Você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro e não sabe onde ficar na Barra da Tijuca, não se preocupe! Neste guia, vamos te ajudar a escolher a melhor região para sua hospedagem na Zona Oeste da capital carioca.
Encontrar o lugar perfeito para descansar após um dia de passeios nem sempre é fácil, mas é uma tarefa fundamental para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade maravilhosa.
A Barra da Tijuca é um dos bairros mais procurados por turistas que visitam o Rio e precisam de uma hospedagem nesta parte do Rio.
A importância dessa região envolve tanto a grande quantidade de praias quanto o fato de que boa parte dos principais eventos da cidade e esportes olímpicos se dão em locais como o Parque Olímpico e o Riocentro.
O local também conta com outros ainda com belas praias e pontos turísticos como a Praia da Reserva, Praia de Grumari, Praia do Pepê, Barra de Guaratiba, Jardim Botânico, entre outros.
Por ser uma área extensa e com suas particularidades, escolher bem onde se hospedar na Barra da Tijuca pode ser um desafio, mas estamos aqui para te ajudar! Vamos comparar seis diferentes partes do bairro e dar sugestões de acomodações em cada uma delas.
Prepare-se para encontrar as melhores dicas para começar bem a sua viagem e aproveitar um dos melhores locais da Cidade Maravilhosa!
Onde ficar na Barra da Tijuca: Comparando 6 Áreas e Sugestões de Hospedagem
Se você está procurando as melhores opções de hospedagem na Barra da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, este é o lugar certo! Preparamos uma lista com seis diferentes áreas do bairro para que você possa escolher a que melhor atende às suas necessidades e preferências.
Afinal, cada viajante prefere escolher os hotéis de acordo com o estilo de suas viagens e o espírito que procuram no destino escolhido.
Confira abaixo as regiões que selecionamos que são os melhores lugares para se hospedar na Barra da Tijuca:
- Jardim Oceânico
- Praia do Pepê
- Parque Olímpico
- Lagoa de Marapendi
- Recreio dos Bandeirantes
- Ilha da Gigóia
Agora vamos apresentar cada uma delas com suas características e opções de hospedagem disponíveis!
1. Jardim Oceânico
A nossa primeira indicação é o Jardim Oceânico, uma região charmosa e prática para sua hospedagem na Barra da Tijuca. Durante a minha última visita ao Rio de Janeiro eu me hospedei lá e confesso que não poderia ter escolhido algo melhor.
Ter uma hospedagem no Jardim Oceânico ajuda a ficar perto de alguns pontos como a Praia do Pepê e ter acesso fácil a boa parte dos pontos turísticos do Rio.
A área é delimitada pela Avenida Lúcio Costa e pela Avenida das Américas, duas importantes vias que fornecem caminho para a Zona Sul ou para o restante da Barra da Tijuca e o Recreio para quem está de carro.
Outro ponto conveniente da regiãa é que ele conta com uma boa estrutura de restaurantes, bares e lojas, que não deixam a desejar para praticamente nenhuma outra região.
Para quem procura se deslocar pelo Rio de Janeiro usando o transporte público, o local conta com a estação de metrô Jardim Oceânico, que conecta a Zona Oeste ao centro histórico e bairros importantes da Zona Sul como Copacabana e Ipanema.
Além disso, a região é bem servida por linhas de ônibus, que permitem acessar tanto os bairros mais distantes quanto se deslocar pelas próprias regiões da Barra.
Por isso, se hospedar no Jardim Oceânico é uma das opções mais completas em termos de infraestrutura: tem tudo que você precisa por perto!
No entanto, essa não é uma das regiões mais propícias para quem busca um estilo de viagem mais tranquilo ou isolado. Se você busca isso, talvez seja melhor buscar alguma outra opção. Mas no geral eu diria que este é um dos melhores lugares para se hospedar na Barra da Tijuca.
- LSH by Own: Quarto com varanda e piscina de borda infinita de frente para o mar. Fica a 15min de caminhada da estação de metrô Jardim Oceânico.
- Windsor Barra Hotel: Hotel 5 estrelas com quartos elegantes com vista para o mar e buffet internacional. Nos arredores do hotel há restaurantes de alta gastronomia.
2. Praia do Pepê
A Praia do Pepê é um dos melhores lugares para quem está em busca de uma viagem mais animada e perto da praia.
Essa parte da Barra da Tijuca é conhecida como o point do lazer e do entretenimento. Por isso, se você está e quer um pouco mais de agito, essa pode ser a melhor escolha para um bom rolê com seus amigos.
Além disso, o Pepê é um lugar que funciona bem tanto para o dia quanto para a noite. Com uma localização privilegiada à beira-mar, oferece paisagens deslumbrantes e acesso fácil às praias da região.
Ao se hospedar nessa parte do Rio, você também pode aproveitar as estruturas do Jardim Oceânico, que como já dissemos, conta com uma grande oferta de serviços e comércio.
Comparado aos outros bairros selecionados em nossa lista, a Praia do Pepê oferece uma atmosfera mais agitada e animada, perfeita para quem quer aproveitar tudo que o espírito da vida noturna carioca tem a oferecer.
Por outro lado, pode não ser tão ideal para quem busca tranquilidade ou sossego durante sua estadia no Rio.
- Tropical Barra Hotel: Alguns quartos tem banheira de hidromassagem e produtos de banho gratuitos. Próximo a boas estruturas de comércio, localizado na Avenida Lúcio Costa.
- Ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca: Bom custo benefício próximo ao Pier da Barra. Recepção e bar 24h.
3. Parque Olímpico
Se você está indo para algum evento no Rio de Janeiro, é provável que eles sejam realizados no Parque Olímpico ou em suas proximidades.
Essa região inclui estruturas como a Arena Carioca 1, a Jeunesse Arena e a famosa Cidade do Rock, que recebe um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio.
Próximo dali também está o Rio Centro, um dos maiores centros de convenções do país e o Parque dos Atletas, importante estrutura construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Uma das grandes vantagens de se hospedar no Parque Olímpico, é que o local conta com a infraestrutura deixada pelas olimpíadas de 2016, o que inclui ciclovias, praças arborizadas, restaurantes sofisticados, entre outros.
Por outro lado, vale dizer que, tirando os eventos, não há tantas opções de vida noturna na região como em outras áreas da Barra da Tijuca. Quem deseja uma vida noturna agitada ou mais opções gastronômicas pode preferir outras áreas da Barra da Tijuca, especialmente as próximas à praia.
Mas se você está indo para algum evento esportivo ou musical, escolher essa parte do Rio vale a pena demais!
- Courtyard by Marriott Rio de Janeiro Barra da Tijuca: Hotel com quartos modernos e bem avaliados pelos viajantes. Academia e piscina disponíveis para os hóspedes.
- Novotel Rio de Janeiro Parque Olimpico: Hotel com decoração contemporânea em todos os quartos, academia, espaço para trabalho e salas de reunião. A 15 minutos de caminhada do Riocentro.
- TRYP by Wyndham Rio de Janeiro Barra Parque Olímpico: Quartos com ar-condicionado, frigobar e cafeteira. Serviços de lavanderia e passar roupa disponíveis no hotel. Hotel de frente ao Parque Olímpico e suas arenas.
4. Lagoa de Marapendi
A região que fica ao redor da belíssima Lagoa de Marapendi é um verdadeiro refúgio natural dentro da Barra da Tijuca. Se você busca uma estadia mais tranquila e longe do agito dos bares e restaurantes, este pode ser o lugar ideal para você.
Além de contar com os hotéis, a região tem muitos condomínios que, embora não seja a nossa opção de estadia, pode ser interessante para algumas pessoas.
A região oferece diversas opções de lazer ao ar livre, como trilhas no Parque Natural Municipal Bosque da Barra e passeios de bicicleta pela orla.
A localização desta área também é muito conveniente para quem quer explorar outras partes da cidade, pois ela fica próxima à saída da Linha Amarela, que leva até o Aeroporto Galeão em cerca de 40 minutos.
Por outro lado, se você pretende passar a maior parte do tempo na praia ou em outros pontos turísticos do Rio (como Cristo Redentor e Pão de Açúcar), talvez seja melhor escolher uma das áreas mais próximas a esses lugares.
Por isso, se hospedar nesta região é uma opção válida para quem quer um pouco mais de calmaria e contato com a natureza.
A região conta com bons restaurantes com vista para a lagoa, além de shoppings centers e cinemas nas proximidades.
- Windsor Marapendi Hotel: Hotel 5 estrelas com quartos modernos e decoração contemporânea, sauna e academia equipada.
- Riale Brisa Barra: Quartos com varanda e vista do exterior. Estruturas com sauna seca e à vapor, academia, piscina e café da manhã muito bem avaliado.
- Novotel Rio de Janeiro Barra da Tijuca: Área de piscina com espreguiçadeiras de frente para o mar. Quartos com TV a cabo, recepção 24 horas e estacionamento privativo.
- Grand Hyatt Rio de Janeiro: Serviços de bem estar com spa, sauna, estúdio de yoga e massagens. Além disso, há também serviço de praia e piscina ao ar livre de frente para o mar com cadeiras, guarda-sóis e toalhas.
5. Recreio dos Bandeirantes
Localizado na parte oeste da Barra da Tijuca, o Recreio oferece calmaria e contato com a natureza, além de praias menos lotadas e ótimas opções gastronômicas.
Ainda assim, mesmo que seja um pouco mais distante das principais atrações turísticas do Rio, o Recreio dos Bandeirantes oferece fácil acesso aos meios de transporte público.
Na região há o Parque Municipal Chico Mendes, a Praia da Macumba e a Praia do Recreio como exemplos de lugares para se visitar.
O Recreio também é a melhor opção para quem quer conhecer pontos como a Praia do Grumari e a Praia do Secreto, locais cuja extensão da orla tem a natureza preservada em um nível acima da média para o Rio de Janeiro.
Para quem quer conhecer esse lado mais natural da orla do Rio de Janeiro, o Recreio é a melhor opção. Embora distante do centro histórico e da Zona Sul, o local tem boa estrutura de transporte.
No entanto, se você prefere estar perto dos pontos turísticos mais movimentados ou deseja aproveitar melhor a vida noturna da Barra da Tijuca, outras áreas são mais indicadas para se hospedar.
- CDesign Hotel: Quartos com vista para a Praia do Recreio. Secador de cabelo e café da manhã bem avaliado pelos viajantes. Hotel com opções de jantar incluído na reserva.
- Atlantico Sul Hotel: Com vista para o mar, todos os quartos possuem ar-condicionado e frigobar. O hotel também conta com um bar e restaurante especializado na culinária brasileira.
- KS Beach Hotel: Hotel com quartos amplos e café da manhã com avaliação acima da média. A paisagem vista dos quartos é um diferencial.
6. Ilha da Gigóia
Se você está em busca de hospedagens diferenciadas, a Ilha da Gigóia é algo diferente de tudo o que você já viu na Barra da Tijuca.
Localizada em meio à Lagoa de Jacarepaguá, essa pequena ilha é um verdadeiro refúgio para quem busca paz e tranquilidade. Para chegar lá, é preciso pegar uma das balsas que fazem a travessia durante todo o dia.
Apesar de ser uma opção mais afastada, a Ilha da Gigóia oferece diversas opções com preços acessíveis e muitas atividades para os viajantes explorarem, que incluem bons bares e restaurantes.
Se você quer fugir do agito das praias e experimentar um estilo de vida mais tranquilo durante suas férias no Rio, essa pode ser a escolha ideal para sua estadia.
É importante lembrar que por se tratar de uma ilhota, e por isso, a locomoção pode ficar um pouco prejudicada.
Porém, acredito que esse não será um problema se você estiver disposto a caminhar ou alugar bicicletas para explorar as redondezas.
Além disso, vale mencionar que algumas hospedagens podem ter limitações em relação aos serviços oferecidos, mas nada que tire o charme desse lugar tão especial!
- Casanova Residence: Quartos com vista para a lagoa. Aluguel de bicicletas e instalações para a prática de esportes aquáticos. Ótima acomodação para casais.
- Pousada Miami: Acomodações custo-benefício, com boas indicações para atividades turísticas como mergulho co cilindro e canoagem. Restaurantes e comércio estão a cerca de 5 minutos de caminhada.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.