Home » Finanças » 7 Melhores Formas de Enviar e Receber Dinheiro do Exterior
Finanças

7 Melhores Formas de Enviar e Receber Dinheiro do Exterior

Enviar dinheiro para o exterior: o detalhe de várias notas de euro

Encontrar a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior é muito importante hoje em dia para quem viaja para fora do Brasil com frequência. É um recurso fundamental também na vida de quem faz investimentos, mora ou tem algum parente que reside no estrangeiro.

Independente da situação que traz a movimentação financeira como uma necessidade, as dúvidas sobre como transferir dinheiro para o exterior de uma maneira segura e, especialmente, barata, surgem constantemente. Há no mercado diversas maneiras de fazer transferências internacionais, desde as mais práticas e financeiramente acessíveis até aquelas que resultam em um processo demorado e de alto custo.

É muito comum que se pense, num primeiro momento, que o ideal seja recorrer ao banco em que se é correntista, mas esta não costuma ser a melhor alternativa. Pode ser mais prático numa avaliação superficial, mas muitas instituições financeiras tendem a ter processos mais lentos e burocráticos. Além disso, o sistema bancário impõe taxas elevadas nas operações de transferências internacionais de valores, lucrando também sobre o valor do câmbio cobrado em cada transação.

Para saber como enviar e receber dinheiro do exterior de uma forma segura e barata vamos apresentar abaixo as melhores formas de se fazer uma transferência internacional. Ao final será possível avaliar qual a melhor instituição para fazer cada operação pesar menos no bolso dependendo do seu caso.

Leia mais: Como abrir uma conta bancária gratuita na Europa com o N26.

7 Formas de Transferir dinheiro para o Exterior

Com base em nossa experiência de viagens, onde a necessidade de fazer transferência internacional de valores é algo bem comum, selecionamos 7 formas de enviar dinheiro para o exterior. Para cada uma delas, dedicaremos um tópico resumindo seu funcionamento e em quais casos elas podem ser úteis, além de serem opções melhores que as demais.

Enviar dinheiro para o exterior: várias notas de dólares em mãos femininas

Atualmente, as principais formas de transferir dinheiro para o exterior disponíveis no Brasil, são:

  1. TransferWise
  2. Transferência por Ordem de Pagamento
  3. Vale Postal Internacional
  4. Western Union
  5. MoneyGram
  6. PayPal
  7. Remessa Online

Lembrando que tanto o envio quanto o recebimento de dinheiro do exterior são considerados operações de câmbio de moedas.  Estas atividades são fiscalizadas pelo Banco Central e reguladas pelo Conselho Monetário Internacional. O controle é feito com o intuito de evitar evasão fiscal.

Logo, a legislação vigente determina que para enviar dinheiro para o exterior com valores acima de 3 mil dólares ou equivalente em outras moedas, é necessário registrar o emissor dos valores, apresentando documentação que justifique a operação. Para valores inferiores isto é dispensado, sendo um processo mais simples, apenas de identificação do cliente.

TransferWise

TransferWise é uma das opções mais baratas para quem precisa fazer transferência internacional de dinheiro. É o método que mais usamos e recomendamos por oferecer um processo rápido e sem burocracia.

Uma mulher contando notas de dólares

É uma plataforma online que permite o envio e recebimento de valores entre contas bancárias, seja conta corrente ou poupança, localizadas em países diferentes.

Funciona assim: quando o cliente faz um pagamento no site da TransferWise, o valor é automaticamente convertido no câmbio comercial, diminuindo as perdas para esse usuário.

Vamos supor que os valores a serem enviados são em reais e que a moeda de destino seja euro.

Para valores pequenos um boleto será gerado, com a cobrança feita na moeda brasileira. Para valores maiores é preciso fazer a transferência com uma TED usando os dados bancários fornecidos pelo TransferWise. Após a compensação, o valor cobrado permanece na conta da TransferWise no Brasil.

Logo após, o dinheiro é recebido pelos parceiros locais da TransferWise no país de destino. No caso do exemplo, a conta europeia da plataforma envia o valor em euros para a conta do destinatário, usando para isso a taxa de mercado referente à data de envio.

Nessa operação, podemos perceber que o dinheiro nunca atravessa as fronteiras dos países envolvidos na transação. Ao invés de uma transferência internacional, a plataforma realiza duas transferências locais, isentando o cliente de taxas extras bancárias que, muitas vezes, são abusivas.

No processo, os custos cobrados pelo TransferWise são o valor da IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e uma cobrança fixa de despesas pelo serviço, o que torna o processo muito mais barato do que as transferências bancárias, pois não há cobrança de spread sobre o valor nem surpresas com a variação do câmbio.

Por tudo isso o TransferWise é nossa principal recomendação. Na maioria dos casos de quem precisa enviar dinheiro para o exterior a plataforma deles será a opção mais barata e mais rápida.

Leia mais: O que é e como funciona o TransferWise para envio de dinheiro para o exterior.

Transferência por Ordem de Pagamento

Transferência por Ordem de Pagamento é talvez a forma mais conveniente de enviar ou receber dinheiro do exterior. Basta que o remetente tenha conta corrente no Brasil e, assim, usufrua da “praticidade” de utilizar o saldo para fazer a movimentação. No entanto, como uma transferência bancária internacional, ela é, ao mesmo tempo, uma das opções mais caras para quem precisa fazer este tipo de operação.

Enviar dinheiro para o exterior: várias notas de várias moedas ao redor do mundo

Os custos são elevados neste tipo de operação não apenas pelo excesso de taxas cobradas pelos bancos, mas principalmente pelo spread gerado sobre o valor da taxa de câmbio na efetivação da transferência. As altas margens de lucro com que as instituições financeiras operam no Brasil tornam a operação caríssima para o usuário e inviável mesmo a quem gostaria de aproveitar a praticidade de usar o próprio banco onde é correntista.

Na contramão deste ecossistema bancário do Brasil estão as chamadas “fintechs”, os “novos bancos”. Eles têm uma postura diferente oferecendo taxas menores e processos menos burocráticos.

A cada ano, novas fintechs vem ganhando espaço no mercado financeiro brasileiro e abrindo novas possibilidades a quem precisa enviar dinheiro ao exterior.

Um caso de destaque é o Banco Inter. Com atuação inteiramente digital (não conta com agências físicas) ele aparece como uma das melhores opções para quem deseja digitalizar sua vida financeira. A dica é válida especialmente a quem faça envios frequentes de valores ao exterior, pois o banco conta com taxas competitivas para envio e recebimento de remessas internacionais.

Veja como funciona o câmbio no Banco Inter.

No mesmo sentido, outra fintech interessante para a remessa de valores é o Banco Rendimento que também mantém parceria com a TransferWise. Trata-se de uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central que oferece acesso seguro aos clientes que desejam não apenas enviar qualquer valor em reais para outro país, mas também para quem depende de serviços rápidos, com a conversão de moedas.

Veja as opções de envio de transferências internacionais no Banco Rendimento.

Precisa de outras dicas de bancos no Brasil? Veja nossa lista com os melhores bancos digitais brasileiros

Vale Postal Internacional

Vale Postal Internacional é uma opção de remessa internacional de valores usando os Correios como veículo prestador de serviço.

Poucas pessoas conhecem, mas o processo permite enviar dinheiro e o recebimento de valores provenientes de mais de 20 países. É um sistema muito usado por pessoas que não têm conta bancária.

O verso de uma moeda de 1 real

Para tanto, é necessário comparecer pessoalmente a uma agência dos correios munido de documentos pessoais, bem como os dados do respectivo beneficiário.

Para que a operação seja efetivada é preciso pagar uma taxa de 35 reais sobre o valor a ser enviado no Vale Postal Internacional. Além dela, a taxa de câmbio cobrada no momento do atendimento tem 5% de spread sobre o valor do câmbio de exportação (veja a diferença na tabela). Para o envio de Vale Postal só são aceitos pagamentos em dinheiro.

O prazo da transferência é de até 5 dias úteis. O destinatário recebe uma notificação pelo correio do país de destino e precisa se deslocar até uma agência local designada para retirar o dinheiro.

Vale destacar que há um limite para envio de dinheiro, como é possível verificar nesta tabela, que traz também os prazos de transações nos países conveniados.

Western Union

Desde 1997 atuando no Brasil, a Western Union realiza serviços de envio e recebimento de dinheiro entre diversos países.

Suas tarifas, no entanto, têm uma margem sobre o valor do câmbio comercial (além do IOF) e vêm associadas a uma taxa cobrada para cada operação. Estas últimas variam conforme a forma de retirada, país de origem e valor enviado.

Várias notas de várias moedas internacionais

Há, portanto, cobrança de spread sobre o valor do câmbio, o que acaba encarecendo o processo, especialmente para quem pretende enviar remessas de valores altos. O resultado final são taxas sempre mais elevadas quando comparadas a serviços similares.

Por outro lado, o que acaba tornando o WU interessante é o fato que, dependendo de qual banco o cliente tenha conta, ele pode contar com uma integração de seu internet banking para efetuar as remessas. Entre as instituições parceiras dessa instituição no Brasil se destacam o Banco Bradesco e o Banco do Brasil.

Já para aqueles que não têm conta corrente nos bancos parceiros, é preciso ir pessoalmente a uma das lojas onde haja um agente da Western Union. No Brasil, o Western Union ainda não trabalha com envio de dinheiro online.

Veja o mapa com a localização das lojas conveniadas no Brasil.

Para fazer o envio é necessário apresentar um documento de identificação e ter os dados do destinatário dos valores. Ao fim do processo será informado o MTCN (Money Transfer Control Number), um código que deve ser informado ao destinatário, pois somente assim poderá se identificar e terá como receber o dinheiro do exterior.

MoneyGram

A americana MoneyGram possui grande presença nesse mercado de envio de remessas internacionais. São 8 décadas de história, sendo que, atualmente, a instituição conta com mais de 350 mil agências espalhadas em centenas de países.

Uma mulher contando várias notas de dólares

O funcionamento da MoneyGram é bem similar ao da Western Union. A empresa conta com uma série de agentes credenciados com lojas que fazem o envio do dinheiro. Confira as regiões no Brasil onde é possível encontrar um agente MoneyGram.

No Brasil, ao contrário de outros países, como na Europa, por exemplo, ainda não é possível fazer o envio de dinheiro online na MoneyGram.

Para fazer o envio basta localizar o representante mais próximo, levar seus documentos de identificação e dados de destinatário. Ao final será entregue um número de referência que deve ser informado a quem for receber o dinheiro para poder fazer o levantamento dos valores.

PayPal

PayPal é uma plataforma de moeda eletrônica popular no mundo todo e bastante segura. Com ela o cliente pode realizar tranquilamente tanto pagamentos via internet quanto solicitar ou receber transferências internacionais de terceiros.

Várias notas de dólares

Uma vez que o usuário recebe dinheiro em sua carteira virtual, ele pode fazer a transferência para a sua conta usando seus dados bancários do Brasil ou, se preferir, utilizar o saldo para fazer compras online, que é o recurso pelo qual o PayPal é mais conhecido.

No entanto, é preciso deixar claro aos brasileiros que não é possível fazer saques diretamente pela plataforma. Isto só está disponível para os clientes com conta bancária nos Estados Unidos.

Trabalhar com o PayPal é bem prático e não tem muito segredo. O maior problema são as taxas cobradas na conversão de moedas que são muito mais elevadas quando comparadas aos outros serviços listados. Há algo em torno de 6,4% sobre o custo da operação, fora a taxa de câmbio que é diária e sobre a qual é adicionada uma margem, o spread, de 4,5% que é paga por quem receber (um valor que pode variar conforme o país de origem dos recursos).

Remessa Online

Lançada em 2016, a Remessa Online é uma empresa brasileira que vem se destacando muito no mercado de transferências internacionais. Oferecem envios em moedas como dólar (americano, canadense, australiano), euro, libra, francos suíços e iene japonês.

Notas e moedas de dólares

A plataforma brasileira é a principal concorrente do TransferWise. É a que apresenta atualmente os preços mais competitivos, com valores similares ao da empresa estrangeira.

