Nossa decisão de viver na Nova Zelândia começou a ser construída em 2012. Carlos e eu tínhamos bons empregos, mas vivíamos reclamando da vida, a rotina na cidade grande estava nos deprimindo, desperdiçando nosso tempo e paciência. Posso afirmar que não estávamos felizes.
Até que um dia, numa conversa/desabafo, chegamos à conclusão de que queríamos viver fora, que éramos jovens e era a nossa hora. Sempre foi o nosso sonho e não poderíamos deixar o momento passar.
Tá, queríamos ter a experiência de viver fora. Mas onde exatamente?
A escolha da Nova Zelândia para ser nosso país
Queríamos ir para um país em que fosse possível trabalhar, mesmo que fosse temporariamente, porque sabíamos que esta seria a única forma de sustentarmos nossa viagem. Precisávamos escolher um local onde o inglês (nosso único outro idioma) fosse o idioma falado e onde pudéssemos conseguir um visto facilmente.
Logo eliminamos os Estados Unidos e o Reino Unido pelas dificuldades de imigração que oferecem e o Canadá que não nos interessava muito. Pensamos na Irlanda, mas é um dos países menos favorecidos da Europa e mais afetados pela crise econômica, onde não seria muito fácil conseguir trabalho.
Daí nosso pensamento seguinte foi bem… a Nova Zelândia. A ideia de viver na Nova Zelândia, um lugar tão isolado, tão pouco explorado, para nós era algo muito interessante.
(e tudo isso antes da descoberta divisora de águas que foi o house sitting)
A qualidade de vida que a Nova Zelândia oferece
Pesquisando sobre a Nova Zelândia, percebemos que a Oceania era o lugar certo. Países novos, pouco explorados, longe da crise europeia, e no caso da Nova Zelândia, muito pouco povoado. Cidades pequenas, onde a população valoriza casas, não apartamentos minúsculos como os que são vendidos no Brasil, onde o trânsito ainda é tranquilo, apesar do alto número de carros por família, tudo pesou em nossa escolha. Queríamos qualidade de vida.
As opções de emprego na Nova Zelândia
Devido à pequena população, vários anúncios de emprego podiam ser vistos em sites pela internet e dependendo da profissão você poderia entrar com visto de trabalho direto. Além disso, o país oferece 300 vistos de trabalho temporário por ano para brasileiros através do Working Holiday Visa, que pode ser feito através da internet, pelo site oficial da imigração, num processo super simples, sem depender de agência, despachante ou intermediários. Era esse o nosso caminho.
Leia Mais: Descubra como você pode passar um ano trabalhando e viajando na Nova Zelândia com o Working Holiday Visa para brasileiros.
Leia Mais: Como conseguir um emprego na Nova Zelândia
A vida de quem decide viver na Nova Zelândia
Chegando aqui, não poderíamos ter escolhido melhor. O país é tranquilo, se move praticamente em outra rotação e faz mesmo a mais ansiosa das pessoas se sentir em paz. A população é simpática, agradabilíssima, super prestativa e amigável. Todos querem saber como você está, em como podem ajudar, etc.
Viver na Nova Zelândia é viver na Terra Média!
Eu sou fascinada pela Nova Zelândia desde os tempos de adolescente, pois, como uma nerd viciada em O Senhor dos Anéis, visitar o país que deu vida à Terra Média para mim era algo muito surreal.
Leia Mais: Conheça Hobbiton, a Vila dos Hobbits de O Senhor dos Anéis.
Leia mais: Descubra o que fazer e onde ficar em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia
Sem contar com as paisagens de tirar o fôlego a cada estrada que você pega. O país tem de tudo: praias, montanhas nevadas, rios azuis, lagos borbulhantes, dunas gigantescas, vulcões e terremotos.
E por que achamos que você também deveria experimentar viver na Nova Zelândia?
Se todos esses elogios não te convenceram, sinceramente, você não sabe o que está perdendo. Acha que não tem condições de se manter no país? Além de tudo, a Nova Zelândia foi o maravilhoso país que nos apresentou o house sitting, que reduz nossos custos de hospedagem a zero. Aqui há ofertas inacabáveis, em inúmeros lugares, com propostas diversas.
Ter nos introduzido a esse novo modo de viajar nos fez repensar nossa viagem e toda nossa vida. Seremos sempre gratos.
Olá! Gostaria de saber sobre o poder de compra no país, é possível ter uma boa alimentação com um salário mínimo? Estou pensando em tentar uma bolsa de doutorado pleno lá porém tenho receio quanto a essa questão.
Não dá pra viver folgado com o mínimo, mas dá uma condição bem melhor do que o mínimo do Brasil.
Boa noite Larissa!
Meu nome é Emerson, morei muitos anos no Japão e retornei ao Brasil um pouco antes da pandemia começar.
Sempre tive vontade de conhecer a NZ por ser surfista e saber que aí existem lugares muito bons para praticar o surfe.
Gostaria de te perguntar se você sabe como é o mercado para massoterapeuta na NZ. Sou formado em Thai Massage pela TMC Thai Massage School of Chiang Mai – Thailand.
Obrigado pela atenção.
Oi Emerson, não faço ideia… nós não moramos mais na NZ, e não sabemos a fundo sobre cada área específica no país…
Adorei o relato, moro atualmente a 3 anos em Lisboa, mas pretendo ir estudar e trabalhar em Auckland com minha esposa, não temos formação superior, trabalho como housekeeping e ela é auxiliar de cozinha, com essas profissões seria possível conseguir um visto de trabalho por lá? Passado o intercâmbio de inglês? Obrigada.
Oi Mariana, aconselho procurar um Immigration Adviser, ele irá saber te auxiliar especificamente 🙂
Oi Larissa tudo bem?Eu li sua reportagem e algo mágico brilhou dentro de mim.Eu estou com um intercâmbio agendado para a Australia, aliás está em aberto, mas estou vendo os vídeos de NZ e parece que meu coração vai sair pela boca.Eu tenho uma dúvida tenho 35 anos e gostaria de saber qual o caminho mais fácil para viver aí com trabalho estudo?Você pode me dar uma luz?Obrigada
Oi Raquel, não moramos mais na NZ, moramos em Portugal. Acredito que um visto de estudante seja o mais fácil no seu caso, já que o WHV não se aplicaria por ter mais de 30 anos. Mas acredito que as fronteiras da NZ não se abrirão tão cedo para pessoas de fora, tem que aguardar :/
Olá Larissa fiquei muito feliz com esse seu relato , já faz algum tempo que faço pesquisas sobre esse país lindo.
Tenho muita vontade de mudar de ares, uma nova perspectiva, uma nova vida.
Gostaria de saber mais e ter mais informações , você pode me ajudar?! Xero , obrigada .
Oi Rosângela, só escrever suas dúvidas por aqui que eu vejo como posso ajudar! 🙂
Olá Larissa, como posso conversar mais consigo sobre viver na Nova Zelândia?
Sou portuguesa e estou a aguardar resultado do work and holiday visa para ir para a nova Zelândia no próximo ano e gostaria de trocar algumas impressões. É possível?
Muito obrigada
Oi Inês, pode escrever suas dúvidas por aqui que eu respondo! 🙂
Olá Larissa, me chamo Gisele, tudo bem?
No meio deste caos do COVID 19 por uma coincidência ou não rs,,, me deparei com seu site. Tenho vontade de largar o Brasil e ir embora, atuo há mais de 15 anos no Mercado financeiro, mas meu inglês não é dos melhores. Sempre pensei na Austrália mas lendo sua matéria foi uma luz que me acendeu na mente. Você acha a NZ melhor para se viver do que a Austrália? Nunca sai do Brasil, preciso de coragem e trabalho para me sustentar… Se puder me responder ficaria grata!
Oi Gisele, em relação a trabalho, a Austrália tem mais oportunidades. A NZ é muito pequena, mas dependendo do seu setor, pode ser uma boa ir pra lá. As pessoas são mais acolhedoras e o país é lindíssimo. Queremos muito voltar
Olá Larissa!
Tive o prazer de conhecer NZ fiquei 30 dias de férias por lá, meu filho de 24 anos, mora e trabalha em NZ já fazem 2 anos. Depois que a gente conhece NZ nunca mais é a mesma pessoa! Eu amei os poucos dias incríveis que vivi por lá.
Sim, melhor país, seu filho tem muita sorte 🙂
Olá Leide!
Poderia arranjar forma de eu entrar em contacto com o seu filho?
Também eu pretendo viajar para a nova Zelândia e gostava de ter alguém da minha idade com quem trocar umas impressões 🙂
Obrigada !!
Bom dia Larissa e Carlos. Eu e minha esposa já somos aposentados e queremos sair do Brasil de vez. Vcs tem idéia de um valor mensal que eu precisaria pra me manter na NZ? Em questão de de dinheiro aplicado, os impostos são altos ?
Oi Roland, é ideal é procurar um Immigration Adviser, ele irá saber lidar com o caso de vocês melhor 🙂
Olá, incrível seu relato, já dá vontade de fazer as malas. Pretendo fazer essa mudança assim que possível. Há quase 3 anos tomei a decisão e embarquei no sonho de viver em Portugal, saí do Brasil em 2017 e estou aqui desde então, mas o país não funciona como eu esperava, quero viver uma vida diferente com minha família e vou! Minha galera é grande, sou eu, a esposa e três filhos, por isso preciso de um tempo de organização, mas o destino é certo, e seu relato ajudou a fortalecer esse projeto. Obrigado!
Erico, nossos planos são os mesmos! Viemos morar em Lisboa no ano passado, mas em 5 anos super queremos nos mudar de volta para a Nova Zelândia!
Olá Larissa, adorei saber sobre a sua experiencia em NZ, estou em um planejamento para sair do Brasil, e NZ é uma das minhas opções e fiquei apaixonada por tudo que relatou. E me confirmou ainda mais a escolha que por coincidência vc ser de Niteroi/RJ também rs. Gostaria de saber se para profissionais da saude NZ seria uma boa opção, pois estou me formando em Fisioterapia.
Oi Laila, no site do governo da NZ tem uma lista de profissões que eles dão prioridade a imigrantes, e os da área de saúde são os mais procurados. Aconselho a dar uma olhada nas opções, quem sabe?
Boa noite, Larissa trabalho no sistema prisional do Rio Grande do Sul, sou apaixonado pela profissão, mas venho pensando junto com a minha esposa em largar tudo e ir embora para NZ e tentar trabalhar também no sistema prisional vc sabe como funciona?
Oi Vanderson, olha, não faço a menor ideia… é uma área bem específica, com várias regras diferentes.
Bárbara, eu e meu marido estamos com esse mesmo pensamento, agora, 8 meses após seu comentário. Vocês mudaram de país?
Boa tarde
sou do Amapá
quero conhecer a Nov Zelándia.
Immigration Advisor – vcs possuem algum aqui no Brasil para que possamos consultar ? agradeço
Oi Claudia, o Peterson Fabrício pode te ajudar, ele é brasileiro, mas mora na NZ.
Ola Larissa! Tudo bem? Estou fascinada com seu texto e sempre ouvi falar muito bem das possibilidades de uma vida muito melhor por aí .. gostaria de saber se as chances diminuem muito caso a fluência na língua inglesa não seja muito boa. Obrigada!
Oi Fabiana, nós não moramos mais na Nova Zelândia, mas sonhamos em voltar com outro tipo de visto no futuro. Sobre o inglês, depende muito da área que você for procurar.
Olá. Gostei demais da descrição feita por você. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre como viver na Nova Zelândia. Você poderia me ajudar satisfazendo algumas dúvidas?
Claro!
Oi Gabriela, se tem um país que carece de xenofobia, esse é a Nova Zelândia. Moramos lá por 1 ano e sempre fomos muito bem tratados e também conhecemos outros brasileiros e estrangeiros que moram lá e nunca reclamaram tb. Todos lá são muito solícitos.
Olá, gostaria de saber se eu conseguiria ingressar em uma faculdade por lá conciliando com um trabalho ?
Depende da faculdade, Bruna
Olá larisa tudo bem ! Pesquisando encontrei o blog de voceis. E li sobre a experiência que tiveram na nova Zelândia . Gostaria de conhecer como faço pra ter o melhor preço possível entre passagens e hospedagens.. se puder me orientar.agradecido..
Oi Fernando, recomendo buscar passagens no Skyscanner e hospedagens no Booking.com
Bom dia! Sou aposentado do governo federal e quero saber qual o valor monetário(salário) para viver bem na NZ. Somos em 4 pessoas.
Oi Everson, depende muito do seu padrão de vida, e moramos lá entre 2014 e 2015, os valores devem estar um tão desvalorizados.