Home » Reino Unido » O que fazer em Camden Town, Londres: 9 atrações
Reino Unido

O que fazer em Camden Town, Londres: 9 atrações

Letreiro do Camden Market. O mercado mais famoso da região é uma ótima opção para o que fazer em Camden.

Camden Town é uma região de Londres que surpreende.

Antes de visitar a área, eu imaginava que se tratava de um lugar mais alternativo e menos explorado pelos viajantes. Para minha surpresa, Camden é uma área que atrai muitos turistas.

O ambiente evoca a contracultura, com muitos traços hippies e punk, mas contraditoriamente as ruas estão repletas de lojinhas de souvenirs, onde você encontra de tudo, desde prataria até leituras de tarô.

Confesso que a atmosfera local é bem diferente daquilo que inicialmente esperávamos, acredito que o ar rebelde da região já se rendeu ao turismo há algum tempo.

Outro ponto de destaque de Camden Town é a diversidade cultural. Ao caminhar pelas ruas, é inegável o forte envolvimento desse bairro londrino na cena musical britânica, bem como sua relevância para a comunidade LGBTQIA+ local.

Neste artigo, vamos listar 9 atrações imperdíveis para incluir no seu roteiro.

9 lugares para conhecer em Camden Town

Entre as 9 dicas para o que fazer em Camden Town, estão os mercados, que oferecem ótimas opções gastronômicas.
O interior do Camden Market Hawley Wharf

Na hora de saber o que fazer em Camden Town, é bom ir sem esperar muito a não ser se divertir. Eu, particularmente, fiquei um pouco decepcionada, mas acho que foi mais pela expectativa que coloquei antes de ir.

Camden é um passeio divertido para ocupar parte do seu roteiro em Londres, especialmente se você for do tipo que curte mercadinhos e tem paciência para garimpar peças de segunda mão. Pela cena musical, vale estender um pouco do tempo e curtir a vida noturna.

Para comer, você encontra por lá do tradicional prato britânico fish and chips, até comidas mais variadas de outras culturas, regiões e para determinadas restrições alimentares.

Você pode visitar o bairro inteiro apenas andando e, para facilitar o seu planejamento, preparamos uma lista de dicas com as 9 melhores atrações da região:

  1. Buck Street Market
  2. Regent’s Canal
  3. Camden Market Hawley Wharf
  4. Camden Market
  5. Stables Market
  6. Estátua de Amy Winehouse
  7. Pubs em Camden
  8. Roundhouse
  9. Primrose Hill

Agora que temos nossa lista, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, para que você possa aproveitar ao máximo sua visita a Camden Town.

Os mercados em volta do Regent's Canal oferecem vista panorâmica do canal.
Vista do Camden Market Hawley Wharf

Veja também: Onde ficar em Londres: 8 Lugares, Hotéis e Mapas.

Seu roteiro por Camden Town

É possível explorar todas as atrações separadas nessa lista apenas caminhando.

▼ Acompanhe a descrição da rota que sugerimos:

Camden Town tem sua própria estação de metrô, que leva o mesmo nome. Ao desembarcar, poucos minutos à frente, você encontrará nosso primeiro destino: Buck Street Market (1).

Depois, siga pela Camden High Street, até chegar ao Regent’s Canal (2). Às margens do canal, está o Camden Market Hawley Wharf (3).

Para chegar ao Camden Market (4), basta caminhar um curto percurso. O Stables Market (5) está localizado bem ao lado e, lá dentro, você poderá visitar a Estátua da Amy Winehouse (6).

Em seguida, caminhe pela avenida Chalk Farm e você vai passar pelo The Camden Assembly (7), um dos muitos pubs da região. Continue caminhando pela Chalk Farm Road que o Roundhouse (8) fica nessa mesma avenida.

Por fim, o Primrose Hill (9) é a atração mais distante da nossa lista. Mesmo assim, apenas 7 minutos de caminhada te levam até o local.

1. Buck Street Market

A foto mostra o interiro do Bucket Street Market. O espaço é dividido entre lojas, barraquinhas e restaurantes.

O Buck Street Market fica situado bem próximo à estação de metrô Camden Town.

Ele é composto por containers multicoloridos, empilhados uns sobre os outros, e é consideravelmente menor que seus vizinhos maiores, o Camden Market e o Stables Market.

Mesmo compacto, o mercado é repleto de vendedores independentes, com bancas e produtos de melhor qualidade e com mais criatividade.

O Buck Street Market se destaca, particularmente, pela variedade dos produtos vendidos, como roupas eco-friendly, que são produzidas de forma independente.

2. Regent’s Canal

A foto mostra o canal, que permeia Camden. Ele é conhecido por ligar boa parte de Londres, por isso turistas aproveitam os barcos para passeios e transporte.

