Home » Destinos » Itália » Museus Capitolinos, em Roma: entre os museus mais importantes do mundo
Itália

Museus Capitolinos, em Roma: entre os museus mais importantes do mundo

Museus Capitolinos: O busto de Medusa

Todos nós sabemos que Roma é um museu a céu aberto. Mas além das ruínas expostas em suas ruas, a capital italiana também apresenta museus fechados riquíssimos, com obras extraordinárias. Vários deles fazem parte da seleta lista de museus mais importantes do mundo. Já falamos aqui no blog sobre os Museus do Vaticano. Neste texto iremos explicar como visitar os Museus Capitolinos, os museus públicos mais antigos do mundo.

Os Museus Capitolinos

Museus Capitolinos: as galerias

Roma é uma cidade cercada por 7 colinas diferentes. Os Museus Capitolinos ficam no topo de uma delas, o Monte Capitolino, de onde recebem seu nome.

A colina do Capitólio é uma das colinas históricas que estão associadas à fundação e a história de Roma. Ali, durante o Império Romano, ficava o Templo de Júpiter, cujas fundações podem ser vistas hoje dentro dos museus.

Os Museus Capitolinos foram inaugurados em 1734, mas sua coleção já havia sido iniciada com o papa Sisto IV no século XV, que doou ao povo romano estátuas de bronze que foram achadas em Roma e levadas à Basílica de São João Latrão. Com o tempo, outras obras foram incorporadas à coleção, que hoje é uma das mais significativas do mundo.

Museus Capitolinos: A Piazza del Campidoglio
A Piazza del Campidoglio, remodelada por Michelangelo

Só para ter uma ideia de tamanha importância, Michelangelo foi contratado para remodelar a Piazza del Campidoglio e as escadas que levam até a entrada dos museus. Nesta mesma praça ficam localizados os palácios que formam os museus e o salão nobre do primeiro cartório civil de Roma, onde é possível ver casamentos italianos acontecendo.

Leia também: Roteiro de 4 dias em Roma: O essencial da capital da Itália.

O riquíssimo acervo dos Museus Capitolinos

Museus Capitolinos: estátua de Marforio
A estátua de Marfório, que aparece no filme “A Grande Beleza”

Tiradas de escavações por Roma, várias estátuas importantíssimas estão expostas nos Museus Capitolinos, entre elas a Lupa Capitolina original – a estátua da loba que amamentou, segundo a lenda romana, os gêmeos Rômulo e Remo, que vieram a ser os fundadores da cidade.

Museus Capitolinos: A Lupa Capitolina e os gêmeos Rômulo e Remo

Roma tem esse nome por ser a “cidade de Rômulo”, o primeiro rei da futura capital italiana. Eu fiquei boquiaberta em ver tão de perto esta obra. Desde meus 10 anos sou fascinada pela Roma Antiga. A lenda da fundação da cidade sempre foi uma das histórias que mais gostei. Poder ver a loba bem ali, a centímetros de distância é de tirar o fôlego.

Outra obra famosa é a estátua eqüestre de Marco Aurélio original, que data de 176 d.C. Uma réplica dela se encontra na entrada dos museus, na praça do lado de fora. É uma obra importantíssima e muito antiga. Na mesma sala se encontram partes que compunham a estátua colossal do imperador Constantino, tanto em bronze quanto em mármore. Realmente, são colossais!

Museus Capitolinos: a estátua equestre de Marco AurélioMuseus Capitolinos: a estátua colossal de Constantino

Além de estátuas, pinturas famosas se encontram na pinacoteca dos museus, com vários exemplares de Caravaggio.

Outras alas, como a dos bustos de imperadores romanos, são magníficas, com várias estátuas antigas, bem preservadas, e com uma arquitetura impressionante. Não esqueça de olhar para o teto, um mais bonito que o outro.

Saiba mais: Onde ficar em Roma: os 10 melhores bairros do Centro Histórico.

A vista do terraço dos Museus Capitolinos

Museus Capitolinos: A vista do terraço

Vá durante a tarde visitar os museus e aproveite o pôr do sol para ver Roma ser pintada de dourada do terraço dos Museus Capitolinos. A vista panorâmica de lá é magnífica e ainda é possível admirar a cidade tomando um café. Não é preciso visitar os museus para ir até o terraço, existe uma entrada externa.

Como visitar os Museus Capitolinos

Museus Capitolinos: as fundações do Templo de Júpiter

Os Museus Capitolinos abrem de terça a domingo, de 9:30 a 18:30. Ele é pago, o preço atualizado pode ser visto no site do museu. Caso tenha adquirido o Roma Pass, que dá gratuidade a dois museus, o turista pode usar uma dessas gratuidades para não pagar a entrada deles.

Aconselhamos adquirir a entrada dos Museus Capitolinos com antecedência, para não precisar enfrentar filas para entrar. Além da entrada nos museus, existem também tours guiados pelo Monte Capitolino que duram 3 horas e são bastante procurados.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade