Ao planejar o que fazer em Santa Clara o turista não terá como fugir das atrações ligadas ao nome mais famoso da cidade: Che Guevara. Santa Clara em si é bastante jovial e animada, mas só entrou para os roteiros turísticos do país após Che ter ali liderado a vitória na batalha final que derrubou Fulgencio Batista do poder, vindo assim a começar a se formar a Cuba atual.
Quem busca o que fazer em Santa Clara deve saber que a cidade não é a das mais bonitas, mas, em Cuba, é a das mais arrepiantes em questões históricas. Ali, você sabe que está lidando com algo realmente grandioso.
Dica: Em Cuba o seguro viagem é obrigatório para todos os turistas. Faça o seu com antecedência.
O que fazer em Santa Clara
Santa Clara é uma cidade bastante viva e jovial. Lá fica a segunda maior universidade do país e é repleta de apresentações musicais e teatrais feita por locais e para os locais. Nada de atrações para turista ver. Quando estivemos lá, vimos um show de rock acontecer no teto de um edifício no Parque Vidal, a praça principal, no maior estilo Beatles.
A cidade também é bastante central, ficando exatamente no meio da ilha, então é um local ideal para usar como parada estratégica no roteiro, antes de conhecer outros destinos por perto. Sua localização foi fundamental para ali ter ocorrido o triunfo da Revolução Cubana. Falarei disso mais adiante.
Das poucas, mas incríveis atrações turísticas de Santa Clara, podemos citar:
- Monumento Ernesto Che Guevara
- Monumento a la Toma del Tren Blindado
- Estátua de Che e o Menino
- Parque Vidal
- Fabrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua
- Café Revolución
Leia mais: Veja também o que fazer em Havana, a linda e controversa capital de Cuba.
Monumento Ernesto Che Guevara
O Monumento a Ernesto Che Guevara é a atração mais importante da cidade. Não pode ficar de fora de nenhuma seleção que pretenda listar o que fazer em Santa Clara. O monumento também é um museu e um mausoléu, onde está enterrado o médico/guerrilheiro argentino.
Logo em sua fachada, uma enorme estátua de Che está em um pilar altíssimo. Em suas faces o revestimento exibe detalhes de sua participação na Revolução Cubana, tudo bastante minimalista. No piso inferior ficam o mausoléu e o museu. Infelizmente, nenhum dos dois pode ter seus interiores fotografados.
O mausoléu é bastante impactante. Lá, 38 nichos estão esculpidos na pedra, onde 17 corpos resgatados, de Che e seus companheiros na incursão mal sucedida na Bolívia foram enterrados. Os restos mortais de Che só foram encontrados em uma vala comum 30 anos depois de ter sido assassinado. Somente em 1997 foram trazidos de volta a Cuba, onde sua família vive. Prestar homenagem em Santa Clara foi uma escolha natural, pois foi ali que Che garantiu a maior vitória da Revolução Cubana.
É de arrepiar caminhar pelo mausoléu, entre tantos nomes desconhecidos, e se deparar com o túmulo do Che, onde um projetor joga a tímida, mas poderosa imagem da estrelinha que ele usava em sua boina em cima de sua lápide.
Ao final do frio corredor de pedra, uma chama eterna, acessa por Fidel Castro, queima respeitosamente.
Saindo do mausoléu, bem em frente fica a entrada do museu, que contém vários pertences de Che, incluindo sua famosa boina. O museu é bastante interessante, com várias fotos de família desde suas origens argentinas.
O toque bizarro (como disse também nossa amiga Talita do blog Me Deixa Ser Turista) é encontrar as cinzas de Alberto Granado, o amigo de Che que cruzou a América do Sul com ele de motocicleta (veja “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles), colocadas em um expositor sem qualquer destaque (não que o destaque tornasse o fato menos esquisito).
Uma passada no Monumento Ernesto Che Guevara é de suma importância caso queira entender a história de Cuba e da Revolução Cubana.
Monumento a la Toma del Tren Blindado
O Monumento a la Toma del Tren Blindado é, juntamente com o Monumento Ernesto Che Guevara, uma atração obrigatória a quem procura o que fazer em Santa Clara. Foi aqui que a história de Cuba mudou para sempre, onde a ditadura de Fulgencio Batista teve seu fim e onde a Revolução Cubana triunfou após mais de dois anos de guerra.
O espaço é composto pelos vagões do trem que Che Guevara, juntamente com 18 guerrilheiros, descarrilou em dezembro de 1958. Os vagões estavam cheios de soldados a mando de Batista, que estavam indo a Havana ajudar a lutar contra os revolucionários. Che e seus homens souberam que o trem passaria por Santa Clara e, com uma escavadeira emprestada, moveram os trilhos do trem para que ele descarrilasse.
O plano deu certo, a viagem do trem foi interrompida, e depois de uma batalha de mais de uma hora pelas ruas da cidade, Che e seus homens, mesmo em número inferior, venceram. A notícia chegou à Havana, onde, Batista com medo, fugiu para a República Dominicana. A Revolução Cubana finalmente tinha triunfado.
O trem blindado está lá, no local onde tombou há quase 60 anos. Visitar o interior dos vagões é voltar na história. Roupas, utensílios, objetos para fabricar molotov, estão expostos como em um museu. Bastante impactante.
E o mais incrível de tudo é ver que atualmente, a mesma linha de trem passa pelo mesmo lugar, onde reformaram os trilhos. Ter visto o trem atual passar pelo local onde, aquele tombado, deveria ter seguido viagem, é arrepiante.
Estátua de Che e Menino
A alguns quarteirões de distância do trem blindado existe uma estátua de Che Guevara em tamanho real, segurando uma criança no colo. A obra fica em frente ao Comitê do Partido Comunista de Cuba em Santa Clara.
A estátua é bastante curiosa, pois no corpo de Che Guevara pode ser visto várias miniaturas que representam vários acontecimentos que ocorreram em sua vida. O menino em seus braços simboliza o futuro, que Che, com sua vitória em Santa Clara, ajudou a formar com uma nova Cuba.
Parque Vidal
O Parque Vidal é a praça mais importante de Santa Clara. Ocupa um quarteirão inteiro e é cercado de prédios históricos famosos e lindíssimos. Um deles é o Teatro de la Caridad, um dos últimos em estilo colonial de Cuba. Outros bastante bonitos são o Plaza Central Hotel e a casa de dança da cidade, chamada de Colonial de Santa Clara. O Museo de Artes Decorativas também se encontra no local.
Já o edifício do antigo Hotel Hilton, hoje Santa Clara Libre Hotel, destoa do resto da praça devido à sua altura, cores e arquitetura um tanto… singular, mas possui muita história em seu interior. Por suas paredes ainda existem as marcas de balas do confronto entre os guerrilheiros e o exército de Batista.
Fabrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua
Esta fábrica de charutos é uma das melhores de Cuba e merece a visita, pois seus tours são menos cheios e menos desorganizados do que os disponíveis nas fábricas de Havana.
Lá são produzidos os mais famosos charutos do mundo, entre eles, o Montecristo e o Cohiba.
O tour aqui é bem calmo. Como Santa Clara recebe menos turistas do que Havana é possível fazer perguntas aos trabalhadores e passar um tempo observando sua rotina.
Infelizmente não é possível tirar fotos de seu interior, mas os trabalhadores chegam baixinho e dizem para aproveitar as janelas lá fora e tirar as fotos que quiser. Foi o que fizemos!
Para visitar é preciso, antes, comprar um voucher em uma das agências de viagens cubanas e levá-lo à Fábrica. O voucher é vendido em várias agências no centro de Santa Clara e também no térreo do Hotel Santa Clara Libre, no Parque Vidal.
Café Revolución
Encerrando a lista de atrações imperdíveis, quando buscar o que fazer em Santa Clara, o Café Revolución é uma delícia de lugar.
Ali, escondido, está a maior coleção de objetos relacionados à Revolução Cubana do mundo. Inacreditável, não? Enquanto você pede um mojito ou uma cuba libre é possível transitar por todo o restaurante e ver as inúmeras fotos de Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Fidel Castro, além de roupas, bandeiras, instrumentos e até mesmo placas vintage de Coca-Cola e outras marcas americanas que sumiram do país após a revolução.
Lá também é possível apanhar exemplares de jornais cubanos do dia para levar de recordação.
Um lugar muito agradável, bastante frequentado por turistas e cheio de histórias.
Oi, Larissa! Tudo bem?
Estou com as noites um pouco apertadas em Cuba. Você acha que dá para passar apenas o dia em Santa Clara e já dormir em Trinidad, por exemplo?
Ou vale muito à pena dormir em Santa Clara?
Obrigada por seu relato!
Oi Catarina! Então, não acho que precise dormir em Santa Clara não, lá só tem o mausoléu mesmo. De noite é legal ir aos bares, mas nada seja imperdível. Só tem que ver os transportes de um lugar pro outro, não sei a frequência, nem se tem o dia todo.
Oi Larissa! Você foi com a Viazul? Sabe me dizer se dá pra ir e voltar no mesmo dia, de Havana ou Varadero?
Grata !
Oi Tatiana,
Usamos a Viazul em alguns trechos da viagem. Em outros fizemos em taxis coletivos.
Não acredito que seja possível ir e voltar no mesmo dia de ônibus pois são 4h de viagem de Havana a Santa Clara.
Se estiver muito apertado de tempo, recomendo fazer em carro particular ou tentar, uma vez la em Havana, encontrar quem queira dividir a viagem com você.
Boa tarde Larissa!
Gostaria de saber como me deslocar de Havana a Santa Clara. de ônibus ou trem? Teria alguma outra alternativa? Obrigado!!!
Nós fomos de ônibus e deu tudo certo. Tem a alternativa de ir de táxi coletivo, mas é mais caro.
Larissa, teria de dicas de hospedagem em Santa Clara, para família? Obrigada pelas outras dicas deste post, me encorajou a viajar pelas cidades centrais de Cuba!
Oi Lívia,
em Cuba o ideal é usar a rede de casas de família para reservar as hospdagens. Nós reservamos em Havana e a partir deles fomos reservando o restante.
Como seria para uma mulher viajar sozinha para Cuba.
Silva, nos sentimos muito seguras em Cuba, um dos locais mais seguros que já estivemos.
Olá, saberia me dizer como seria para uma mulher viajar sozinha?
Eu indicaria. Apesar dos homens serem sedutores, me senti imensamente segura lá, foi um dos países mais seguros que já visitei.
Obrigada pelas dicas dos “imperdíveis”! Estamos indo para lá em Outubro e já está tudo anotadinho ; )
Obrigada pelo comentário, Malu, e boa viagem pra Cuba!
Olá! Irei ano que vem, 2022, para Havana. De lá irei para Sta Clara visitar o túmulo de Ernesto Guevara e de seus companheiros.
Boa viagem, Cuba é maravilhosa!
Oi, Larissa.
Você recomenda ficar mais que um dia em Santa Clara?
Parabéns pelo blog. Muito bom!
Epifânio, um dia em Santa Clara só é suficiente se seu roteiro estiver muito bem planejado para que os horários todos se encaixem.
Eu recomendaria duas noites caso queira fazer os passeios com calma. Nós gostamos bastante da cidade.