Home » Brasil » Onde ficar em Niterói: 7 melhores bairros e dicas de hotéis
Brasil

Onde ficar em Niterói: 7 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Niterói: um casal sentado no Parque da Cidade, em Niterói, admirando o pôr do sol

O primeiro dever de casa antes de escolher onde ficar em Niterói é listar os pontos turísticos de interesse de cada uma das regiões da cidade. Isso faz muita diferença na hora de saber onde se hospedar.

Apenas 13 quilômetros separam Niterói da cidade do Rio de Janeiro.

Uma visita já se justificaria pela paisagem belíssima, não só dos principais pontos turísticos do outro lado da baía, mas da própria cidade, cheia de praias lindíssimas e prédios históricos. É só lembrar que Niterói no passado já foi capital do Estado do Rio de Janeiro.

Onde ficar em Niterói: 7 melhores bairros para se hospedar

Onde ficar em Niterói: Itacoatiara é um dos mais belos bairros da cidade

Vamos listar os melhores bairros com as melhores dicas da cidade do Niterói para facilitar sua viagem pra lá.

Eu, como nasci e cresci em Niterói, conheço muito bem cada um dos bairros sugeridos e assino embaixo. Tem opções para todo o tipo de turista, desde os que vieram a trabalho ou curtir dias de praia.

Algumas das boas opções de onde ficar em Niterói incluem os seguintes bairros:

  1. Icaraí e Ingá
  2. Charitas
  3. Centro
  4. Itacoatiara
  5. Gragoatá e São Domingos
  6. São Francisco
  7. Camboinhas

1. Icaraí e Ingá

Foto de Emmaus Studio pelo Unsplash

A praia de Icaraí é a mais conhecida da cidade, com 1.200m de extensão e vegetação feita de amendoeiras e coqueiros.

Além disso, Icaraí tem espaço para a prática de vários esportes, e um calçadão que permite correr e caminhar, ou simplesmente apreciar a bela vista, que conta com a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o Museu MAC, assim como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos no horizonte.

Icaraí também conta com o Campo de São Bento, um parque cheio de verde perfeito para famílias.

Ali você encontrará os melhores e mais famosos restaurantes da cidade.

Icaraí também é o palco dos maiores eventos promovidos na cidade, como concertos e o Réveillon.

Já o bairro do Ingá é bem ao lado de Icaraí e dos bairros de Boa Viagem e Centro.

Fica a alguns passos do Museu de Arte Contemporânea, é seguro e com várias alternativas de comércio e lazer, mas menos agitado e acessível que Icaraí.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • Icaraí Praia Hotel: o hotel conta com uma localização excelente, a apenas 20 metros da Praia de Icaraí e a 5 minutos de carro do centro de Niterói. A hospedagem oferece comodidades modernas, que incluem WiFi e estacionamento, ambos gratuitos.
  • H Niterói Hotel: é um sofisticado hotel 4 estrelas que oferece piscina ao ar livre e sauna. O buffet de café da manhã diário inclui uma variedade de frutas frescas, pães e frios. O restaurante do hotel também serve diversas especialidades regionais e internacionais, além de uma seleção de bebidas. Atualmente o hotel mais famoso e moderno da cidade.
  • Hotel Fagundes Varela: situado no bairro de Ingá, o Hotel Fagundes Varela está situado a 500 metros da Praia de Icaraí, a 1,3 km do MAC e a 1,5 km do Shopping Center Plaza. O estacionamento privativo pode ser providenciado por um custo extra.

2. Charitas

O bairro de Charitas limita-se com as águas da Baía de Guanabara, Piratininga (através do túnel Charitas-Cafubá), São Francisco e Jurujuba. O bairro está numa enseada, em uma estreita faixa de terra compreendida entre a orla e o Morro da Viração.

As águas calmas, mas não próprias ao banho, da Baía de Guanabara batem suavemente na Praia de Charitas, onde o espetáculo fica por conta do relevo formado por picos como o Corcovado e o Sumaré.

Vez por outra também é possível avistar golfinhos fazendo malabarismos por entre os barcos que aportam próximo à colônia de pescadores.

Charitas é um bairro ótimo para quem quer ou precisa ir ao Rio, pois ali se encontra a Estação de Catamarãs, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A obra faz parte do Caminho Niemeyer, que margeia a região oceânica de Niterói.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • Pousada Charitas Saint Malo: com piscina ao ar livre, a pousada oferece acomodações com Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito. A Praia de Icarai fica a 2,5 km, enquanto o MAC está a 6 km de distância.
  • Hotel Solar do Amanhecer: oferece acomodações 4 estrelas com sauna e terraço. O aeroporto mais próximo é o Santos Dumont, a 7 km do Hotel Solar do Amanhecer. Já nos hospedamos neste hotel e gostamos bastante.

3. Centro

O Centro de Niterói com a Avenida Amaral Peixoto em frente

O Centro é a escolha certa para quem procura por um bom custo-benefício na hora de escolher onde ficar em Niterói, além da proximidade com a capital carioca, o que é uma vantagem importante para os moradores que trabalham ou estudam no Rio de Janeiro, pois fica próximo de faculdades como a UFF.

Em termos de localização, é no centro que está situada a Praça Araribóia, de onde saem as barcas que interligam Niterói ao centro do Rio de Janeiro. Esse percurso completamente seguro, que leva em média 15 minutos, é uma alternativa à Ponte Rio-Niterói para chegar à capital fluminense.

Ali também fica o maior shopping center da cidade, o Plaza Shopping.

Além disso, é nessa área central da cidade que se encontram vias fundamentais na conexão com os bairros da zona sul, como é o caso da Rua da Conceição e da Avenida Amaral Peixoto. 

Mas, como nem tudo são flores, o centro da cidade não tem atrações belas, de noite é mais perigoso e durante os finais de semana fica deserto.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • Niterói Palace Hotel: oferece acomodações práticas no centro da cidade, bem como Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo. O hotel fica a uma curta caminhada de bares, lojas e restaurantes e a 5 km da Praia de Icaraí.
  • Rio Casa Hostel: situado a 18 minutos a pé do MAC-Niterói e a 6 minutos a pé do Plaza Shopping, o Rio Casa Hostel oferece acomodações com piscina ao ar livre. Bem localizado no centro da cidade, este albergue oferece churrasqueira e sauna.

4. Itacoatiara

A região costeira de Itacoatiara tem 700m de extensão e está entre uma vegetação exuberante que a torna uma das praias mais belas do Rio de Janeiro. Fica na Região Oceânica da cidade.

Suas águas são límpidas e azuis. Um paraíso para os surfistas, serve de palco para várias competições, é pequena, e é uma das praias onde os jovens mais frequentam.

Na esquina direita da praia está a “Prainha”, um paraíso para crianças, uma praia minúscula completamente protegida das ondas.

Esta praia tem um cenário maravilhoso, além de águas perfeitas, areia linda e conta com o Costão de Itacoatiara, perfeito para trilhas próximas com vistas extraordinárias lá de cima.

É uma ótima escolha para o verão.

Só é isolada de outras regiões mais práticas de Niterói, sendo o último bairro da cidade. É bom ter carro para se locomover para outras regiões.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • Pousada Praia de Itacoatiara: a apenas 100 m da praia de Itacoatiara, esta pousada oferece piscina ao ar livre rodeada por jardim. O restaurante serve buffet de café da manhã, e o WiFi gratuito está disponível nas áreas comuns.
  • Vila Ebert: esta casa de temporada dispõe de 1 quarto, 1 banheiro, roupa de cama, toalhas, TV de tela plana com canais via satélite, cozinha totalmente equipada e varanda térrea com vista do mar. O Vila Ebert oferece acomodações com Wi-Fi gratuito, ar-condicionado e piscina ao ar livre. Esta casa de temporada dispõe de piscina privativa, jardim e estacionamento privativo gratuito.

5. Gragoatá e São Domingos

Foto de Márcio Sette

São Domingos conta com alguns pontos de interesse de Niterói. Você pode encontrar faculdades, tais como Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH); além de museus, teatros, cinemas e casas históricas, tais como Solar do Jambeiro.

É o bairro vizinho do centro, muito frequentado por jovens e estudantes.

Gragoatá também fica próximo ao centro da cidade de Niterói e com a bela vista da cidade do Rio de Janeiro e da Ponte Rio Niterói. 

Este já é um bairro mais exclusivo que São Domingos, com hotéis de grande renome e fica a poucos passos do bairro de Boa Viagem, onde fica o MAC.

Nossa dica de acomodação nesta área é:

  • Quality Hotel Niterói: dispõe de piscinas ao ar livre e academia. Todos os quartos oferecem varanda e ar-condicionado, além de uma cozinha compacta com micro-ondas, uma TV a cabo e banheiro. Você também pode desfrutar das quadras de tênis, banheira de hidromassagem e sauna. As vistas do hotel são deslumbrantes tanto dos quartos quanto do café da manhã.

6. São Francisco

Niterói é um pouco carente de vida noturna, pois os residentes preferem atravessar a baía e ir ao Rio para festejar até o amanhecer nas boates.

No entanto, a cidade ainda tem vários pontos animados com ótimos restaurantes e bares para passar as noites bebericando cerveja gelada e caipirinhas. O melhor bairro é São Francisco, onde os visitantes possuem diversas opções de lugares badalados.

Nossa dica de acomodação nesta área é:

  • Terrassé São Francisco: oferece acomodações com lounge compartilhado, estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço. A propriedade fica a cerca de 5 km do Museu de Arte Contemporânea, a 6 km do Shopping Center Plaza e a 6 km do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A acomodação oferece sauna, Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e quartos família.

