Home » Espanha » Onde ficar em Barcelona: Top 10 Bairros e dicas de Hotéis + Mapa
Espanha

Onde ficar em Barcelona: Top 10 Bairros e dicas de Hotéis + Mapa

Onde ficar em Barcelona: o Arc de Triumfe em Barcelona, um arco do triunfo nas cores ocre e dourado

Decidir onde ficar em Barcelona não é tarefa fácil, como acontece em qualquer cidade de grande porte. Escolher um bom hotel ou uma hospedagem bem localizada é uma atividade cansativa para qualquer um.

Para facilitar esta tarefa, resolvemos detalhar em texto as diferenças que vemos entre os principais bairros de Barcelona. Aqui abaixo vamos falar um pouco sobre os locais que consideramos os melhores para ficar hospedado próximo dos principais pontos turísticos. Em cada região de Barcelona vamos dar algumas dicas de hotéis com bom custo benefício e todo o necessário para que sua estadia seja a melhor possível.

10 Melhores Bairros de Barcelona para se Hospedar

A famosa Casa Battló com sua fachada de azulejos coloridos
A Casa Battló

Barcelona é uma cidade extremamente turística. Há oferta de hotéis em praticamente todos os seus bairros.

Para descobrir qual a melhor localização da hospedagem para sua viagem, é preciso primeiro avaliar o que você pretende fazer em Barcelona.

Você está numa viagem rápida ou longa? É sua primeira vez em Barcelona? Vai durante o verão ou inverno? Prefere um bairro mais antigo e tradicional ou mais moderno? Quer economizar na estadia ou estar na melhor localização é mais importante do que o custo?

Para cada uma destas perguntas, Barcelona terá um bairro, região e acomodações com uma característica diferente a oferecer.

Onde ficar em Barcelona

Clique no mapa abaixo para se localizar pelos bairros de Barcelona e ver onde ficam as hospedagens que recomendamos em cada ponto da cidade.

Em geral, para ficar bem hospedado, os melhores bairros de Barcelona são:

  1. Direita do Eixample
  2. Bairro Gótico
  3. El Raval
  4. Sagrada Família
  5. Sant Antoni
  6. Vila de Gràcia
  7. Sants-Monjuic
  8. El Born
  9. Barceloneta
  10. Diagonal Mar

A seguir, vamos descrever todos os principais bairros listados acima. Certamente você encontrará em um ou mais deles a localização ideal para o planejamento de sua viagem a Barcelona.

Mais da Espanha: Veja o que fazer e onde ficar em Madri para planejar sua viagem pelo país.

1. Direita do Eixample

A famosa Casa Milá, na parte direita do Eixample, com cores pasteis e várias curvas e ondas
A Casa Milá, de Gaudí

O Eixample é a zona da cidade mais popular e mais recomendada de se hospedar em Barcelona.

Das áreas que compõem o Eixample, a mais interessante e com maior oferta de acomodações é o trecho chamado Dreta de l’Eixample – a Direita do Eixample, em português.

Passeig de Gràcia

Na Direita do Eixample fica localizado o Passeig de Gràcia – uma enorme avenida que cruza todo o Eixample, ligando a Praça da Catalunha ao distrito de Gràcia.

Por lá o turista encontrará lojas de marcas famosas, galerias de arte e pelo menos duas das mais famosas obras de Gaudí:

  • A Casa Milà
  • E a Casa Batlló

O Passeig de Gràcia é cortado pela linha L3 do metrô. Em suas estações, dá acesso a diversas outras linhas da cidade (L2, L3 e L4 no Metrô Passeig de Gràcia e L3 e L5 no Metrô Diagonal). Permite também que os visitantes acessem os trens regionais, incluindo a linha R2, que leva direto ao Aeroporto El Prat.

