Home » Irlanda » Onde ficar em Dublin: 5 melhores bairros e dicas de hotéis
Irlanda

Onde ficar em Dublin: 5 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Dublin: uma fila de copos cheios de cerveja Guinness

Não é simples escolher onde ficar em Dublin. Especialmente se você quer economizar com hospedagem em seu orçamento de viagem. Dublin tem passado por um processo econômico que eleva o custo de vida na cidade a um dos padrões mais altos da Europa. Os preços de hotéis, albergues e apartamentos para locação na cidade têm acompanhado a subida de preços, tornando a cidade bem cara tanto para locais quanto para viajantes.

Como agravante para quem chega como turista, Dublin não possui muitas zonas hoteleiras. Quase toda a sua infraestrutura fica concentrada na região central, que não suporta o aumento da demanda nos períodos de alta temporada.

Se o centro está saturado, fica difícil fugir um pouco da região em busca de melhores preços pela dificuldade de acesso, tendo que lidar com o sistema de transporte público da cidade, que confia amplamente em rotas de ônibus.

Encontrar o equilíbrio, ficando no melhor bairro, com acesso ao transporte, às atrações turísticas e ainda pagando barato por isso em Dublin é um desafio e tanto.

Veja a lista de hospedagens disponíveis nas regiões centrais de Dublin.

Os melhores distritos de Dublin

O que fazer em Dublin: O Dublin Castle, com sua torre antiga

Durante suas buscas você logo irá reparar que Dublin é dividida em distritos numerados. Ao lado de cada endereço virá assinalado “Dublin 1”, “Dublin 2” e assim por diante, representando a zona postal onde se localiza.

Esta divisão numérica dos distritos não tem qualquer relação com os bairros, pois há zonas que contém mais de um bairro, com perfis diferentes entre si. Não basta portanto recomendar que alguém fique hospedado em “Dublin 8”, por exemplo, onde fiquei numa das estadias que tive na cidade, para que esta seja uma boa localização, pois dentro de cada distrito postal há bairros bons e ruins para se hospedar na cidade.

Leia mais: O que fazer em Dublin: as 10 melhores atrações da cidade.

Distritos Pares x Distritos Ímpares

O que fazer em Dublin: O campus da Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda

Apesar da numeração dos distritos não indicar exatamente os melhores bairros, ela pode funcionar como uma espécie de “filtro”, ajudando a selecionar melhor as áreas onde você deve fazer suas buscas por hospedagem.

De um modo geral, quanto menor a numeração, mais próximo a localização do centro. Ao buscar onde ficar em Dublin, os Distritos 1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8 são os que deixam o turista mais próximo de suas áreas de interesse na cidade.

Além disso, como referência o Rio Liffey, que cruza o centro de Dublin, divide a numeração dos distritos de Dublin em “pares” e “ímpares”. Na margem norte do rio ficam os distritos ímpares, com o centro comercial sendo numerado “Dublin 1”. Enquanto ao sul ficam os distritos pares, com a área mais turística do centro, onde fica o Temple Bar, tendo a nomenclatura “Dublin 2”.

Como consenso em Dublin, os distritos pares formam as áreas mais nobres da cidade. Os ímpares englobam o centro comercial (Dublin 1) e áreas menos abastadas.

Os 5 melhores bairros de Dublin

Onde ficar em Dublin: uma rua medieval

Abaixo elaboramos uma relação com os 5 melhores bairros de Dublin, procurando incluir dicas de hotéis baratos em todos eles. A lista inclui recomendações de bairros em Dublin 1, 2, 6 e 8, que são os distritos que abrigam os bairros com as melhores localizações possíveis para quem quer ficar hospedado em Dublin e visitar a cidade como turista.

A seleção dos melhores bairros de Dublin inclui:

O Centro comercial de Dublin

Como em muitas cidades do mundo, falta autenticidade ao centro comercial de Dublin (em Dublin 1). Numa área repleta de lojas e shopping centers, ficar hospedado no centro deixa o visitante próximo dos pontos turísticos, com ampla oferta de transporte público, mas longe do sentimento de ser um local, já que pouca gente de fato circula por lá fora do horário comercial.

Para quem quer ficar no centro de Dublin, a oferta de hotéis se concentra especialmente nos arredores da Parnell Square, onde há unidades voltadas para os mais diferentes públicos. Entre eles, cito:

Veja a lista completa de hospedagens disponíveis na área da Parnell Square.

Já entre os albergues do centro, a maior parte se localiza numa área não muito recomendada de se hospedar, sendo melhor evitar. As exceções são aqueles que ficam próximos da margem do rio Liffey e têm as melhores avaliações, como:

Temple Bar

O que fazer em Dublin: A região do Temple Bar, a área mais famosa da cidade

Temple Bar é uma região do centro localizada logo ao sul do rio Liffey (Dublin 2), e uma das maiores atrações de Dublin. Quando se pensa sobre os maiores clichês sobre a Irlanda, com bares, festas e ruas repletas de turistas, é certamente na região do Temple Bar que se passa essa “cena”.

Ao contrário do centro comercial que fica do outro lado do rio, no Temple Bar o que não falta é movimentação de pessoas, dia e noite. Por conta disso, se você é do tipo que prefere dormir numa área mais tranquila, talvez aqui não seja o local mais indicado para sua reserva.

Ainda que tumultuado, ficar hospedado na área do Temple Bar é prático para o viajante, por deixá-lo bem no centro de tudo o que acontece em Dublin e próximo de seus maiores pontos turísticos. Por tudo isso, é aqui que a maior parte dos turistas vai procurar reservar a sua hospedagem, o que faz com que, por tamanha demanda, seja muito difícil encontrar ofertas.

Temple Bar: a melhor localização em Dublin!

Foi no Temple Bar que ficamos hospedados a primeira vez em Dublin. Pagamos bem mais caro do que o que estamos acostumados pela estadia, mas os dias lá foram fundamentais para nos familiarizarmos com a cidade e o clima da Irlanda. A todos que estejam indo pela primeira vez, faço a mesma recomendação de que, caso caiba no orçamento, tentem reservar por lá sua hospedagem.

No Temple Bar boas recomendações são:

Entre os albergues, as melhores escolhas são:

Ambos contam com dormitórios e quartos privativos.

Como no Temple Bar as hospedagens têm muita procura, reserve a sua com bastante antecedência para garantir os melhores preços. A dica vale em especial a quem viaja no verão, durante a alta temporada.

Veja todas as opções de hotéis e albergues no Temple Bar.

St Stephen’s Green

Se ao procurar onde ficar em Dublin você estiver buscando uma estadia que aproveite as comodidades do Temple Bar, mas acha que o agito do bairro não faz muito o seu perfil, a saída é reservar algo no bairro vizinho, o St Stephen’s Green.

St Stephen’s Green é um enorme parque localizado no centro de Dublin (Dublin 2), que dá nome a esta região. Entre ele e o Trinity College estão situadas ruas largas, comerciais, mas bem mais “vivas” do que as do centro comercial, em Dublin 1. Entre elas está inclusive a Grafton Street, famosa por ser o metro quadrado mais caro da cidade.

Pela proximidade com o Temple Bar, o bairro permite que seus hóspedes tenham toda a comodidade de estarem na melhor área da cidade e aproveitem a farta infraestrutura disponível. A vantagem extra é não ficar constantemente envolvido nas festas que no Temple Bar estarão, literalmente, à sua porta.

Os preços, como em quase todos os bairros de Dublin, são a grande desvantagem de escolher esta localização. Em St Stephen’s Green os hotéis são em sua maioria de alto padrão, sendo difícil encontrar ofertas. Albergues aqui são inexistentes.

Entre as recomendações de hotéis, destaco:

Veja a lista completa de hotéis disponíveis em St Stephen’s Green.

Portobello

Onde ficar em Dublin: uma menina ruiva pulando em frente a um muro com street art em Portobello

Portobello é um bairro pequeno, basicamente residencial, localizado entre a Camden Street (Dublin 2, que liga o centro aos bairros mais ao sul da cidade) e a Portobello Road (Dublin 8). De lá até o Temple Bar são cerca de 20/25 minutos de caminhada, mas há ônibus frequentes para quem não for muito de se exercitar.

Foi em Portobello que reservamos nossa hospedagem quando preferimos evitar os preços do Temple Bar. Como deixamos para reservar as diárias em cima da hora, já não tínhamos mais como pagar os valores das poucas hospedagens que restavam disponíveis no centro. Em Portobello, por sua vez, encontramos preços mais acessíveis e um bairro que, apesar de não ter grandes destaques (a única área comercial é a Camden Street), nos acolheu bem durante nossa estadia.

No bairro nossas recomendações são:

Rathmines

Ainda mais ao sul da cidade, Rathmines (Dublin 6) é uma opção de bairro residencial que, assim como Portobello, pode ser a salvação para quem, ao buscar onde ficar em Dublin, não encontra o que procura nos demais bairros da cidade.

O eixo principal do bairro é a Rathmines Road, onde você encontrará a maior parte de sua estrutura comercial e por onde passam as linhas de ônibus que ligam o bairro ao centro. Sendo um pouco mais afastado, os que preferem caminhar levarão pelo menos 30 minutos para se deslocar do bairro ao Temple Bar.

Em Rathmines as principais opções de hospedagem são apartamentos de temporada, como o Pavillion View, por exemplo, que tem imóveis de 1 ou 2 quartos. Entre os hotéis destaco o Upper Cross House Hotel.

Veja mais alternativas de hospedagem em Rathmines.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

4 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Muito claro seus textos
    Somos um casal de 60 anos e só vamos passar 4 noites em Dublin Você indicaria o Holliday Inn? Pois gostamos muito de passear mais zonas de agito não nos agrada.
    Vamos conhecer o mais importantes em museus Musicas e pontos turisticos interessantes
    Conseguiríamos assistir um bom conserto?

    • Oi Vera Lucia, então, o Holiday Inn fica do outro lado do rio, na área comercial (que praticamente só funciona em horário de trabalho), que é o lado com menos atrações (vocês precisariam usar sempre transporte público pra ir até os pontos turísticos). Aconselharia ficar na parte sul do rio, que mesmo sendo a mais agitada, possui áreas bem residenciais e mais tranquilas. Assim fica mais fácil a locomoção. Acredito que na região do Holiday Inn vocês ficariam isolados demais do resto da cidade.

abbv