O Regent’s Canal atravessa boa parte de Londres. Esse canal passa estrategicamente por pontos importantes da cidade, incluindo o renomado Regent’s Park e, claro, Camden Town.

Você pode, inclusive, embarcar em um passeio pelo canal e navegar até Little Venice, perto da estação Paddington.

Além de ser vital para o sistema de transportes aquáticos da cidade, ele faz parte da cena turística e recreativa da região.

A área em torno do canal, em Camden Town, é movimentada. Pubs e restaurantesdiversos oferecem uma vista panorâmica do local.

3. Camden Market Hawley Wharf

Mural que representa a Rainha Elizabeth II no Camdem Market Hawley Wharf, criado pelo artista brasileiro Kobra.

Camden Market Hawley Wharf é uma adição mais recente à cena de Camden.

Às margens do canal, ele se destaca por sua diversa culinária. Com restaurantes e comida de rua que reúnem sabores de todo o mundo, há opções para todos os gostos e dietas. Eu comi um prato caribenho ali chamado Juice Junkiez e estava ótimo. É um lugar ideal para fazer uma pausa dos passeios pela cidade e desfrutar de uma boa refeição.

Ao contrário dos tradicionais mercados e das feiras encontradas pelos arredores, o Camden Market Hawley Wharf concentra-se principalmente na gastronomia.

Ao visitar o Hawley Wharf, você também verá o mural criado pelo artista brasileiro Kobra, que representa, de maneira urbana e colorida, um retrato da Rainha Elizabeth II.

4. Camden Market

O interior do Camden Market é repleto de vendedores e barraquinhas. Na foto aparecem barracas de joias, relógios e artesanato, além de visitantes que apreciam o passeio.

Camden Market é o maior e mais famoso mercado do bairro, e se destaca como uma das principais atrações nessa rota.

Ele fica ao longo do cais, na margem do Regent’s Park, e possui a atmosfera de um autêntico mercado de pulgas urbano.

Lá você encontra bijuterias, roupas de segunda mão, livros e diversos objetos artesanais. O espaço oferece aos visitantes a oportunidade de apoiar pequenos vendedores locais.

Mas a experiência não se limita apenas a compras. Por todo canto na áreas abertas existem opções gastronômicas, como food trucks com cozinhas variadas e cafeterias.

5. Stables Market

A foto mostra o teto de guarda-chuvas do Stables Market, mercado cheio de detalhes.
Foto de Kevin Grieve

O mercado leva esse nome porque fica onde antes funcionava um grande estábulo. Ele possui perfil semelhante ao do Camden Market.

A proximidade entre o os dois é tão grande que, se não estiver atento durante sua exploração pelo bairro, pode facilmente confundir e até transitar entre eles, sem sequer perceber a troca.

Mas o Stables Market é mais organizado, com lojas em cada um do que seriam os antigos estábulos.

6. Estátua de Amy Winehouse

A Estátua de bronze da cantora Amy Winehouse está no interior do Stables. Nela, Amy é representada com seu penteado famoso e em seus pulsos estão muitas pulseiras, deixadas por fãs como homenagem.

A Estátua de Amy Winehouse fica na área externa do Stables Market.

É um tributo à cantora conhecida por seu timbre vocal e estilo único. Apesar de não ser originalmente do bairro, ela morou por muitos anos por lá, desde 2005, até seu falecimento, em 2011.

Durante essa época, Amy Winehouse frequentava os pubs, e foi influenciada pela cena musical, que oferecia muito dos estilos blues e motown. Podemos ouvir em seu segundo álbum, Back to Black, a forte contribuição de Camden Town.

Amy falava abertamente sobre sua conexão com Camden e, por isso, tem sua imagem representada em bronze no local.

Com seu famoso penteado alto, a atração é um marco reconhecível para os muitos fãs, que a visitam diariamente. A estátua da cantora se torna ainda mais especial graças aos admiradores que deixam acessórios nos pulsos da estátua, como sinal de respeito e lembrança.

7. Pubs em Camden

O bairro Camden, em Londres, é conhecido por seus mercados e também pelo cenário musical. A foto mostra parte da rua, em frente ao Camden Lock, onde pessoas podem comer em uma estrutura de acrílico que permite estar ao ar livre e protegido da chuva, ao mesmo tempo.
Processed with VSCO with g3 preset

Camden é famoso pela cena musical londrina, que ajudou a construir. Além de bons bares, os estabelecimentos também se dedicam à musica ao vivo.

Entre os destaques estão o Electric Ballroom e The Good Mixer. Localizados perto da estação de metrô Camden Town, ambos têm tradição na música e já receberam inúmeras bandas britânicas, antes delas explodirem em popularidade.

