Um perfeito cenário de filmes, a Ilha de Skye, nos Highlands da Escócia, foi um dos locais mais arrepiantes que já visitamos. A região já serviu de palco para inúmeros filmes, o que não é de surpreender uma vez que as paisagens da Ilha de Skye são de deixar muitos outros lugares do mundo no chão de tão bonito e poético. Eu mesma conheci Skye (como muitos a chamam) através de fotografias de casamento em locais da ilha enquanto procurava inspiração para o nosso. E assim que bati o olho nas fotos, já sabia que um dia teria que ir até lá.
Planeje sua viagem: Veja uma seleção de hotéis e reserve sua estadia na Ilha de Skye
Quando pensamos em Escócia, além dos homens usando kilts quadriculados, também sempre vem em mente aquelas paisagens misteriosas, cheias de neblina e planícies rústicas por entre montanhas rochosas. E é isso mesmo que o turista encontra na região dos Highlands, não podendo ser diferente na Ilha de Skye, cujo cenário remonta a tempos passados, indo desde os dinossauros até tradicionais clãs escoceses.
Skye é a maior e a ilha mais ao norte das que formam o arquipélago das Hébridas Interiores, um conjunto de ilhas que, junto com as Hébridas Exteriores, corre por toda a costa oeste escocesa. A ilha de Skye é realmente grande, mas possível de se visitar em um dia, caso se organize bem.
Leia mais: Como organizar seu roteiro de viagem pela Escócia
Indo para a Ilha de Skye
Estávamos fazendo um house sitting de um mês de duração em Glasgow, na Escócia e, uma vez lá, seria a oportunidade perfeita para fazer uma pequena viagem até a Ilha de Skye. Mas para isso teríamos que levar o Chill, o cachorrinho schnauzer que estávamos tomando conta. E quem disse que isso nos atrapalhou? Muito pelo contrário, foi divertidíssimo. Foi nossa primeira road trip com um bichinho de estimação e era muito interessante observar as reações dele ao chegar a locais novos e poder explorar ao redor. Nossas fotos saíram até mais divertidas com o novo membro do Vida Cigana!
A viagem saindo de Glasgow ou Edimburgo até a Ilha de Skye dura quase seis horas, e como estávamos com o cachorro, sabíamos que teríamos que parar mais vezes por causa dele. Então, sem pressa, chegamos à ilha já de noite e dormimos em um ótimo hotel num vilarejo chamado Broadford, na entrada de Skye. O legal do Reino Unido é que a maioria dos hotéis e pousadas aceitam animais em seu estabelecimento, basta pesquisar e perguntar com antecedência avisando que está levando seu bichinho com você. Para nós ainda foi uma experiência muito divertida, pois nunca havíamos feito uma viagem assim.
Leia mais: O Castelo de Edimburgo: A atração mais visitada da Escócia
A Ilha de Skye
Um aspecto que nos surpreendeu na Ilha de Skye foi a semelhança de sua geografia com aquilo que víamos na Nova Zelândia, nosso país queridinho. As paisagens dramáticas e épicas em muito se assemelhavam com o país insular no Pacífico. Montanhas belamente esculpidas pelo vento, rios, neve e até mesmo as ovelhas estavam por toda a parte. Na Nova Zelândia, a cada curva soltávamos um “aaah”, e na Escócia não foi diferente. O único detalhe que destoava era a densa neblina escocesa, que dava uma aparência extremamente melancólica ao lugar, mas de uma forma muito poética, tornando tudo majestoso demais.
O caminho todo por dentro de Skye é bem rural, com vastos campos de vegetação rasteira e ovelhas soltas pelas estradas estreitinhas. Parece a todo tempo cenas tiradas de um filme. Estradinhas de chão, ovelhas cruzando as estradinhas, o carro tendo que parar para deixa-las passar. Casinhas como as de boneca aqui e ali, com chaminés mostrando que o interior deve estar muito aconchegante. Tudo muito lindo.
Portree
O maior vilarejo e a capital da Ilha de Skye é Portree. Ele se resume a uma praça e poucas ruas ao redor, onde todos os estabelecimentos se encontram. Lá o turista encontra uma maior (mas não tanto) variedade de restaurantes, cafés, caixas eletrônicos e hotéis. Mas isso não significa que serão baratos. A cidade é bem pequena e graciosa, mas não há nada demais lá.
É bom planejar a viagem para que a hora do almoço coincida com a passagem por Portree, senão é capaz de não encontrar onde comer no restante da ilha.
