Sendo um destino que atrai turistas tanto no verão quanto no inverno, o processo de escolha da melhor época para viajar para a Nova Zelândia depende fundamentalmente da preferência que cada viajante tem por um período ou outro.
No entanto, cada uma das estações do ano na Nova Zelândia possui características próprias, que modificam suas paisagens e criam novos atrativos, o que dificulta um pouco a decisão.
No fundo, o ideal seria poder visitar a Nova Zelândia ao longo de um ano inteiro e presenciar toda a metamorfose que o país sofre ao longo de doze meses. Mas, na realidade, como a maior parte dos viajantes só tem poucos dias ou semanas de visita ao país, escolher a época adequada é essencial para encontrar aquela Nova Zelândia que você imagina ver em seus sonhos.
Saiba mais: Como viajar e trabalhar na Nova Zelândia por um ano com o Working Holiday Visa
O que é preciso saber para escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia?
- O clima na Nova Zelândia
- As estações do ano na Nova Zelândia
- O horário de verão
- A alta e a baixa temporada
- O verão na Nova Zelândia
- O outono na Nova Zelândia
- O inverno na Nova Zelândia
- A primavera na Nova Zelândia
- As 4 estações em um só dia
O clima na Nova Zelândia
O clima na Nova Zelândia é considerado temperado em quase todo o país e na maior parte do ano.
O clima subtropical abrange apenas as áreas mais ao norte da Ilha Norte, como Auckland, Bay of Islands, Coromandel, Bay of Plenty e Hawke’s Bay, no auge do verão. Nestas regiões o clima é mais ameno, tendo verões secos, com temperaturas próximas aos 30°C, e invernos úmidos com temperaturas baixas, mas não tão frias quanto no restante do país.
Da região central da ilha Norte até o extremo sul da Ilha Sul, é o clima temperado que rege o tempo na Nova Zelândia, trazendo consigo as quatro estações clássicas de forma muito evidente. Nestas áreas, o verão não costuma ter temperaturas acima dos 20°C por muitos dias, a primavera chega florida, o outono amarelado e o inverno traz geadas e nevascas, especialmente para as áreas mais elevadas.
Assim, a forma mais fácil de analisar o clima no país e escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia, é estudando suas estações do ano e vendo como cada uma afeta o planejamento de um visitante recém-chegado.
As estações do ano na Nova Zelândia
Como o país está localizado no Hemisfério Sul, as estações do ano na Nova Zelândia seguem o mesmo calendário do que ocorre no Brasil. As festas de fim de ano ocorrem no verão, que inaugura o ano novo e se prolonga até março. O outono vai de abril a junho, quando chega o inverno. Em setembro entra a primavera, que segue até o fim do ano para que o ciclo se repita.
Apesar de ocorrerem seguindo os mesmos meses em que chegam ao Brasil, as comparações com o clima brasileiro param por aí. As ilhas da Nova Zelândia ficam em uma latitude muito mais baixa e sofrem pouquíssima interferência dos trópicos.
O horário de verão na Nova Zelândia
A vigência do horário de verão na Nova Zelândia é outro quesito a ser levado em consideração na hora de decidir a melhor época para sua viagem. Viajar no período em que o relógio é adiantado em uma hora simplifica muito o planejamento de qualquer turista. Neste período o tempo de visitação às atrações é ampliado, há mais opções de restaurantes e hotéis em funcionamento nas cidades pequenas e mais horas de sol por dia para facilitar o deslocamento pelas sinuosas estradas do interior do país.
O horário de verão na Nova Zelândia inicia sempre no último domingo de setembro e termina na madrugada do primeiro domingo de abril do ano seguinte.
A alta temporada e a baixa temporada na Nova Zelândia
Para quem se preocupa em economizar durante a visita, decidir a melhor época para viajar para a Nova Zelândia também envolve verificar se o período escolhido será de alta ou baixa temporada no país, o que influencia diretamente no planejamento dos gastos.
