Vocês sabiam que Wellington nem sempre foi a capital da Nova Zelândia?
Mesmo o país tendo apenas 175 anos, sua capital já foi transferida para 3 cidades diferentes, sendo Russell a primeira delas. A cidade fica na região historicamente mais importante do país, chamada Bay of Islands, onde os europeus se estabeleceram primeiramente e onde o Tratado de Waitangi foi assinado.
De carro, Russell fica a três horas e meia de Auckland e é um dos locais mais procurados pelos aucklanders durante o verão.
Russell
Conhecida anteriormente como Kokorareka, Russell foi o primeiro assentamento europeu e primeiro porto da Nova Zelândia.
Ali viviam muitas tribos maori, que se interessaram pela troca de comida e madeira por álcool e armas de fogo com os europeus recém-chegados. Crescendo sem leis, a cidade logo sucumbiu pela má reputação e alto índice de prostituição, sendo intitulada “The Hell Hole of the Pacific” (o Buraco do Inferno do Pacífico).
Algum tempo depois, o Tratado de Waitangi foi assinado, trazendo ordem ao local e transformando a cidade na primeira capital da Nova Zelândia.
Hoje a cidade parece congelada no tempo, com um ar cenográfico. É muito interessante andar pelas suas ruelas e edifícios e imaginar como as pessoas viviam séculos atrás já que grande parte de suas casas se mantém como eram no século XIX.
No porto, vários restaurantes, cafés e lojinhas de suvenires ficam lotados de turistas vindos de Paihia. A cidade também é bastante conhecida por seus Bed and Breakfast, com acomodações encontradas a cada esquina.
A igreja mais antiga do país
A igreja mais antiga da Nova Zelândia, a Christ Church, encontra-se algumas ruas mais adiante. Um dos financiadores para sua construção foi ninguém menos que Charles Darwin!
É uma construção anglicana de madeira, que serviu de palco para vários eventos importantes para a história do país. Ainda hoje o local conserva marcas de balas nas paredes provenientes das seguidas disputas ocorridas e oferece terreno para o jazigo de pessoas importantes para a história da região.
Flagstaff Hill
Mais acima, fica a famosa colina dentro da reserva histórica de Flagstaff. Lá, os britânicos hastearam a bandeira do Reino Unido, onde o mastro foi derrubado 4 vezes pelos maori. Hoje, um mastro está lá, sem bandeiras.
Além disso, muitas praias bonitas, como a Long Beach Bay podem ser visitadas e usadas para banho, com águas bem calmas.
Como chegar
A forma mais fácil de chegar a Russell hoje é através de linhas de barcas que partem de Paihia. Caso esteja a pé, os turistas devem se dirigir ao píer do centro da cidade de onde parte a linha turística. A cidade é pequena e fácil de ser percorrida a pé, mas caso pretenda visitar a cidade com seu próprio carro, outra linha que carrega veículos parte do porto de Opua, um pouco mais afastado.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.