Home » Destinos » Irlanda » Onde ficar em Belfast: os 4 melhores bairros e dicas de hotéis
Irlanda Reino Unido

Onde ficar em Belfast: os 4 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Belfast: Um street art nas ruas de Belfast, na Irlanda do Norte

Escolher onde ficar em Belfast é relativamente simples porque a cidade é bem pequena. Praticamente qualquer hospedagem, quando situada no centro ou próximo dele, estará numa boa localização para que o turista curta seus dias na cidade.

Porém, o centro de Belfast, quando fora do horário comercial, não possui muita circulação de pedestres, deixando a área desinteressante aos turistas que queiram curtir a cidade também durante a noite. Para estes casos, os bairros vizinhos como o Cathedral e Queens Quarter se tornam opções melhores.

Quando estivemos em Belfast nós experimentamos algumas hospedagens diferentes nos principais bairros hoteleiros da cidade. Abaixo relatamos as melhores dicas para quem quer agendar sua viagem tendo a certeza de ter escolhido um ponto da cidade adequado ao seu perfil como viajante.

Veja a lista com os melhores hotéis dos bairros centrais de Belfast.

Onde ficar em Belfast: os 4 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Belfast: o outono

Os principais hotéis de Belfast, incluindo os mais tradicionais, se concentram no Centro e no Cathedral Quarter. Já o Queens Quarter, onde está a Queens University, tem o perfil voltado para o público jovem e universitário e por conta disso é onde estão localizados os albergues e outras hospedagens de perfil mais econômico. Além destes, um pouco mais afastado da região central, o Titanic Quarter está se consolidando como um bairro moderno, para onde se direciona o crescimento da cidade, podendo funcionar como uma opção alternativa em Belfast.

Assim, os 4 principais bairros para ficar hospedado em Belfast são:

Cada bairro tem um perfil distinto, mas todos eles são excelentes escolhas para quem quer passar uns dias explorando a capital da Irlanda do Norte.

Indo para a Irlanda? Veja também o que fazer em Dublin e quais os melhores bairros da cidade.

Centro de Belfast

Onde ficar em Belfast: O centro da cidade

O centro de Belfast é um bairro majoritariamente comercial. É composto por várias ruas fechadas para a circulação de veículos, ocupadas por lojas e shopping centers. Com pouca gente de fato vivendo por ali, a região se faz de coração da cidade durante o dia, mas não possui grandes destaques após o horário comercial.

A ausência de áreas residenciais no centro ainda é consequência do período conhecido como “The Troubles” na Irlanda do Norte. Entre as décadas de 1960 e 1990, Belfast era uma das cidades mais perigosas do mundo devido à frequência com que bombas explodiam em pontos importantes da cidade, na disputa que polarizava protestantes e católicos no país. Sob ameaça constante, a população se moveu para outros bairros, deixando o centro com sua composição estritamente comercial e institucional que tem atualmente.

Ainda que sem áreas residenciais, a quem procura onde ficar em Belfast querendo reservar uma estadia curta, o centro ainda se mantém como uma das melhores opções da cidade. Em especial, a área ao redor do cruzamento da Great Victoria Street com a Grosvenor Road e Howard Street possui várias opções de hotéis para os mais variados tipos de viajantes, incluindo os mais econômicos. Se a falta de vida noturna não te incomoda, não é preciso expandir sua busca para outras regiões, basta reservar suas diárias no centro.

As melhores dicas de estadia no centro de Belfast são:

  • Europa Hotel, um símbolo da resistência que nos anos do “The Troubles” foi bombardeado seguidas vezes e se orgulha de nunca ter fechado as portas, mesmo nos períodos mais críticos da cidade.
  • Maldron Hotel Belfast City, hotel em edifício moderno, inaugurado há pouquíssimo tempo no centro da cidade.
  • Jurys Inn Belfast, da rede de hotéis que possui unidades espalhadas por todo o Reino Unido.
  • easyHotel Belfast, opção ultraeconômica, dos mesmos donos da easyJet – a companhia aérea lowcost – onde ficamos hospedados por uma noite quando precisamos fazer uma passagem rapidíssima pela cidade. O hotel oferece apenas o básico, e seguindo o modelo lowcost, cobra taxas extras para guardar malas e early checkin ou late checkout. Para quem não precisa de nada disso, a economia pode valer para não ter que abrir mão da localização.

Cathedral Quarter

Onde ficar em Belfast: A Cathedral Quartier

Para quem quer ficar hospedado na região central, mas prefere uma área com vida noturna movimentada, a solução é procurar sua hospedagem no Cathedral Quarter. O bairro funciona quase como uma extensão do centro de Belfast. Seu nome é dado pela presença da Saint Anne’s Cathedral, na Donegall Street.

A vantagem de reservar suas diárias no Cathedral Quarter é a grande concentração de pubs, incluindo muitos dos mais famosos da cidade como o Duke of York e o The Dark Horse, em ruas como a Hill e Skipper Street e a Church Lane. A presença destes bares faz com que a área contraste com o restante do centro, mantendo-se ativa mesmo após o horário comercial.

