Home » Destinos » Reino Unido » Abbey Road: A famosa rua dos Beatles em Londres
Reino Unido

Abbey Road: A famosa rua dos Beatles em Londres

Abbey Road em Londres: Mulher cruza a famosa faixa de pedestres em Abbey Road, na capital inglesa, em um dia de sol e céu azul. Pessoas aguardam sua vez de atravessar a rua. Árvores estão dos dois lados da calçada, com prédios baixos. O asfalto está molhado.
Compartilhe este texto!

Quem diria que em 8 de agosto de 1969, ao cruzar uma rua em Londres para uma foto, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr estariam criando um novo ponto turístico na capital inglesa? A tal rua, você provavelmente já ouviu falar, é a Abbey Road em Londres, ou a “rua dos Beatles”, como ficou conhecida para muita gente, e foi cenário para a capa do álbum da banda, também chamado de Abbey Road.

Eu particularmente acho um absurdo sem tamanho ouvir alguém dizer que não gosta dos Beatles. Só uma banda tão espetacular (espetacular é uma palavra leve, na verdade) conseguiria tornar uma ordinária faixa de pedestre em atração turística.

Quer mais sobre Beatles? Temos textos sobre Liverpool e também sobre o museu dos Beatles!

Viaje tranquilo. Veja como encontrar o melhor seguro internacional para sua viagem ao Reino Unido.

Mas por que justamente a Abbey Road em Londres, você deve estar se perguntando?

A Abbey Road, em Londres, é a rua onde fica o lendário estúdio onde os Beatles gravavam, a Abbey Road Studios, o que levou este a ser o estúdio musical mais famoso do mundo. Por causa dos Beatles, claro. Foi o local escolhido pela banda para apresentar ao mundo ao vivo All You Need Is Love, um dos muitos hinos da banda, na primeira transmissão via satélite da história. Gente, tem como não achar os Beatles ao menos especiais?

A verdade é que a capa do álbum Abbey Road é um ícone da cultura pop, até hoje discutida como uma das mais misteriosas da história da música. Vou contar a teoria da conspiração tão discutida pelos fãs brevemente, em caso de curiosidade.

A ideia da foto foi de Paul McCartney. O álbum saiu em 1969, mas muitos fãs acreditavam que Paul tinha morrido em 66 em um acidente de carro e substituído por um sósia desde então. A partir daí, os Beatles constantemente davam pistas de que a lenda era real. Na capa de Abbey Road, Paul é o único descalço, com o andar descompassado e de olhos fechados. Para os crentes da lenda, esses eram indícios de que de fato ele havia morrido, pois dizem que na Inglaterra os mortos são enterrados descalços. John seria o padre, de branco. Ringo, o agente funerário, de preto. E George, o coveiro, com roupas mais informais. Existem na capa inúmeras outras pistas, mas que não cabem citar aqui. Mas sério, essas suposições são levadas bem a sério por inúmeros estudiosos até, é só procurar os muitos artigos analisando cada sinal, cada música da banda. A probabilidade maior é que nada disso seja verdade, claro. Eu pelo menos acredito fielmente que quem estava tocando no show que fui no Morumbi em 2010 era realmente o Paul McCartney, não um impostor que tá aí no batente há 50 anos. Mas é divertido de ler essas coisas.

Veja as melhores opções de hospedagem em Londres.

Ok, voltando à famosa rua dos Beatles, a Abbey Road, em Londres

Abbey Road em Londres: Mulher cruza a famosa faixa de pedestres por onde os beatles passaram na foto icônica da capa do álbum chamado Abbey Road. O asfalto está molhado, mas o dia está ensolarado, com árvores verdes nas calçadas, prédios iluminados pelo sol.

Legal, quero conhecer a Abbey Road, em Londres. O que tem lá?

– Sinceramente? A faixa de pedestres e os estúdios, que só podem ser vistos por fora, mas é possível fazer umas comprinhas na lojinha.

Então por que eu deveria ir lá?

– Se você for um fã dos Beatles, como eu sou, eu diria que é obrigação. Ou caso tenha tempo disponível e queira se divertir tentando tirar uma foto jacu legal enquanto atravessa a rua umas trezentas vezes.

Fui lá só com o intuito de conseguir uma foto. Carlos ficou no encargo da câmera enquanto eu esperava a minha vez de atravessar a rua dos Beatles com umas outras 10 pessoas que estavam lá também pra isso.

E é fácil ficar atravessando a rua assim?

– Olha, eu queria parabenizar os motoristas que precisam passar pela Abbey Road em Londres, porque é preciso ter muita paciência. Assim, muita. Eles param todas as vezes que alguém tenta atravessar, correm com o carro todas as vezes que um pedestre manda eles acelerarem pra foto sair mais rápido, entre outras coisas. Dá pena.

Abbey Road em Londres: carros param para esperar pessoas atravessarem a rua na capital inglesa.
Os motoristas são bem pacientes!

A rua está lotada constantemente. E pior, existe uma câmera 24h do próprio Abbey Road Studios que mostra a rua ao vivo na internet, para que o turista possa ver se está chovendo ou se está muito lotado antes de decidir se deslocar pra lá. Foi desta forma que fiquei monitorando antes de ir até lá, pois estava chovendo no dia. Assim que parou a chuva lá no vídeo, decidimos sair de casa. E muita gente que está viajando avisa aos familiares e amigos para verem a câmera em tal hora, só para te verem atravessando. E caso eles queiram, ainda podem postar a sua travessia na galeria da página da câmera. Muita doidera!

Abbey Road em Londres: Pessoas cruzando a faixa de pedestres na capital inglesa enquanto não vem nenhum carro.
Correria na sua vez enquanto não vem carro!

Chegando na Abbey Road em Londres, conseguir a famosa foto é fácil caso você esteja em dupla. Um tira a foto enquanto o outro posa. Uma pena que só estávamos Carlos e eu. Precisávamos de mais 3 pessoas pra compor a cena. Você pode arriscar perguntar se algum dos outros fãs solitários querem te ajudar nessa tarefa. Depois é só trocar emails e mandar a foto.

O Abbey Road Studios

Abbey Road em Londres: A porta de entrada do Abbey Road Studios, o estúdio de gravação mais famoso do mundo, por onde as bandas mais famosas e importantes do mundo já passaram. As portas são de madeira, com degraus em sua frente.

Meia hora depois de atravessar a mesma rua intermináveis vezes, já era tempo de fazer alguma outra coisa, né? Quem sabe ir na lojinha do Abbey Road Studios e comprar algum souvenir? Eles têm várias lembrancinhas bem legais referentes aos Beatles a aos grandes artistas que ali já gravaram, como Pink Floyd, Queen, Oasis, dentre outros. E a loja é bastante moderna, cheia de neons e estilo despojado.

Abbey Road em Londres: a placa de neon dentro da loja dos estúdios mais famosos do mundo.
Dentro da lojinha.

Os estúdios não são abertos para visitação, infelizmente. Afinal, quem é que gostaria de estar trabalhando em um álbum e ter seu trabalho interrompido o dia todo por um bando de turistas falando aqui e ali.

O que você pode fazer é, caso tenha um álbum para gravar, alugar um dos estúdios lá dentro, aí poderá perambular a vontade! Mas haja dinheiro e talento para isso! Mas para não deixar ninguém na mão, o Google possui um tour virtual muito legal dos estúdios.

Antes de ir embora, não deixe de escrever seu nome no muro de entrada do Abbey Road Studios 😉

Como chegar na Abbey Road, em Londres?

Abbey Road em Londres: A placa de uma das ruas mais famosas da Inglaterra, em um prédio de esquina de tijolinhos laranjas.

O jeito mais fácil de chegar na Abbey Road, em Londres, é de metrô. A estação mais próxima é a de St John Wood, da Jubilee Line, a 5 minutos andando da rua dos Beatles. Só sair da estação, caminhar pela Grove End Road, virar à direita e voilà!

Dicas para fotos na Abbey Road

Não vou dizer que não gostei da minha foto, Carlos teve muita paciência para tirá-la. Mas ela não ficou como a da capa do álbum, pois ele se posicionou longe da faixa para tirar a foto mais tranquilo. Eu também não tive a ideia de abrir a foto da capa no celular para usar de referência.

O bom é ficar bem perto da faixa de pedestres, ligeiramente de cima para baixo, para as listras do chão saírem mais extensas para fora. Isso se você quiser uma foto bem parecida.

O bom é abusar dos ângulos e fazer o que bem entender. Divirta-se, os Beatles gostariam que fizesse isso!

Save

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close