Home » Finanças » 9 Formas de Enviar dinheiro para o Brasil (dos EUA, Europa e destinos no exterior)
Finanças

9 Formas de Enviar dinheiro para o Brasil (dos EUA, Europa e destinos no exterior)

Como enviar dinheiro para o Brasil: um cofrinho cheio de moedas

Brasileiros que vivem no exterior precisam enviar dinheiro para o Brasil constantemente, seja para familiares ou amigos que vivem no país.

Para todas essas pessoas que emigraram é importante que encontrem ferramentas que façam transferências internacionais que sejam baratas e fáceis de usar no dia a dia.

Abaixo vamos listar as melhores formas de enviar dinheiro para o Brasil. Estes modelos podem ser usados por brasileiros que vivem nos Estados Unidos, na Europa ou em qualquer destino do exterior.

9 Formas de Enviar dinheiro para o Brasil

Fora do país, fazer uma transferência internacional e enviar dinheiro para o Brasil é mais fácil do que transferir dinheiro do Brasil para outros países.

Quem vive no exterior tem a sua disposição um número maior de empresas que atuam no mercado financeiro e fazem remessas internacionais.

Em locais como os Estados Unidos e a União Européia a alta concorrência torna o processo mais vantajoso ao cliente. Neste locais os usuários podem escolher entre diversas ferramentas a que mais se adapta às suas necessidades.

Atualmente as melhores formas de enviar dinheiro para o Brasil são:

  1. Wise (antiga TransferWise)
  2. Western Union
  3. MoneyGram
  4. Wire Transfer
  5. Remessa Online
  6. PayPal
  7. Remitly
  8. World Remit
  9. Correios

Ao final vamos explicar também de que forma é permitido levar dinheiro do exterior para o Brasil em voos internacionais.

1. Wise

logotipo wise

A Wise (antiga TransferWise) é uma empresa britânica com atuação em dezenas de países diferentes, incluindo o Brasil, onde tem licença do Banco Central para atuar como corretora de câmbio.

Atualmente a Wise é a melhor forma de enviar dinheiro do exterior para o Brasil por ter um processo simplificado, com excelente taxa de câmbio. A plataforma deles faz com que seja rápido, barato e bem intuitivo realizar uma transferência internacional.

Além da praticidade da plataforma, a Wise dá a vantagem ao cliente frente aos bancos e outras ferramentas online concorrentes de usar a taxa de câmbio corrente na data do envio da remessa ou programar o envio para um momento onde o câmbio esteja mais favorável.

Com isso, na Wise o valor final a ser enviado não sofre cobrança de spread ou taxas embutidas na transferência.

Como usar a Wise para enviar dinheiro para o Brasil

Para quem não sabe como funciona a Wise e ainda não experimentou fazer uma transferência com eles, o primeiro passo é criar uma conta na plataforma. O cadastro é bem simples de fazer:

  • Acesse neste link o site da Wise
  • Clique em “Começar” e depois em “Cadastre-se”, ou acesse o menu e clique direto em “Criar conta”
  • Preencha seu email
  • Crie uma senha.
  • Escolha se quer abrir uma conta pessoal ou empresarial
  • Selecione seu país de residência.

Depois de finalizar seu cadastro sua conta já estará ativa e você poderá configurar sua primeira transferência internacional.

Para enviar dinheiro para o Brasil, você precisa dos dados bancários completos do destinatário:

  • Nome completo
  • Banco
  • Agência
  • Número da Conta
  • CPF
  • Telefone
  • Endereço

Com isso o beneficiário receberá o valor depositado direto em sua conta (corrente ou poupança) em até 2 dias úteis.

Ao enviar dinheiro do exterior para o Brasil não há cobrança de IOF. O imposto sobre operações financeiras é aplicado somente sobre os valores que tem origem no Brasil.

2. Western Union

logotipo western union

A Western Union é uma das formas mais tradicionais de se enviar dinheiro internacionalmente de modo presencial. A empresa foi fundada ainda no século XIX, nos Estados Unidos, e funciona continuamente desde então.

O modelo de negócios da Western Union tem a vantagem de não exigir que o beneficiário tenha uma conta bancária. Os valores podem ser retirados pessoalmente em uma de suas lojas conveniadas. A empresa tem lojas parceiras espelhadas por todo o Brasil.

Esta comodidade, no entanto, vem com um custo. As tarifas de envio costumam ser mais elevados do que a maior parte de seus concorrentes devido a cobrança de spread sobre o valor da taxa de câmbio e cobranças extras pela operação.

Com a informatização deste tipo de transferência e o aumento da concorrência no setor, a empresa passou também a oferecer a possibilidade de configurar online a transferência em seu site e aplicativo.

Para enviar dinheiro para o Brasil na Western Union, o remetente precisa ter os dados pessoais do destinatário e informar o local onde o valor será retirado.

Depois de paga a transferência, o cliente recebe um código numérico chamado MTCN (Money Transfer Control Number). Guarde este número de maneira segura e repasse somente a quem for receber o dinheiro para que possa fazer a retirada.

3. MoneyGram

logotipo moneygram

A MoneyGram é uma empresa com sede nos Estados Unidos que funciona nos mesmos moldes da Western Union. As duas são concorrentes diretas no modelo de transferências internacionais com retirada de dinheiro em lojas conveniadas pelo mundo.

Além do modelo presencial, para enviar dinheiro do exterior, seja a partir da Europa ou dos Estados Unidos, para o Brasil, a MoneyGram oferece uma plataforma online com opção de retirada pessoal ou envio direto a uma conta bancária local.

Para fazer o caminho contrário e enviar dinheiro a partir do Brasil, a empresa ainda não ofecere um método próprio, atuando em parceria com a Travelex, ferramenta de transferências da Confidence Câmbio.

Apesar de, aparentemente, não ter tarifas extras para transferência de dinheiro, a taxa de câmbio utilizada pela MoneyGram é inferior quando colocada em comparação às dos principais concorrentes devido ao spread aplicado sobre cada transação.

4. Wire Transfer

Wire Transfer é um termo em inglês utilizado para descrever as transferências eletrônicas entre duas contas bancárias distintas.

Apesar de se aplicar tanto para transações dentro de um mesmo país quanto para remessas internacionais de dinheiro, a nomenclatura é mais usada para designar os envios para o exterior.

Para fazer uma Wire Transfer o usuário precisa recorrer às instituições financeiras de sua preferência. O formato escolhido pode ser um banco, uma casa de câmbio ou alguma das plataformas online especializadas, como a Wise.

Ao enviar o dinheiro, o remetente precisa estar de posse dos seguintes dados bancários do destinatário:

  • Código SWIFT do banco
  • IBAN da conta bancária (para envios a Europa e outros países)
  • ABA Routing Number (para envios aos Estados Unidos)

Apesar da praticidade, fazer uma Wire Transfer diretamente pela conta do banco onde tem dinheiro armazenado costuma ser uma opção mais cara e demorada.

Entre os bancos digitais, como o Banco N26, por exemplo, é comum que a opção de transferência internacional seja feita de modo integrado à plataforma da Wise, que oferece custos muito mais baixos do que a rede bancária tradicional.

5. Remessa Online

logotipo remessa online

A Remessa Online é uma ferramenta brasileira para envio de dinheiro e recebimento de valores do exterior. A plataforma tem funcionamento similar a da Wise, sendo atualmente sua maior concorrente no mercado nacional.

O brasileiro que quiser receber valores usando a plataforma da Remessa Online deve se cadastrar no site para ter acesso a uma conta multimoedas.

Com esta conta, o usuário pode abrir saldos na moeda estrangeira pretendida, recebendo os dados bancários vinculados a ela para que a transferência seja feita.

De posse dos dados bancários da conta internacional, basta encaminhar ao remetente para que ele efetue a transferência bancária. Neste modelo, o remetente pode enviar o dinheiro para o Brasil como se fosse uma transferência local, usando o provedor que preferir.

Quando os valores forem identificados na conta da Remessa Online, o destinatário será alertado por email e pode então transferir a quantia para sua conta bancária brasileira fazendo uma TED.

6. PayPal

O logo do PayPal em 2 tons de azul

O PayPal é um processador de pagamentos muito usado em compras online. A facilidade de poder usar apenas o endereço de email para concluir uma transação fez com que a ferramenta se tornasse bastante popular.

Além do uso para compra e venda na internet, o PayPal atua como uma instituição de moeda eletrônica.

Neste sentido, a empresa permite que o usuário armazene saldo em uma ou mais moedas diferentes. Estes valores podem ser usado para diversas finalidades, inclusive para transferências internacionais.

Para enviar dinheiro online pelo PayPal, basta cadastrar o email do destinatário na plataforma. Este deve também ter uma conta na plataforma para a transferência ser realizada.

Apesar da facilidade no envio, o PayPal não é das melhores opções por conta dos altos custos, com várias cobranças sobrepostas.

No PayPal as taxas de câmbio utilizadas para enviar dinheiro para o Brasil ou qualquer destino onde haja conversão de moedas são sempre desvantajosas. Há um spread de 4,5% sobre a taxa de câmbio que faz com que a transferência sempre seja mais cara do que nas plataformas concorrentes.

7. Remitly

O logo do Remitly em azul marinho

O Remitly é um serviço de remessas internacionais que inicialmente se focava apenas no envio de dinheiro dos Estados Unidos para o exterior.

Atualmente a empresa está expandindo para outros destinos e faz o envio a partir de vários lugares diferentes, mas a lista ainda é limitada.

Apesar de não enviar do Brasil para o exterior, o Remitly pode ser usado no caminho contrário, para mandar dinheiro do exterior para o Brasil.

A transferência, quando feita pelo Remitly, é recebida no Brasil diretamente na conta corrente do destinatário. A empresa trabalha com todos os grandes bancos brasileiros e até com algumas contas de bancos digitais, como o Nubank.

8. WorldRemit

O logo do WorldRemit em roxo

A WorldRemit é uma empresa com sede na Bélgica que realiza transferências internacionais em mais de 90 moedas diferentes.

Com a WorldRemit o usuário pode enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil, assim como da Europa e de outros destinos. O destinatário recebe o valor em reais como uma transferência bancária comum.

O caminho inverso, porém, ainda não é possível. A WorldRemit ainda não envia reais para o exterior. Outra limitação para o uso é o site ainda não ter tradução para o português.

Para quem vive fora do Brasil e não tem dificuldade com o inglês, a WorldRemit é mais uma boa alternativa para enviar dinheiro do exterior rapidamente.

9. Correios

O logo do CTT Correios, as letras em preto e uma silhueta de um homem num cavalo em vermelho

A Lei brasileira não permite enviar dinheiro físico pelos Correios para o Brasil.

No entanto, assim como no Brasil a ECT oferece o Vale Postal Internacional para envio de dinheiro para o exterior, em outros países os Correios locais também podem atuar como uma plataforma de remessa internacional de valores

Portugal

Em Portugal é possível enviar dinheiro para o Brasil pelo CTT.

A empresa tem parceria com a Western Union e em suas lojas faz transferências para o Brasil no modelo D2B, que envia valores de Portugal direto para contas bancárias brasileiras.

No CTT o pagamento deve ser feito somente em dinheiro.

Reino Unido

No Reino Unido, o Post Office tem um serviço de envio online de dinheiro que inclui o Brasil como um dos possíveis destinos.

O sistema de correios britânico oferece este serviço em parceria com a Western Union. Neste modelo o usuário pode pagar pela remessa com cartão de crédito, cartão de débito ou fazendo uma transferência bancária.

Estados Unidos

O US Postal Service (USPS), o serviço de correios dos Estados Unidos, faz transferências internacionais de dinheiro usando uma International Postal Money Order.

Este modelo é aceito em alguns países da América Latina, mas não é válido para quem precisa enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil.

Como levar dinheiro em espécie para o Brasil

Uma mão mexendo num caixa eletrônico
Foto de Eduardo Soares

Quando uma pessoa viaja ao Brasil ela pode levar consigo uma quantia de dinheiro em espécie.

Em voos internacionais para o Brasil é permitido que se entre no país com até dez mil reais (R$10.000) ou o equivalente em outras moedas em dinheiro vivo sem cobrança de taxas ou burocracias alfandegárias.

Se você tem uma viagem programada ou conhece alguém de sua confiança que vá viajar ao país esta pode ser uma maneira fácil de mandar dinheiro para o brasil.

Para envio de valores superiores ao limite é preciso fazer uma declaração junto a alfândega, preenchendo o DPV (Declaração de Porte de Valores), como manda a Receita Federal. A exigência é estabelecida pela Resolução 2.524 do Banco Central do Brasil.

Salve estas dicas no Pinterest!

Qual é a melhor forma de enviar dinheiro para o Brasil? Neste texto descrevemos as melhores dicas de empresas e formas diferentes de enviar seu dinheiro em segurança.
As melhores dicas e formas de enviar dinheiro para o Brasil de outros países do exterior em segurança.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv