Petrópolis é uma cidade serrana do estado do Rio de Janeiro que, apesar da proximidade com a capital (apenas 1h30 de carro), difere bastante no clima e nas atrações. Longe das praias, aqui a herança da era imperial do Brasil é ainda muito viva, sendo seus pontos turísticos bem voltados a essa época da história do nosso país.
Fora esse período, Petrópolis também oferece uma janela para outros momentos importantes do passado, como a vida e legado de Santos Dumont, o pai da aviação, e a Cervejaria Bohemia, conhecida como a primeira produtora nacional da bebida.
Se você procura o que fazer em Petrópolis, neste post vamos te mostrar como preencher um dia inteiro de viagem a pé. Entre museus e construções antigas, a cidade tem muito para conhecer e aproveitar.
Quer assistir a este post no youtube? Confira abaixo:
Roteiro a pé de 1 dia em Petrópolis
Bem diferente do clima do Rio, Petrópolis é uma cidade mais tranquila e segura para passear. Em um dia é possível conhecer muito por aqui, e para te ajudar a criar um roteiro completo, separamos os melhores pontos turísticos.
Confira 6 opções para conhecer Petrópolis andando:
- Casa Santos Dumont
- Palácio de Cristal
- Cervejaria Bohemia
- Catedral São Pedro de Alcântara
- Avenida Koeler
- Museu Imperial
Conheça, agora, detalhes sobre cada uma dessas atrações e saiba por que adicioná-las no seu roteiro por Petrópolis.
Veja mais: Onde ficar em Petrópolis: 7 melhores lugares e hotéis na Cidade Imperial.
1. Casa de Santos Dumont
A Casa de Santos Dumont é um museu que celebra a vida e as invenções do aviador brasileiro. O local foi originalmente a casa de verão dele, transformada em museu em 1956, após ser doado pela família do inventor à prefeitura local.
No interior da casa, você encontra cerca de 200 peças que pertenceram a Santos Dumont, como correspondências, objetos pessoais e até um presente da Princesa Isabel, além de estruturas criadas por ele mesmo, como as escadas com meios-degraus e a adaptação de toda a estrutura ao seu porte físico, de apenas 1,52 metros.
Ao lado da casa, há o Centro Cultural 14-Bis, que expõe réplicas de invenções de Santos Dumont, como balões e modelos de aviões. No centro você ainda poderá ver uma exposição permanente sobre o controle de tráfego aéreo no Brasil.
O museu é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, atraindo visitantes interessados em conhecer mais sobre a história da aviação e as curiosidades da vida de Santos Dumont.
2. Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal tem estrutura de vidro e metal e foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. A construção foi inaugurada em 1884 com o objetivo de sediar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas, realizando eventos relacionados à natureza e à produção local, atraindo a atenção de visitantes e moradores da região.
Em 1888, quatro anos após sua inauguração, o palácio marcou um momento histórico, um baile em comemoração à abolição da escravatura, quando a Princesa Isabel entregou cartas de alforria para as últimas pessoas escravizadas de Petrópolis.
Atualmente, o Palácio de Cristal é um ponto turístico relevante da cidade, contando ainda com eventos culturais e festivais, como a Bauernfest, festa que homenageia os primeiros colonos alemães que se estabeleceram na região.
Você pode visitá-lo de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
3. Cervejaria Bohemia
A Cervejaria Bohemia é um dos pontos turísticos voltados para quem aprecia a história e a produção de cerveja.
Reconhecida como a primeira cervejaria do Brasil, por aqui você pode escolher entre opções de tour para conhecer a trajetória da marca e o processo de fabricação de diferentes tipos de cerveja.
Além disso, durante a visita, você ainda poderá degustar o chope e as variedades de cervejas produzidas no local. O espaço também conta com o boteco Bohemia, que oferece uma experiência gastronômica com petiscos e, nos finais de semana, música ao vivo.
Para visitar a cervejaria, há três opções de tours, cada um com horários e valores específicos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.
4. Catedral São Pedro de Alcântara
A Catedral de São Pedro de Alcântara é uma obra de arquitetura neogótica francesa, com inspiração na Catedral de Notre-Dame de Paris. Encomendada por D. Pedro II, a construção teve início em 1884, mas sua inauguração só aconteceu depois de 37 anos, em 1925.
Dentre os destaques da catedral estão seus vitrais, esculturas e pinturas que compõem o ambiente, causando uma experiência visual semelhante ao estilo das grandes igrejas europeias.
Lá também está o mausoléu da família imperial brasileira, abrigando os restos mortais de Dom Pedro II, sua esposa Teresa Cristina, e sua filha, a Princesa Isabel, juntamente com seu marido, o Conde d’Eu.
A visitação à nave é gratuita, mas há orientações para evitar a visita durante os horários de missa.
5. Avenida Koeler
Esta é uma das principais avenidas de Petrópolis, que leva o nome em homenagem a Júlio Frederico Koeler, responsável pelo planejamento urbano local.
O endereço é bem conhecido pela quantidade de mansões e casarões históricos que se dispõem pela avenida, construídos entre 1850 e 1900, muitos dos quais são considerados patrimônio histórico do Brasil.
Entre os edifícios de destaque, está a Catedral de São Pedro de Alcântara, um dos principais pontos turísticos e religiosos da cidade.
Além da catedral, a Avenida Koeler também conta com construções de grande relevância histórica, como o casarão que foi residência da Princesa Isabel e a Mansão Kremer, que pertenceu ao fundador da Cervejaria Bohemia.
Como era de costume da elite da época, as casas pela avenida foram construídas mais ao fundo dos terrenos e grandes jardins compõem a faixa mais próxima das calçadas.
6. Museu Imperial
O Museu Imperial é o acervo de maior importância relacionado ao império brasileiro. Durante a visita, você irá explorar uma grande coleção de itens históricos, que inclui móveis, roupas, documentos, pinturas, esculturas e fotografias, todos ligados ao período do Segundo Reinado, sob o governo de Dom Pedro II.
São aproximadamente 300 mil itens que contam a história do Brasil Imperial, servindo não apenas para divulgação, mas também para pesquisa. Além de sua exposição permanente, o museu organiza eventos, exposições temporárias e projetos educativos voltados tanto para pesquisadores quanto para o público em geral. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.
Veja mais: Onde ficar no Rio de Janeiro: 12 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.