7. Camboinhas

O bairro de Camboinhas fica na Região Oceânica e possui costa tanto na Lagoa de Itaipu como no Oceano Atlântico.

É um bairro que possui diversas belezas naturais e atrai muitos turistas devido a sua praia, qualidade de vida e infraestrutura que o bairro oferece.

Com areias claras e finas, é uma extensão da Praia de Itaipu e um recanto pitoresco muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso, pelos velejadores e pelos windsurfistas. Sua orla é repleta de quiosques especializados em frutos do mar, servidos à beira-mar. Seu nome reporta-se ao encalhe de um navio com o mesmo nome.

Nossas dicas de acomodações nesta área são:

  • Cobertura Camboinhas: oferece acomodações com ar-condicionado, varanda e Wi-Fi gratuito. A propriedade também dispõe de piscina ao ar livre.
  • Camboinhas Inn: oferece um refúgio com bar, piscina ao ar livre, Wi-Fi gratuito e recepção 24 horas. Esta propriedade oferece acesso a uma mesa de bilhar, pingue-pongue e estacionamento privativo gratuito.
  • Camboinhas BnB: os quartos da pousada dispõem de ar-condicionado, mesa de trabalho, varanda com vista da piscina, banheiro privativo, TV de tela plana, roupa de cama e toalhas. O Camboinhas BnB oferece café da manhã à la carte ou americano.

O melhor lugar pra se hospedar em Niterói

A Praia de Icaraí num dia ensolarado
Foto de Emmaus Studio pelo Unsplash

Icaraí é com certeza o bairro mais popular de Niterói. Pode ser comparado a Copacabana no Rio: sem casas, apenas prédios altos, muitos moradores, muitos negócios, bares, restaurantes, parques e um animado calçadão. Ainda assim, é muito mais calmo do que a vida agitada de Copacabana.

Embora a praia de Icaraí não seja apropriada para nadar, devido à poluição da Baía de Guanabara, ainda é um lugar agradável para um passeio. Caminhar ao longo do calçadão oferece um cenário agradável enquanto se desfruta da vibração informal e mais silenciosa de Niterói.

É um ótimo lugar para aproveitar a tarde bebendo água de coco fresca, jogando futebol de praia, voleibol ou andando de bicicleta.

Devido a toda essa infraestrutura, qualidade de vida e ótimos restaurantes, Icaraí é o melhor lugar na hora de saber onde ficar em Niterói.

O que fazer em Niterói

O MAC Niterói em primeiro plano e o bairro do Ingá ao fundo

Não é difícil encontrar coisas interessantes para fazer em Niterói. Mergulhe em alguma história local e confira todas as melhores atrações turísticas desta cidade encantadora. Organize agora sua lista de atividades obrigatórias para que você esteja ansioso para ir quando chegar.

Como chegar em Niterói vindo do Rio de Janeiro

Há 4 maneiras de chegar de Niterói ao Rio de Janeiro:

  • barca
  • ônibus
  • táxi/uber
  • carro

Barca

A companhia de barcas Rio-Niterói é uma das formas mais comuns de atravessar a Baía de Guanabara vindo ou indo pro Rio.

Ela sai da Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, e vai tanto para a Praça Araribóia, no centro de Niterói, ou para a Estação de Charitas, no bairro de mesmo nome.

Nos dias da semana, a primeira barca que vai para a Praça Araribóia sai às 6:00 e a última às 23:30.

Outro lugar para onde você pode ir com a barca Rio-Niterói é o bairro de Charitas.

O horário também é um pouco limitado já que esta linha não funciona nos fins de semana ou feriados públicos. A primeira balsa sai às 7:00 e a última às 21:00.

Ônibus

Para ir de ônibus do Galeão até Niterói, existe a linha 760D que passa pelo aeroporto e vai até o bairro de Charitas, passando pelo centro, São Domingos, Ingá, Icaraí, São Francisco e Charitas.

Seu horário de funcionamento vai das 6:00 às 22:30.

Táxi/Uber

Com preços mais altos, é possível pedir tanto táxi quanto Uber do Aeroporto do Galeão ou do Santos Dumont.

O Uber sai mais barato do que o táxi.

Carro

Se preferir alugar um carro, aí sim você irá simplificar tudo, principalmente se ficar na Região Oceânica de Niterói, que conta com os bairros de Camboinhas e Itacoatiara.

Salve estas dicas de Niterói no Pinterest!

Todas as dicas dos melhores 7 bairros de Niterói com várias opções de hotéis e pousadas escolhidas a dedo.
Os 7 melhores bairros de Niterói para cada tipo de viajante, desde os que vão a negócios aos que procuram curtir uma praia. As melhores opções de hotéis também estão aqui, escolhido a dedos por nós.
 
Tem alguma dúvida? Veja mais dicas no Instagram @vidaciganablog

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv