Home » Destinos » Áustria » Onde ficar em Viena, os 7 melhores bairros e hotéis
Áustria

Onde ficar em Viena, os 7 melhores bairros e hotéis

Onde ficar em Viena: O Hofsburg de noite

A escolha de onde ficar em Viena, com a seleção do melhor bairro para ficar hospedado, depende diretamente de quantos dias o turista tem disponíveis no roteiro para visitar a capital da Áustria.

Para quem vai ficar pouco tempo na cidade, como 1 ou 2 dias apenas, a solução é reservar as diárias no Centro, o chamado Innere Stadt. Já os que programarem algumas noites a mais, terão opções mais fartas, podendo selecionar hotéis nos bairros que circundam o centro. Estes têm a vantagem de terem um ambiente menos turístico, sendo mais fácil encontrar opções econômicas por lá.

Onde ficar em Viena: os 7 melhores bairros e dicas de hotéis baratos

Se você tem poucos dias na cidade e quer ter a certeza de encontrar um lugar para ficar hospedado em Viena com a melhor localização possível, pesquise os hotéis disponíveis no Innere Stadt.

Mas se você prefere ficar fora do centro, seja para tentar economizar alguns euros a mais na hospedagem, ou simplesmente por não curtir ficar hospedado na parte mais turística da cidade, Viena apresenta, além do Innere Stadt, outros seis bairros com localização tão boa quanto.

Assim, os melhores bairros para ficar hospedado em Viena são:

Abaixo vamos detalhar todos eles, fazendo recomendações de hotéis em cada um para que o processo de escolher onde ficar em Viena não seja tão complicado assim.

Leia mais: Veja a lista dos documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Innere Stadt

A Catedral de Santo Estêvão, em Innere Stadt

Ao recomendar onde ficar em Viena o conselho de todo viajante que já tenha visitado a cidade é quase sempre o mesmo: reserve um hotel no Innere Stadt.

Innere Stadt é a “cidade interior”, em alemão. O bairro é formado pela área que era circundada pelas muralhas de Viena antes de sua demolição. A região ainda é hoje o trecho que forma o centro da cidade, contando com a maior parte dos restaurantes, hotéis e atrações turísticas de Viena.

Quem fica hospedado por aqui pode fazer quase todo o seu roteiro por Viena a pé. Boa parte das ruas do bairro são fechadas para veículos e ficam tomadas pelos turistas. Neste caso, o transporte público será necessário apenas para visitar algumas atrações mais afastadas, como os Palácios do Belvedere e Schönbrunn.

Toda essa praticidade, no entanto, tem seu preço. Como, ao buscar onde ficar em Viena, a maior parte dos turistas quer reservar algo no Innere Stadt, é muito difícil encontrar opções econômicas de hospedagem no bairro.

Entre os hotéis do Innere Stadt, as opções mais acessíveis ao bolso e mantendo a qualidade, são o Hotel Marc Aurel e o Hotel Kärntnerhof. Como alternativa, o centro ainda conta com uma unidade da rede Mercure, o Wien Zentrum. Ou se você quer algo bem no miolo mesmo da cidade, experimente o Hotel Wandl ou o DO&CO Hotel Vienna.

Veja outras opções de hospedagem no Innere Stadt.

Leopoldstadt

Onde ficar em Viena: O Prater com sua icônica roda gigante coroando o parque.

Leopoldstadt é o bairro que fica do outro lado do canal do Danúbio, que margeia parte do centro da cidade. Para quem está procurando onde ficar em Viena, mas querendo uma hospedagem fora do centro, este bairro é uma das melhores alternativas, pois fica a apenas uma ou duas estações de metrô de distância do principal eixo turístico da cidade.

O bairro é um dos maiores entre os mais centrais de Viena. Sua área cobre toda a extensão do Parque Prater, onde está o famoso parque de diversões de Viena. Mas o melhor trecho para reservar suas diárias é o que fica junto a margem do canal do Danúbio, mais próximo ao centro. Este pedaço é uma área de intensa vida noturna, especialmente durante o verão, com vários bares funcionando dos dois lados do canal.

Em Leopoldstadt, as melhores recomendações são o Hotel City Central, o Hotel Stefanie ou o Novotel Wien City, todos próximos a estação Schwedenplatz. Uma opção mais econômica pode ser o Das Capri, junto à estação Nestroyplatz.

Veja a lista completa de hotéis em Leopoldstadt.

Landstraße

Landstraße se destaca por conter o Stadtpark, uma das grandes áreas verde da região central de Viena. E também por estar lá localizada a Wien Mitte, uma das principais estações de trens da cidade, de onde parte o City Airport Link, o trem expresso que liga o aeroporto de Viena ao centro.

Por estas facilidades, Landstraße é muito procurado por quem faz turismo de negócios, ou por quem quer fazer uma visita bem rápida a Viena, precisando ter acesso fácil ao aeroporto. Neste sentido o bairro conta com o Hilton Vienna e o Intercontinental, um de cada lado do Stadtpark.

Além deste perfil, o bairro também se sobressai por seus ares aristocráticos, sendo repleto de embaixadas e grandes palácios, com destaque para o Belvedere, uma das maiores atrações de Viena. Se este for seu estilo, experimente reservar o Hotel Spiess & Spiess, que fica bem perto do metrô Rochusgasse.

Veja mais hotéis em Landstraße.

Wieden

Onde ficar em Viena: Karlsplatz com a igreja ao fundo

Wieden é o bairro onde fica a Karlzplatz, uma das maiores praças de Viena, localizada entre a Universidade Técnica e a Ópera de Viena. A região concentra grande parte das opções de transporte da cidade, com três das principais linhas do metrô (U1, U2 e U4) servindo a praça principal, além de contar com várias rotas de tram (bondinho) passando por ali.

Toda esta quantidade de transporte torna o bairro ideal para quem quer ficar hospedado fora do Innere Stadt, mas sem estar muito afastado dele e sem diminuir as opções de locomoção pela cidade.

O perfil muito comercial do bairro, no entanto, pode afastar quem procure um ambiente mais tranquilo, mas para estes, basta procurar algo um pouco mais distante da Karlzplatz. O entorno da estação Taubstummengasse pode ser a solução ideal. Perto dali, são ótimas opções o Hotel Erzherzog Rainer ou o Suite Hotel Oper.

Veja uma seleção de hotéis em Wieden.

Mariahilf

Onde ficar em Viena: O Café Sperl, em Viena, famoso por ter sido filmado o filme Antes do Amanhecer
O Café Sperl, em Mariahilf, famoso por ter sido locação do filme Antes do Amanhecer

Uma das dificuldades ao se buscar onde ficar em Viena é a ausência de bairros com aparência local no centro turístico. A cidade é toda muito aristocrática e imponente. Ok, é justamente isso que o turista procura na capital da Áustria, mas falta um ambiente onde o visitante possa se hospedar sem se sentir permanentemente como turista.

De todos os bairros listados aqui, Mariahilf é o que mais se aproxima desta ideia. O eixo principal da região, a Mariahilferstrasse, apresenta uma sequência de lojas e restaurantes de todos os tipos. Já na extremidade do bairro fica o Naschmarkt, um grande mercado a céu aberto que conta também com vários restaurantes, sendo um dos poucos lugares da área turística de Viena onde se come bem e barato. É a região ideal para quem quer economizar tanto em hospedagem quanto nos demais gastos da viagem.

Justamente por este perfil, Mariahilf é dos poucos bairros onde existem bom albergues disponíveis. Assim, quem procura uma hospedagem compartilhada deve buscar fazer sua reserva aqui. Neste sentido, as melhores opções do bairro são o Wombat City Hostel, que fica junto ao Nashmarkt e à estação Kettenbrückengasse, ou o myNext, que fica mais “pro fundo” do bairro, junto a estação de trens e metrô Westbanhof.

Caso prefira um hotel tradicional, em Mariahilf as opções também são fartas. Entre os melhores estão o NH Collection Wien Zentrum ou o Hotel Corvinus, ambos bem no centro do bairro, junto à estação Neubaugasse.

Veja mais opções de hotéis e albergues em Mariahilf.

Neubau

Onde ficar em Viena: O MuseumQuartier de noite

Vizinho a Mariahilf, o bairro de Neubau divide com este último sua estação de metrô, a Neubaugasse, e tem um perfil de hotéis econômicos bem parecido com o bairro vizinho. A vantagem aqui é estar localizado imediatamente aos fundos do Museum Quartier, uma das áreas mais caras de Viena, mas ter um perfil de hotéis muito mais econômicos apenas porque sua localização faz com que os hospedes tenham que andar algumas quadras a mais para chegar no trecho famoso.

Em Neubau as recomendações de bons hotéis econômicos são o Hotel Kugel ou o Hotel Am Brillantengrund. Ambos exigem um pouco mais de caminhada até o metrô, mas a economia pode ser recompensada.

Para ficar mais perto do transporte público, reserve o Hotel Savoy Garni, junto ao metrô Neubaugasse. Ou o Hotel Pension Museum, próximo a estação Volkstheater.

Veja mais hotéis em Neubau.

Favoriten

Dos bairros citados nesta lista, Favoriten é o único que não fica no entorno imediato do Innere Stadt, o centro da cidade. Sua aparição aqui como uma opção a quem busca onde ficar em Viena se deve por lá estar localizada a Wien HBF, talvez a principal estação de trens da cidade. Se seu roteiro faz com que você precise sair rapidamente da cidade usando o sistema férreo austríaco, ficar hospedado em Favoriten pode ser a melhor opção.

No bairro, as principais opções de hospedagem circundam a estação de trens, que também conta com uma saída para a linha U1 do metrô, que segue até a Stephenplatz, no centro. Caso precise reservar suas diárias aqui, o bairro conta com uma unidade da rede Íbis, o Wien Hauptbanhof. Uma alternativa pode ser o Azimut Hotel Vienna.

Veja mais alternativas de estadia em Favoriten.

Salve estas dicas de hospedagem em Viena no Pinterest!

A escolha de onde ficar em Viena, com a seleção do melhor bairro para ficar hospedado, depende diretamente de quantos dias o turista tem disponíveis no roteiro para visitar a capital da Áustria. os melhores bairros para ficar hospedado em Viena são: Innere Stadt, Leopoldstadt, Landstraße, Wieden, Mariahilf, Neubau, Favoriten
Onde ficar em Viena: Para quem vai ficar pouco tempo na cidade, como 1 ou 2 dias apenas, a solução é reservar as diárias no Centro, o chamado Innere Stadt. Já os que programarem algumas noites a mais, terão opções mais fartas, podendo selecionar hotéis nos bairros que o circundam.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade