Home » Destinos » Tailândia » Aeroportos de Bangkok: como chegar e sair de forma barata
Tailândia

Aeroportos de Bangkok: como chegar e sair de forma barata

Com a enorme importância que tem internacionalmente, a capital da Tailândia funciona como um grande ponto de conexão no transporte aéreo do Sudeste Asiático. Conhecer e entender as diferenças entre os dois aeroportos de Bangkok (além de saber como chegar e sair de cada um deles) são passos fundamentais na vida de todo turista que estiver planejando uma viagem ao país.

Planeje sua viagem: Veja uma seleção de hotéis e reserve sua estadia em Bangkok

O novo Aeroporto Internacional de Bangkok – Suvarnabhumi (BKK)

diferenças dos Aeroportos de bangkok na tailândia

Inaugurado em 2006, o Suvarnabhumi é o maior dos aeroportos de Bangkok e já figura entre os dez (ou vinte dependendo da fonte ouvida) mais movimentados do mundo.

Caso, vindo do Brasil, Bangkok seja a primeira parada de sua viagem pelo Sudeste Asiático, será no aeroporto de Suvarnabhumi que você vai desembarcar. E caso seu roteiro de viagem também inclua vôos internacionais partindo da capital da Tailândia, é muito provável que você tenha que fazer uma passagem por este aeroporto.

Leia mais: Como montar o roteiro de viagem ideal pela Tailândia

E ainda: Planeje sua viagem com nosso guia de viagens pela Tailândia

Como chegar e sair do Aeroporto de Bangkok – Suvarnabhumi

O Aeroporto de Suvarnabhumi fica 25 quilômetros a leste de Bangkok, na província vizinha de Sumut Prakan. Apesar de distante, chegar e sair do aeroporto é bem simples dependendo de onde fica sua hospedagem em Bangkok.

O Airport Rail Link (ARL)

Conectado ao Terminal de passageiros do Suvarnabhumi há uma estação de trens que liga o aeroporto de Bangkok à região central da cidade e é o método mais fácil/barato de chegar e sair de lá: o Airport Rail Link (ARL)

A linha do ARL tem só 8 estações, a viagem completa custa 45 Bahts por pessoa. Ao final, o ARL está conectada ao BTS, o metrô suspenso de Bangkok, na estação Phaya Thai, na linha do Silom. O BTS é o principal sistema de transporte da cidade e caso seu hotel/albergue fique próximo a alguma estação (e suas malas estejam leves), basta fazer a transferência em Phaya Thai e seguir viagem de metrô.

Leia também: Onde ficar em Bangkok: os melhores bairros.

(Há alguns anos do aeroporto havia a opção de linhas expressas – custando 90 Bahts –  levando direto à estação Makkasan (onde conecta com o MRT, o metrô subterrâneo) e à estação de Phaya Thai, mas estas estavam desativadas quando visitamos a cidade, em Novembro e Dezembro de 2015)

Para quem escolheu ficar hospedado na região da Khaosan Road, como não há estação do BTS por lá, ao descer em Phaya Thai será preciso complementar a viagem com uma corrida de táxi.

Os táxis tailandeses

Para quem chega do Brasil, mesmo com todo o conforto do ARL, viajar de trem e fazer conexões no metrô carregando malas pode ser um desgaste enorme e neste caso os táxis são sempre a melhor opção.

Apesar de obrigatório, é difícil convencer os taxistas tailandeses a ligarem o taxímetro e provavelmente tentarão fazer um preço fechado pela corrida. Se é conforto que você está buscando talvez isto de deixe sem saída.

Lembre-se de trazer com você o endereço e nome do hotel impresso no alfabeto tailandês. Endereços na Tailândia são complexos e caso seu hotel não seja muito conhecido e provável que o motorista tenha dificuldade de encontrá-lo. Fora do aeroporto, e mesmo em cidades menores que Bangkok, por algumas vezes tivemos que usar o GPS do celular e ir guiando o taxista que não sabia para onde ir.

Veja mais: O que fazer em Bangkok: uma visita pelo centro antigo da cidade.

Além disso, especialmente caso escolha o táxi para voltar ao aeroporto, tenha em mente que o trânsito de Bangkok é muito pesado e engarrafamentos acontecem a qualquer hora. Reserve bastante tempo de antecedência para evitar transtornos.

Transfer Particular

Caso queira seguir viagem mais tranquilo, evitando os taxistas tailandeses, a melhor opção é contratar um transfer particular. Faça a reserva online de seu transfer do Aeroporto Suvarnabhumi a qualquer lugar de Bangokok.

