Depois de conhecer a Ilha Norte da Nova Zelândia praticamente por inteiro, fomos para o primeiro house sitting da Ilha Sul, na região de Southland, Nova Zelândia. Antes de aceitarmos, perguntamos para vários amigos de house sittings anteriores sobre o que achavam de ficarmos um mês nessa região tão remota, mas todos diziam que éramos muito sortudos e que deveríamos aceitar.
Constatamos isso assim que pisamos na região e ficamos de boca aberta a cada lado que olhávamos. Isso durou toda nossa estadia.
Leia Mais: Entenda por que decidimos viver na Nova Zelândia
A fama da região se dá pelos seus extraordinários fiordes – o Parque Nacional de Fiordland faz parte da região – seus imensos lagos de águas claras e suas montanhas com topos cobertos de neve durante quase o ano todo.
Southland ocupa todo o extremo sul da Ilha Sul, mas incui também a Stewart Island, a terceira maior ilha da Nova Zelândia.
O que fazer na região de Southland, Nova Zelândia
Listamos abaixo as cidades e atrações mais conhecidas e visitadas da região de Southland, Nova Zelândia.
Milford Sound
O grande responsável pelo intenso turismo da região, Milford Sound é o fiorde mais procurado por turistas no Parque Nacional de Fiordland e a atração mais visitada da Nova Zelândia. A visita a Milford Sound é imperdível, tanto em dias de sol como de chuva. O caminho até ele é uma atração à parte.
Leia Mais: Conheça a exuberante estrada para Milford Sound
Te Anau
Te Anau é provavelmente a cidade mais conhecida de Southland, servindo de base para os turistas que desejam visitar o famoso Milford Sound e para os que planejam percorrer a Kepler Track, uma das chamadas Great Walks da Nova Zelândia. É uma cidade pequena, mas bem movimentada, com vários cafés, lojas e agências de turismo. Possui em seu entorno o segundo maior lago do país e o maior da Ilha Sul, o Lago Te Anau.
Manapouri
Manapouri foi a cidade onde fizemos nosso house sitting em Southland e é um povoado bastante pequeno. Com seus 270 habitantes, suas poucas ruas dão acesso um belíssimo lago de águas claras com montanhas nevadas cercando suas margens que nomeia o local.
A pouca atividade do vilarejo se mantém viva por ser o único acesso a outro dos grandes fiordes neozelandeses, o Doubtful Sound. Manapouri não possui um comércio ativo, contando apenas com cafés, restaurantes e algumas pousadas.
Leia Mais: Veja como foi nosso incrível House Sitting em Manapuri
Doubtful Sound
Doubtful Sound é o maior dos fiordes de Southland, porém menos conhecido pelo seu difícil acesso somente a bordo de tours com preços exorbitantes. Os barcos que iniciam a travessia ficam ancorados no rio Waiau, em Manapouri, e de lá partem em travessia pelo Lago Manapouri até a outra margem de onde é possível, após uma breve passagem por uma hidrelétrica, chegar ao fiorde propriamente.
Invercargill
Já fora do distrito de Southland, Invercargill é a maior cidade da região, onde fica concentrada a zona comercial desta parte do país.
Invercargill não tem muitos atrativos como as outras cidades, mas vale a pena dar um passeio em seu Jardim Botânico e ver a tuatara, um lagarto ainda existente na Nova Zelândia da época dos dinossauros em seu museu. A cidade também serve como base para quem queira explorar o povoado de Bluff, estender sua viagem pela região de The Catlins ou partir para a Stewart Island.
Bluff
Atravessando Invercargill e indo mais ao Sul, Bluff é ponto onde a SH1, a estrada que cruza todo o país de norte a sul, termina (ou começa). É o local de onde partem os barcos que fazem a travessia até a Stewart Island, a pequenina e desconhecida terceira ilha da Nova Zelândia. Para quem não pretenda fazer a viagem até a ilha, do alto da Bluff Hill Reserve é possível ter uma vista de 360º da região, sendo possível de lá avistar a Stewart Island ao longe.
The Catlins
The Catlins é uma área entre Invercargill e Dunedin, bastante remota e bela, tomada pela natureza, onde vários animais ameaçados de extinção residem. Infelizmente não pudemos ir até lá, mas o Oscar do Viajoteca pode contar para vocês a passagem dele por aquele pedaço de paraíso intocado.
Stewart Island
Terceira maior ilha da Nova Zelândia, a Stewart Island é pouco conhecida e explorada. possuindo somente um povoado, chamado Oban. Por lá é possível fazer várias trilhas, incluindo a Rakiura Track, outra das Great Walks neozelandesas e pescar o famoso e regional blue cod.
Por seu isolamento, é o local mais provável para ver um kiwi, o pássaro símbolo do país, em seu habitat natural. Muitos vão até lá também para tentar observar a aurora austral – e seu nome em maori, “Rakiura”, inclusive deriva das luzes do Sul, pois Rakiura pode ser traduzido como “Céus Brilhantes”.
Outras atrações da Southern Scenic Route
Contornando os limites do Parque Nacional de Fiordland, indo de Clifden até Riverton, a State Highway 99 faz parte da Southern Scenic Route, onde é possível dirigir a beira mar e observar lugares incríveis como: o mirante de McCracken’s Rest, a linda e bucólica Te Waewae Bay com sua minúscula Monkey Island, e o surpreendente e pacato Cozy Nook, com sua meia dúzia de casinhas de pescadores.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.