Em quase todo o país a alta temporada coincide com uma versão estendida do verão, indo do feriado do dia do trabalho (na Nova Zelândia ele ocorre na 4ª segunda-feira de outubro) até a Páscoa.
Mesmo se comparado aos outros meses de verão, o mês de janeiro pode ser considerado de altíssima temporada, com praias cheias, hotéis e campings lotados e necessidade de reserva prévia nas Great Walks, as grandes trilhas da Nova Zelândia.
Para quem pensa em economizar, mas quer aproveitar o verão, o ideal é antecipar seus planos e viajar em dezembro ou adiar um pouco mais e só desembarcar no país a partir de fevereiro.
De outro lado, nos resorts de inverno, especialmente naqueles do Centro de Otago, como Queenstown e Wanaka, a alta temporada ocorre no inverno, quando as estações de esqui estão lotadas. Enquanto no restante do país o inverno joga os preços lá embaixo, nestas áreas ocorre o movimento inverso, fazendo com que seja fundamental reservar passagens e hotéis com antecedência nos meses mais frios.
Assim, se seu plano inclui um roteiro que passe por todas as regiões do país, procure escolher para sua viagem uma época do ano que se adapte bem às duas situações.
Qual a melhor época para viajar para a Nova Zelândia?
Com tantas variações diárias e anuais no clima do país, escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia será fundamentalmente uma decisão pessoal que deve ser adequada ao seu perfil de viajante.
O verão na Nova Zelândia
O verão é considerado por muitos a melhor época para visitar a Nova Zelândia.
De dezembro a março as temperaturas estão altas e chega a dar praia em Auckland, Bay of Islands, Coromandel, Mount Maunganui. Além destes, vários outros lugares da Ilha Norte o litoral estarão lotados. Até na Ilha Sul, as praias das trilhas do Parque Nacional Abel Tasman estarão super concorridas.
E mesmo nos destinos mais afastados do mar, o verão também é a época perfeita para visitar a Nova Zelândia, já que é o período que menos chove e o clima mais ameno facilita a logística para as trilhas, passeios pelos lagos e florestas e as caminhadas pelas cidades.
O verão também traz os festivais e eventos ao ar livre em todo o país. O sol brilha até quase às 22h e deixa que os turistas aproveitem ao máximo as atividades de seus dias.
Não por menos, o verão é o período de alta temporada e para quem busca economizar em sua viagem é melhor escolher outro momento. Ou ao menos evitar viajar em janeiro, quando acontecem as férias escolares neozelandesas e o turismo doméstico é bem intenso.
O verão só não será a melhor época para visitar o país para quem busca ver as paisagens nevadas da Nova Zelândia. A maior parte delas estará seca, mas ainda será possível ver neve nas montanhas mais altas, como na região do Mount Cook e nos glaciares da área de Franz Josef que ali nascem.
O outono na Nova Zelândia
O outono chega à Nova Zelândia em abril deixando o clima mais gelado. Viajar nessa época já pressupõe carregar um bom aparato de roupas de frio, especialmente a quem vai explorar a Ilha Sul.
Como o verão derreteu a neve das montanhas, nesta época somente as mais altas ainda estarão cobertas de branco. Com noites frias e dias quentes, no outono é comum nevar nas partes mais elevadas de um dia pro outro e evaporar conforme o sol se erga no horizonte.
A partir do fim de abril, mas com maior probabilidade em maio, há chances de ter dias de “early snow”, quando uma nevasca mais forte chega a reter a neve por um ou dois dias nas cidades, especialmente na Ilha Sul.
No outono, com os dias mais curtos, e com o encerramento do horário de verão no país, também aumentam as chances de ser observada a aurora austral na Nova Zelândia.