Outras opções recomendáveis são o The Underworld e o Camden Assembly (antes conhecido como The Barfly).

Camden foi um verdadeiro playground para artistas britânicos da contracultura e do punk. Dentre as bandas que já tocaram pelos palcos da área, estão The Clash, The Smiths, Joy Division, U2, Public Enemy e Prince.

8. Roundhouse

A casa de shows Roudhouse leva esse nome por estar situada em um prédio circular. A foto mostra a fachada da Roundhouse.
Foto de Samuel Regan-Asante

O Roundhouse é uma casa de shows e centro cultural em formato circular. Ela fica a poucos passos da estação de metrô Chalk Farm.

O local tem uma longa história cultural. Foi aberto pela primeira vez no final dos anos 60 e hospedou artistas renomados como Pink Floyd e Jimi Hendrix.

Desde então, o Roundhouse passou por fases em que permaneceu fechado, seguidas por reaberturas triunfantes. A última novidade de lá é a Camden Beach que funciona no verão, onde eles montam uma praia artificial (sem mar, claro), com bar de drinks tropicais e cadeiras de praia.

Atualmente, a casa está aberta ao público. Lembre-se de consultar a programação do local para planejar adequadamente sua visita.

9. Primrose Hill

Em cima da colina Primrose, a foto mostra o panorama do distrito.
Foto de Timur Valiev

Primrose Hill é um parque em Londres com vistas panorâmicas deslumbrantes para o centro de Londres e para Regent’s Park, que fica ali por perto.

O topo da colina tem aproximadamente 78 metros de altura. De cima, você consegue ter uma visão clara dos principais ícones da cidade. A St Paul’s Cathedral, The Shard e London Eye são algumas das construções que você irá reconhecer facilmente.

Veja também: O que fazer em Westminster: 10 melhores atrações turísticas.

O melhor dia para visitar Camden Town

Visitantes passam o dia por Camden Town. Na foto aparece a faixa de pedestres com as cores do arco-íris, que ilustra a diversidade cultural do bairro.
Processed with VSCO with g3 preset

Determinar o melhor dia para visitar Camden Town pode depender muito do tipo de experiência que você procura. Se quiser mergulhar na vida agitada do bairro, os fins de semana são a escolha ideal, especialmente aos sábados.

Durante esses dias, todas as lojas e mercados estão abertos, os pubs apresentam música ao vivo, e as ruas estão cheias de gente.

No entanto, se prefere um ambiente mais tranquilo para explorar essa parte de Londres, e fazer compras sem multidões ao redor, visitar durante os dias úteis, é a melhor opção. Mesmo nesses dias os mercados estão abertos, embora com menos vendedores.

Opções de transporte em Camden

A foto mostra um barco no canal que alcança alguns bairros de Londres. Ele é usado por turistas tanto como meio de transporte, quanto como entretenimento.

Chegar em Camden Town é bem simples, graças ao extenso sistema de transporte público de Londres. A forma mais comum e conveniente é através do metrô.

O bairro possui estação própria, de mesmo nome, ela fica muito próxima das principais atrações.

Porém, durante os fins de semana, a estação pode ficar bastante movimentada. Então, muitos visitantes optam por desembarcar na estação ‘Chalk Farm’, que fica um pouco mais ao norte, mas ainda assim bem perto.

Outra alternativa é o ônibus, existem diversas linhas que passam por Camden Town, vindas de várias partes de Londres.

Conheça Camden Town, em Londres

A imagem mostra o Camden Lock, outro mercado que você encontra na área.

Camden Town, é jovem e divertida.

A região é rica em cultura local e tradições britânicas, por isso, é um lugar atraente não só para turistas, mas também para os próprios londrinos.

Além disso, Camden tem forte conexão com a cena musical. Isso reflete nos diversos pubs espalhados pelo bairro, que tornam o local perfeito para apreciar música ao vivo.

Visite Camden Town na sua próxima viagem à Londres!

Acompanhe a Newsletter

Receba nossa newsletter com dicas e promoções de viagem.

    Não enviamos spam. Cancele a qualquer momento.

    ORGANIZE SUA VIAGEM!

    PASSAGENS AÉREAS

    O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

    CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

    Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

    SEGURO VIAGEM

    Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

    ROAD TRIP

    Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

    Sobre o Autor

    Larissa Pereira

    Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

    Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

    Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

    Deixe seu comentário

    Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

    Clique aqui para deixar um comentário.

    Newsletter

    Receba nossa newsletter com dicas e promoções de viagem.

      Não enviamos spam. Cancele a qualquer momento.

      Stock content by

      dedpositphotos
      abbv