Outras opções para sair do Aeroporto de Bangkok – Suvarnabhumi

Apesar do trem do ARL e dos táxis atenderem muito bem boa parte dos destinos na cidade ainda há um terminal de ônibus conectado ao aeroporto.

Além de destinos dentro da cidade como os terminais de ônibus do Sul e Ekkamai, as estações do BTS de On Nut e Victory Monument e outros, há ônibus partindo do aeroporto para localidades mais distantes como Pattaya ou mesmo Udonthani e Nongkhai, na fronteira com o Laos!

Veja todas as opções de transporte disponíveis no site do Aeroporto de Bangkok – Suvarnabhumi

O antigo Aeroporto Internacional de Bangkok – Don Mueang (DMK)

diferenças dos Aeroportos de bangkok na tailândia

O antigo aeroporto internacional de Bangkok chegou a ser desativado brevemente quando inauguraram o Suvarnabhumi, mas viram que a malha aérea do país precisava mesmo dos dois aeroportos de Bangkok em funcionamento e logo reformaram e reativaram o Don Mueang.

Ao contrário do que ocorre em outras cidades, ainda hoje os dois aeroportos de Bangkok suportam tanto voos domésticos quanto internacionais, mas recebem as rotas de diferentes companhias, com o Don Mueang concentrando boa parte das empresas low-cost.

Se informe: Como planejar sua viagem (e montar seu roteiro) pelo Sudeste Asiático.

Assim, se seu roteiro pelo sudeste asiático envolver algum voo de baixo custo para países vizinhos com companhias como a AirAsia, NokAir, Thai Lion Air e outras menores, é para o aeroporto de Don Mueang que você deverá se deslocar.

Como chegar e sair do Aeroporto de Bangkok – Don Mueang

O aeroporto de Don Mueang fica na província de Bangkok, mas no extremo norte dela e o acesso por transporte público não é muito fácil.

Por conta disso o taxi é sempre a melhor opção. Mas se você comprou um voo low-cost é bem provável que você queira economizar a corrida até o aeroporto, certo?

Nós também passamos por isso e fizemos o seguinte: embarcamos no BTS na linha do Sukhumvit e fomos até a última estação, Mo Chit. (isto custa, dependendo de onde você embarca, entre 10 e 52 Bahts).

Veja também: O melhor mercado flutuante de Bangkok, em Tailing Chan.

No desembarque em Mo Chit, na saída do lado direito, já no sentido do aeroporto há vários taxistas já esperando quem chega pelo BTS. De lá, além de cortarmos boa parte do trânsito que pegaríamos no caminho, a corrida custou menos de 100 Baht.

Transfer Particular

Reservar um transfer particular também é possível no aeroporto Don Mueang. Faça seu pedido online e deixe seu transporte do Aeroporto Don Mueang agendado para qualquer lugar de Bangokok.

Como se deslocar entre os aeroportos de Bangkok

Caso você compre passagens que envolvam uma troca de aeroportos, apesar de ser algo não recomendável ao extremo, seu caso ainda tem solução: existe um ônibus que realiza um transfer gratuito entre os aeroportos de Bangkok e funciona de 5 da manhã à meia-noite.

No Suvarnabhumi esses ônibus partem do segundo andar do terminal de passageiros. No sentido contrário, basta procurar pela plataforma no primeiro andar do aeroporto de Don Mueang,

Como sempre, reserve bastante tempo para a viagem, pois o trânsito de Bangkok é imprevisível.

Qual dos aeroportos de Bangkok devo escolher?

Como os aeroportos de Bangkok têm seu uso dividido apenas de acordo com as empresas que operam em cada um, existe a possibilidade de, durante sua pesquisa por passagens aéreas, encontrar rotas que sejam oferecidas tanto com saídas do Suvarnabhumi quanto do Don Mueang. Neste caso, qual a melhor escolha?

Se preços e horários forem similares, eu sempre escolheria o Suvarnabhumi, sem questionamentos. O acesso é mais fácil, mais barato e o aeroporto é muito mais novo e estruturado para passar um tempo esperando seu voo. O aeroporto de Don Mueang é bem mais caótico e confuso, além de criar para o turista uma dependência enorme dos taxis de Bangkok.

No entanto, por mais que você tente fugir, se sua intenção for visitar algum outro país da região, haverá algum momento em que a escolha não estará disponível e é bom estar preparado sempre.


Vai para Bangkok? Planeje sua viagem e reserve sua estadia pelo Booking.com.

Reservando por aqui você poupa tempo e dinheiro, e ainda nos ajuda a ganhar uma comissão e continuar nossa jornada 😉

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

25 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Para apanhar o voo das 03h30 no BKK, qual o horário a que consideram pertinente apanhar o voo de Phuket? De forma a chegar a BKK às 16h? 18H? 19H? 20H? 21h? Há várias opções da vietjet air por isso é uma questão de escolher mediante o que considerarem, da vossa experiência, mais pertinente.
    Estou a escolher esta companhia porque além do preço, viaja para BKK evitando deslocações entre aeroportos em Banguecoque.

    • Olha Carla, eu acho essa situação muito arriscada e não é algo que eu faria. Como os voos são desconectados, ninguém vai se responsabilizar pelo reembolso da passagem perdida caso tenha um atraso. Neste caso eu acho que você deve analisar o quanto de risco você está disposta a correr.

  • Olá 🙂
    Vou à Tailândia no final de Outubro.
    Tenho voo de regresso a Portugal pela emirates às 03h30 da manhã.
    Acha seguro vir de Krabi no voo das 21h20 que chega a Suvarnabhumi às 22h45?
    Parece-me dar tempo, porque tenho 2 horas +/- para chegar ao balcão de check in no mesmo aeroporto.
    O meu receio é que o Voo da Vietjet Air se atrase e é o último de Krabi.
    Qual a sua opinião?

  • Olá!
    Desde já obrigada por todas as partilhas e informações!

    Estou a planear uma viagem à Tailandia em Novembro deste ano. Já comprei os voos.

    A minha dúvida é a seguinte: Nós queremos ir a Bangkok, Phi Phi e Railay Beach. Pelo que estou a ver o mais fácil será irmos logo para as Phi Phi, depois Railay e por último Bangkok (temos voo para portugal ao 12.35h, pelo que será mais fácil a ultima noite ser passada lá).
    Mas o voo de ligação de Banguecoque – Krabi é as 9.10h, sendo que o meu voo aterra em Bangkok às 8.20h.
    Eu não conheço o aeroporto… Acha que é tempo suficiente para ir de um avião para o outro? Tenho medo de comprar e perder.

    Obrigada,
    Patrícia

  • Boa tarde!
    Visitaremos a Thailandia no final de oututbro/2018.
    Por favor, gostaria de informações de hotéis de fácil acesso em Bangkok, pois permaneceremos la por 4 dias seguindo o seu roteiro.
    Também gostaria de informações de como ir de bangkok até as ilhas Phi Phi.
    Desde ja agradeco.

  • ola,
    pretendo ir á Tailândia em março ou abril, qual a forma bais barata de voo saindo do Brasil para chegar por lá? Tipo se é mais em conta ir p/algum outro país ou ir direto para Tailândia?

    • Risanda, isto é relativo e depende muito das promoções que você possa encontrar. Voos do Brasil para a Tailândia normalmente fazem conexão no Oriente Médio, em Dubai ou Doha. Mas já vi promoção pela Turkish também, com conexão em Istambul.

  • Olá Carlos
    Escrevo de Portugal. Na programação que estou fazendo para uma viagem à tailandia em fev proximo no regresso à casa vindo de krabi num voo que chega a Don Mueang as 21,40, tenho depois o voo para o dubai a sair à 1,05 no suvarnabhumi. tendo em conta a sua experiencia acha que terei tempo para me deslocar entre os dois aeroportos no transfer gratuito a tempo de fazer check-in

    agradeço desde já a sua resposta
    um abraço

    Carlos Fernandes

    • Carlos, eu não confiaria no transfer gratuito neste seu caso, pq o tempo está apertado. Considerando que para o voo internacional vc terá que chegar até 3 horas antes do embarque, vc chegará (sem atrasos) no Don Mueang já bem próximo do horário que abre o check in do voo de Dubai.
      No seu lugar eu preferiria um táxi/grab/tranfer, algo que dê a segurança de trocar de aeroporto rapidamente.

  • Boa noite Carlos. Gosto bastante de viajar, mas infelizmente não domino o falar em inglês, apesar de ler e entender, um pouco. Ficaria difícil uma aventura por estes países sem o falar desta língua ou é possível se virar e planejar uma viagem para lá.

    • Olha Emanoel, eu sempre encorajo as pessoas a irem, mesmo não sabendo a língua. Como diz o ditado, quem tem boca vai a Roma. Nós fomos para o Laos e na capital ninguém fala inglês, e mesmo assim ficamos lá por 2 semanas, comprando coisas e chegando nos lugares através de mímica e aprendendo a falar o básico. Nada é impossível!

    • Estou aqui nesse momento e não domino o inglês, somente leitura e escrita. Bem tranquilo. Google translator é o melhor. Estou desde de 2/10 e fico até 24/10. Viajando de mochilao de norte a sul.

  • oi carlos! Eu viajo a Tailandia e Vientna agora em Maio/Junho sozinha e meu voo para Vietnan sae as 7 da manha pelo Mueang entao no horario de 5 da manha seria tranquilo para sai do meu hotel em Khao San e ir para esse aeroporto ou voce acha que devo sair mais cedo ainda ?? Por causa do horario terei que pegar um taxi . O GRAB funciona bem la? O uber infelizmente parou ou vai parar em breve de funcionar na Tailandia. E meu voo de volta ao Brasil sai as 1:30 da manha e na noite anterior irei ao Sky pub deixando minhas malas no quarto do hotel de um amigo que ficara hospedado no hotel do sky pub para ja sair de la e ir para o aeroporto . Que horas voce recomenda sair desse pub e ir para o aeroporto Suvarnabhumi ? Sera em um sabado a noite a minha ida noturna a esse aeroporto. Obrigada!

    • Beatriz, acho curto duas horas apenas de antecedência, visto que vc terá que chegar uma hora antes pelo menos, no aeroporto. para decidir o horário vc pode checar com seu hotel da Khao San. Eles saberão dizer melhor do que eu quanto tempo de antecedência vc vai precisar.
      Se preferir o Grab, pode usar tranquila. Recentemente o Grab e a Uber se fundiram no sudeste asiático e imagino que vc não terá problemas para encontrar um carro disponível.
      Já pro Aeroporto de Suvarnabhumi eu recomendaria pelo menos uma hora pro trajeto. Mas considere mais duas (ou atpé três) de antecedência para chegar no aeroporto, visto que é um voo internacional.

  • Oi, Carlos! Tudo bem? Muito legal e esclarecedor seu post!
    Agora queria ver se você pode me ajudar. Eu e a minha namorada chegaremos em Bangkok às 13h de um dia (pelo Suvarnabhumi international airport – BKK), e às 10h do dia seguinte iremos para Krabi e depois Phi Phi (com o fly ‘n ferry da NokAir, a partir do Don Mueang Airport). Você tem alguma sugestão quanto a lugar para nos hospedarmos?
    E já que o post é sobre aeroportos, vou abusar da tua boa vontade hehe
    É que eu e minha namorada voaremos de Bali para o BKK, chegando no BKK às 20h50. Nosso voo de volta pro Brasil é à 1h45. Achas que dá tempo tranquilo?
    Agradeço desde já e desejo sucesso ao blog!
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente post!

    • Oi Luiz, na chegada em Bangkok eu sugiro que você reservem uma noite um um hotel próximo ao Don Mueang (como o Amari, por ex), para ficarem próximos do aeroporto já que não terão como aproveitar muito o dia com um voo logo cedo.
      Na volta acho que o horário está apertado, mas possível caso não atrase, já que os voos saem ambos do BKK.

  • Estarei em Londres em 22.11.2016 e gostaria de conhecer o Sudeste Asiático: Tailândia, Camboja, Laos e/ou Vietnã. Você sabe dizer para qual destes o deslocamento sairia mais barato, dependendo do destino? Vi que as taxas dos voos costumam ser mais caras que os voos em si…

    • Marina, da Europa o mais barato costuma ser voar a Bangkok, que tem muito mais opções, mas fique de olho também nos voos para o Vietnã, porque às vezes fazem promoções – foi assim que no começo do ano voamos a Paris de Hanói, com a Vietnam Airlines.

  • Qual o tempo gasto (em média) para os trâmites (imigração, vigilancia sanitária, restituição de bagagem) no aeroporto assim que você chega? Ex: chegarei as 06:45 da manhã, que horas mais ou menos, conseguirei sair do aeroporto em direção ao meu hotel?

    • Patrícia, não sei precisar o tempo porque não desembarcamos na Ásia pela Tailândia. Mas a parte da manhã costuma ser bem movimentada em aeroportos do mundo inteiro pois é o horário que costumam chegar os voos de longa duração. É bom ter uma boa folga para não ter surpresas na hora.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade