Home » Destinos » Irlanda » Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda
Irlanda Planejamento Reino Unido

Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: um casal do lado de um motorhome em um dos parques nacionais da irlanda

Viajar de motorhome pela Irlanda é uma experiência inesquecível. Há muito tempo nós sonhávamos com uma viagem neste estilo e, após realizá-la, temos a certeza que estará entre as melhores lembranças e histórias que teremos para contar no futuro. Depois desta, certamente faremos mais viagens com um motorhome em outros países, sempre que pudermos.

As vantagens de alugar um veículo na Irlanda

Motorhome Irlanda: Um motorhome parado na frente de um castelo em ruínas

Dublin é sem dúvidas a cidade que mais atrai turistas no país. Numa viagem por toda a ilha, talvez você queira também estender seu roteiro até a Irlanda do Norte e visitar Belfast, por exemplo. Se seu roteiro se limitar a estas duas cidades, seu planejamento pode certamente contar apenas com o transporte público.

Mas muitas das principais atrações da Irlanda estão em cidades pequenas, como Cobh e Kilkenny, distantes muitas horas dos grandes centros. Em muitos casos, as paisagens mais impressionantes ficam distantes de qualquer povoado, como nos casos dos Parques Nacionais Killarney, Connemera e Glenveagh, por exemplo. Mesmo pontos turísticos muito populares, como os Cliffs of Moher e a Giant’s Causeway, que ficam relativamente próximos das duas capitais, obrigam que o viajante faça sua visita em tours pré-organizados caso não tenha seu próprio veículo.

Por tudo isso, assim que começamos a organizar nosso roteiro pela Irlanda, vimos que teríamos que alugar um veículo para termos a liberdade de visitar todos os lugares incríveis que não paravam de surgir em nossas pesquisas.

Desta constatação até a ideia de escolher um motorhome em vez de um carro comum para esta viagem foi um pulo. Com o motorhome não apenas teríamos o deslocamento entre os pontos turísticos facilitado, como a liberdade de poder escolher passar a noite onde quiséssemos – sem perder tempo fazendo check in e check out de hotéis diariamente – e com total liberdade no roteiro.

Era a escolha perfeita.

Leia mais: O que fazer em Dublin: as 10 melhores atrações da cidade

Como alugar um motorhome na Irlanda*

Motorhome Irlanda: uma mulher na janela de um motorhome na estrada na irlanda com um lago ao fundo

Na Irlanda, nós alugamos nosso motorhome em parceria com a BunkCampers. Eles são a maior empresa de aluguel de motorhomes da Irlanda focados no perfil econômico de viajante. Além da Irlanda, eles atuam também no Reino Unido e recentemente abriram sua primeira loja na Europa continental, em Hamburgo, na Alemanha.

Para pessoas como nós, sem experiência em alugar ou dirigir um motorhome, escolher a BunkCampers foi fundamental para aprendermos todos os pormenores do funcionamento de um veículo como este e termos o suporte necessário ao longo de nossa viagem.

Veja os modelos de motorhomes disponíveis no site da BunkCampers.

O processo de alugar um motorhome não é diferente da locação de um carro. As exigências são as mesmas de um veículo comum. Por mais que o tamanho de um motorhome assuste à primeira vista, eles se enquadram na mesma categoria – de veículos até 3500 kg – de um carro simples. Assim, qualquer pessoa que tenha habilitação de categoria “B” também está apta a dirigir um.

Em resumo, os requisitos mínimos são:

  • O motorista deve ter entre 25 e 69 anos. Viajantes entre 21 e 24 anos podem alugar apenas o “Roadie”, o menor dos modelos disponíveis, que não possui banheiro a bordo. Entre 70 e 74 anos podem lugar qualquer modelo, mas há uma taxa extra para o seguro cobrado.
  • O motorista deve ter habilitação permanente para dirigir (Categoria B ou superior) há pelo menos 2 anos (não é necessário ter a permissão internacional, a habilitação brasileira basta).
  • Ter um cartão de crédito ou débito cujo limite possa ser usado de caução para o seguro do veículo (opcionalmente você pode contratar um plano de “excess reduction” para diminuir ou zerar o valor a ser bloqueado no cartão).

Dica: Caso prefira alugar um carro simples para sua road trip pela Irlanda, pesquise os preços na Rent Cars. Lá a cotação é feita em reais e sem cobrança de IOF.

Nosso motorhome, o Vista Camper

Motorhome Irlanda: um motorhome na beira de uma praia na irlanda

Em nossa viagem usamos o modelo Vista, da BunkCampers. É um motorhome (ou “campervan”/“camper”, como chamam na Irlanda) estilo “self-contained” – que possui cama (duas de casal nesse caso), cozinha e banheiro com chuveiro – permitindo portanto que se viaje de maneira completamente independente.

É um modelo grande, que comporta até 4 pessoas. Por viajarmos em casal, o espaço extra nos deu liberdade para nos organizarmos ainda mais confortavelmente.

O motorhome contém:

  • 2 camas de casal: uma acima dos bancos de motorista e carona e outra fixa nos fundos do carro
  • Fogão a gás de 2 bocas
  • Geladeira (que funciona a gás, na eletricidade ou na bateria extra do motorhome)
  • Banheiro e chuveiro
  • Água quente em todos os pontos (aquecida a gás ou na eletricidade)
  • Aquecimento central (também a gás ou na eletricidade)
  • GPS e câmera de ré (fundamental pra quem, como eu, não conseguiria manobrar um veículo tão grande sem isso)

O espaço interno é muito bem projetado para aproveitar cada canto do veículo com um compartimento. Ao longo de nossa viagem pela Irlanda em momento algum nos sentimos desconfortáveis. Para quem quer viajar pelo país num modo mais alternativo – e que pode ser mais econômico do que qualquer outro – alugar um motorhome é uma excelente escolha.

Como escolher seu modelo de motorhome

Motorhome Irlanda: O interior do motorhome com uma paisagem irlandesa no fundo

No site da BunkCampers você verá uma longa lista de modelos de motorhomes. Como recomendação eu sugiro que se opte, sempre que possível, pelos modelos que são “self-contained” – os que possuem banheiro e chuveiro.

Anteriormente, na Nova Zelândia, nós fizemos uma viagem com um modelo básico de campervan, que possuía cama, fogareiro e pia. Por mais que a experiência tenha sido legal, a necessidade de ter sempre que encontrar um local estruturado para usar o banheiro e tomar banho fez com que não aproveitássemos tão bem este estilo de viagem. A economia financeira ao alugar um modelo menor deixa de existir pelos custos gerados por não conseguir viver inteiramente dentro dele.

Qual a melhor época para viajar de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: Um motorhome parada no beira de uma praia

A época do ano em que você estará na Irlanda modifica bastante o formato de sua viagem de motorhome.

O verão é a alta temporada de turismo, quando todos os campings estão funcionando e as estradas estão lotadas de viajantes. No auge da estação, em julho e agosto, você pode não conseguir alugar o veículo desejado se não fizer a reserva com antecedência. As estadias nos campings mais requisitados também precisarão de reserva com ao menos um dia de antecedência para evitar o risco de ter que dirigir a outro ponto mais distante por falta de vagas.

Os períodos de intertemporada – entre abril e junho e entre setembro e outubro – são as melhores épocas para quem quer viajar fora dos períodos (e dos preços) de alta demanda, sem que a queda na temperatura prejudique demais a viagem. Nos meses mais extremos – abril e outubro – você já encontrará alguns campings fechados pelo caminho, por não funcionarem fora de temporada, mas não é nada que dificulte a viagem.

No inverno a viagem ainda é possível, mas mais difícil de ser executada. Boa parte dos campings estará fechada, funcionando os que ficam abertos o ano inteiro – em geral, os que são voltados a quem viaja num motorhome “self-contained” (nesta época, eu só aconselho que alugue o veículo se tiver banheiro e chuveiro pois as dificuldades de encontrar locais apropriados serão enormes). Além destes obstáculos, o inverno mantém algumas atrações turísticas na Irlanda fechadas e o clima, com poucas horas de sol por dia, ainda dificulta um pouco mais o planejamento. Como vantagem, quem viaja no inverno encontra preços bem mais econômicos na taxa de locação.

Como planejar uma viagem de motorhome pela Irlanda

Motorhome Irlanda: um motorhome parada em contraluz

Depois dos primeiros quilômetros necessários para que você se acostume com o tamanho do veículo, dirigir um motorhome não é difícil como aparenta. Pelo contrário, é simples como qualquer carro comum. As diferenças de medida – comprimento e largura, especialmente – só se destacam quando ocorre de você por acaso passar por ruas e estradas mais estreitas ou precisar estacionar em locais sem vagas planejadas para um veículo deste tamanho.

Após nossa viagem que cruzou quase toda a ilha, temos algumas recomendações a fazer para quem estiver planejando fazer o mesmo:

  • Em Dublin: evite dirigir no centro da cidade. Dublin é enorme e, mesmo para quem vai de carro comum, estacionar é uma tarefa inglória. Prefira visitar a cidade antes de alugar seu motorhome. Ou, se preferir buscar o carro assim que chegar, como o depósito da BunkCampers fica logo do lado do aeroporto, visite primeiro o interior do país deixando a capital para o fim. Separe uns dias na viagem, após ter devolvido o veículo, para explorar a cidade a pé, ficando hospedado na região central.
  • Em cidade menores: procure sempre planejar com antecedência onde você irá estacionar para visitá-las. Navegue pelas imagens de satélite do Google Maps para identificar grandes estacionamentos próximos ao centro de cada cidade. Há fóruns online com dicas de quem é experiente viajando com motorhomes dando as coordenadas de GPS destes lugares.
  • Fora das cidades: no interior do país, principalmente em estradas secundárias, há pontos onde só passa um carro. Há também outros onde passariam dois veículos, mas o motorhome ocupa um pouco mais de uma pista. Estes locais na Irlanda (ao contrário do que ocorre na Nova Zelândia, por exemplo) nem sempre são bem sinalizados. É preciso dirigir com cautela, diminuindo a velocidade ou mesmo parando ao avistar um veículo vindo na direção contrária para que os dois “se ajeitem” e passem um pelo outro.
  • Por toda a Irlanda: Faça o download de aplicativos como o Motorhome Parkings e o Camping Ireland para ver as localizações de campings e pontos estruturados para passar a noite com o veículo. O primeiro é mais detalhado e pago, mas oferece o conteúdo completo gratuitamente por 7 dias após a ativação. Se seu roteiro for curto pode ser o suficiente.

*Nossa viagem de motorhome pela Irlanda foi feita em parceria com a Bunk Campers, com suporte do Tourism Northern Ireland. Este relato, porém, permanece independente.

Salve estas dicas para sua viagem de motorhome pela Irlanda no Pinterest!

Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda. Como alugar um motorhome na Irlanda. Como escolher seu modelo de motorhome. Qual a melhor época para viajar. Como planejar uma viagem de motorhome pela Irlanda
Como fazer uma viagem de motorhome pela Irlanda. As vantagens, como alugar, como escolher o melhor modelo, qual a melhor época para viajar de motorhome pela Irlanda. Como planejar uma viagem de motorhome pela Irlanda

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade