Home » Irlanda » Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda
Irlanda

Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: um casal do lado de um motorhome em um dos parques nacionais da irlanda

Viajar de motorhome pela Irlanda é uma experiência inesquecível. Há muito tempo nós sonhávamos com uma viagem neste estilo e, após realizá-la, temos a certeza que estará entre as melhores lembranças e histórias que teremos para contar no futuro. Depois desta, certamente faremos mais viagens com um motorhome em outros países, sempre que pudermos.

As vantagens de alugar um veículo na Irlanda

Motorhome Irlanda: Um motorhome parado na frente de um castelo em ruínas

Dublin é sem dúvidas a cidade que mais atrai turistas no país. Numa viagem por toda a ilha, talvez você queira também estender seu roteiro até a Irlanda do Norte e visitar Belfast, por exemplo. Se seu roteiro se limitar a estas duas cidades, seu planejamento pode certamente contar apenas com o transporte público.

Mas muitas das principais atrações da Irlanda estão em cidades pequenas, como Cobh e Kilkenny, distantes muitas horas dos grandes centros. Em muitos casos, as paisagens mais impressionantes ficam distantes de qualquer povoado, como nos casos dos Parques Nacionais Killarney, Connemera e Glenveagh, por exemplo. Mesmo pontos turísticos muito populares, como os Cliffs of Moher e a Giant’s Causeway, que ficam relativamente próximos das duas capitais, obrigam que o viajante faça sua visita em tours pré-organizados caso não tenha seu próprio veículo.

Por tudo isso, assim que começamos a organizar nosso roteiro pela Irlanda, vimos que teríamos que alugar um veículo para termos a liberdade de visitar todos os lugares incríveis que não paravam de surgir em nossas pesquisas.

Desta constatação até a ideia de escolher um motorhome em vez de um carro comum para esta viagem foi um pulo. Com o motorhome não apenas teríamos o deslocamento entre os pontos turísticos facilitado, como a liberdade de poder escolher passar a noite onde quiséssemos – sem perder tempo fazendo check in e check out de hotéis diariamente – e com total liberdade no roteiro.

Era a escolha perfeita.

Leia mais: O que fazer em Dublin: as 10 melhores atrações da cidade

Como alugar um motorhome na Irlanda*

Motorhome Irlanda: uma mulher na janela de um motorhome na estrada na irlanda com um lago ao fundo

Na Irlanda, nós alugamos nosso motorhome em parceria com a BunkCampers. Eles são a maior empresa de aluguel de motorhomes da Irlanda focados no perfil econômico de viajante. Além da Irlanda, eles atuam também no Reino Unido e recentemente abriram sua primeira loja na Europa continental, em Hamburgo, na Alemanha.

Para pessoas como nós, sem experiência em alugar ou dirigir um motorhome, escolher a BunkCampers foi fundamental para aprendermos todos os pormenores do funcionamento de um veículo como este e termos o suporte necessário ao longo de nossa viagem.

Veja os modelos de motorhomes disponíveis no site da BunkCampers.

O processo de alugar um motorhome não é diferente da locação de um carro. As exigências são as mesmas de um veículo comum. Por mais que o tamanho de um motorhome assuste à primeira vista, eles se enquadram na mesma categoria – de veículos até 3500 kg – de um carro simples. Assim, qualquer pessoa que tenha habilitação de categoria “B” também está apta a dirigir um.

Em resumo, os requisitos mínimos são:

  • O motorista deve ter entre 25 e 69 anos. Viajantes entre 21 e 24 anos podem alugar apenas o “Roadie”, o menor dos modelos disponíveis, que não possui banheiro a bordo. Entre 70 e 74 anos podem lugar qualquer modelo, mas há uma taxa extra para o seguro cobrado.
  • O motorista deve ter habilitação permanente para dirigir (Categoria B ou superior) há pelo menos 2 anos (não é necessário ter a permissão internacional, a habilitação brasileira basta).
  • Ter um cartão de crédito ou débito cujo limite possa ser usado de caução para o seguro do veículo (opcionalmente você pode contratar um plano de “excess reduction” para diminuir ou zerar o valor a ser bloqueado no cartão).

Nosso motorhome, o Vista Camper

Motorhome Irlanda: um motorhome na beira de uma praia na irlanda

Em nossa viagem usamos o modelo Vista, da BunkCampers. É um motorhome (ou “campervan”/“camper”, como chamam na Irlanda) estilo “self-contained” – que possui cama (duas de casal nesse caso), cozinha e banheiro com chuveiro – permitindo portanto que se viaje de maneira completamente independente.

É um modelo grande, que comporta até 4 pessoas. Por viajarmos em casal, o espaço extra nos deu liberdade para nos organizarmos ainda mais confortavelmente.

O motorhome contém:

  • 2 camas de casal: uma acima dos bancos de motorista e carona e outra fixa nos fundos do carro
  • Fogão a gás de 2 bocas
  • Geladeira (que funciona a gás, na eletricidade ou na bateria extra do motorhome)
  • Banheiro e chuveiro
  • Água quente em todos os pontos (aquecida a gás ou na eletricidade)
  • Aquecimento central (também a gás ou na eletricidade)
  • GPS e câmera de ré (fundamental pra quem, como eu, não conseguiria manobrar um veículo tão grande sem isso)

O espaço interno é muito bem projetado para aproveitar cada canto do veículo com um compartimento. Ao longo de nossa viagem pela Irlanda em momento algum nos sentimos desconfortáveis. Para quem quer viajar pelo país num modo mais alternativo – e que pode ser mais econômico do que qualquer outro – alugar um motorhome é uma excelente escolha.

Como escolher seu modelo de motorhome

Motorhome Irlanda: O interior do motorhome com uma paisagem irlandesa no fundo

No site da BunkCampers você verá uma longa lista de modelos de motorhomes. Como recomendação eu sugiro que se opte, sempre que possível, pelos modelos que são “self-contained” – os que possuem banheiro e chuveiro.

Anteriormente, na Nova Zelândia, nós fizemos uma viagem com um modelo básico de campervan, que possuía cama, fogareiro e pia. Por mais que a experiência tenha sido legal, a necessidade de ter sempre que encontrar um local estruturado para usar o banheiro e tomar banho fez com que não aproveitássemos tão bem este estilo de viagem. A economia financeira ao alugar um modelo menor deixa de existir pelos custos gerados por não conseguir viver inteiramente dentro dele.

Qual a melhor época para viajar de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: Um motorhome parada no beira de uma praia

A época do ano em que você estará na Irlanda modifica bastante o formato de sua viagem de motorhome.

O verão é a alta temporada de turismo, quando todos os campings estão funcionando e as estradas estão lotadas de viajantes. No auge da estação, em julho e agosto, você pode não conseguir alugar o veículo desejado se não fizer a reserva com antecedência. As estadias nos campings mais requisitados também precisarão de reserva com ao menos um dia de antecedência para evitar o risco de ter que dirigir a outro ponto mais distante por falta de vagas.

Os períodos de intertemporada – entre abril e junho e entre setembro e outubro – são as melhores épocas para quem quer viajar fora dos períodos (e dos preços) de alta demanda, sem que a queda na temperatura prejudique demais a viagem. Nos meses mais extremos – abril e outubro – você já encontrará alguns campings fechados pelo caminho, por não funcionarem fora de temporada, mas não é nada que dificulte a viagem.

No inverno a viagem ainda é possível, mas mais difícil de ser executada. Boa parte dos campings estará fechada, funcionando os que ficam abertos o ano inteiro – em geral, os que são voltados a quem viaja num motorhome “self-contained” (nesta época, eu só aconselho que alugue o veículo se tiver banheiro e chuveiro pois as dificuldades de encontrar locais apropriados serão enormes). Além destes obstáculos, o inverno mantém algumas atrações turísticas na Irlanda fechadas e o clima, com poucas horas de sol por dia, ainda dificulta um pouco mais o planejamento. Como vantagem, quem viaja no inverno encontra preços bem mais econômicos na taxa de locação.

Como planejar uma viagem de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: um motorhome parada em contraluz

Depois dos primeiros quilômetros necessários para que você se acostume com o tamanho do veículo, dirigir um motorhome não é difícil como aparenta. Pelo contrário, é simples como qualquer carro comum. As diferenças de medida – comprimento e largura, especialmente – só se destacam quando ocorre de você por acaso passar por ruas e estradas mais estreitas ou precisar estacionar em locais sem vagas planejadas para um veículo deste tamanho.

Após nossa viagem que cruzou quase toda a ilha, temos algumas recomendações a fazer para quem estiver planejando fazer o mesmo:

  • Em Dublin: evite dirigir no centro da cidade. Dublin é enorme e, mesmo para quem vai de carro comum, estacionar é uma tarefa inglória. Prefira visitar a cidade antes de alugar seu motorhome. Ou, se preferir buscar o carro assim que chegar, como o depósito da BunkCampers fica logo do lado do aeroporto, visite primeiro o interior do país deixando a capital para o fim. Separe uns dias na viagem, após ter devolvido o veículo, para explorar a cidade a pé, ficando hospedado na região central.
  • Em cidade menores: procure sempre planejar com antecedência onde você irá estacionar para visitá-las. Navegue pelas imagens de satélite do Google Maps para identificar grandes estacionamentos próximos ao centro de cada cidade. Há fóruns online com dicas de quem é experiente viajando com motorhomes dando as coordenadas de GPS destes lugares.
  • Fora das cidades: no interior do país, principalmente em estradas secundárias, há pontos onde só passa um carro. Há também outros onde passariam dois veículos, mas o motorhome ocupa um pouco mais de uma pista. Estes locais na Irlanda (ao contrário do que ocorre na Nova Zelândia, por exemplo) nem sempre são bem sinalizados. É preciso dirigir com cautela, diminuindo a velocidade ou mesmo parando ao avistar um veículo vindo na direção contrária para que os dois “se ajeitem” e passem um pelo outro.
  • Por toda a Irlanda: Faça o download de aplicativos como o Motorhome Parkings e o Camping Ireland para ver as localizações de campings e pontos estruturados para passar a noite com o veículo. O primeiro é mais detalhado e pago, mas oferece o conteúdo completo gratuitamente por 7 dias após a ativação. Se seu roteiro for curto pode ser o suficiente.

*Nossa viagem de motorhome pela Irlanda foi feita em parceria com a Bunk Campers, com suporte do Tourism Northern Ireland. Este relato, porém, permanece independente.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

31 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Iremos a Irlanda em março de 2024 em uma viagem de 15 dias, como chegaremos no final de semana de Saint Patrick esta bem complicado arrumar hotel, pensamos em alugar o motorhome desde a nossa chegada porem queremos passar o periodo de 15 a 18/03 em dublin.
    Sabe se conseguiremos arrumar lugar para parar o motorhome e ficarmos durante esses 3 dias ?

    • Oi Renata, eu não contaria muito com isso, não. Circular e estacionar o motorhome em cidades grandes é um perrengue. Mas você pode ver se acha campings para estacioná-lo em Dublin, não acho que seja impossível caso essa seja a única alternativa.

  • Boa tarde casal, estou no Brasil e vou alugar um motorhome da bunk campers. Pergunta: eu vou pagar pelo aluguel do motorhome tipo 625 euros por 04 dias mais um deposito/seguro de 2.000 euros?? Ou é um deposito que eles ao final irão me ressarcir? Não entendi direito no site.

  • Olá Carlos,

    Para um roteiro de apenas 3 dias, valerá a pena uma motorhome ou é melhor um carro/SUV. Que roteiro recomenda (sem querer dar muito trabalho)? 🙂

    Grata

  • Minha dúvida que não encontro em lugar nenhum. Como funciona pra limpar a caixa do banheiro e dejetos no geral (água da pia, vaso sanitario, agua do chuveiro)? O motorhome imagino que tenha uma caixa que armazena isso, mas como funciona o descarte e manutenção disso?

    • Oi Douglas, a água “cinza” de chuveiro e pia sai por um registro que fica abaixo do piso do motorhome. Os espaços de campings costumam ter uma grelha que serve para escoar este tipo de água. Basta estacionar sobre ela e abrir o registro até que o recipiente esvazie.
      Já o esgoto fica numa caixa estanque num compartimento fechado com chave que é destacada. O conteúdo é descartado em fossas ou espaços, tipo um banheiro, próprio para isso. A locadora fornece umas cápsulas desinfetantes solúveis em água que são usadas no recipiente após o descarte para evitar acumulo de cheiro. O processo completo não dura nem 5 minutos.
      Nos guias e apps de camping cada espaço tem a sinalização se há espaço para descarte. Normalmente nos gratuitos só se descarta água sendo necessário pagar uma diária nos pagos quando é preciso descartar o esgoto

  • Olá! Estamos planejando uma viagem para a Irlanda e a intenção é fazer parte dela em motorhome. As dicas de vocês tem sido super úteis para o nosso roteiro, mas surgiu uma dúvida: como são esses seguros oferecidos pela Bunk Campers? Não há explicações de coberturas no site e estamos achando as mais completas MUITO caras. Podem nos auxiliar? Desde já agradecemos a atenção!

    • Quando fechei a reserva do motorhome pelo site, eles me ligaram da Irlanda oferecendo o seguro. Eu recusei. Dias depois me ligaram de novo oferecendo um valor muito menor, aí aceitei.

      Perto de Cliffs of Nome é existe muito trânsito de ônibus e acabei colidindo o espelho retrovisor em uma placa. Chegando de volta na devolução eles me cobraram a placa e disseram que eu teria que entrar em contato com o seguro aqui do Brasil quando voltasse. Cheguei de volta e fiz a papelada, me reembolsaram 100%

    • Tem de todo tipo dependendo dos equipamentos de suporte que oferecem. Alguns foram de graça e os mais caros ficavam em 20 euros por dia (isso em 2018) se não me engano.

  • O site de vcs é mto bom! As dicas, os roteiros, os pormenores que vcs nos passam e a resposta rápida aos nossos comentários estão me deixando maravilhada! Obrigada mesmo!
    Como já disse em outro comentário, chego em Londres dia 16/10/19 e volto por Dublin dia 04/11/19, estou meio perdida, gostaria de aproveitar a oportunidade e conhecer o máximo de locais possíveis, gosto mto de paisagem e estou tendo mta dificuldade em decidir quantos dias ficar em cada lugar.. quais dicas vcs me dão? Como separar qntos dias em cada lugar? Não achei mtas postagens sobre Londres e região, mas gostaria de conhecer algumas cidades por lá. Fiquei alucinada com as descrições e fotos da Escócia e Irlanda. Enfim, estou mto perdida! rss

    • Oi Júlia, dessa vez a gente acabou demorando pra responder, desculpa!
      Sua viagem já deve estar bem encaminhada, né? Nós já fomos a Londres 4 vezes, mas mesmo assim não escrevemos sobre pq a cidade tem MUITA coisa pra fazer! Sobre lugares no entorno, indicaria Bath e Stonehenge, são lugares incríveis.
      Sobre a Irlanda, recomendaria Belfast com TODA A CERTEZA! Galway também é uma cidade legal durante os finais de semana. Cobh é linda e charmosa, vale a parada! Cliffs of Moher e Giant’s Causeway são obrigatórios em um road trip. E Derry é sensacional, caso você queira entender a história da Irlanda e Irlanda do Norte. Nós amamos.

  • Adorei as dicas. Vocês saberiam me informar alguma empresa para alugar motorhome em Edimburgo e deixar em glasgow? No caso, para viajar pela escocia.

    • Patricia, não teria problema algum alugar em Edimburgo e devolver em Glasgow. Mas isto gera uma taxa extra, mas como as cidades são tão próximas, isto pode ser desnecessário se você conseguir se planejar melhor e devolver na mesma cidade onde buscou.

  • Matéria excelente para quem está cogitando a possibilidade de viajar pela Irlanda de motorhome, como eu. Agradeço se você puder tirar algumas dúvidas. Vamos viajar em família (5 pessoas), na primeira quinzena de junho, e deixaremos Dublin para o final, como recomendado (já reservamos hotel). E o resto dos dias pretendemos passar em Belfast e no interior da Irlanda. Você acha viável conhecer Belfast de motorhome? Ou seria melhor deixar apenas para o interior da Irlanda? (pensamos em Cork e Galway para passar as noites). Outra dúvida é: é tranquilo estacionar o motorhome nas cidades enquanto fazemos os passeios? Ou precisamos deixá-lo no camping e procurar outro meio de transporte para o centro da cidade? E por fim, gostaria de saber se se os campings onde vocês paravam eram públicos, ou se não, em média quanto custava a diária.

    Obrigada!

    • Oi Camila!
      Belfast não é tão complicado quanto Dublin para rodar de motorhome. Sua única limitação vai ser não poder estacionar próximo ao centro, mas no Queens Quarter, por exemplo, dá pra estacionar na rua e ir andando em cerca de 20/30min ou seguir de ônibus.
      Já no interior as paradas para motorhome variam conforme a cidade. Em Galway tem um estacionamento logo no porto, colado no centro, que não leva nem cinco minutos andando até as ruas principais. Todo mundo que visita a cidade para por ali. Já em Cork nós prefirimos parar em Cobh, onde as opções nos pareciam melhores (e lá estavam as principais atrações que queríamos visitar).
      Em alguns casos as opções de camping vão ser distantes mesmo, mas você terá que analisar caso a caso. Nós usamos os aplicativos recomendados ali no texto. Neles vocêm tem certinho a localização, estrtura disponível e os valores de cada um.

    • Isso! Existem aplicativos que mostram os campings pelo país, e também procuramos dicas em fóruns pela internet. Quando precisávamos de camping para abastecer água e esvaziar a caixa do banheiro, procurávamos lugares específicos nos apps, mas de resto, parávamos até em estacionamentos de hoteis.

    • Obrigado! Nós ficamos 10 dias no motorhome, mas apenas pelo interior da Irlanda. Dublin e Belfast nós já tínhamos conhecido anteriormente.

abbv