Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Rotorua Museum: Referência em cultura maori
Ilha Norte Nova Zelândia

Rotorua Museum: Referência em cultura maori

Museu de Rotorua, Bay of Plenty

Rotorua é a cidade com mais características e maior concentração populacional maori do país. O Rotorua Museum é um dos mais completos centros em relação à cultura maori. Nele uma linha do tempo pode ser traçada desde a chegada deste povo à Nova Zelândia até os dias atuais.

A Casa de Banho

A cidade de Rotorua nasceu a partir de uma casa de banho (hoje o museu) construída para um restrito grupo de aristocratas que desejava o surgimento de uma casa de banhos no Hemisfério Sul. Antes da construção da edificação, praticamente nada existia na área.

No final do século XIX muitos europeus vinham até a localidade para se banhar nas águas dos lendários terraços brancos e rosas, que foram destruídos em uma enorme erupção vulcânica do Mt Tarawera.

A casa de banho surgiu para que mais pessoas pudessem se tratar em um local criado pelo melhor especialista em banhos terapêuticos da época. O prédio possui uma belíssima arquitetura nos estilos eduardiano/elizabetano, moda na época de sua construção na Inglaterra.

Após sua inauguração, milhares de magnatas seguiam da Europa até Rotorua, para receberem banhos em águas termais, em banheiras de lama e até choques elétricos na tentativa de se tratarem milagrosamente. Em 1949 os tratamentos ali feitos já haviam caído em desuso e o spa foi fechado.

Museu de Rotorua, Bay of PlentyMuseu de Rotorua, Bay of Plenty

Em 1969 foi reaberto já transformado em um museu que, no entanto, dividia espaço com uma boate (?) – um tanto perigoso ambientar duas coisas tão incomuns num mesmo espaço, não? – Em 1990 alguém percebeu tal incoerência, decidiu fechar a boate e expandir o museu para seu formato atual.

O museu

Museu de Rotorua, Bay of Plenty

Localizado no meio dos Government Gardens, jardins imensos na beira do lago de Rotorua, o museu oferece tours de graça em determinados horários. Os guias explicam toda a cronologia do local, mostrando antigas alas onde o spa funcionava, com suas banheiras antigas e seus tubos por onde passavam as águas do subterrâneo.

É possível ainda subir ao terraço, de onde se é possível ver todo o jardim e o lago.

Museu de Rotorua, Bay of Plenty

A cultura maori no Rotorua Museum

Depois dessa viagem no tempo, somos introduzidos à outra, sobre os maori. Nesta ala fotografias são proibidas, pois para a cultura maori a fotografia retira o sagrado de suas peças e obras.

Aprendemos histórias desde a mítica região de onde os maori vieram, chamada Hawaiki até a chegada em Aotearoa (a Nova Zelândia, na língua nativa), seu estabelecimento, seus costumes, vestimentas, alimentação, meios de transporte e artilharia. Toda sua trajetória é contada até a chegada dos europeus e a transformação do país.

É realmente uma pena não poder ser fotografado, pois as salas são lindamente decoradas com painéis gigantescos, canoas em acrílico transparente e as mais diversas fotografias de comunidades maoris.

Para mais informações, o site do museu é bem completo e vale a pena dar uma olhada.

Museu de Rotorua, Bay of Plenty

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

House Sitting

publicidade

Close