Home » Destinos » Croácia » Passeio de barco em Hvar: o tour mais famoso da Croácia
Croácia

Passeio de barco em Hvar: o tour mais famoso da Croácia

Passeio de barco em Hvar: a cidade de Hvar vista do barco, com seu porto cheio de barcos e lancha, com suas casinhas nos pés da montanha, de telhados terracota. A montanha tem o castelo da cidade, cercado de verde.

Fazer um passeio de barco em Hvar é com certeza um dos itens obrigatórios no roteiro de qualquer turista que viaje pela da Croácia. O tour inclui paradas em diversas ilhas espalhadas pelo Mar Adriático, com Hvar servindo como a melhor base para explorar o arquipélago, incluindo no trajeto visitas às famosas cavernas verde e azul.

Colocar este tour no roteiro é ideal para quem não tem muito tempo no país, pois resolve a visita a várias ilhas ao redor de Hvar em uma viagem só. Ainda que tours fechados não sejam muito a sua praia, considere que pular de ilha em ilha por conta própria será um trajeto muito mais caro e demorado, sendo impossível de ser feito em um dia só, já que nem todas as ilhas têm saídas em transporte público com a frequência necessária.

Durante nossa estadia na cidade, nós fizemos o passeio de barco em Hvar a convite da Hvar Tours e gostamos muito. Abaixo segue nosso relato para informar futuros viajantes sobre o trajeto e o que precisa levar para seu dia passeando pelas ilhas do Mar Adriático.

O porquê de ficar em Hvar

Passeio de barco em Hvar: As águas do Mar Adriático azuis

A ilha (e a cidade) de Hvar é um dos pontos altos do litoral croata, ficando a uma hora de Split, a maior cidade da Dalmácia. Split também conta com praias, mas, ao contrário das de Hvar, estas são menos interessantes e mais lotadas, visto que têm o acesso mais fácil (o maior aeroporto da região fica em Split).

Para quem quer mais qualidade na hora de mergulhar nas belas águas do Adriático, a cidade de Hvar irá lhe apresentar opções melhores, além de um público mais jovem e vida noturna mais agitada. O ponto negativo de Hvar talvez sejam os altos preços de restaurantes e bares. Como é uma ilha, tudo lá é mais caro do que sua vizinha Split, que fica em terra firme.

Em nosso roteiro, decidimos montar base em Hvar também por seu ponto estratégico. A ilha fica no meio do caminho entre Split e as outras ilhas menores ao redor. De lá é possível fazer o passeio de barco que testamos e também ir até Bol, na ilha de Brač, de catamarã.

Passeio de barco em Hvar

Passeio de barco em Hvar: Uma lancha passando na frente do porto de Hvar, com a cidade atrás.

Foi com a Hvar Tours que fizemos nosso passeio de barco em Hvar. O escritório deles fica logo no porto da cidade de Hvar, mas é possível reservar tours com antecedência por telefone, email ou skype, conforme os dados que estão no site da empresa.

No dia do passeio, é bom chegar 15 minutos antes no escritório da empresa, na Trg sv. Stjepana 7, bem no porto, ao lado dos restaurantes. Lá, embarcamos na lancha que irá nos levar por todo o passeio. Cabem neste modelo de speedboat um total de 16 pessoas, mas não é recomendado para pessoas que enjoam no mar, pois a lancha navega de modo bem veloz, o que é preciso caso queira ver as ilhas todas em um dia. Para quem tem problemas de enjôo, o mais seguro é fazer um cruzeiro, que vai mais devagar, mas que irá durar mais dias e custar mais caro.

O trajeto feito neste passeio de barco em Hvar passa pelos seguintes pontos:

Após deixar o porto de Hvar, o barco para em mais 2 locais para buscar outros passageiros, antes de partir para o alto mar. Ver Hvar se afastando ao longe, com sua imensidão de casinhas e seu castelo coroando a colina mais alta da cidade é muito bonito. Caso goste de ver a paisagem, aconselho ficar sentado do lado de fora do barco. Eu fiquei. Me molhei bastante, mas achei bem divertido! Já Carlos ficou dentro do barco, em um dos bancos protegidos da água. Mesmo lá dentro, balança bastante. A vantagem é de não se molhar mesmo.

Caverna Verde (Green Cave)

Passeio de barco em Hvar: A entrada da caverna verde, com algumas lanchas paradas em frente a ela.

O barco passa por várias ilhotas, inúmeros iates, tudo muito fotogênico. Depois de um tempo em mar aberto, chegamos a Caverna Verde, que fica em uma ilhota agregada a Ilha de Vis.

A entrada na caverna é paga separadamente, pois existe uma taxa de conservação ambiental cobrada pelo governo aos visitantes. A taxa varia conforme a temporada de turismo, sendo mais cara na alta temporada.

Passeio de barco em Hvar: o interior da caverna verde, com um feixe de luz no meio da água

No passeio, a lancha para na entrada da caverna e existem duas formas de visitar seu interior: nadando ou indo de barquinho salva vidas. Eu fui e voltei nadando e achei tranquilo, mas todo o trajeto é bem profundo, só bem no interior da caverna que dá pé em um ou outro ponto. Se você não nada muito bem, aconselho a ir de barco (em que um remador leva os turistas até lá). Caso escolha o barco, saiba que não poderá pular na água no meio do caminho.

A caverna é bem escura, mas depois que os olhos se acostumam, podemos ver suas águas clarinhas e o vão na parte mais alta, por onde a luz do sol entra num feixe até a água.

Ilha de Biševo

Passeio de barco em Hvar: a ilha de Bisevo, com uma pequena praia com uma casinha pequenininha nos pés da colina. As águas são de todos os tons de azul.

Depois da ida à Caverna Verde a lancha parte para a Ilha de Biševo, de onde embarcamos em barcos menores para entrarmos na Caverna Azul. O transporte e entrada para a Caverna Azul também são pagos a parte. A bilheteria fica no porto da ilha, ao lado de uma lanchonete e, mesmo a quem consiga chegar até aqui por conta própria, precisará seguir o sistema já preparado pois é o único modo permitido de visitar a Caverna Azul. O turista recebe um número e precisa embarcar nos botes quando seu número surgir na tela. Como na alta temporada a fila de espera pode ser longa, aproveite pra comer um petisco ou beber uma cerveja na lanchonete enquanto aguarda

Caverna Azul (Blue Cave)

Passeio de barco em Hvar: o interior da caverna azul, com suas águas azuis transparentes e fluorescentes. Um barco passa pela caverna com várias pessoas filmando com seus celulares.

Entramos todos no bote quando chega nosso número e bem rapidamente estamos na frente da entrada da caverna. Ao contrário da verde, a entrada da azul é tão minúscula que não acreditamos que iremos conseguir passar com o barco por aquele espaço tão pequeno. O barqueiro nos pede para abaixarmos as cabeças, colocarmos as mãos para o interior do barco e milagrosamente entramos na Caverna Azul.

Passeio de barco em Hvar: As águas da caverna azul, fluorescentes, com vários peixes nadando

A Caverna Azul é lindíssima. Toda no escuro, suas águas são de um tom de azul fluorescente. O sol passa por debaixo de suas rochas e reflete o céu em seu chão, um efeito extraordinário que só ocorre em determinadas horas do dia. A água é tão transparente que vemos cardumes de peixes passando por entre um barco e outro. É proibido nadar em seu interior, até porque ela é muito pequena e a rotatividade de barcos é grande.

Para sair, usamos o mesmo caminho da entrada, pela abertura minúscula. Voltamos até o porto da Ilha de Biševo e retornamos ao nosso speedboat.

Stiniva Bay

Passeio de barco em Hvar: A praia de Stiniva Bay, na ilha de Vis, com seus paredões de rocha

De Biševo o passeio retorna para a Ilha de Vis, mas desta vez especificamente a praia de Stiniva Bay. Entramos na praia a partir do mar e ancoramos na entrada da baía.

Stiniva nos lembrou um pouco de Maya Bay, nas Ilhas Phi Phi, na Tailândia. A baía é cercada por rochas bem altas que formam um U. Para chegar até a praia possuem duas formas, iguais as da Caverna Verde: ir nadando ou ir a bordo de um bote salvavidas. Eu de novo fui e voltei nadando e Carlos foi de barco para levar a câmera. Para quem quiser ir nadando e voltar de barco, ou vice versa, aqui é permitido.

Passeio de barco em Hvar: A entrada de Stiniva Bay vista do barco

A praia é belíssima, de águas transparentes e ainda possui um bar de apoio aos turistas. Por possuir muitas rochas, pode ser meio desconfortável para andar e tomar sol, mas a maioria das praias da Croácia é assim. Não dá pra reclamar muito.

Depois de um tempo nadando e tomando sol, hora de voltar pra lancha. Para quem vai nadando, o mar é profundo e leva uns 10 minutos de trajeto entre um ponto e outro. Para quem não tem esse pique, melhor ir de bote.

Palmižana Beach

Passeio de barco em Hvar: a praia de Palmizana, com suas águas transparentes

Por último seguimos até Palmižana Beach, nas Ilhas Pakleni, que é a praia com maior infraestrutura de todo o passeio. Como a chegada na ilha é por volta das 16h, caso não tenha levado nada para comer, é lá que o turista encontrará restaurantes. Mas prepare o bolso, pois todos eles (são 3 no total) são bem caros. O ideal é levar um lanche e comer na praia mesmo.

Depois de quase 2 horas na praia, descansando, nadando e tomando sol, hora de partir de volta a Hvar antes do pôr do sol. Chegamos ao porto de Hvar em torno das 18h.

O que é preciso levar para o passeio de barco em Hvar?

Passeio de barco em Hvar: o mar adriático visto da lancha, com um arco íris se formando entre as ondas

É bom ir preparado para não ser pego desprevenido. Importante levar dinheiro (em kunas! Euros não são aceitos) para a entrada nas cavernas e algo para comer pois o passeio toma o dia inteiro. Caso não queira gastar muito no almoço, é bom levar seu próprio lanche. Leve protetor solar e vá de roupa de banho. Existe banheiro no barco, mas pela instabilidade na navegação, mas não é uma boa ideia ficar trocando de roupa toda hora, já que são muitas paradas no passeio inteiro.

O tour oferece água para seus passageiros e os barcos que levam até dentro da Caverna Verde e o bote até Stiniva Bay também estão incluídos.

 

*Larissa e Carlos fizeram o passeio de barco em Hvar a convite da Hvar Tours, com o passeio Exploring the Green and Blue Caves. Este relato, porém, permanece independente.

Salve estas dicas da Croácia no Pinterest!

Tudo sobre o passeio mais famoso da Croácia, o passeio de barco de Hvar. Contamos como foi nossa experiência pulando de ilha em ilha pelo Mar Adriático, passando pelas cavernas mais lindas do país e nadando nas melhores praias
O melhor passeio de barco em Hvar, cruzando as ilhas próximas a cidade, pulando de praia em praia durante um dia. Todas as dicas para fazer o melhor passeio. Caverna Verde, Ilha de Biševo, Caverna Azul, Stiniva Bay, Palmižana Beach

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade