Escolher onde ficar em Madri pode ser mais complicado do que se imagina.
A capital espanhola é imensa, com vários bairros voltados para perfis diferentes de viajantes. Por isso é bom entender o que cada região tem a oferecer antes de reservar seu hotel.
Por isso fizemos um guia de bairros, descrevendo cada um deles para facilitar a sua escolha. Além disso, selecionamos hotéis a dedo para cada tipo de turista.
Uma coisa a ficar atento na Espanha são a presença de hostals. O nome pode ser parecido com hostel, que são os famosos albergues, mas na verdade os hostals são pousadas dentro da cidade. Uma boa opção a quem quer fazer uma viagem a Madrid, mas se sentindo em casa.
8 Melhores Bairros para se Hospedar em Madrid
Dentre as inúmeras opções de onde ficar em Madrid, separamos os melhores bairros e preparamos uma lista de hotéis em cada um deles para tornar o seu planejamento de viagem mais fácil.
Onde ficar em Madrid
Veja no mapa abaixo onde ficam os principais bairros com opções de hospedagem, as alternativas de hotéis que recomendamos e sua proximidade com os principais pontos turísticos e estações de metrô da cidade.
Como se vê, Madri tem opções de bairros para todos os gostos e bolsos.
Os melhores lugares para ficar hospedado numa viagem são:
- Barrio de las Letras
- Sol (Centro Histórico)
- Retiro
- Madrid de los Austrias
- Malasaña
- Chueca
- Salamanca
- La Latina
Mais dicas da Espanha: Veja o que fazer e onde ficar em Barcelona
1. Barrio de las Letras
O Barrio de las Letras é a nossa principal indicação para quem busca um lugar para ficar hospedado em Madri.
O Barrio de las Letras é um bairro bem centralizado em Madri, sem estar exatamente no Centro Histórico da capital. Ali a maioria das coisas podem ser feitas a pé e a região fica localizada perto de um dos 3 maiores pontos turísticos de Madri:
- Museu do Prado
- Museu Reina Sofía
- Museu Thyssen-Bornemisza.
Onde ficar no Barrio de las Letras
Ao buscar onde ficar em Madri, os melhores hotéis no Bairro de las Letras são:
- One Shot Prado 23: hotel com excelente localização, design super elegante, com quartos e banheiros bem amplos e contando com um ótimo custo benefício.
- Hostal Alexis Madrid: pousada com quartos enormes e bem iluminados, muito bem pontuado e perto de tudo.
- Vincci Soho: hotel 4 estrelas com café da manhã, terraço e 2 restaurantes com refeições servidas no lindo pátio da hospedagem.
- Hostalin Madrid Atocha: pousada com quartos bem limpos e com sacada, no centro de tudo e com ótimos preços.
No Bairro de las Letras tem de tudo, desde lojas, restaurantes e bares. Ali se encontra a bem frequentada Plaza Santa Ana, com muitos estabelecimentos no entorno.
Além disso, o Bairro de las Letras conta com uma estação de metrô na porta (Antón Martín).
Foi nesta região onde Miguel de Cervantes, o autor de Dom Quixote, morou.
2. Sol (Centro Histórico)
O Centro Histórico de Madri se chama Sol, por ali ficar a famosa Puerta del Sol, símbolo da cidade.
No Sol você estará no meio de tudo e verá o corre corre de Madri durante a semana, com seus trabalhadores indo de lá pra cá.
Ficar hospedado no Centro de Madri é ótimo para fazer quase tudo a pé, além de contar com 3 estações de metrô no bairro. No Sol é bom também para fazer compras em suas inúmeras lojas de rua.
No bairro se encontra também a famosa Gran Vía, uma das principais ruas da capital, onde se reúnem os melhores teatros e cinemas.
Hotéis no Centro Histórico de Madri
Entre os melhores hotéis no Centro Histórico de Madri podemos destacar:
- Alhambra Suites: hotel num prédio do século XIX com café da manhã e refeições tipicamente espanholas servidas no restaurante próprio.
- Eurostars Casa de la Lírica: hotel com arquitetura intrigante, com a recepção parecendo uma moderna capela. Quartos espaçosos e com sacada.
- Hostal Patria Madrid: pousada bem aconchegante a apenas 200 metros da Puerta del Sol com cozinha comunitária.
3. Retiro
O bairro do Retiro é uma região mais sofisticada de Madri, cheia de mansões antes usadas por aristocratas espanhóis.
Hoje, hotéis luxuosos se concentram na região, então é o bairro perfeito para quem quer luxo e tranquilidade, mas sem abrir mão de estar em bairro próximo do centro. Isso acaba tornando a hospedagem mais cara.
Retiro fica na mesma região madrilenha do Museu do Prado, do Paseo del Prado e do Parque El Retiro.
Os hotéis mais indicados no Retiro são:
- Ayre Gran Hotel Colón: hotel boutique com jardins, decoração moderna com amplas janelas e com restaurante, bar e café em suas instalações.
- Agumar: hotel com quartos amplos, sacada, café da manhã servido no salão do piano e restaurante no local.
- Claridge Madrid: hotel 4 estrelas em Madrid com linda decoração, quartos imensos, restaurante focado em culinária espanhola e com um preço ótimo.
4. Madrid de los Austrias
O bairro de Madrid de los Austrias (ou somente Austrias) fica entre alguns dos maiores pontos turísticos de Madri: a Plaza Mayor e o Palácio Real.
Ao ficar hospedado em Austrias o turista estará perto do Palácio Real, do Mercado San Miguel e do Teatro Real.
A região era o antigo centro da capital espanhola, da época em que a Áustria governava a Espanha, daí o nome do bairro. Austrias é uma região bem turística, mas menos cheia que o Centro Histórico de Madrid.
Nossas dicas de hotéis em Austrias são:
- Hostal Central Palace Madrid: pousada com quartos imensos com vistas para a Catedral de Almúdena e os Jardins de Sabatini.
- Hostal Oriente: hotel 3 estrelas com ótimo preço, apresenta decoração clean e minimalista, a menos de 1 minuto da estação de metrô.
5. Malasaña
Malasaña é o bairro alternativo de Madrid, cheio de bares e restaurantes bem hipsters. Para quem gosta de agito e vida noturna, é aqui o melhor lugar para se hospedar na cidade.
A região é muito rica em vida cultural, repleta de galerias de arte e lojas de roupas independentes. Pelo seu estilo único, Malasaña já apareceu em diversos filmes ao redor do mundo.
Em Malasaña é também onde acontecem os botellóns, onde centenas de jovens e adultos se espalham pelas ruas e praças para beber muito antes de entrar em boates. Pode ser um pouco demais para quem procura tranquilidade.
A região fica próxima da Gran Vía também, assim como o bairro de Sol e conta com 4 estações de metrô.
Nossas sugestões de hotéis em Malasaña são:
- Hostal Palacio Luna: hotel 3 estrelas com sacada, decoração clean, com quartos bem iluminados e ótimo atendimento e valores acessíveis.
- Woohoo Hostal Madrid: uma mistura de pousada com albergue, com quartos privados e coletivos. Bem em frente da Gran Vía, é uma excelente opção para quem quer economizar sem perder o conforto.
- Petit Palace Triball: hotel 3 estrelas localizado num prédio do século XIX, mas totalmente reformado e modernizado por dentro. Situado na Gran Vía.
6. Chueca
Chueca é um bairro bem vivo à noite, assim como seu vizinho Malasaña, mas a diferença é que esta região está mais voltada ao perfil de turista LGBT.
Cheio de bares, boates e restaurantes, Chueca é vibrante, mas de uma forma bem mais sofisticada. Pode ser um bom complemento a quem gosta de badalar, mas prefere uma localização menos hipster que Malasaña.
Chueca conta com 2 estações de metrô.
Os hotéis mais indicados em Chueca são:
- Room007 Chueca Hostal: albergue com quartos privados lindos e com sacada. Oferece café da manhã, almoço e jantar no bar e restaurante do estabelecimento, com mesas distrubuídas pelo pátio.
- B&B Hotel Madrid Fuencarral 52: hotel boutique com terraço com lindas vistas de Madrid, com decoração clean e cômodos bem iluminados.
- Petit Palace Chueca: hotel 3 estrelas numa antiga mansão do século XIX, muito bem localizado e com decoração acolhedora e refinada.
7. Salamanca
O bairro de Salamanca é um dos mais caros de Madrid. Ali é onde moram empresários, diplomatas e pessoas da classe alta madrilenha.
Salamanca foi originalmente um bairro residencial, mas hoje atrai muitos turistas que procuram fazer compras de luxo. No eixo entre a Calle de Jose Ortega y Gasset, Calle Velazquez e Calle de Serrano se encontram as maiores marcas da alta moda mundial.
Além disso, opções de restaurantes, bares e boates refinados não irão faltar.
Opções de hotéis em Salamanca são:
- VP El Madroño: aparthotel com uma pequena cozinha, bem limpo e decorado, com café da manhã.
- Suites Barrio de Salamanca: hotel 4 estrelas com quartos muito bem decorados com sacada e café-bar.
- ICON Embassy: hotel 4 estrelas num elegante prédio do século XIX. Café da manhã servido num lindo restaurante com teto de vidro.
8. La Latina
La Latina é um dos bairros mais boêmios de Madrid, cheio de bares e restaurantes populares.
Ali se encontra o famoso Mercado El Rastro, um mercado de pulgas ao ar livre que atrai tanto locais quanto turistas.
Fica localizada entre bairros bastante turísticos como o Madrid de los Austrias, o Sol e a famosa Gran Vía, o que facilita o deslocamento.
Além disso, o lugar tem um diferencial, pois mantém sua estética do jeito que era na Idade Média, cheia de ruelas estreitas e angulares, o que dá um toque especial.
Para quem quer economizar na hospedagem, essa localização é uma das melhores, com hotéis com ótimos valores .
Nossas opções de hotéis em La Latina são:
- Ganivet: hotel com quartos espaçosos, café da manhã, estacionamento e piscina, dependendo da época do ano.
- L&H La Latina: aparthotel com uma incrível decoração, com cozinha em cada apartamento.
- Posada del León de Oro Hotel: hotel boutique 4 estrelas localizado num prédio com um pátio em seu interior. Conta com um restaurante com comida tradicional espanhola.
Larissa qual o melhor local para hospedagem de 2 casais com 60 anos…
gostei muita das dicas. Madrid e encantador. Seguirei vida cigana no you tube. abracos
Obrigada, Osvaldo!
Estou achando muito dificil escolher uma hospedagem em Madrid, não existe hotel completo.
O que seria completo?