Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Russell: a primeira capital da Nova Zelândia
Ilha Norte Nova Zelândia

Russell: a primeira capital da Nova Zelândia

russel primeira capital nova zelandia

Vocês sabiam que Wellington nem sempre foi a capital da Nova Zelândia?
Mesmo o país tendo apenas 175 anos, sua capital já foi transferida para 3 cidades diferentes, sendo Russell a primeira delas. A cidade fica na região historicamente mais importante do país, chamada Bay of Islands, onde os europeus se estabeleceram primeiramente e onde o Tratado de Waitangi foi assinado.
De carro, Russell fica a três horas e meia de Auckland e é um dos locais mais procurados pelos aucklanders durante o verão.

Russell

Conhecida anteriormente como Kokorareka, Russell foi o primeiro assentamento europeu e primeiro porto da Nova Zelândia.
Ali viviam muitas tribos maori, que se interessaram pela troca de comida e madeira por álcool e armas de fogo com os europeus recém-chegados. Crescendo sem leis, a cidade logo sucumbiu pela má reputação e alto índice de prostituição, sendo intitulada “The Hell Hole of the Pacific” (o Buraco do Inferno do Pacífico).
Algum tempo depois, o Tratado de Waitangi foi assinado, trazendo ordem ao local e transformando a cidade na primeira capital da Nova Zelândia.
Hoje a cidade parece congelada no tempo, com um ar cenográfico. É muito interessante andar pelas suas ruelas e edifícios e imaginar como as pessoas viviam séculos atrás já que grande parte de suas casas se mantém como eram no século XIX.

Russell Vida Cigana

No porto, vários restaurantes, cafés e lojinhas de suvenires ficam lotados de turistas vindos de Paihia. A cidade também é bastante conhecida por seus Bed and Breakfast, com acomodações encontradas a cada esquina.

A igreja mais antiga do país

Russell Vida Cigana

A igreja mais antiga da Nova Zelândia, a Christ Church, encontra-se algumas ruas mais adiante. Um dos financiadores para sua construção foi ninguém menos que Charles Darwin!

É uma construção anglicana de madeira, que serviu de palco para vários eventos importantes para a história do país. Ainda hoje o local conserva marcas de balas nas paredes provenientes das seguidas disputas ocorridas e oferece terreno para o jazigo de pessoas importantes para a história da região.

Russell Vida CiganaRussell Vida Cigana

Flagstaff Hill

Russell Vida Cigana

Mais acima, fica a famosa colina dentro da reserva histórica de Flagstaff. Lá, os britânicos hastearam a bandeira do Reino Unido, onde o mastro foi derrubado 4 vezes pelos maori. Hoje, um mastro está lá, sem bandeiras.

Além disso, muitas praias bonitas, como a Long Beach Bay podem ser visitadas e usadas para banho, com águas bem calmas.

Russell Vida Cigana

Como chegar

Russell Vida Cigana

A forma mais fácil de chegar a Russell hoje é através de linhas de barcas que partem de Paihia. Caso esteja a pé, os turistas devem se dirigir ao píer do centro da cidade de onde parte a linha turística. A cidade é pequena e fácil de ser percorrida a pé, mas caso pretenda visitar a cidade com seu próprio carro, outra linha que carrega veículos parte do porto de Opua, um pouco mais afastado.

AJUDE O VIDA CIGANA A VIAJAR PARA A ÍNDIA

Leu algum texto no Vida Cigana que foi útil em sua viagem?
Usou alguma dica nossa ao se preparar para embarcar para algum destino?
Esta é sua chance de retribuir 😉

KERALA BLOG EXPRESS

Vote na gente no Kerala Blog Express
Em um minutinho você pode nos ajudar a embarcar para nossa próxima viagem, para a Índia!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close