localização afastada do “coração” turístico da cidade não compensa a economia, a não ser que este seja justamente seu objetivo.
Caso queira reservar suas diárias por aqui, procure algo perto da margem do Rio Neva ou da Estação de metrô que atende a ilha, a Vasileostrovskaya (linha 3).
Veja as opções de hospedagem disponíveis no distrito Vasileostrovskiy.
Petrogradskiy
Petrogradskiy é outro distrito formado por um arquipélago localizado à margem do Rio Neva. A ilha de maior destaque é a que é ocupada pela Fortaleza de Pedro e Paulo, o grande ponto turístico da região.
As hospedagens disponíveis em seus bairros tem em sua maioria um padrão econômico, mas aqui vale o mesmo conselho dado em Vasileostrovskiy: a distância do centro da cidade não compensa a economia. Como encontrar algo em padrão similar nos bairros mais centrais de São Petersburgo não é uma tarefa tão difícil, escolher ficar em Petrogradskiy só é uma opção para quem quer justamente fugir do centro comercial.
Ao procurar um hotel nesta região, dê preferência aos localizados próximos à Fortaleza e à estação Gor’kovskaya do metrô. O Iska Hotel, por exemplo, pode ser uma boa escolha.
Veja mais hotéis disponíveis em Petrogradskiy.
Olá por gentileza uma dica, qual destes 3 hotéis em Sao Petesburgo qual é o melhor localizado, apesar dos custos serem muuuito diferentes: DOM BOUTIQUE, ARTSTUDIO NEVSKY OU THE GAMMA? Muito obrigado
O Gamma fica bem perto do Hermitage, uma ótima localização 😉