Quando pensamos em Escócia logo vem à mente o misterioso Lago Ness, não? Mesmo sabendo que o monstro é uma lenda, todos que visitam o país precisam ir até lá para dar uma espiadinha no lago, afinal, a esperança é a última que morre. Agora, se além do Nessie – apelido carinhoso dado ao monstro do Lago Ness – o lago também tivesse um castelo em suas margens? E ele tem: é o chamado Castelo de Urquhart.
Entenda melhor uma das atrações mais visitadas da Escócia:
- Uma breve introdução à história do Castelo de Urquhart
- Como é a visita ao Castelo de Urquhart
- O Lago Ness
- Como chegar ao Castelo de Urquhart
- Onde ficar ao visitar o Castelo de Urquhart
Uma breve introdução à história do Castelo de Urquhart
Com seu nome complicado, o Castelo de Urquhart é um dos mais importantes e visitados pontos turísticos da Escócia.
Por causa de sua posição superprivilegiada, o castelo passou pelas mãos de diversos proprietários. Em sua história, Urquhart foi usado até pelos revolucionários nas Guerras de Independência – batalhas das quais saiu o maior herói escocês, William Wallace.
Pelas disputas envolvendo a posse do castelo, o local passou por várias modificações e ampliações, desde sua construção no século XIII, até ser abandonado no século XVII. Na ocasião o Castelo de Urquhart foi parcialmente destruído pelos ingleses a fim de não deixá-lo ser ocupado pelas forças jacobinas (grupo rebelde escocês que defendia a volta do clã Stuart à coroa britânica) e entrou em ruína desde então.
Saiba mais: Stirling, na Escócia: o Castelo e a história de William Wallace.
Hoje o Castelo de Urquhart pode ser visitado e seu passado melhor entendido por nós, turistas. Seu centro histórico funciona como um museu, onde sua história é contada desde os primórdios. Tudo no maior estilo escocês, com direito a trilha sonora a base de gaita de foles.
O Castelo de Urquhart é a terceira atração turística mais visitada da Escócia, ficando atrás somente dos castelos de Edimburgo e Stirling.
Saiba mais: Como organizar um roteiro de viagem pela Escócia
Como é a visita ao Castelo de Urquhart
Muitos turistas chegam à região devido ao Lago Ness, claro, mas mesmo não sabendo da existência do castelo, acabam fazendo a visita, pois é um lugar muito interessante e grandioso.
As visitas ao Castelo começam com uma exposição pelo centro de informações, ideal para entender tudo que ocorria ali, dos clãs famosos da Escócia, até as guerras das quais Urquhart foi palco.
Logo após é possível visitar o castelo diretamente, mas é altamente recomendado só fazer isso após ter assistido o filme introdutório – as sessões acontecem a cada 10/15 minutos. O filme é uma superprodução muito bem feita contando toda a história do castelo. No final, a tela congela numa imagem de como era o Urquhart em seu apogeu, e após isso, a cortina por trás dela se abre e lá atrás, na mesma posição, se encontram as ruínas do castelo verdadeiro. Muito impactante.
As ruínas do castelo
Depois disso, pisamos na grama verde do Strone Point, a planície onde se encontra o Castelo de Urquhart, bem às margens do Lago Ness, com suas águas azuis profundas. Do outro lado do lago, montanhas altas. Um lugar verdadeiramente épico.
O castelo hoje está em ruínas, com grande parte de seus complexos pela metade, devido à explosão proposital ocorrida no século XVII.
Um fosso separa as construções arquitetônicas do outro lado do terreno, por onde chegamos. Para cruzar de uma parte a outra é preciso cruzar uma ponte de madeira. Mas antes da entrada do castelo, uma catapulta se encontra em direção à construção.
Não é original, mas feita para um filme gravado no local. Acabou que o órgão responsável pelo castelo gostou tanto que a deixou ali para que os turistas tenham uma ideia de como era uma catapulta de verdade.
A primeira construção é o pórtico de entrada, onde começa o muro que cercava todo o castelo. Em cada uma das ruínas existe uma placa com um desenho de como era aquele prédio na época em que foi construído e com a descrição de sua finalidade.
É muito interessante passar por prédios pela metade, como a Grant Tower, que era o local onde os nobres moravam, e imaginar cada pavimento como um aposento da Idade Média. Andar pelo que antes era uma capela e só encontrar suas delimitações. Ou entender como os banquetes eram feitos nos fornos gigantes que ainda existem no local. Até mesmo os vasos onde as pessoas faziam suas… bem, necessidades permanecem no sítio. Ao contrário da maioria dos outros castelos, Urquhart não era somente uma fortaleza, mas a moradia de inúmeras pessoas.
De todos que visitei durante a passagem pelo Reino Unido, o Castelo de Urquhart foi o que mais me permitiu visualizar a vida medieval, mesmo sendo o mais deteriorado deles. E me peguei várias vezes pensando em como, mesmo com todas as doenças e guerras, aqueles moradores tinham uma vista privilegiada daquele lago magnífico.
Aproveite a visita e a paisagem dramática e viaje no tempo. Não são muitos lugares no mundo em que é possível fazer isso.
Saiba mais: O roteiro ideal pela Ilha de Skye, a mais fotogênica da Escócia.
O Lago Ness
O Lago Ness é uma atração à parte durante a visita. Mas observá-lo do ponto de vista do Castelo de Urquhart é ainda mais especial. É como se pudéssemos vê-lo de camarote, de vários ângulos, no tempo em que a gente quiser. Sem galhos ou cercas atrapalhando sua visão na procura pelo monstro. O Castelo de Urquhart com certeza é o melhor ponto de observação para o Lago Ness.
Como chegar ao Castelo de Urquhart
De carro
O Castelo de Urquhart fica nos Highlands da Escócia, a 4 horas de carro de Edimburgo. A cidade grande mais próxima é Inverness, que fica a meia hora de distância do castelo.
A melhor forma de viajar pelo interior da Escócia é alugando um carro. Foi o que fizemos. Estávamos em um house sitting em Glasgow e decidimos fazer um road trip (com o cachorro que estávamos cuidando) pelos Highlands. É a melhor escolha pela liberdade que se tem de parar em qualquer lugar, pois a paisagem da Escócia é de tirar o fôlego e quem se aventura por essas bandas vai querer tirar fotos sem fim.
Outra vantagem é o castelo ter um amplo estacionamento já esperando os turistas que chegam ali de carro.
De transporte público
Caso não queira ou não possa dirigir, existem linhas de ônibus (M90) e trens (Inverness) que vão direto de Edimburgo a Inverness. De lá, é preciso pegar um ônibus (919) até o castelo. Como o trajeto entre ambos leva mais ou menos 5 horas, a melhor escolha neste caso é pernoitar em Inverness e deixar a viagem mais tranquila.
Onde ficar ao visitar o Castelo de Urquhart
Inverness
O melhor lugar para se hospedar é em Inverness. É a maior cidade grande perto do Lago Ness e fica a só meia hora de lá. A cidade oferece tudo o que é preciso, com variedade de restaurantes, supermercados e vários hotéis. Além disso, a cidade é linda, com um centro histórico maravilhoso! Passamos a manhã lá, mas adoraríamos voltar e explorá-la com mais calma.
Fort Augustus
Outro lugar conhecido e que fica no extremo sul do Lago Ness é Fort Augustus. Fica também a meia hora de Urquhart e é uma cidadezinha que mais parece um vilarejo, com casinhas soltando fumaça e alguns restaurantes e hotéis. Caso seja tranquilidade e ares de campo o que procura, Fort Augustus é o lugar. Só tome cuidado com o horário em que chegará à cidade, os estabelecimentos lá costumam ter horários rígidos e refeições podem não ser mais servidas se estiver muito tarde.
Ola tudo bem? Estou indo agora em maio. Paga-se para entrar?
Sim, a entrada é paga.
Também eu visitei a Escócia em 2007, também fiquei deslumbrado e este ano de 2019 vou voltar. Faço minhas viagens de Autocaravana e por isso paro onde mais me agrada. Gostei muito das vossas descrições.
Obrigada pelo comentário, José! A Escócia é muito incrível, não é?
Sensacional o relato de viagem de vocês. Estamos de viagem marcada para o reino unido, finalizando pelas Highlands, e o site de vocês é sem dúvidas o mais detalhado. Tenho um dúvida com relação a Inverness. A cidade merece uma visita ou posso passar direto para o Castelo de Urquhart? É que estaremos à caminho de Skye, vindos de Ellon (cidade no extremo leste da escócia). Se a cidade de Inverness só servir de apoio para quem vai pernoitar, sem ter uma atração interessante, então não perderemos muita coisa se passarmos direto para o Castelo de Urquhart sem parar em Inverness? Muito Obrigado.
Obrigado Eduardo!
Nós não ficamos muito tempo em Inverness tb, mas fiquei com uma sensação de que valia um dia (ou uma tarde) na cidade porque parecia bem agradável, mas se for necessário cortar, corte.