Home » Destinos » Nova Zelândia » Abrindo conta bancária na Nova Zelândia
Nova Zelândia Planejamento

Abrindo conta bancária na Nova Zelândia

new zealand bank account

Em determinados países, o processo para um estrangeiro abrir uma conta bancária pode ser bem simples (os suíços que o digam). E no caso da Nova Zelândia pode ser uma decisão quase obrigatória a se tomar ao optar por uma viagem de longa duração.

A Nova Zelândia é um país dependente dos imigrantes. O governo busca elaborar constantemente medidas que estimulem a entrada de pessoal qualificado no país para suprir a demanda. Eles sofrem constantemente de falta de mão-de-obra não só por ter poucos habitantes, mas por que os jovens que se qualificam aqui logo partem para o exterior em busca de outros mercados. Isto faz com que diversas operações que em outros locais são desgastantes para um estrangeiro, por aqui sejam incrivelmente facilitadas.

Abrindo uma conta bancária na Nova Zelândia pela internet

É  possível abrir uma conta bancária na Nova Zelândia mesmo antes de sair de seu país de origem. Todos os bancos do país oferecem uma opção de “overseas account”, ou qualquer termo similar, para a qual você pode enviar depósitos antes mesmo de pisar no país. Para ativar a conta para retiradas e transferências você deve ir pessoalmente a uma agência levando seu passaporte com o visto e um comprovante de residência, que pode ser até mesmo algum documento de um hotel provando que você está hospedado lá.

Há diversos grandes bancos no país e todos têm agências ou ATMs mesmo nas cidades pequenas. E mesmo sendo cliente de um, você pode sacar em qualquer caixa de qualquer outro banco (pagando as devidas taxas, claro). Vale ler a proposta de cada um em seus respectivos sites para determinar qual se adapta melhor às suas necessidades. ANZ, ASB, BNZ, Kiwibank, Westpac.

O ANZ tem a vantagem de ter agências também na Australia, já o KiwiBank é o Banco local (uma espécie de Caixa Econômica) com agências associadas a cada agência de correio e os neozelandeses adoram te estimular a abrir conta por lá por ser o único 100% local, sem investidores estrangeiros.

Nós optamos pelo BNZ – Bank of New Zealand por um motivo bem simples – era o único que permitia já fazer os depósitos apenas preenchendo um formulário de internet, sem enviar qualquer tipo de documento por correio.

Após habilitar pessoalmente a conta, recebemos um cartão cada chamado EFTPOS (Eletronic Funds Transfer at Point of Sales) que é quase igual um cartão de débito brasileiro. Quase porque ele funciona basicamente da mesma forma, qualquer lojinha aceita a ponto de você não precisar andar com dinheiro em espécie, mas com ele não é possível fazer compras pela internet, pois não vem com uma bandeira de operadora. Qualquer coisa que você precise comprar antecipado como o ingresso a algum local ou uma viagem de ônibus ou avião precisará ser obtida de outra forma.

Além de todos estes fatores citados, abrir uma conta bancária por aqui também é excelente opção para fugir dos 6,38% de IOF que a maior parte das operações financeiras no exterior está submetida. Transferir valores entre bancos é considerado uma operação de câmbio e está sujeita ainda às mesmas taxas do câmbio em espécie, com 0,38% de IOF.

E claro, caso sua viagem seja através de um Working Holiday Visa e inclua planos de trabalhar para um empregador local, a abertura de uma conta neozelandesa é passo obrigatório.

Atualização em 08 de Junho de 2015: Nosso leitor José Luiz nos informou em um comentário abaixo que o BNZ não está aceitando abrir contas para quem venha apenas com um visto de Turismo por um período menor que 6 meses. Vale ficar atento e checar com os demais se o mesmo critério se mantém.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

34 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Oi!
    Como vocês fizeram a certificação de documentos? Estou no processo de abrir uma conta no Kiwi Bank e preciso que alguém revise e certifique os documentos que eles pediram (esse alguém precisa também preencher parte do formulário do banco). Sei que tradutores não fazem isso e em cartórios eles não se responsabilizam por documentos em idioma estrangeiro (no caso, o formulário é em inglês).
    Conhece alguma solução?

    • Aline, nós abrimos no BNZ e não precisamos certificar documentos. Fizemos tudo online e depois levamentos pessoalmente os documentos solicitados para validar a conta.

  • Boa tarde;

    Pretendo ir para a NZ no fim de 2019, a minha dúvida é: eu consigo abrir a conta no Brasil e enviar o dinheiro para lá, porém para movimentações eu só vou conseguir quando comparecer na agência e emitirem o cartão correto?

    Obrigada.

  • Olá, achei muuuito completo e útil as informações. Porém, já se passaram uns anos, sabem me dizer se ainda é válido? E mais uma coisa, quanto tempo antes de ir, vocês acham válido abrir a conta e ir transferindo? Tem algum tempo limite? Ou o problema se dá pelo banco pedir dados que só saberemos próximos a ida?

    • Kellyn, não tenho como dar certeza se o processo segue válido pois de fato faz bastante tempo que fizemos.
      O prazo de antecedência acredito que não tenha limite. Eles fornecem os dados para transferência na conclusão da primeira etapa, antes da conta ser validada pessoalmente. O “problema” de fazer com muita antecedência é de ter o dinheiro “preso” la na conta, sem poder movimentar por tanto tempo.

  • Parabéns pelo blog!!! Minha filha fará intercâmbio de 06 meses na Nova Zelândia, ela tem 16 anos, ela pode abrir uma conta lá? Se sim, abriria apenas a conta quando ela chegasse lá ou poderia abrir por aqui a partir do endereço que ela possuirá lá?

    • Raul, a conta pode ser aberta antes da chegada na NZ, mas só fica válida após a chegada no país e confirmação do endereço.
      Eu só não sei se com 16 anos já é possível. Sugiro que confirme esta informação nos sites dos bancos neozelandeses.

    • Olha Raul. Minha filha também esta indo. Ela também tem 16 anos. Ficara em Auckland. estou com a mesma duvida.

  • Oi casal! Parabéns pelo Blog!
    Pesquisei sobre as opções de envio de $ para a NZ e o mais perto que cheguei da resposta foi aqui, mas ainda tenho uma pulguinha atrás da orelha e gostaria muito que vcs confirmassem a informação. Essa ordem de pagamento (com taxas cobradas no banco receptor) que vcs citaram seria diferente do envio via Western Union (ambos com o BB), sendo mais viável financeiramente, certo?
    Obrigada! Beijos!

  • Oi casal! Parabéns pelo Blog!
    Pesquisei sobre as opções de envio de $ para a NZ e o mais perto que cheguei da resposta foi aqui, mas ainda tenho uma pulguinha atrás da orelha e gostaria muito que vcs confirmassem a informação. Essa ordem de pagamento (com taxas cobradas no banco receptor) que vcs citaram seria diferente do envio via Western Union (ambos com o BB), sendo mais viável financeiramente, certo?
    Beijos!

    • É diferente sim, Marcela. Via western union você estará sujeita às taxas deles, em geral mais altas. Fazendo direto de um banco a outro a economia é maior.

  • Pessoal vocês poderiam melhor as taxas cobradas e como consultar a cotação para o envio de ordem de pagamento para o exterior?
    A minha ideia é justamente fazer uma conta no BNZ e transferir da minha conta no BB assim como vocês fizeram. Pergunto isso porque quero avaliar qual seria a melhor opção, comprar dinheiro em espécie aqui, levar e depois depositar na Nova Zelândia ou simplesmente fazer a transferência. Obrigado e boa sorte aí na Austrália!

    • Essa conta é difícil de fazer assim, Miller, porque tudo depende do valor do câmbio cobrado pelo banco na ordem de pagamento ou pela casa de câmbio. Tanto o dinheiro em espécie quanto a ordem estão sujeitos ao IOF menor, de 0,38% e ao meu ver a ordem tem suas vantagens por usar o dólar comercial (ou próximo disso), enquanto as casas de câmbio te cobrarão o valor do turismo.
      Fora isso os bancos cobram uma taxa pela transferência, que como falei no texto, você tem a opção de pedir para ser descontada do destinatário, uma vez que as taxas do BNZ são bem menores que as do Banco do Brasil.