Como se pode ver, a região é o paraíso a qualquer turista. Encontrar a melhor opção de hospedagem por ali pode ser uma tarefa árdua, especialmente por ser muito difícil encontrar opções baratas. Mas nós temos algumas recomendações excelentes a fazer:

Melhores hotéis na Direita do Eixample

Para ficar muito bem localizado na Direita do Eixample, vale se hospedar próximo ao metrô Diagonal. Nesta área as principais recomendações são:

2. Bairro Gótico

A comemoração do dia de Santa Eulália no Bairro Gótico, com um leão carregando flores com a boca em frente a catedral
A Festa de Santa Eulália, a santa padroeira de Barcelona

O Bairro Gótico é a opção da maioria dos turistas que procuram um lugar para ficar em Barcelona que seja antes de tudo bem localizado.

Ficar hospedado por ali deixa o visitante no coração da cidade e a uma distância caminhável de bairros como El Born e até da praia da Barceloneta.

Dicas de hotéis

Caso queira ficar hospedado no Bairro Gótico, nossas recomendações de hotéis são:

Vale a pena se hospedar no Bairro Gótico?

Como o nome indica, o bairro gótico conta com várias ruas e praças medievais, repletas de construções históricas. É a região ideal para quem gosta de se sentir numa pequena vila, ainda que dentro de uma das maiores cidades da Europa.

O lado negativo de ficar hospedado por aqui é justamente o caráter excessivamente turístico da região. Todo o comércio, bares e restaurantes são voltados aos turistas, que são maioria em suas ruas. Para sentir a vida local, do dia a dia de quem vive em Barcelona, é melhor ficar hospedado em outros bairros.

3. El Raval

Um mercado municipal do lado de fora, com várias pessoas caminhando em sua frente

El Raval é o mais humilde dos bairros do centro histórico de Barcelona. Logo, é também onde se encontram mais opções baratas de hospedagem.

Há alguns anos El Raval tinha fama de ser perigoso, mas foi sendo revitalizado. O processo transformou e gentrificou áreas antes ocupadas por imigrantes e população de baixa renda em galerias de arte e lojas de moda.

Hotéis em El Raval

Para ficar hospedado no melhor trecho desta região, as principais sugestões de hotéis são:

Já para o visitante que busca acomodações mais em conta, vale reservar um dos hostels que ficam próximos ao metrô Liceu, como:

Vale a pena se hospedar em El Raval?

Mesmo que a revitalização tenha reduzido a fama do bairro ser perigoso, El Raval ainda não é um local completamente seguro, especialmente no trecho próximo ao Museu Marítimo.

Para reservar sua estadia nesta zona, procure os hotéis localizados próximos a Praça da Catalunha. O triângulo formado pelas estações do metrô Sant Antoni, Universitat e Liceu é a melhor recomendação.

4. Sagrada Família

A Sagrada Família vista através de galhos de árvores secos

O bairro da Sagrada Família vive em função da famosa igreja de mesmo nome projetada por Antoni Gaudí, o maior dos pontos turísticos de Barcelona.

A Sagrada Família fica localizada num trecho mais residencial e afastado do distrito do Eixample. O bairro não seria uma opção muito comum para ficar hospedado em Barcelona se não fosse pela presença da obra ocupando um de seus quarteirões centrais.

Também em função da constante vista da igreja, as ruas da região estão sempre repletas de turistas. Este ambiente faz com que o bairro, apesar de ter um caráter residencial, não possua um aspecto local, que é o que muitos turistas buscariam ao reservar acomodações mais afastadas do centro.

Onde se hospedar para dormir perto da Sagrada Família

Caso queira ficar no bairro da Sagrada Família, as dicas são:

Para quem procura uma opção de estadia barata, com quartos coletivos a dica é o Barcelona & You Hostel.

5. Sant Antoni

O bairro de Sant Antoni costuma passar despercebido da maioria, pois não conta com pontos turísticos de renome. Sant Antoni fica em um canto isolado do trecho central do Eixample e vizinho a El Raval.

Este isolamento, no entanto, deixa o bairro com um caráter residencial “intocado” pelas revitalizações de Barcelona, o que fez com que se tornasse um point alternativo na cidade.

Hospedagem em Sant Antoni

Sant Antoni costuma ser uma ótima opção a quem busca algo mais econômico, com melhor custo benefício, especialmente se estiver querendo reservar um albergue. No bairro a dica é reservar algo localizado entre as estações Sant Antoni, Urgell e Universitat.

Seguindo o estilo alternativo do bairro, boas recomendações de albergues são:

Todos eles contam com dormitórios e quartos privados, sendo ótimas opções a quem queira economizar um pouco mais na hospedagem.

6. Vila de Gràcia

O Parc Guell, com uma de suas passarelas e um casal caminhando por ela

Gràcia era originalmente um povoado separado de Barcelona. Com o tempo, o Eixample conectou suas ruas ao centro histórico, fazendo com que a antiga vila fosse incorporada como um novo bairro da cidade.

A modernidade, porém, não tirou o caráter local de Gràcia, que durante o dia mantém suas ruas estreitas num ar tranquilo de vila do interior. A noite, no entanto, Gràcia se transforma, contando com uma série de barzinhos que ficam ocupados até tarde.

Por ter um perfil mais jovial, além de ficar mais afastado do centro e de seus principais atrativos turísticos, as hospedagens do bairro são mais voltadas a quem procura estadia em hostels, assim como ocorre em Sant Antoni, por exemplo. Em Gràcia, no entanto, as opções têm um caráter menos alternativo. No bairro recomendamos o albergue Sant Jordi Gracia.

Além dos albergues, o bairro conta com vários hotéis na região mais próxima ao metrô Diagonal e apartamentos de temporada. Veja a lista completa com as opções disponíveis.

7. Sants-Monjuïc

Um dos pátios do Castelo de Montjuic, com um vasto gramado com flores amarelas, e as paredes do castelo formando o recinto

Sants-Monjuïc é um bairro muito visitado pelos turistas por abrigar diversas atrações turísticas da cidade. Entre as principais estão o Castelo de Monjuïc, o Parque dos Jogos Olímpicos de 1992, a Fundação Juan Miró, a Fonte Mágica e outros.

Não tão usual é escolher Monjuïc ao decidir onde ficar em Barcelona, mas o bairro conta com algumas opções interessantes.

No distrito de Monjuïc a dica é evitar os hotéis na área do Poble-sec, que é uma parte mais modesta da cidade, próxima ao porto. Em vez disso, vale considerar os hotéis próximos a Praça de Espanha, entre as estações de metrô Tarragona e Hostafrancs. Por lá você estará um pouco distante do centro, mas ainda bem localizado.

Melhores Hotéis em Sants-Monjuïc

Em Sants-Monjuïc nossas principais recomendações de hotéis são:

8. El Born

O topo de um galpão revitalizado no bairro de El Born

Localizado ao lado do Bairro Gótico, El Born é um bairro pequenininho, que quase não se diferencia do vizinho mais famoso. O maior destaque local é o Centro Cultural El Born, que conta com escavações antigas da cidade de Barcelona. Por ser menos procurado pelos visitantes, este pedaço da cidade possui uma cara um pouco mais local, apesar de estar recebendo cada vez mais turistas.

Com espaço limitado, não é muito fácil encontrar um lugar barato para ficar hospedado por aqui, mas mesmo que encontre algum um pouco acima do orçamento planejado, faça a reserva que o investimento vale a pena.

Entre os hotéis de El Born, indicamos o Oasis Barcelona, que fica entre o Centro Cultural e a estação de metrô da Barceloneta.

9. Barceloneta

La Barceloneta é a praia mais famosa de Barcelona. A primeira vista costuma ser tentador ficar hospedado por ali para curtir mais fácil os dias de sol, mas a Barceloneta pode ser uma opção ruim de hospedagem tanto no verão quanto no inverno.

No inverno a razão é clara, pois a Barceloneta perde seu principal atrativo. No verão o lado ruim é justamente a popularidade da praia entre os viajantes, que deixa o bairro apinhado de turistas, numa localização que não favorece tanto o deslocamento pelo restante da cidade, pois só conta com uma estação de metrô, com acesso a só uma das linhas.

No verão, porém, se você for um rato de praia, ficar hospedado na Barceloneta pode ser interessante.

Neste caso vale experimentar o Hotel 54 Barceloneta

10. Diagonal Mar

A Diagonal Mar fica numa zona bem afastada do centro, mas é bem atendida pelo metrô. Por conta da presença do Centro de Convenções internacionais de Barcelona, o bairro conta com uma série de hotéis de grandes redes.

Nesta região as hospedagens são muito voltadas ao viajante de negócios ou ao turista que vai a Barcelona para curtir os festivais que costumam acontecer ali, no Parc del Fòrum.

Por não serem tão procurados como os hotéis mais centrais, as acomodações na Diagonal Mar podem ter ofertas de diárias mais baratas, o que é tentador numa cidade tão cara quanto Barcelona.

Caso o deslocamento constante ao centro não seja um problema para você, reservar suas diárias na Diagonal Mar pode ser uma opção de economia interessante.

Boas opções de hospedagem na Diagonal Mar são:

Qual o melhor lugar de Barcelona para ficar hospedado?

Para quem nunca esteve em Barcelona, a melhor forma de entender sua área turística é fazendo uma divisão em dois trechos: o Centro Histórico e o Eixample.

O Centro Histórico de Barcelona

O Centro Histórico é o trecho mais antigo de Barcelona, que antigamente ficava cercado por muralhas. Lá estão, entre outras atrações, as famosas Ramblas de Barcelona e o Bairro Gótico, uma de suas principais atrações turísticas.

Veja a lista com os melhores hotéis e albergues do Centro Histórico.

Os bairros do Eixample

Assim que você iniciar suas pesquisas considerando o bairro onde ficar em Barcelona, verá que há quase uma unanimidade entre os viajantes de que a melhor localização a se escolher é o Eixample.

O Eixample compõe justamente a parte da extensão de Barcelona, surgida após a derrubada de suas muralhas, em meados do século XIX (Eixample, em catalão, significa “Expansão”). Assim, é no Eixample onde estão localizadas as principais obras modernistas de Barcelona e é por ali que passa a maior parte das linhas de trem e metrô da cidade.

O Eixample é uma área moderna, mais ampla, central na cidade e planejada de forma a facilitar o sistema de transporte na região. Sua localização deixa qualquer um a uma distância caminhável ou com fácil acesso por transporte público de boa parte das outras regiões da cidade.

O problema, para quem chega pela primeira vez, é que o Eixample é um enorme distrito da cidade que liga o centro histórico a outros distritos mais distantes. É dividido internamente em cinco zonas diferentes, o que pode ser um pouco confuso, uma vez que isto faz com que nem toda hospedagem localizada no Eixample seja uma boa escolha na hora de decidir onde ficar em Barcelona.

Veja a lista completa de hotéis e albergues no Eixample.

Casa Gracia

Localizado em um casarão antigo e de frente para o Passeig de Gràcia, o Casa Gracia Hostel não só desfruta da melhor localização possível em Barcelona (a apenas alguns passos da estação Diagonal do metrô), como oferece todo o conforto que um viajante disposto a explorar a cultura catalã pode desejar.

Como um hostel, o Casa Gracia oferece dormitórios e quartos com banheiro compartilhado, mas o verdadeiro potencial do local é destacado ao oferecer excelentes quartos privados – o nosso ainda tinha varanda!

O Casa Gracia é um boutique hostel, e assim, o local está longe de ser aquele albergue padrão que só oferece o mínimo possível ao hóspede.  Diante do charme, dos serviços que apresenta e de sua localização, o Casa Gracia é opção imperdível a quem quer ter uma estadia memorável na cidade.

Se ainda há dúvida de onde ficar em Barcelona, siga o bom conselho que estamos lhe dando e temos certeza que sua experiência no Casa Gracia será tão gratificante quanto foi a nossa.

Outros bairros de Barcelona para ficar hospedado:

Além destas áreas, quem procura onde ficar em Barcelona ainda encontra boas opções de hospedagem em regiões menos centrais, como a Barceloneta, onde fica a praia mais famosa da cidade ou Vila de Gràcia, um delicioso bairro residencial.

*Larissa e Carlos ficaram hospedados em Barcelona a convite do Casa Gracia.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

Stock content by

dedpositphotos
abbv