Para realizar transferências de dinheiro para o exterior na Remessa Online é preciso, antes de mais nada, realizar um cadastro na plataforma que, por sinal, é bem intuitiva. Há dois tipos de cadastros: Simples e Completo.

  • Cadastro Simples – permite o envio de até R$ 32.500 por dia ou, se preferir, R$ 65.000 por ano.
  • Cadastro Completo – o cliente ganha, logo na primeira remessa, 20% de desconto nas tarifas, sendo que o permitido de operação é equivalente a 100% dos bens líquidos ou 40% do patrimônio titular.

Outra coisa interessante no Remessa Online é que, além de tudo no site ser inteiramente em português, a transação é efetivada em 1 dia útil, após a confirmação do pagamento via TED.

Formas de Transferência ainda não disponíveis no Brasil

Além das formas que citamos acima, há no mundo outras formas de enviar dinheiro para o exterior que, infelizmente, ainda não estão presentes no Brasil. São empresas importantes e de qualidade reconhecida, que atuam no mercado fazendo câmbio de moedas, mas que ainda não atuam com remessas em reais brasileiros.

Os detalhes de várias notas de euro

Ainda assim, essas plataformas podem ser excelentes opções para brasileiros que vivem no exterior, como nos Estados Unidos ou na Europa, por exemplo.

Por conta disso (e porque um dia podem expandir e ficar disponíveis também no Brasil), selecionamos três dessas ferramentas que acreditamos que sejam opções interessantes para quem precisa fazer transferência de moeda estrangeira estando fora do país. São elas:

  • Currency Fair – Currency Fair é uma plataforma que conta com um sistema bem semelhante ao da TransferWise. Embora não opere no mercado brasileiro, é excelente para quem é português e precisa enviar ou receber valores em euros para outros países. Vale destacar que a empresa conta com taxas bem acessíveis em todas as suas operações – o que acaba ganhando um ponto a mais na avaliação;
  • XE.com – Fora do Brasil a XE.com é uma alternativa bem popular entre as pessoas que vivem no exterior e precisam enviar valores internacionalmente. Também é outra plataforma parecida com o TransferWise, e é claro, com a própria CurrencyFair. O diferencial dela é que estamos a falar de um dos maiores sites do mundo para pesquisar a taxa de câmbio entre quaisquer pares de moedas do mundo. Para quem vive na Europa é uma excelente alternativa para enviar euros para outras regiões do mundo;
  • WorldRemit – A World Remit opera envios de remessas internacionais para mais de 140 países da Europa, Ásia, África, Austrália e Américas. Seus serviços são bem competitivos no mercado, sendo que na primeira operação, o cliente não paga taxas.

Qual é a melhor forma de transferir dinheiro para o exterior?

Hoje em dia as opções para enviar dinheiro para o exterior são fartas. Atualmente recorremos sempre a TransferWise quando precisamos por ser barata e nunca termos tido qualquer problema com eles.

Várias notas de 100 euros

É claro que há outras plataformas interessantes, mas a ideia, no entanto, é fazer uma espécie de parâmetro dessas opções, uma pesquisa acerca de suas características, bem como suas respectivas taxas. Em todos os sites indicados é possível fazer simulações para ter uma idéia se aquela ferramenta é a ideal para a transação pretendida.

Vale destacar ainda que, dependendo do objetivo da pessoa, da situação do momento, outras plataformas podem ser até mais pertinentes.

No geral, é importante destacar que, pelo menos para nós, a melhor opção é sempre a que conta com preço acessível, mas que, ao mesmo tempo, ofereça total segurança e praticidade nas nossas operações.

Salve estas dicas de transferência de dinheiro no Pinterest!

Para saber como enviar e receber dinheiro do exterior de uma forma segura e barata apresentamos as 7 melhores formas de se fazer uma transferência internacional, avaliando qual a melhor instituição dependendo do seu caso.
Para saber como enviar e receber dinheiro do exterior de uma forma segura e barata apresentamos as 7 melhores formas de se fazer uma transferência internacional, avaliando qual a melhor instituição dependendo do seu caso.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento usando o Airbnb? Em alguns destinos fica mais barato do que um quarto de hotel.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
banner publicidade surfshark
hospedado por infinite cloud computing