Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Waitangi e o início de um país chamado Nova Zelândia
Ilha Norte Nova Zelândia

Waitangi e o início de um país chamado Nova Zelândia

waitangi treaty grounds vida cigana

Dirigindo três horas rumo ao norte a partir de Auckland, na região de Bay of Islands encontra-se o sítio histórico mais importante da Nova Zelândia, conhecido como Waitangi Treaty Grounds, próximo a Paihia e do lado oposto de Russell, a primeira capital do país.

Waitangi Treaty Grounds

Waitangi vive do turismo em torno dos solos onde o tratado de independência e o tratado de Waitangi, aonde a coroa britânica e chefes maori chegaram a um consenso sobre a terra, foram assinados.

O museu está localizado exatamente onde os tratados foram assinados e mantém a casa original e o campo com suas árvores intactas desde o século XIX. Além disso, amplas explicações sobre a formação da Nova Zelândia, sobre os tratados e sobre as pessoas envolvidas podem ser lidos e vistos em seu museu. Uma cópia do tratado de Waitangi também fica exposta com todas as suas assinaturas.

waitangi treaty grounds vida cigana

Ao entrar no sítio, o turista tem o direito de escolher vários pacotes de tours, com opções de tours guiados e performances de grupos maori. Em determinadas épocas do ano também é possível incluir uma prova do maravilhoso hangi, a refeição típica da culinária maori.

Ao escolher um tour guiado, que é bastante interessante e geralmente feito por um guia maori, atravessamos todo o campo ouvindo explicações sobre o que aconteceu em cada ponto. O nosso guia em particular era descendente de um dos grandes chefes maori que tiveram a iniciativa de criar e assinar o tratado de Waitangi em 1840 e se orgulhava muito de toda a história ocorrida ali.

waitangi treaty grounds vida cigana

Além do museu que nos inicia na história, percorremos o hangar onde ficam as wakas sagradas, canoas muito antigas usadas nas festividades do Dia de Waitangi. São enormes e cheias de simbologias, totalmente entalhadas de acordo com rituais maori. No mesmo hangar é possível ver o tronco da totara, árvore do qual são feitas as canoas. Os maori respeitam muito a natureza e cada árvore é honrada ao ser escolhida para tal função.

waitangi treaty grounds vida ciganawaitangi treaty grounds vida cigana

Mais a frente, subindo a colina, chega-se ao famoso descampado onde o Tratado de Waitangi foi assinado. Em 6 de fevereiro de 1840, chefes maori se concentraram em frente a Treaty House, casa de James Bubsy, coautor do tratado juntamente com o primeiro governador da Nova Zelândia, William Hobson, para debater e assinar o tratado e a criação de uma bandeira para o novo país. Esta casa continua lá, praticamente intacta e é possível caminhar por ela.

waitangi treaty grounds vida ciganawaitangi treaty grounds vida ciganawaitangi treaty grounds vida ciganawaitangi treaty grounds vida cigana

Do outro lado do campo, a Te Whare Runanga, ou casa da assembleia foi construída em homenagem a todos os diferentes povos maori existentes na Nova Zelândia. Ela, junto com a Treaty House, representam a união entre britânicos e nativos que originou o que hoje o país se tornou. Por sua construção ter uma origem política e não religiosa é a única casa de reuniões maori que encontramos onde é possível entrar e fotografar.

waitangi treaty grounds vida ciganawaitangi treaty grounds vida cigana

O Tratado de Waitangi

O tratado, apesar de falho em alguns quesitos, foi algo revolucionário numa época em que a maioria dos povos nativos de colônias era explorada e/ou escravizada. Nele, a coroa britânica e os maori assinaram um acordo onde os chefes das tribos davam soberania à Inglaterra. Por ele, todas as terras pertenciam aos maori e só poderiam ser vendidas à coroa (e não aos exploradores que frequentemente apareciam). Também por ele, a todo maori eram garantidos os mesmos direitos de um cidadão britânico.

waitangi treaty grounds vida cigana

Waitangi Day

O Waitangi Day é o maior feriado nacional e ocorre todo dia 6 de fevereiro. Há diversas celebrações, performances e é o único momento do ano em que colocam na água a waka exposta no hangar. Neste dia, as autoridades do país, tanto o primeiro ministro quanto chefes maori se dirigem a Waitangi para comemorar um dia tão importante para a jovem nação que é a Nova Zelândia.

Para quem vai até Bay of Islands, o Waitangi Treaty Grounds é uma parada obrigatória.

waitangi treaty grounds vida cigana

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close