Mas o verdadeiro diferencial ao viajar nesta época é poder ver as paisagens ganharem tons amarelados por conta da mudança de cor nas folhas das árvores. Isso se dá especialmente nas áreas ao redor dos lagos como em Taupo, na Ilha Norte, mas com mais intensidade na Ilha Sul, em Queenstown e Wanaka.
Para um passeio imperdível nesta época, dedique um dia para presenciar o outono em Arrowtown, um dos mais bonitos do mundo.
O inverno na Nova Zelândia
O inverno traz as precipitações, neve e chuva, para a Nova Zelândia. Locais que antes não estavam cobertos de branco, como as montanhas de Kaikoura, o Parque Nacional Nelson Lakes ou os famosos Remarkables de Queenstown, nesta época ganham sua aparência mais famosa.
Com a mudança da estação abrem-se as pistas de esqui e se inicia a alta temporada nas cidades-resort de Queenstown e Wanaka.
Para quem busca uma viagem mais ampla, passando por várias regiões do país, o inverno pode não ser uma boa escolha. Os dias serão muito curtos, haverá pouco tempo disponível para visitação às atrações e algumas cidades menores terão hotéis e restaurantes fechados.
A neve, no entanto, não impede a viagem pelo país e mesmo após fortes tempestades é difícil que haja estradas interditadas por conta disso. A exceção que confirma a regra é o Arthur’s Pass, uma estreita passagem que liga a costa oeste da Ilha Sul a Canterbury e fica fechada com certa regularidade nos dias de nevasca mais forte.
A primavera na Nova Zelândia
A neve que chegou com o inverno ainda leva um tempo para derreter e permanece nas paisagens do país ao longo de parte da primavera. Para quem busca fotos com as montanhas brancas ao fundo, a estação pode ser uma escolha mais acertada que o inverno, por ter as temperaturas mais elevadas.
A primavera, no entanto, é um período um pouco mais chuvoso que o inverno, o que pode atrapalhar o planejamento de algumas atividades ao ar livre.
Ainda que a chuva atrapalhe de vez em quando, a primavera pode ser uma boa época para viajar para a Nova Zelândia por ter a vigência do horário de verão a seu favor. A Nova Zelândia adianta seu fuso horário em uma hora a partir do último final de semana de setembro e com isso todas as atividades turísticas passam a ter seus horários de funcionamento estendidos também.
A quem escolher a primavera como a época em que visitará a Nova Zelândia, procure marcar suas datas mais próximas do verão, em novembro e dezembro, ao invés de imediatamente após o inverno, em setembro e outubro. Assim, é maior a probabilidade de se evitar as chuvas e o viajante terá mais horas de sol disponíveis por dia.
As 4 estações do ano em um só dia
Apesar das estações bem definidas, por ser formada por ilhas, a Nova Zelândia está sempre sujeita a mudanças bruscas no clima. Logo, é comum no país que a população diga que podem ocorrer as quatro estações em um só dia, com manhãs frias seguidas de vento e chuvas, com o céu abrindo e fazendo calor ao final da tarde. Ou vice-versa. Ou tudo ao mesmo tempo.
Ainda que o viajante estude e escolha a melhor época para viajar, nunca haverá a certeza de encontrar um clima estável durante sua passagem pelo país. Ao menos na hora de montar a bagagem, independente da estação do ano, é bom estar sempre preparado para tudo ao viajar para a Nova Zelândia.
Olá . Chegarei na NZ dia 11 de setembro. Vou começar a viagem por Auckland e dia 16 vou para Queenstown. Nesse período as nevascas são mais fracas ou ainda é possível pegar alguma que atrapalhe os passeios em, por exemplo, Mount Cook?
Obrigado
Hugo
Hugo, final de setembro a probabilidade é bem pequena. Mesmo no mount Cook não é comum os passeios serem interrompidos. O que pode ocorrer é o Arthur’s Pass (acesso entre as duas costas da Ilha sul) estar fechado.
Carlos, eu gostaria de ir em dezembro com minha família, (2 crianças de 1 e 6 anos) , não gostamos de agito, mas sim, de paisagens, trilhas, coisas de rua (feirinhas, praças, etc) Como é uma longa viagem não queria errar na época, principalmente com relação as paisagens..o que vc me diz de dezembro?
Dezembro é verão na Nova Zelândia. Céu azul e uns 25 graus no máximo. Mas não terá neve na maioria das montanhas nessa época. Vai ser um tempo bom para trilhas, para ver os locais tomando sol e vivendo o verão, mas te digo que na Nova Zelândia nenhum momento é ruim, as estações são bem diferentes, mas todas lindas!
Oi Carlos, eu tenho um congresso para ir em julho do ano que vem na Australia e tava pensando em ir pra NZ. Vc acha muito perrengue o inverno por la? O que vc recomendaria visitar nessa epoca do ano? Nao ha outra opçao, pois minhas ferias serao em julho e quero aproveitar pra conhecer a NZ…
Oi Roberto, tudo bem? Respondendo pelo Carlos… Nunca acharemos perrengue uma ida à Nova Zelândia, o país é maravilhoso em qualquer época do ano, com atrações diferentes inclusive. O inverno por lá não é dos mais rigorosos caso você já tenha ido para a Europa. Pode nevar, mas são em locais específicos. Recomendaria para essa época do ano focar na Ilha Sul, em especial a região do Mount Cook, que é lindíssima. Iria a Queenstown e aproveitaria que todas as estações de ski estarão abertas. Vale também fazer o passeio por Milford Sound.
Dê uma olhada nos nossos textos de roteiro pela Nova Zelândia e sobre as 25 melhores atrações turísticas do país.
Abraços e aproveite esse país maravilhoso!
Carlos , estou em uma intensiva pesquisa …mas não consigo me decidir ..estarei fazendo intercambio na Australia de Fevereiro a Julho de 2019 … quero visitar NZ nas minhas ferias … porem não sei se vou no Outono ou Inverno …. abril ou julho .
O que vc me diz sobre NZ nessas datas ??
A Ilha Sul durante o outono fica lindíssima! As árvores todas amareladas. Foi a primeira vez que vimos um outono de verdade na vida. Mas se você quiser esquiar, as estações de ski só abrem no inverno. Eu iria preferir ir no outono, mais bonito e não tão frio.
Olá, Carlos, vou fazer-lhe uma pergunta para a qual não estou encontrando respostas nem no google, nem nas agências de viagens, nem muito menos nas companhias marítimas que fazem cruzeiro na Oceania, notadamente no roteiro Austrália – Nova Zelândia: qual é a época do ano em que o mar é mais calmo nessa região? Adoro cruzeiros, mas enjoo demais. Para mim é fundamental viajar em navios grandes em épocas de calmaria. Você saberia me responder?
Marilia, infelizmente não serei eu a te fornecer esta resposta. Se nem as empresas de cruzeiro sabem informar imagino que não seja algo que ocorra com sazonalidade. Creio que seja difícil de prever.
Olá Carlos , parabéns pelo blog. Estou no inicio de um planejamento para visitar esse belo país ano que vem, gostaria de inserir uma ida a Fiji . Vc acha viável ? Penso em algo em torno de 15 dias a viagem inteira. Alguma sugestão ?
Oi Jeferson, eu acho 15 dias pouco tempo para dividir uma viagem entre Nova Zelândia e Fiji. Nós temos algumas sugestões de roteiro que você pode dar uma olhada e ver se seus dias em Fiji vão te fazer perder muita coisa na NZ.
Pessoal! Um grande amigo viajou para Dunedin esta semana, estou pretendendo visitá-lo em Junho ou Julho. Tem alguma época em que os preços costumam ser menores ou sempre na media de 5,5 por cabeça?
Este meu amigo é um indiano que meio que fala portugues, se conhecerem algum brasileiro la em dunedin por favor deem uma força na recepção rs…
Um grande abraço!
Saymon, é muito difícil encontrar promoções para a Nova Zelândia, mas o preço padrão costuma ficar em 3 e 4 mil reais.
Olá Carlos. Parabéns pelo blog!
Eu estive na Nova Zelândia em 1989. Aluguei um carro e rodei pelas duas ilhas durante um mês.
Estou um pouco cansado da falta de segurança, da falta de justiça, de tanta corrupção e estou pensando em mudar de país. Como aposentando, minhas preocupações não são de encontrar trabalho, mas sim segurança e um bom sistema de saúde. Como é o sistema de saúde da Nova Zelândia.
O que mais pode me relatar à respeito da mudança? Estou pensando na Austrália também mas creio que já tem um pouco de xenofobia na Austrália. E na Nova Zelândia tem também?
Obrigado
Oi Luis, veja nosso artigo sobre Seguro Viagem na Nova Zelândia para entender um pouco do sistema de saúde. A Larissa já publiou outro tb explicando porque decidimos morar na Nova Zelândia, que pode servir para suas outras questões.
Bom dia, estou querendo fazer aquele THE NZ 5X1 EXPERIENCE saberia dizer qual a melhor época , agencia e de quanto tempo precisaria ficar, pesquisei e vi que tudo fica em Queenstown tem dicas de hospedagem ?
Obrigado
Oi Bira, inspirado em seu comentário publiquei um texto recomendando bairros e hospedagens em Queenstown. Dá uma olhada lá!
Oi Carlos! Muito legal seu blog. Minha filha faz 15 anos em dezembro do próximo ano e quer de presente uma viagem a NZ com todas as aventuras radicais que tem direito. Que cidade vc me sugere como base? E quais atrações nós não podemos deixar de fazer?
Abraço!
Oi Glauce, para não deixar nada de fora é preciso viajar o país inteiro, as duas ilhas! 😉
Se for uma viagem rápida, eu recomendo que a base seja em Queenstown, que é a capital dos esportes radicais e onde pode se ver a maior variedade de imagens da Nova Zelândia dos cartões postais.
Parabéns pelo blog, muito bom, vou para NZ dia 20 julho, em pleno inverno, qual seria sua sugestão de roteiro por queenstown? terei 5 noites, quais cidades eu deveria me hospedar? Vou desembarcar em queenstown dia 20, Estarei com minha filha de 8 anos e minha esposa, teríamos 6 dias nessa região pois depois iremos Auckland, e tranquilo dirigir nessa época ?
Oi Flemming, muito legal sua viagem!
Em Queenstown o ideal é usar a cidade de base e alugar um carro para explorar em volta. É super tranquilo dirigir no inverno e você só precisará se preocupar se quiser subir o Crown Range, indo até Cardrona, pois a estrada costuma fechar em grandes nevascas. Na dúvida é só perguntar no hotel e se informar se é possível ir ou não.
De Queenstown você pode conhecer locais ao redor, como Wanaka e o Lake Hawea, ir até Paradise, margeando o lago, e explorar Queenstown mesmo, que tem muitas atrações.
A maior delas é o Milford Sound, o fiorde onde você pode fazer um cruzeiro incrível. Caso decida alugar o carro, para a viagem não ficar tão cansativa, reserve uma noite em Te Anau e saia de lá pela Milford Road, parando nos pontos mais interessantes no caminho.
Carlos, por favor, a foto logo abaixo do título se refere a qual estação do ano? Quantos dias você sugere permanecer na Nova Zelândia? Seria possível conciliar a viagem com a Tailândia? Obrigado!
Oi Igor, essa foto específica foi feita no inverno, próximo a Christchurch, mas estes tons alaranjados no céu podem ocorrer em qualquer época do ano.
Conciliar uma viagem para a Nova Zelândia com a Tailândia é possível, sempre é, mas planeje com cuidado e reserve uma quantidade de dias suficiente, porque são locais muito distantes um do outro e com climas bem distintos.