Para ficar hospedado por aqui, as opções se limitam a hotéis de padrão médio e alto, sem muitas alternativas ao viajante econômico. Os principais destaques são:

  • Merchant Hotel, o hotel mais luxuoso de Belfast, que frequentei (mas não fiquei hospedado, infelizmente) durante o congresso do STS Belfast, que ocorreu em seus salões de eventos.
  • Bullit Hotel, onde fiquei hospedado para o congresso. Fica quase ao lado do Merchant e é uma opção menos formal e mais alternativa ao vizinho famoso, ainda mantendo o padrão alto da região.
  • Ramada Encore Belfast City Center, talvez a opção mais econômica do Cathedral Quarter, ideal a quem quer economizar na estadia.

Ao visitar o Cathedral Quarter, mesmo que não fique hospedado no bairro, vá além desta área onde se concentram os pubs. Na extremidade do bairro você encontra uma região mais alternativa, repleta de street art, onde estão várias casas noturnas, incluindo algumas de temática LGBT. Visitar este pedaço da cidade mostra que Belfast, apesar de todo o seu conservadorismo religioso/político que comandou a Irlanda do Norte nas últimas décadas, tem evoluído bastante com o tempo.

Veja a lista completa de hospedagens no Cathedral Quarter.

Queens Quarter

Onde ficar em Belfast: Queen's Quarter

Com a marcante presença da Queens University, de quem pega seu nome, o Queens Quarter funciona inteiramente ao redor da grande população universitária no bairro. Por conta disso, a região, que fica logo ao sul do centro de Belfast, concentra bares, restaurantes e opções de hospedagem voltadas a este tipo de público. Para o viajante econômico é o paraíso.

Ao contrário do que ocorre no centro, no Queens Quarter a tipologia padrão é predominantemente residencial. Ao buscar onde ficar em Belfast, o bairro é a melhor opção para quem gosta de ter a experiência de viver como um local ao longo de sua estadia, sem que para isso tenha que ficar distante de suas principais atrações (do Belfast City Hall, no coração do centro, até a Queens University, são 20 minutos de caminhada em trecho plano).

Além da proximidade e da gama de hospedagens econômicas, o Queens Quarter entra no radar dos turistas também por conta de algumas atrações turísticas localizadas no bairro, como a própria Queens University, o Ulster Museum (que abriga a famosa tapeçaria que conta a história de Game of Thrones) e o Jardim Botânico. É um bairro imperdível mesmo para quem não ficar hospedado por aqui.

Sabendo de tudo isso, quando decidimos reservar nossa hospedagem para as semanas que passamos explorando com calma a capital da Irlanda do Norte, foi no Queens Quarter que decidimos ficar. Reservamos nossas diárias no My Nest Apartment, um dos muitos imóveis de temporada disponíveis no bairro. Próximo dele, na mesma rua, uma opção melhor para quem fica pouco tempo na cidade é o The Gregory, pois conta com uma maior quantidade de quartos.

Já para quem procura uma hospedagem tradicional, no Queens Quarter é onde estão localizados os melhores albergues de Belfast (é praticamente o único bairro da cidade onde existem hostels), além de alguns hotéis de padrão econômico.

Entre os hotéis econômicos do Queens Quarter destacamos:

E os albergues:

  • Vagabonds, o hostel mais bem avaliado de Belfast;
  • Arnies Backpackers, que funciona numa vila vitoriana tradicional como muitas que existem no Queens Quarter.
  • Lagan Backpackers, o hostel mais popular entre os viajantes de Belfast.

Veja a lista completa de hospedagem disponíveis no Queens Quarter.

Titanic Quarter

Onde ficar em Belfast: Titanic Quarter

Afastado do centro, o Titanic Quarter tem se consolidado como um vetor de expansão da cidade, pois estão surgindo ali novas construções, de perfil mais moderno, incluindo hotéis e apartamentos de temporada.

O grande destaque do bairro é seu museu, o Titanic Belfast, inaugurado em 2012 e grande responsável por colocar esta região no radar dos turistas. Associado a ele está o Titanic Hotel Belfast, o maior destaque entre as hospedagens do bairro. Fora este, a região conta principalmente com apartamentos de temporada, sempre voltados a quem busca um perfil mais moderno do que o encontrado nos demais bairros da cidade.

Veja as opções de hospedagem disponíveis no Titanic Quarter.

Salve estas dicas de Belfast no Pinterest!

Onde ficar em Belfast. Os 4 principais bairros para ficar hospedado em Belfast são: Centro de Belfast, Cathedral Quarter, Queens Quarter, Titanic Quarter. Cada bairro tem um perfil distinto, mas todos eles são excelentes escolhas para quem quer passar uns dias explorando a capital da Irlanda do Norte.
Onde ficar em Belfast: os 4 melhores bairros e dicas de hotéis. Os principais hotéis de Belfast, incluindo os mais tradicionais, se concentram no Centro e no Cathedral Quarter. Já o Queens Quarter tem o perfil voltado para o público jovem e universitário e por conta disso é onde estão localizados os albergues e outras hospedagens de perfil mais econômico. Além destes, um pouco mais afastado da região central, o Titanic Quarter pode funcionar como uma opção alternativa em Belfast.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade