Home » Croácia » Passeio de barco em Hvar: o tour mais famoso da Croácia
Croácia

Passeio de barco em Hvar: o tour mais famoso da Croácia

Passeio de barco em Hvar: a cidade de Hvar vista do barco, com seu porto cheio de barcos e lancha, com suas casinhas nos pés da montanha, de telhados terracota. A montanha tem o castelo da cidade, cercado de verde.

Fazer um passeio de barco em Hvar é com certeza um dos itens obrigatórios no roteiro de qualquer turista que viaje pela da Croácia. O tour inclui paradas em diversas ilhas espalhadas pelo Mar Adriático, com Hvar servindo como a melhor base para explorar o arquipélago, incluindo no trajeto visitas às famosas cavernas verde e azul.

Colocar este tour no roteiro é ideal para quem não tem muito tempo no país, pois resolve a visita a várias ilhas ao redor de Hvar em uma viagem só. Ainda que tours fechados não sejam muito a sua praia, considere que pular de ilha em ilha por conta própria será um trajeto muito mais caro e demorado, sendo impossível de ser feito em um dia só, já que nem todas as ilhas têm saídas em transporte público com a frequência necessária.

Durante nossa estadia na cidade, nós fizemos o passeio de barco em Hvar a convite da Hvar Tours e gostamos muito. Abaixo segue nosso relato para informar futuros viajantes sobre o trajeto e o que precisa levar para seu dia passeando pelas ilhas do Mar Adriático.

O porquê de ficar em Hvar

Passeio de barco em Hvar: As águas do Mar Adriático azuis

A ilha (e a cidade) de Hvar é um dos pontos altos do litoral croata, ficando a uma hora de Split, a maior cidade da Dalmácia. Split também conta com praias, mas, ao contrário das de Hvar, estas são menos interessantes e mais lotadas, visto que têm o acesso mais fácil (o maior aeroporto da região fica em Split).

Para quem quer mais qualidade na hora de mergulhar nas belas águas do Adriático, a cidade de Hvar irá lhe apresentar opções melhores, além de um público mais jovem e vida noturna mais agitada. O ponto negativo de Hvar talvez sejam os altos preços de restaurantes e bares. Como é uma ilha, tudo lá é mais caro do que sua vizinha Split, que fica em terra firme.

Em nosso roteiro, decidimos montar base em Hvar também por seu ponto estratégico. A ilha fica no meio do caminho entre Split e as outras ilhas menores ao redor. De lá é possível fazer o passeio de barco que testamos e também ir até Bol, na ilha de Brač, de catamarã.

Passeio de barco em Hvar

Passeio de barco em Hvar: Uma lancha passando na frente do porto de Hvar, com a cidade atrás.

Foi com a Hvar Tours que fizemos nosso passeio de barco em Hvar. O escritório deles fica logo no porto da cidade de Hvar, mas é possível reservar tours com antecedência por telefone, email ou skype, conforme os dados que estão no site da empresa.

No dia do passeio, é bom chegar 15 minutos antes no escritório da empresa, na Trg sv. Stjepana 7, bem no porto, ao lado dos restaurantes. Lá, embarcamos na lancha que irá nos levar por todo o passeio. Cabem neste modelo de speedboat um total de 16 pessoas, mas não é recomendado para pessoas que enjoam no mar, pois a lancha navega de modo bem veloz, o que é preciso caso queira ver as ilhas todas em um dia. Para quem tem problemas de enjôo, o mais seguro é fazer um cruzeiro, que vai mais devagar, mas que irá durar mais dias e custar mais caro.

O trajeto feito neste passeio de barco em Hvar passa pelos seguintes pontos:

Após deixar o porto de Hvar, o barco para em mais 2 locais para buscar outros passageiros, antes de partir para o alto mar. Ver Hvar se afastando ao longe, com sua imensidão de casinhas e seu castelo coroando a colina mais alta da cidade é muito bonito. Caso goste de ver a paisagem, aconselho ficar sentado do lado de fora do barco. Eu fiquei. Me molhei bastante, mas achei bem divertido! Já Carlos ficou dentro do barco, em um dos bancos protegidos da água. Mesmo lá dentro, balança bastante. A vantagem é de não se molhar mesmo.

Caverna Verde (Green Cave)

Passeio de barco em Hvar: A entrada da caverna verde, com algumas lanchas paradas em frente a ela.

O barco passa por várias ilhotas, inúmeros iates, tudo muito fotogênico. Depois de um tempo em mar aberto, chegamos a Caverna Verde, que fica em uma ilhota agregada a Ilha de Vis.

A entrada na caverna é paga separadamente, pois existe uma taxa de conservação ambiental cobrada pelo governo aos visitantes. A taxa varia conforme a temporada de turismo, sendo mais cara na alta temporada.

Passeio de barco em Hvar: o interior da caverna verde, com um feixe de luz no meio da água

No passeio, a lancha para na entrada da caverna e existem duas formas de visitar seu interior: nadando ou indo de barquinho salva vidas. Eu fui e voltei nadando e achei tranquilo, mas todo o trajeto é bem profundo, só bem no interior da caverna que dá pé em um ou outro ponto. Se você não nada muito bem, aconselho a ir de barco (em que um remador leva os turistas até lá). Caso escolha o barco, saiba que não poderá pular na água no meio do caminho.

A caverna é bem escura, mas depois que os olhos se acostumam, podemos ver suas águas clarinhas e o vão na parte mais alta, por onde a luz do sol entra num feixe até a água.

Ilha de Biševo

Passeio de barco em Hvar: a ilha de Bisevo, com uma pequena praia com uma casinha pequenininha nos pés da colina. As águas são de todos os tons de azul.

Depois da ida à Caverna Verde a lancha parte para a Ilha de Biševo, de onde embarcamos em barcos menores para entrarmos na Caverna Azul. O transporte e entrada para a Caverna Azul também são pagos a parte. A bilheteria fica no porto da ilha, ao lado de uma lanchonete e, mesmo a quem consiga chegar até aqui por conta própria, precisará seguir o sistema já preparado pois é o único modo permitido de visitar a Caverna Azul. O turista recebe um número e precisa embarcar nos botes quando seu número surgir na tela. Como na alta temporada a fila de espera pode ser longa, aproveite pra comer um petisco ou beber uma cerveja na lanchonete enquanto aguarda

Caverna Azul (Blue Cave)

Passeio de barco em Hvar: o interior da caverna azul, com suas águas azuis transparentes e fluorescentes. Um barco passa pela caverna com várias pessoas filmando com seus celulares.

Entramos todos no bote quando chega nosso número e bem rapidamente estamos na frente da entrada da caverna. Ao contrário da verde, a entrada da azul é tão minúscula que não acreditamos que iremos conseguir passar com o barco por aquele espaço tão pequeno. O barqueiro nos pede para abaixarmos as cabeças, colocarmos as mãos para o interior do barco e milagrosamente entramos na Caverna Azul.

Passeio de barco em Hvar: As águas da caverna azul, fluorescentes, com vários peixes nadando

A Caverna Azul é lindíssima. Toda no escuro, suas águas são de um tom de azul fluorescente. O sol passa por debaixo de suas rochas e reflete o céu em seu chão, um efeito extraordinário que só ocorre em determinadas horas do dia. A água é tão transparente que vemos cardumes de peixes passando por entre um barco e outro. É proibido nadar em seu interior, até porque ela é muito pequena e a rotatividade de barcos é grande.

Para sair, usamos o mesmo caminho da entrada, pela abertura minúscula. Voltamos até o porto da Ilha de Biševo e retornamos ao nosso speedboat.

