Home » Nova Zelândia » 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo
Nova Zelândia

10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo: Esse é o hotel mais antigo do país, fica na cidadezinha de Cardrona, entre as cidades de Queenstown e Wanaka. Um grande polo de inverno, com suas lindas pistas de ski, atrai tanto gente de fora do país quanto os próprios neozelandeses.

Para fazer uma lista com as melhores cidades da Nova Zelândia vamos separá-las de acordo com o potencial que apresentam a um recém-chegado que queira estudar, trabalhar ou fazer turismo.

Para um estudante a melhor cidade pode ser a quem apresente as melhores escolas, um ambiente jovem/universitário ou a que seja bastante ativa durante a noite.

Para alguém que pretenda viver temporariamente ou imigrar em definitivo, entender quais são as melhores cidades da Nova Zelândia é o primeiro passo para construir uma vida nova que atenda às suas expectativas.

Já para os turistas, saber as diferenças entre as principais cidades do país é fundamental na hora de montar seu roteiro pela Nova Zelândia. Só assim poderá decidir quais visitar, por quanto tempo, e quais serão deixadas de fora – com dor no coração.

A lista abaixo não segue qualquer ordem de preferência. Seria impossível para nós ordenarmos dizendo que uma é melhor do que a outra.

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia

Na Ilha Norte:

Na Ilha Sul:

Auckland

Em Auckland vive um terço da população da Nova Zelândia. Naturalmente lá também fica a maior parte dos empregos, escolas e universidades do país. Auckland é, portanto, uma ótima cidade para quem quer estudar ou trabalhar na Nova Zelândia. Mas não vai muito além disso.

Auckland é uma metrópole, como tantas outras no mundo. Para quem quer conhecer o país, Auckland passa longe de ser a melhor cidade da Nova Zelândia. Como eles mesmos costumam definir, a Nova Zelândia começa indo além de Auckland.

Como pontos positivos, é em Auckland onde acontece a maior parte da atividade cultural (e internacional) do país. E a cidade não sofre tanto com as variações climáticas da Nova Zelândia, o que facilita um pouco a adaptação de quem esteja preocupado com o frio neozelandês.

Leia mais: Saiba onde ficar em Auckland e quais os melhores bairros da cidade

Wellington

Em vários momentos no blog já deixamos claro que, entre as melhores cidades da Nova Zelândia, Wellington é a nossa favorita.  A pequena capital da Nova Zelândia tem ares alternativos que nos fizeram ficar apaixonados.

Wellington é grande o suficiente para ter atividade cultural e vida noturna intensa, e do tamanho ideal para ainda manter as características do interior neozelandês que tanto nos agradam.

Os que chegam a Wellington para trabalhar ou estudar terão seus dias concentrados na parte central da cidade. A quem viaja em busca de trabalho temporário, com o Working Holiday Visa, Wellington não costuma ter muitas ofertas, sendo mais fácil procurar na “Grande Wellington”, junto às cidades de praia da Kapiti Coast, ou nos vinhedos do distrito de Wairarapa.

Em dias ruins, o clima de Wellington pode espantar um recém-chegado, com suas famosas ventanias. Em dias bons, não há qualquer cidade na Nova Zelândia que seja melhor que Wellington.

Afinal, “You can’t beat Wellington (on a good day)

Leia mais: O que fazer em Wellington, a capital da Nova Zelândia

Tauranga / Mount Maunganui

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

Tauranga talvez seja a mais subestimada das cidades da Nova Zelândia. Pouco se fala dela por sua falta de atrativos turísticos, mas há muitos anos é a cidade que mais cresce na Nova Zelândia.

Historicamente Tauranga era a cidade para onde os moradores de Auckland se mudavam quando estavam em idade de se aposentar. Mas recentemente, Tauranga tem rejuvenescido o seu perfil, especialmente com a implantação de um campus da Universidade de Waikato bem no centro da cidade.

O que leva tanto os neozelandeses à cidade é o seu clima e sua localização. Tauranga fica em Bay of Plenty, uma das regiões mais ensolaradas do país, com verões que podem chegar a, pasmem, 30°C e está a menos de 3 horas de distância de Auckland.

O maior atrativo turístico local é sua cidade-irmã, Mount Maunganui, um pedaço da cidade que já foi independente e agora está reanexado a Tauranga, devido à construção da ponte que liga os dois núcleos urbanos. Mount Maunganui recebe muitos turistas no verão atrás de suas belas praias e funciona como um ótimo passeio de fim de semana a quem mora em Tauranga.

Para quem busca um emprego temporário, a cidade de Te Puke, próxima a Tauranga, possui diversas fazendas de colheitas de frutas, sempre disponíveis a contratar quem viaja com o Working Holiday Visa.

A quem busca uma cidade para fazer um intercâmbio, Tauranga pode ser uma ótima opção próxima a Auckland com um custo de vida mais baixo.

Rotorua

Rotorua é uma das melhores cidades da Nova Zelândia para se fazer turismo. É onde está a maior concentração da população maori no país e conta com diversos atrativos relacionados à atividade geotermal.

Viver em Rotorua, no entanto, não oferece muita diversidade nas oportunidades de trabalho. As principais atividades na cidade, além do turismo, são as funções relacionadas à atividade geotérmica ou a engenharia, manutenção e extração florestal nas matas que a circundam.

Como fica a apenas uma hora de Tauranga, Rotorua funciona bem mesmo a quem quer aproveitar o verdadeiro potencial da cidade: o turismo.

Leia mais: 7 lugares incríveis para conhecer em Rotorua

Taupo

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para trabalhar, estudar e fazer turismo

No centro da ilha Norte, no distrito de Waikato, Taupo, pela proximidade, apresenta as mesmas características de Rotorua, quando analisado seu mercado de trabalho. As vagas se concentram nas indústrias de turismo, geotermal e florestal.

A quem viaja a turismo, Taupo entra na seleção de melhores cidades da Nova Zelândia por ser o maior destino de inverno da Ilha Norte, contando com pistas de ski próximas ao centro da cidade.

Napier / Hastings

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

As cidades vizinhas de Napier e Hastings, em Hawke’s Bay, cresceram tanto uma em direção a outra que formaram uma conurbação – em fenômeno raro nas cidades pequenas da Nova Zelândia.

Essa região de Hawke’s Bay tem o mesmo perfil de crescimento recente de Tauranga. É uma das áreas mais ensolaradas do país (apesar de não ter praias tão bonitas quanto Bay of Plenty) e tem atraído neozelandeses em busca de uma vida mais tranquila, fora de Auckland e com menor custo de vida.

Hawke’s Bay é famosa por seus vinhedos e grandes áreas rurais, com plantações que oferecem empregos temporários para viajantes que tenham o Working Holiday Visa. Fora das fazendas, os maiores setores com ofertas de trabalho são os que envolvem manufatura e processamento industrial.

A quem escolha a região para fazer um intercâmbio, a dica é optar por um curso em Napier. A cidade é mais estruturada, com mais atividades comerciais e culturais do que Hastings, que ainda tem um perfil rústico.

Christchurch

Maior cidade da Ilha Sul, Christchurch sempre foi a melhor escolha a quem gostaria de viver na ilha mais cinematográfica do país.

Esta posição se manteve até 2011, quando a cidade foi atingida pelo primeiro de uma série de terremotos que a destruíram, fazendo com que Christchurch tivesse que passar os anos seguintes se reinventando como cidade.

Após os tremores, muita gente deixou a cidade e muitas casas foram demolidas no processo de reconstrução. Se por um lado é deprimente ver que Christchurch ainda não faz jus ao que era, a revitalização está a todo vapor e oferece muitas oportunidades de emprego, especialmente na infraestrutura e construção civil, a quem queira fazer parte do reerguimento da cidade.

Queenstown

Queenstown é a escolha obvia de quem quer conhecer a Nova Zelândia dos panfletos turísticos. A cidade é um resort no meio das montanhas e próxima de tudo o que há de mais impressionante no país.

Como não poderia deixar de ser, Queenstown é uma das melhores cidades da Nova Zelândia para quem quer fazer turismo ou trabalhar no setor, já que por lá se vive quase que exclusivamente disso.

E este ponto positivo acaba sendo também a grande desvantagem que a cidade apresenta. Por ser muito voltada à indústria turística, falta genuinidade a Queenstown no dia a dia, pois quase não há vida fora deste universo.

Por este seu perfil, Queenstown pode ser a melhor cidade da Nova Zelândia para quem vai fazer um intercâmbio curto, pois concentra parte dos grandes chamarizes turísticos do país. Para quem tiver um pouco mais de tempo, talvez seja melhor usar outra cidade de base e visitar Queenstown como todos fazem: como turista, apenas por alguns dias.

Dunedin

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

Dunedin é a grande cidade universitária da Nova Zelândia. A Universidade de Otago, com sede na cidade, oferece o maior curso de Medicina do país e o único de Odontologia da Nova Zelândia. Estima-se que 20% de sua população seja formada por estudantes.

Com este aspecto jovem, em Dunedin há uma atmosfera cultural dificilmente igualada em outras cidades da Nova Zelândia, especialmente na Ilha Sul. São shows, exposições, festivais, museus, teatros, que raramente são encontrados em tal densidade nesta parte do país.

A quem busca um emprego, a maior parte das vagas em Dunedin está também no setor de educação e nos serviços relacionados a ele. Já no interior de Otago predominam as fazendas, especialmente de criação de ovelhas e de produção de leite.

Para o turismo, Dunedin não se destaca muito entre as melhores cidades da Nova Zelândia, oferecendo apenas atrações relacionadas à arquitetura de herança escocesa que possui. Já nos arredores da cidade, há muita atividade em meio à natureza e aos animais.

Nelson

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

No topo da Ilha Sul, Nelson é a maior cidade da região e se destaca por seus dias ensolarados e praias douradas. É mais uma daquelas cidades que, pelo ótimo clima, atraem os neozelandeses que estão querendo fugir da cidade grande. Como vantagem extra, Nelson se separa das demais por ter um clima agradável, mesmo estando na Ilha Sul, próxima aos fiordes, às áreas montanhosas que tanto se destacam nos cartões postais do país e a três parques nacionais do país, incluindo o Parque Nacional Abel Tasman.

A quem busca um emprego na região, em Nelson eles serão mais voltados ao turismo e à pesca, que é muito forte em suas baías. Próximo dali, no entanto, em Blenheim, fazendas produtoras de frutas estão sempre abertas a receberem quem viaja com o Working Holiday Visa.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

37 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Estive em Christchurch entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. De nada me arrependo: a cidade é linda e acolhedora com pessoas bastante receptivas e amigáveis. Fui fazer intercâmbio numa escola de inglês que faz parceria com a Universidade de Cantbury. Adorei tudo que vi e aprendi. Professores atenciosos e competentes. Conheci pessoas de vários países lá. Um dia após minha volta para casa, aconteceu o terremoto.Pretendo voltar à linda Christchurch.

    • Oi Hylanna, eu não tenho como avaliar áreas específicas. Numa pesquisa em sites de empregos você vai saber dizer melhor do que eu como estão as propostas em sua área.

  • Estive em Nova Zelândia em Fevereiro de 2006, estava com 47 anos de idade, fiquei uma semana em Auckland, depois fui pra Ilha Sul, desci em Blenhein, fiquei mais ou menos 3 meses, trabalhando na colheita e depois na indústria de vinhos, após esse período passei em Pincton, Rangiora, Nelson, MOTUEKA, Kaiteriteri, em Motueka, trabalhei na colheita da uva, engarrafamento do vinho, na colheita do kiwi, e no peckinhouse (Kiwi ZESPRE), estava esperando chamada para trabalhar na Thalleys Pescados, na semana que me avisaram pra começar, eu já estava com a passagem reservada pra voltar ao Brasil. Amei as cidades, as pessoas
    neozelandêses, todos os trabalhos que executei. Ho estou com 62 anos, será que tenho chances de voltar em New Zealand e arrumar trabalho?

  • Carlos

    Eu tenho a intenção de fazer um intercambio na Noza Zelandia de 6 meses, eu gostaria de trabalhar as minhas 20 horas nos finais de semana para não atrapalhar o meu curso, sendo assim, quais cidades você recomendaria para eu conseguir fazer um bom curso de inglês e ser mais ” garantido” conseguir trabalhar nos finais de semana?

    • Oi Jeferson, isso é muito relativo, depende do empregador. Acredito que você possa começar a buscar nas cidades maiores, como Auckland, Wellington e Christchurch, haverá mais opções lá e cursos de inglês de maior qualidade.

  • Boa noite, Carlos. Moro na cidade do Rio de Janeiro, e estamos pensando em conhecer o local para analisar possibilidade de ser nossa futura moradia. Tenho 40 de idade, sou cozinheiro profissional e minha mulher é adestrador de cães. Vc sabe informar em que região da NZ seria ideal em termos de adaptabilidade, clima e mercado de trabalho para nós?

    • Oi André, não compreendemos cada uma das áreas profissionais na NZ, infelizmente. Mas felizmente adestrar cães é algo bastante comum lá! Acredito que o melhor para vocês seja consultar um immigration advisor que possa estudar o caso de vcs.

  • Olá Carlos, o Vida Cigana tem sido bem legal pra mim neste momento estou querendo ir morar por ai, sou técnico de audio trabalho em estudio de gravação e em tour com artistas pelo mundo e estou pesquisando bastante sobre NZ, vc sabe me dizer algo sobre esta area de trabalho ? Obrigado por todas as info. Q vcs passam.

  • Oi Carlos,

    Muito legal seu blog, li vários posts e estou adorando.
    Estou planejando ir com meu noivo a NZ, ele com visto de estudante, 6 meses, que só poderia trabalhar 20 hs por semana. Já eu com a WH posso trabalhar 40 hs, mas tenho que mudar de emprego a cada meses.
    Teremos que escolher bem a cidade, já que ele tem que fazer o curso completo de ingles, além disso, deve boas oportunidades e emprego rápido, qual voce recomendaria?

    obrigada desde já!

    • Oi Elidia, as ecomendações que eu tenho são as que estão neste mesmo texto. Para saber a melhor exatamente eu teria que saber sobre as especificidades das áreas de atuação de vocês.
      Se seu noivo vai para estudar (ficando fixo numa cidade só) o melhor é que vocês escolham uma cidade grande, como Auckland, Tauranga ou Wellington, onde ele pode ficar num só local e você terá ampla gama de oportunidades para mudar de emprego a cada três meses.

  • Olá Carlos, tudo bem? Estou com muita vontade de ir tentar a vida na Nova Zelândia, para estudar e arrumar um emprego por ai por pelo menos um ano. Estou com dúvidas quanto a cidades que podem oferecer cursos e trabalho. Não digo pela dificuldade, pois acredito que virá da minha boa vontade, mas onde você acha que pode ser interessante?

    Obrigado!

  • Olá Carlos,
    Obrigado pelo artigo.
    Tenho 47 anos e junto com minha mulher pretendemos fazer um ano sabático onde a ideia principal é aprimorar o inglês através de uma escola e trabalhar em novas atividades, diferentes das nossas atuais. Achamos que a Nova Zelândia pode ser o lugar ideal para isso. O que lhe parece?

  • Muito legal seu blog, parabéns!
    Minha filha de 17 anos pretende cursar o 1º termo (fev->abril) do high school de 2019 na Nova Zelândia, e estamos em dúvida entre escolas em Tauranga, Mount Maunganui, New Plymouth ou Nelson. Depois, nas férias de abril, ela faria um passeio de 10-15 dias na ilha oposta à que for escolhida para o intercâmbio. Ela gosta de esportes e vida ao ar livre, quer um clima agradável e possibilidade de se integrar na cidade e com outros estudantes. Alguma sugestão?

    • Cibele, entre estas opções eu recomendaria Tauranga (ou Mt Maunganui, que são quase a mesma cidade, uma ao lado da outra). Assim ela estuda na Ilha Norte, que é mais populosa e passeia pela Ilha Sul, onde estão as maiores atrações.

  • Olá! Primeiramente parabéns pelo o Vida Cigana! Conheci hoje e já to amando os artigos!
    Sou estudante de Arquitetura e estou pensando em qual cidade seria melhor para exercer a profissão.
    Muito obrigado e parabéns pelo site 🙂

    • Samuel, as melhores cidades são as maiores: Auckland, Wellington e Christchurch, pois tem mais oportunidades. Ainda assim vc pode conseguir alguma coisa nas de tamanho médio, como Tauranga, Hamilton e Napier/Hastings.

  • Olá! Meu nome é Mauricio e eu pretendo viajar para New Zealand em março, pois consegui o working holiday visa, mas não me decidir ainda pra qual cidade vou, tipo… não sei ao certo qual cidade se encaixa melhor para esse visto. E qual tem mais opções de empregos para esse tipo de visto. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato!!!

    • Oi Mauricio, leia o texto que escrevemos sobre os empregos na Nova Zelândia. Nos links indicados lá você vai conseguir ter uma ideia de quais cidades oferecem melhores chances no que você está procurando.
      Mas um conselho: não se ligue muito em fixar base numa cidade só, não. O legal do WHV é justamente a liberdade de circular pelo país sem criar vínculos.

    • Oi Lucas, então, nenhuma das 3 tem muitos atrativos não, mas entre elas eu escolheria New Plymouth que tem umas praias bem legais, um centrinho cultural maneiro e trilhas interessantes ali por perto.

    • Oi Mara! Olha, pode confiar que nenhuma cidade neozelandesa será tão agitada como aqui no Brasil!
      As mais turísticas são mais cheias e mais descaracterizadas, como Auckland e Queenstown. Mas de todas eu não teria dúvidas em escolher a capital, Wellington. É uma das minhas cidades favoritas no mundo.
      Abs!

  • Sempre tive vontade de conhecer Nova Zelandia, e por isso, meus filhos irão fazer intercambio para lá. Agora estou mais empolgada. Valeu demais as dicas!

  • Fantásticas, suas descrições. A Nova Zelândia é meu lugar número um, em minha lista de aonde eu vou viver definitivamente, mas ainda falto 3 anos para concluir meu curso de medicina. Obrigado e um Forte Abraço!

Stock content by

dedpositphotos
abbv