Leia mais: Stirling, na Escócia: o Castelo e a história de William Wallace
Old Man of Storr
O Old Man of Storr é um dos símbolos de Skye. Trata-se de uma curiosa formação geológica que faz parte de um rochedo maior chamado Storr. Na tradução, Old Man of Storr seria o “Velho Homem de Storr”, pois a rocha parece um eremita observando a península lá de cima.
É o ponto mais alto da península de Trotternish, na Ilha de Skye – local que foi formado a partir de grandes deslizes de terra através dos milênios – e de lá é possível vislumbrar o Sound of Raasay, uma espécie de fiorde.
O Old Man of Storr é muito procurado para fazer trilha, sendo possível ir até seu topo numa caminhada de uma hora e meia ida/volta, dependendo do tempo, claro.
Infelizmente não conseguimos tirar nenhuma foto do Old Man of Storr. Conseguimos vê-lo de longe na estrada, mas a neblina o escondeu por completo quando nos aproximamos. Uma pena, pois é um dos cenários mais fotografados do mundo.
Mealt Falls
A Mealt Falls é uma cachoeira que nasce do Loch Mealt e cai pelo Kilt Rock (uma enorme rocha que se parece com kilts escoceses) de uma altura de 55 metros no fiorde. É mais uma paisagem extremamente dramática dos Highlands da Escócia, onde é possível ver uma lagoa na beira de um precipício, que se torna uma bela cachoeira, desembocando diretamente no mar.
Vale a pena a parada, pois cachoeiras caindo no mar são coisas raras de se ver. A vista é espetacular, e o mar tem uma cor incrível.
Do Google Maps dá pra ver a cachoeira de baixo!
The Quiraing
O Quiraing é um dos lugares mais inacreditáveis que já pisei na minha vida. Juro. Desculpe Nova Zelândia, desculpe Belize, desculpe mundo! Acho que não existem palavras para descrever aquilo lá, só sentir.
O Quiraing fica no topo da península de Trotternish, no extremo norte da Ilha de Skye, e de todos os deslizes de terra passados durante milênios pela região, o Quiraing é o único que se mantém em movimento, sendo preciso reparo em sua estrada todo ano.
Uma estradinha leva até o seu cume, onde é possível estacionar o carro no platô e explorar a região. Lá de cima a vista é de tirar o fôlego. Um enorme vale com lagos e vista até o fiorde lá ao fundo, além de toda a planície gramada e dourada se encontram entre dois rochedos.
Caso queira fazer a trilha até bem pertinho das famosas formações, ela dura duas horas ida/volta.
Neist Point Lighthouse
Já do outro lado da Ilha de Skye, na península de Duirinish, se encontra o Neist Point Lighthouse, um dos faróis mais conhecidos da Escócia, e talvez o mais bonito. Localizado no Neist Point, o farol fica voltado ao The Minch, um estreito que separa as Hébridas Interiores das Exteriores.
O Neist Point Lighthouse fica na ponta mais ocidental da Ilha de Skye e é um ótimo lugar para ver golfinhos e baleias, dependendo da época do ano. No caminho até a melhor vista do farol se encontram inúmeras ovelhas sortudas que diariamente observam tão maravilhoso local.
Impressões sobre Skye
A Ilha de Skye é tão bonita que fica difícil descrever. Espero que as fotos tenham ajudado onde as palavras faltaram. Nem preciso dizer que, caso tenha a oportunidade, uma visita até lá é obrigatória, né?
Olá!! Vale a pena conhecer a ilha de skye em novembro? Na primeira quinzena? Estou com medo da chuva e do frio.
Olá Priscila, a chuva e o frio são constantes naquela parte, não vejo problema em ir em novembro não.
Olá Larissa Td bem??vamos pra Escócia agora em novembro do dia 1-10. Já fomos pra Edimburgo uma vez, saímos de lá pra high lands, mas queria conhecer Skye tb. Minha dúvida é quantos dias seria necessário pra fazer tudo isso?se conseguimos nesse tempo, e como dividi-lo? Ou se teríamos que abrir mão de algo, e o que você acha q seria mais legal?
Obrigada
Olá Larissa e Carlos! Primeiro, parabéns! Estou vidrada nos posts de vocês. Iremos para as highlands em outubro, eu, marido, e 2 filhos (8 e 10anos). A ideia é ir de motorhome, para trazer essa experiência a mais para as crianças, mas estou preocupada com as estradas por lá… Talvez pensando em uma campervan. Por exemplo, quando vocês falam em uma estradinha para subir ao Quiraing, é um local onde motorhome acessa? conseguiria parar lá em cima de boa?
Muito obrigada!!!
Campervan para 4 pessoas? Nunca vi… e deve ser bem enlatado se existir. Nós 2 não aguentávamos mais quando alugamos uma campervan rs
O motorhome dá conta sim, várias pessoas estacionam o motorhome lá em cima para estar lá quando amanhece.
E as estradas são boas, bem sinalizadas, e quase não há carros.
Vai devagar que dá tudo certo! Aliás, invejei, quero ir pra lá de motorhome também hahaha
Larissa, amei seu post. Ele surgiu na minha frente e como acho que nada é por acaso já anotei as dicas.
Estou indo para o Reino Unido em fev/22 e a ideia é ficar 5 meses sendo a maioria do tempo na Inglaterra na região sul e uns 15 dias na Escocia. Se tiver alguma dica pra me passar ficarei muito feliz. Obrigada
Oi Cibele, que viagem linda que vai ser!
Recomendo você a dar uma olhada na nossa categoria REINO UNIDO aqui no blog.
Tem dicas de várias cidades da Inglaterra, roteiro pela Escócia e também dicas da Irlanda.
Se tiver alguma dúvida, pode me perguntar 😉
Você teve contato com os whiskys da ilha?
Não tivemos não… na época que fomos (2015) não tínhamos muito dinheiro hehehe
O tempo na Escócia para mim até é melhor que na Inglaterra ou Irlanda, por ser um Micro-Clima. Neste caso que me refiro foi um dia atípico em toda a Escócia em pleno verão. Mas não desesperei porque estou habituado ao pior tempo que pode haver na Escócia que é em Glasgow, vou voltar para o ano. Para quem estiver interessado o melhor mes para visitar a Ilha de Skye ou outras, é no mês de Março a Maio, chove menos mas chove, mas tem mais luz. Para quem não tem tempo, sempre pode visitar a Ilha de Arran a 50 minutos de Glasgow e aqui vai encontrar uma pequena Escócia dentro da Ilha. Espero que tenha ajudado.
Obrigada pelo comentário, Paulo, vou deixar aqui para futuros leitores 😉
Gostaria de agradecer imensamente por este post incrível sobre essa ilha surpreendente.
Neste momento acabo de sair da Ilha de Skye, e foi graças ao relato de vcs que tive certeza que não poderia ir à Escócia e não conhecer a Ilha de Skye. Obrigada por todas as dicas.
Isabel Evangelista (@roteiroavista)
OBS: agora estou louca para ir a Algarve, kkkkkkk
Obrigada pelo comentário, Isabel, ficamos muito felizes! Skye é uma joia rara de verdade!
O texto do Algarve já vem aí! 🙂
Que sorte saiu em boa altura ,hoje aqui chove a potes e amanhã será o mesmo. Vou-me embora e volto no inverno.
O tempo no Reino Unido é bem imprevisível. Fomos em fevereiro e também pegamos chuva.
Num dos comentários a Rita pergunta se é possível conhecer a ilha a pé. Sim é grande mas é possível, demora mais dias e para quem isso não importa é só ir em frente. Eu tiro uma semana de férias por ano para percorrer algumas ilhas e outras vezes até um fim de semana prolongado. Recomendo a quem estiver interessado a ir numa aventura que compre o livro: Isle of Skye – 40 Coast and Country Walks. Autor Paul & HelenWebster. Bem organizado e com boa descrição e mapas de caminhos.
Para quem quiser conhecer o clima e as paisagens da Escócia numa ilha só, então tem a ilha de Aran muito perto de Glasgow e que se faz num fim de semana. Quem gosta de grutas no mar aconselho vivamente a pôr no roteiro a Fingal . https://www.nts.org.uk/visit/places/staffa
Oi,sairemos de Londres em um motorhome ate Skye,passando por Edimburgo, Fort Willian.Temos so 5 dias pra fazer a viagem.
Estou em duvida se devemos ir a Invernes. Se pudesse contar com a aurora boreal não exitaria,mas sera que vale a pena ir la?Os post não estão me convencendo.Talvez ir ate o castelo de Urquhart,no lago Ness e ja descer….o que vc me aconselha?O tempo é curto e precisamos priorizar os lugares.
Oi Elvira, te diria que não acho Inverness primordial não, ainda mais sem as chances de ver a aurora, que são bem raras… eu diria que dá pra cortar sim, vcs não irão perder muita coisa.
Muito obrigada!!!Sua opinião é importante pra nos!Alias seu roteiro valeu muito!!!Vamos curtir mais Skye,que é obrigatorio,certo?
Sim! Skye é um dos lugares mais bonitos que já estive na vida! Curtam bastante!
Bom dia Larissa e Carlos! Tem.como passear pela ilha a pé ou somente de carro? Estarei m Inverness. Obrigada.
Ou Ana Rita, só de carro mesmo, a ilha é imensa!
Olá. Gostei do seu relato sobre a ilha. Bem completo. Gostaria de umas sugestões. Meu roteiro está assim:
1 – chegada Glasgow e pernoitar (pelo tempo dispónivel não dá pra conhecer Glasgow);
2 – Com carro alugado ir pelo Loch Lomond até chegar no Fort William e pernoitar;
3 – Ir para Portree (base), fazer check in, conhecer a cidade e já alguns pontos da Skye;
4 – Continuar mais um dia na Skye;
5 – Ir para Inverness já conhecendo os castelos no caminho e o lago Ness. Pernoitar;
6 – Mais 1 dia em Inverness conhecendo a cidade e fazendo algum outro passeio, por exemplo, conhecer uma destilaria;
7 – Ir para Edimburgo onde passarei 3 noites.
Gostaria de uma sugestão sua em duas coisas:
1º – É muito cansativo ir de Glasgow direto para Portree? Estratégicamente é interessante pernoitar em Fort William?
2º – Seria melhor cortar o dia inteiro em Inverness e acrescentar mais um dia em Edimburgo?
Sei que isso é pessoal, mas como vocês já estiveram lá fica mais fácil de dar um pitaco.
Oi Frederico, acho que seu roteiro está muito bom! Não é cansativo ir direto de Glasgow para Portree não, mas muitos dizem que Port William vale a pena conhecer mais a fundo e inclusive queremos fazer isso numa próxima viagem. Se for por questões de parar na cidade pra dormir, acredito que seja melhor ir direto pra Portree.
Sobre Inverness, não vimos nada extraordinário na cidade que valesse tanta dedicação, tirando a aurora que pudemos ver, mas é bem raro.
Vc lembra de qual locadora alugaram? Estou pesquisando e na que ficou um preço melhor consta a informação de que é necessário apresentar PID se não for de países da união europeia 🙁
Alugamos com a Easirent em Glasgow.
Oi Larissa. Vc sabe dizer se a CNH brasileira é aceita para alugar carro na Escócia?
No nosso caso foi suficiente, mas já recebemos comentários de alguns leitores dizendo que algumas locadoras exigem a permissão internacional (PID)
OI Larissa você visitou as Fairy Pools? Ouvi falar que são artificiais e gostaria de saber se são de fato.
Grata.
Oi Renata, sim, são naturais! Mas não fomos pois não tínhamos tempo 🙁
Oii! Estou indo para lá em Maio do ano que vem! Notei que alguns lugares que você citou no post, tem “uma caminhada de meia, uma hora”…como faço para saber onde parar o carro e iniciar a caminhada? Tem sinalização destes pontos turísticos e indicação de como sair da estrada e chegar lá a pé? Obrigada pelas dicas!!!
Oi Laura, sim, é tudo sinalizado. Dá uma olhada nesse site que explica tudinho sobre a caminhada do Old Man of Storr e do Quiraing
Oi Lari e Carlos, tudo bem com vcs? Que incrível essa aventura! Estamos embarcando pra lá dia 04/11.
Vocês tem cupom de desconto para alugar carro em Londres? Vamos pegar la e devolver la mesmo, ai aproveitamos e subimos todo o Reino Unido de carro. Vamos ficar em Inverness e Skye. 🙂
Muito obrigada.
Adoro o blog de vcs 🙂
Oi Thaíse, nossos parceiros em aluguel de carro é a RentCars, vcs teriam que alugar através deles.
Larissa e Carlos, primeiramente muuito obrigada pelo conteúdo do blog, é fantástico! Me inspiraram e em Abril irei para Escócia. Uma pergunta: em qual cidade vocês dormiram na Ilha? Vou sair de Inverness cedo de carro e pretendo dormir uma noite na ilha. Alguma sugestão?
Oi Giuliane, a Escócia é incrível! Em Skye nós ficamos em Broadford, no Dunollie Hotel e gostamos bastante!
A maior cidade de Skye é Portree, mas achamos lá mais caro e não tinha tantas opções para cachorro (estávamos viajando com um cachorro hehehe)
Olá, que roteiro inspirador! Estou indo para Londres passar Natal e Ano Novo e dia 03/01/20 saio para Edimburgo e Higlands. Agora vou ter que incluir Skye também! Vocês fizeram o roteiro na ordem apresentada aqui? Em qual época do ano? Em janeiro acham possível fazer tudo isso em um dia, como fizeram? Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Lucíola, que bom que vai em Skye, lá é perfeito!
Nós chegamos em Skye de noite, dormimos, no dia seguinte fomos primeiro no farol, depois Portree, Old Man of Storr, Mealt Falls e Quiraing.
Visitamos a ilha no mês de fevereiro e deu sim para fazer tudo em um só dia, tanto que depois ainda dirigimos de Skye até Inverness. Nós alugamos um carro para irmos para onde queríamos nas Highlands! Temos outros textos sobre a Escócia e as Highlands, caso vc queira dar uma olhada!
Olá, os posts sobre a Escócia são ótimos e só me fazem sonhar acordada com esse lugar incrível. Estarei indo sozinha e tenho dúvidas, se puderam me ajudar. Pelo google maps ou waze é fácil ir de um ponto ao outro? Há sinalização local? Estarei indo em Fevereiro, ou seja, inverno. Para dirigir nessa época também é tranquilo? Em relação a segurança, já que estarei sozinha e pretendo ir de carro, tudo bem? Muuuito obrigada! =)
Oi Diani, sim, as estradas são bem sinalizadas e de ótima qualidade (tirando as do interior da Ilha de Skye). Fizemos todo o percurso com Waze/Google Maps e foi tranquilíssimo.
É tranquilo dirigir sim, não costuma nevar não, só é chuvoso.
Vale a pena pernoitar em Skye? Ou só passar o dia e voltar pra dormir em Inverness?
Depende do seu roteiro. Se você chegar bem cedo em Skye, é possível visitar toda a ilha e depois terminar o dia em Inverness. No nosso caso, dormimos em Skye pq chegamos lá já de noite, percorremos a ilha no dia seguinte e dirigimos até Inverness, onde dormimos na segunda noite.
Olá! Gostaria de saber como acompanhar a ocorrência da aurora boreal na Escócia. Estarei por lá em junho de 2019. Priscila.
Oi Priscila, eu costumo me guiar pelas previsões do Aurora Service e do Soft Serve News. Para ver a Aurora na Escócia é preciso que o índice Kp esteja em 5 pelo menos.
Pessoal, em quanto tempo fizeram esse roteiro da Ilha Skye?
Oi Lai, passamos apenas 1 noite na Ilha de Skye! Estávamos de carro e conseguimos ver grande parte da ilha em um dia.
Oi Larissa .. Tudo bem ?
Não tenho paciência pra ler blogs e posts .. Mas adorei o seu .. Vou morar em Glasgow em dezembro. Mas irei a passeio agora em Julho.. Vou arriscar, me chama no zap, please.. [editado] Santiago
Oi Santiago, faz uma forcinha e lê os textos. É a única forma que temos de te ajudar. Ta tudo ai explicado e de graça.
Oi Larissa, estou indo para escócia em junho. Você teria algum contato de algum guia turístico que faça a ilha de skye ou alguma empresa de turismo? Não dirijo por isso gostaria de contratar alguém que dirigisse para ir comigo! Muito obrigada, beijos
Oi Cecília, então, não conhecemos essas empresas, mas elas possuem ótimas recomendações e acho que vale a pena:
– Essa primeira sai de Edimburgo, e o tour dura 3 dias
– A segunda parte de Inverness, já nas Highlands e dura 12 horas
Olá, Larissa! Obrigado pelas dicas. Abril é um mês bom para conhecer a ilha e a Escócia? É possível ver a aurora boreal nessa época? Obrigado!
Oi Marcos, poso responder pela Larissa? Nós fomos em março e ainda pegamos muito frio do inverno, o que deve melhorar em abril. A aurora boreal não tem como prever, é mais fácil no inverno por terem mais horas de noite e céu escuro, mas não é regra. É preciso ficar de olho nos sistemas de alerta das tempestades solares porque só com descargas intensas as luzes podem ser vistas da Escócia.
Carlos, obrigado pelas informações! Vou preparado pro frio! hehe