Stiniva Bay

Passeio de barco em Hvar: A praia de Stiniva Bay, na ilha de Vis, com seus paredões de rocha

De Biševo o passeio retorna para a Ilha de Vis, mas desta vez especificamente a praia de Stiniva Bay. Entramos na praia a partir do mar e ancoramos na entrada da baía.

Stiniva nos lembrou um pouco de Maya Bay, nas Ilhas Phi Phi, na Tailândia. A baía é cercada por rochas bem altas que formam um U. Para chegar até a praia possuem duas formas, iguais as da Caverna Verde: ir nadando ou ir a bordo de um bote salvavidas. Eu de novo fui e voltei nadando e Carlos foi de barco para levar a câmera. Para quem quiser ir nadando e voltar de barco, ou vice versa, aqui é permitido.

Passeio de barco em Hvar: A entrada de Stiniva Bay vista do barco

A praia é belíssima, de águas transparentes e ainda possui um bar de apoio aos turistas. Por possuir muitas rochas, pode ser meio desconfortável para andar e tomar sol, mas a maioria das praias da Croácia é assim. Não dá pra reclamar muito.

Depois de um tempo nadando e tomando sol, hora de voltar pra lancha. Para quem vai nadando, o mar é profundo e leva uns 10 minutos de trajeto entre um ponto e outro. Para quem não tem esse pique, melhor ir de bote.

Palmižana Beach

Passeio de barco em Hvar: a praia de Palmizana, com suas águas transparentes

Por último seguimos até Palmižana Beach, nas Ilhas Pakleni, que é a praia com maior infraestrutura de todo o passeio. Como a chegada na ilha é por volta das 16h, caso não tenha levado nada para comer, é lá que o turista encontrará restaurantes. Mas prepare o bolso, pois todos eles (são 3 no total) são bem caros. O ideal é levar um lanche e comer na praia mesmo.

Depois de quase 2 horas na praia, descansando, nadando e tomando sol, hora de partir de volta a Hvar antes do pôr do sol. Chegamos ao porto de Hvar em torno das 18h.

O que é preciso levar para o passeio de barco em Hvar?

Passeio de barco em Hvar: o mar adriático visto da lancha, com um arco íris se formando entre as ondas

É bom ir preparado para não ser pego desprevenido. Importante levar dinheiro (em kunas! Euros não são aceitos) para a entrada nas cavernas e algo para comer pois o passeio toma o dia inteiro. Caso não queira gastar muito no almoço, é bom levar seu próprio lanche. Leve protetor solar e vá de roupa de banho. Existe banheiro no barco, mas pela instabilidade na navegação, mas não é uma boa ideia ficar trocando de roupa toda hora, já que são muitas paradas no passeio inteiro.

O tour oferece água para seus passageiros e os barcos que levam até dentro da Caverna Verde e o bote até Stiniva Bay também estão incluídos.

*Larissa e Carlos fizeram o passeio de barco em Hvar a convite da Hvar Tours, com o passeio Exploring the Green and Blue Caves. Este relato, porém, permanece independente.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

23 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Olá, espero que vocês estejam bem! Obrigada pelas dicas, são ótimas e vão ajudar muito. Eu e meu marido iremos em junho para Croácia e estava procurando lugares em Split, mas depois de muita pesquisa, Hvar ganhou meu coração. Já estou vendo esse passeio que vocês indicaram e com certeza vou fechar (também amo praias e mar 😍).
    Tenho algumas questões q mesmo pesquisando não consegui soluções exatas, se puderem me ajudar fico muito grata e feliz.
    Como vocês conseguiram trocar o dinheiro para Kuna Croata? Eu moro em Londres e quando vou viajar uso sempre cartão. Com certeza vou querer entrar nas cavernas, então isso me preocupou hahaha
    A compra dos tickets pra caverna, como funciona os horários? pois vi que tem filas para entrar nas cavernas.
    Vocês acham melhor alugar um carro ou da para se locomover tranquilo de outra forma!?
    E a última, eu juro hahah o idioma, consigo me virar no inglês?
    Muito muito obrigada mais uma vez!

  • Oi, Larissa!!
    Também sou de Niterói.
    Bom saber que temos vizinhos com boas dicas…hehehe.
    Bem, como a hospedagem em HVAR é mais cara, além do que estarei de carro (tenho lido sobre as complicações de atravessar com carro no ferry) gostaria de saber se você recomenda fazer os passeios saindo de SPLIT.

    • Vald, nós não publicamos valores porque é uma informação que se desatualiza muito rápido. Acesse os links que indicamos que você verá sempre o preço atualizado.

  • Oi, Larissa!

    Quantos dias voce recomenda ficar nessa cidade? Tenho poucos dias (9) para conhecer o máximo de países do leste europeu.

    Obrigada!

    • Ágata, eu sempre recomendo que fique o máximo possível. Acredito que com 3 dias você possa conhecer bastante: 1 dia para o centro de Hvar, praias da ilha e vida noturna, 1 dia para o passeio de barco citado aqui no texto, 1 dia para um bate e volta a Bol. Mas dá pra fazer bem mais que isso. A questão depende do seu equilíbrio com os demais destinos do seu roteiro.

  • Larissa
    Minha pergunta para você. Eu sou uma pessoa não gosto de agitos, gosto mais de lugares mais calmos, não gosto de praias. Eu em praia posso ir para fazer uma caminhada. Você acha esse passeio ai que voce fez seria bom para mim ou nao ? fico na Croacia, pelo menos 1 mês fico perto de Porec.

    • Oi Aline, Hvar é uma cidade bem jovial, mas o agito não é desagradável não, tudo bem tranquilo. Eu gostei bastante desse passeio, mas é aquilo, eu adoro praia, então valeu ver as águas, que são maravilhosas. As praias da Croácia não são tão boas para fazer caminhadas, pois elas são de pedra, não tem areia, mas são lindíssimas. Poreç é bem no norte da Croácia, um pouco afastada de Hvar, mas como o país é pequeno e vc tem um mês, eu tentaria ir sim.

  • Carlos
    Depois deu passar 1 ano achando eu ia para Alemanha. Depois tomei uma decisão. Agora nesse ano vou para Europa, de maio ate outubro, saio antes de 3 meses do Espaço Schengen, e nos outros nao fazem parte fico menos tempo tb. Eu vou chegar por Veneza, ai so chego de la eu saio vou para outros paises. Como nao fico em Veneza, entao nao faço imigração la?
    Vou começar na Croacia, eu ia para Bosnia mas como ja fui informada que um lugar que as pessoas fumam muito e por questão de saude nao vou para la. Estou planejando cada paises para ver qual vou. Que dicas dos paises da Europa dentro e fora do Espaço Schengen que voce poderia me dar? obrigada

    • Aline, você faz imigração em Veneza. A não ser que o aeroporto de lá permita conexões internacionais sem sair da área de embarque. Não conheço para afirmar.
      No seu lugar eu iria para a Bósnia de qualquer forma. Não vejo porque riscar um destino da lista por conta dos hábitos locais.
      Além da Croácia, quando precisamos sair do Espaço Schengen nós fomos para Rússia, Ucrânia e Reino Unido.

    • Carlos, agora minha passagem vai mudar toda. Porque comprei passei da Alitalia e eles pegaram nao recebi minha reserva, paguei pelas passagens e agora desde do dia 9 preciso esperar o reembolso total. Me ligaram da Italia, falando que teve falha no sistema e nao gerou minha passagem. Estou esperando se vão pagar mesmo. Ai eles tem até dia 9 para pagar tudo. Vou comprar em outras comp. areas, e ver se paro no aeroporto na Bosnia, ai faço imigração la. Depois que eu faço imigração, para eu entrar no Espaço Schengen, tem fazer de novo imigração? ou so preciso do passaporte ? obrigada pelas suas dicas

abbv