    • Muito obrigado Carlos, vou verificar com minha gerente como o valor de câmbio é calculado e quais são as taxas pela transferência para que eu possa comparar com as taxas praticadas na NZ. Assim que eu tiver essas respostas eu compartilho aqui pelos comentários.

  • Ola, casal, voces estao de parabens pelo blog, muito bacana com muitas ideias.
    Eu e minha esposa, ou Como no Ingles Se diz: Minha esposa e Eu (My Wife and I )… Estamos na Australia aprendendo o ingles e prentedemos aplicamos o WHV, e ja estou pensando num banco, nossos tios Australianos tem conta no HSBC, porque usam Das facilidades com o Brasil e tambem nao pagam mensalidade entre outros, ate agora so vimos pontos positivos, Entao, voces tem ou Ja ouviu falar de algum ponto negativo sobre o HSBC? conto com suas experiencias.
    Desde ja agradeco.

  • Mais uma informação por favor!

    Vocês mencionaram que não é possivel fazer compras onlines com o cartão EFTPOS, exemplo, passagens, ingressos, e imagino que compras online também não.
    Qual a solução que vocês usam? Boletos? ou usam algum outro tipo de cartão para essas situações?

    Obrigado

    • Hugo, alguns sites da Nova Zelândia e até alguns da Austrália aceitam débito direto em conta. Foi assim que compramos todas as passagens aéreas que usamos por aqui, por exemplo. Mas para comprar em sites internacionais usamos o Cartão Payoneer.

  • Olá Casal,

    Muitos parabens pelo blog! Esta super top! Lindo design e pratico! Mais que isso muito muito obrigado por disponibilizarem toda essa informaçao!

    Nos vamos mudar para a NZ agora no inicio de Agosto, por enquanto apenas com visto de turista e com sorte mais tarde arranjar um empregador para o work visa.

    Uma perguntinha basica: Voces sabem se essa “overseas account” permite que seja aquela conta de serviços minimos geralmente eletronica sem as taxas mensais dos bancos?

    E outra…Por exemplo da para transferir do BB para o NBZ? So pagaram o cambio e os 0,38%? Assim ficaria bem facil! 🙂

    Sabem qual o banco menos “burocratico”?
    Muito muito obrigado pelas informações!

    Vao continuar pela NZ?

    Abraços

    • Oi Pedro, obrigado pelos comentários!
      A conta que abrimos no BNZ vem com uma taxa mensal de 5NZD, que acho muito pouco para o tanto que oferecem. Mas se você quiser abrir uma sem taxas, já ouvi dizer que o KiwiBank oferece uma do tipo, mas vale entrar em contato com eles para conferir.
      E sim, como disse no post, você paga 0,38% de IOF + uma taxa pela transferência, que eu aconselho que você opte que seja cobrada pelo banco recebedor ao invés do emissor, já que as taxas dos bancos da Nova Zelândia são mais camaradas que os brasileiros.
      Como só uso o BB não sei te responder de outros, mas no nosso caso foi bem simples de fazer – até 3000 USD é feito inteiramente pela internet.

      Agora em Agosto estamos partindo para a Austrália, numa nova etapa de nossa viagem. Espero ter vocês ainda nos acompanhando. 🙂
      Um abraço,
      Carlos

  • Fala pessoal, informações muito válidas, parabéns!
    Estou indo agora em setembro para Queenstown para ficar a princípio por 6 meses e talvez por mais tempo. Vou com visto de estudante.
    Minha dúvida é: Eu abrindo uma conta no Kiwi Bank por exemplo, como faço para transferir dinheiro da minha conta aqui do Brasil (Itaú ou Bradesco) para essa conta na Nova Zelândia. Consigo fugir dos 6,38% de IOF?
    Penso em abrir a conta quando chegar à Queenstown.

    Abs,

    Rafael

    • Oi Rafael,
      A transferência é feita por Ordem de Pagamento para o Exterior. Não sei dizer sobre Itau e Bradesco, mas no Banco do Brasil eu pude fazer pela internet mesmo, sem maiores problemas.

      Um abraço,
      Carlos

  • OIá.

    Apenas uma consideração para agregar mais informações ao post de vocês 🙂

    Acredito que não seja possível ativar a conta no BNZ aplicando a entrada no país com o visto de turista, pois é exigida a permanência de no mínimo 6 meses. Abaixo está o email que recebi do BNZ quando tentei abrir uma conta, da forma como vocês descreveram no post.

    Abraços.

    Hi Jose

    Thank you for your email.

    Our process is designed for those who are migrating to New Zealand for a period of at least 6 months, unfortunately as you’ll be travelling on a visitors visa for a short period of time, you will not qualify to open an account with BNZ.

    May I suggest that you contact your bank in Brazil and discuss with them your options while travelling. They should be able to provide you with a travel card that enables you to travel with NZD – if they don’t have one that offers NZD perhaps you could take a look online at some options.

    Alternatively you could travel using your Brazilian debit card, it will be accepted at all local major bank’s ATM’s and if it is a Visa Debit or Debit Mastercard you should be able to use it at most larger stores, service stations etc. Just check with your Brazilian bank what their charges / fees are to use your card overseas.

    Please accept my sincere apologies that we are unable to assist, but wish you all the best for your trip.

    Regards

    BNZ Migrant Banking Team | Client Associate | Bank of New Zealand
    Quay Park, Auckland, New Zealand
    DDI Melissa +64 9 924 9272 ext 69272 / Heron +64 9 924 9273 ext 69273 | E. bnz_migrant_banking@bnz.co.nz

    • Muito obrigado pelo retorno, José.
      Não sabíamos mesmo desta exigência dos 6 meses. Quando fizemos a nossa havia a opção de abrir com um visto de turista, mas não encontramos cláusula que avisasse desta restrição do tempo de permanência.

    • De todo modo acho estranho que tenham imposto esta limitação sem constar no site, pois nunca fomos questionados sobre quando seria nossa data de partida do país (apenas a de chegada).
      De todo modo vou atualizar o post com suas informações para que mais gente tenha acesso.
      Um abraço,
      Carlos

  • Primeiramente, meus parabéns pelo blog.

    Entendi que posso me cadastrar no site da BNZ antes de sair do Brasil, no mais, como faço para receber o cartão? Preciso de ir em alguma agência no Brasil?

    Tem opção de ter um cartão Visa ou Master depois, mesmo que seja Debito? ou será que após chegar na NZ compensa abrir uma conta em outro banco e transferir o valor para a nova conta?

    • Oi Hugo,
      O cartão você recebe depois de ativar sua conta, indo pessoalmente em uma agência do banco.
      Independente do banco que você escolha, não é oferecido cartão de crédito a estrangeiros nesta modalidade, mas você recebe um cartão EFTPOS, que aqui na NZ é equivalente a um cartão de débito. É este que usamos para pagar tudo o que precisamos no país. Nós escolhemos o BNZ, mas os demais me parecem equivalentes, e vale dar uma pesquisada no site de cada um para ver qual se adapta melhor às suas necessidades.

  • Pessoal estou adorando o blog. Informações valiosas e muito esclarecedoras. Mas fiquei com uma duvida: Ao transferir o dinheiro do banco brasileiro pro banco na NZ eu nao pago 6,38%? Seria somente 0,38%? Estou indo em maio com whv e quero muito fugir dos 6,38%. Obrigada pelas informações.

    • Isso mesmo Marina. Fazendo por ordem de pagamento você paga 0,38% como se fosse câmbio em espécie. Fique atenta no entanto pois os bancos daqui podem te cobrar outras taxas. Caso deêm opção, prefira que te cobrem no banco recebedor e não na emissão, pois as taxas dos bancos neozelandeses são bem mais baixas que os brasileiros.

    • Tudo bem Rafael,
      Olha, não sei dizer por todos os bancos. O site do BNZ diz ser possivel abrir conta com o Visitor Visa, sim. Mas viemos com o WHV, então vale checar mandando um email pra lá. A equipe sempre nos respondeu bem rápido quando precisamos.
      Como não temos conta nos demais, não sai afirmar se os demais também funcionam desta maneira.
      Abraço,
      Carlos

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing