Home » Destinos » Cuba » 15 Principais Pontos Turísticos de Cuba para incluir numa viagem
Cuba

15 Principais Pontos Turísticos de Cuba para incluir numa viagem

Os principais pontos turísticos de Cuba são aqueles relacionados à estética que a vida na ilha tem, aparentando ter sido congelada no tempo da Guerra Fria, após décadas de bloqueio econômico. Por conta disso, muitas das atrações a serem listadas não são locais fixos, determinados, mas sensações e experiências a serem vividas que só são possíveis nesta ilha tão fascinante.

Além do turismo ao redor das imagens de carros clássicos da década de 50 e dos clichês sobre charutos e mojitos, Cuba ainda conta com diversos pontos turísticos de características distintas. São belíssimas praias caribenhas, cidades históricas de arquitetura neoclássica e colonial, além de diversas atrações ligadas ao triunfo da Revolução Cubana, que moldou a ilha como é hoje. Tudo isso reunido no país que serve de casa a um dos povos mais encantadores do mundo.

Saiba mais: 7 Formas de conseguir o visto de Cuba para turismo.

Os principais pontos turísticos de Cuba

Abaixo listamos os 15 principais pontos turísticos do país, dando uma visão geral de tudo o que pode ser visto/vivido/experimentado por quem decide viajar por Cuba.

1.      Habana Vieja

Principais pontos turísticos de Cuba: Um homem olha para os antigos prédios coloridos no centro de Havana

Habana Vieja, o centro histórico da capital, é um local que justifica uma viagem inteira a Cuba. Com seus belíssimos edifícios e praças históricas, é na restauração de Habana Vieja que o governo cubano investe o dinheiro vindo do turismo. Num efeito cíclico, é a área do país que mais atrai os viajantes, justificando sua maior abertura ao mercado do turismo internacional – esta, por sua vez, traz cada vez mais dinheiro, que é reinvestido justamente na preservação de um dos maiores pontos turísticos de Cuba.

Entre os principais destaques de Habana Vieja estão:

  • Plaza de la Catedral
  • Plaza de Armas
  • Castillo de la Real Fuerza
  • Plaza Vieja
  • Plaza de San Francisco de Asís
  • Calle Obispo e Mercaderes
  • La Bodeguita del Medio
  • El Floridita
  • Museo del Ron
  • Mercado Artesanal

Leia mais: O que fazer em Havana: 30 atrações bairro a bairro.

2.      Museu da Revolução

Principais pontos turísticos de Cuba: Dois bonecos de cera em tamanho real de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, no Museu da Revolução, em Havana

Num edifício decorado pela Tiffany’s, onde antes funcionava o Palácio Presidencial, fica o Museu da Revolução, o mais importante do país. A visita é essencial para quem quer entender todas as etapas que consolidaram a revolução que dita os rumos de Cuba há mais de seis décadas.

O edifício principal apresenta a cronologia da Revolução, do planejamento ao triunfo em 1959 e todo o processo de estabelecimento do novo governo revolucionário. Ao fundo, fica o prédio anexo, chamado Pavilhão Granma, onde está o iate com o qual o grupo de Fidel viajou do México a Cuba antes de se instalar na Sierra Maestra.

Planeje sua viagem: Seguro Viagem em Cuba é obrigatório a todos os turistas!

3.      Capitólio

Principais pontos turísticos de Cuba: O Capitólio de Cuba, muito parecido com o de Washington, nos Estados Unidos. Uma prédio branco com uma ala em restauração. O céu está bem azul, com algumas nuvens brancas.

Construído para servir como sede do governo, após a revolução que colocou Cuba e os Estados Unidos em polos opostos do mundo, o Capitólio de Havana passou a ter uma simbologia ainda maior por conta de sua extrema semelhança com o de Washington.

Por anos fechado por conta de um extenso processo de restauração, um dos maiores pontos turísticos de Cuba está previsto para ser reaberto ao público em 2018.

4.      Malecón

Principais pontos turísticos de Cuba: O famoso Malecón, avenida a beira mar de Havana, com a fortaleza ao fundo. O céu está azul, com poucas nuvens brancas. O mar é azul também.

Malecón é o nome dado à mais conhecida avenida beira-mar de Havana. Ligando o centro antigo ao bairro do Vedado, percorrendo toda a sua extensão litorânea, o Malecón dá ao turista a oportunidade de ver a cidade em suas cores mais intensas. Com o mar de um lado e o casario colorido de outro, caminhar pelo Malecón e assistir de lá ao pôr-do-sol é uma das principais atividades introdutórias a qualquer turista que desembarca em Havana.

5.      Os hotéis antigos de Havana

Principais pontos turísticos de Cuba: O interior do Tryp Havana Libre, no bairro do Vedado, em Havana, com seu interior intacto desde a década de 50. Uma escadaria leva o visitante do lobby ao segundo andar. Uma cúpula fica bem no meio do lobby.

No bairro do Vedado vivia a alta sociedade de Havana até os anos 1950. Com a revolução, muitas famílias deixaram suas mansões para trás. O hotéis, luxuosos, foram desapropriados e alguns permanecem ainda hoje com as características que tinham na época da ditadura de Batista, fazendo valer uma visita para ver como era a Cuba de meados do século XX.

Os principais hotéis que valem ser mencionados, são:

  • Tryp Habana Libre: o antigo Hilton de Havana, que foi transformado em quartel general dos guerrilheiros após o triunfo da revolução. O lobby do Habana Libre mantem a decoração da época e é aberto à visitação de quem não é hóspede.
  • Hotel Capri: erguido pela máfia em tempos pré-revolucionários, o Capri ficou por muitos anos abandonado. Até pouco tempo tinha se tornado ponto turístico por ter virado uma “ruína moderna”. Com a progressiva abertura ao turismo o hotel foi reformado recentemente e está aberto ao público novamente.
  • Hotel Nacional: o hotel mais famoso de Cuba foi construído na década de 1930 e presenciou muitos eventos históricos do país, como o golpe de Fulgêncio Batista, que serviu de estopim para Fidel planejar sua revolução. Como pontos turísticos, os jardins do Nacional têm as melhores vistas para o Malecón de Havana e ainda contam com algumas trincheiras criadas na época da Crise dos Mísseis de Cuba, que podem ser visitadas.

6.      Praça da Revolução

Principais pontos turísticos de Cuba: A Praça da Revolução, com o prédio com o rosto de Che Guevara, e um carro antigo cor de rosa passando em frente.

Talvez o local mais fotografado de Cuba e um dos maiores pontos turísticos contemporâneos da ilha, a Praça da Revolução é o local onde ficam as duas enormes figuras de Che Guevara e Camilo Cienfuegos expostas nas fachadas de seus edifícios.

A Praça em si é um grande espaço aberto, usado nas grandes manifestações, celebrações e pronunciamentos do governo.

Logo ao lado fica o Memorial a José Martí, a mais alta estrutura de Havana, erguida em homenagem ao herói da independência cubana da Espanha.

7.      As casas particulares de Cuba

Principais pontos turísticos de Cuba: Dois casais, um de jovens e outro de idosos, posam juntos em uma casa de Havana.

Durante a abertura ao turismo, sabendo da pequena estrutura hoteleira que a ilha tinha após anos de isolamento, o governo cubano estabeleceu um sistema de aluguel de quartos em casas particulares de famílias locais que pouco a pouco se tornou uma das grandes atrações do país.

Boa parte dos turistas visita Cuba pelo país ainda manter hábitos e a aparência da época de quando a Revolução Cubana ocorreu, ocasionado pelas décadas de bloqueio econômico que sofre. Quem desembarca na ilha não presencia isso apenas visitando seus pontos turísticos, mas conversando com seus moradores, principalmente.

Uma das maiores atrações de Cuba ainda é, portanto, a memória de sua população que viveu toda a transformação do país após a revolução. Poder ficar hospedado numa casa de família cubana, compartilhando com eles suas lembranças e experiências de vida durante sua visita ao país é algo maravilhoso.

8.      Fábricas de charutos

Principais pontos turísticos de Cuba: mulheres trabalhando na fábrica de charutos de Cuba, enrolando charutos enquanto conversam umas com as outras.

Os “cubanos”, como são conhecidos internacionalmente os charutos produzidos na ilha, são o maior produto de exportação de Cuba. A qualidade do tabaco produzido nacionalmente fez seus charutos se tornarem símbolo do país.

O processo de produção, feito inteiramente de forma manual, é uma atração à parte e uma visita a uma das fábricas espalhadas pelo país é um dos passeios mais interessantes de serem feitos em Cuba.

Entre as fábricas mais fáceis de serem visitadas pelos turistas, destacam-se:

  • A Real Fabrica de Tabacos Partagás, no Centro de Havana
  • A Fabrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua, em Santa Clara

9.      Vale de Viñales

O vale de Viñales, na província de Pinar del Rio, é o local ideal para quem quer se aprofundar ainda mais no processo de produção dos famosos charutos cubanos, incluindo o processo de plantação, colheita e secagem das folhas de tabaco.

A região é a maior produtora de tabaco de Cuba. Mesmo as fábricas localizadas em regiões distintas do país usam tabaco proveniente do Vale de Viñales.

10.  Varadero

Principais pontos turísticos de Cuba: Uma praia em Varadero após chuva, com o céu azul, cheio de nuvens brancas. Areias brancas, mar verde bem claro com ondas, e um guarda sol feito de palha.

Dos destinos no litoral do país, Varadero certamente é o mais famoso de todos. Suas praias estão entre os maiores pontos turísticos de Cuba, fazendo com que uns dias em seus resorts estejam no roteiro de quase todo turista que planeje uma viagem pelo país.

Localizada a apenas 150 quilômetros de Havana, a Peninsula de Varadero é o destino de praia mais acessível de Cuba. E ao contrário dos demais, em Varadero já não há mais a obrigatoriedade da estadia ser feita em resorts all-inclusive, pois recentemente o governo autorizou que a península fosse incluída no sistema de aluguel de casas particulares cubanas. De lá pra cá foram aparecendo diversas opções de estadia acessível na região, com algumas já listadas no Airbnb, tornando o destino viável até a quem viaja com orçamento restrito.

Leia mais: Como montar o roteiro por Cuba para uma viagem perfeita

11.  Os Cayos

Os Cayos são destinos de praia mais exclusivos do que Varadero. São pontos turísticos voltados a quem faz uma viagem de luxo, ficando hospedado numa área de Cuba inteiramente dedicada aos turistas, que contém apenas resorts no modelo all-inclusive.

Os Cayos mais conhecidos são:

  • Cayo Santa Maria, próximo a cidade de Santa Clara
  • Cayo Coco e Cayo Guillermo, cuja cidade mais próxima é Ciego de Ávila

12.  Trinidad

Principais pontos turísticos de Cuba: Um pôr do sol visto do topo da cidade de Trinidad, em Cuba, com sua igreja em primeiro plano. Lindíssimo.

Nascida em tempos coloniais, Trinidad surgiu como suporte à produção do açúcar no Valle de los Ingenios, em localidade próxima. Com a diminuição da produção, a cidade ficou abandonada e, também por isso, manteve sua arquitetura preservada, o que a transformou em destino de muitos turistas que visitam o país após o reconhecimento de seu valor arquitetônico pela UNESCO.

Leia mais: Trinidad, Cuba: 7 atrações para incluir num roteiro pela cidade.

13.  Playa Ancón

Principais pontos turísticos de Cuba: A Playa Ancón, com suas águas claríssimas, que vão do transparente até o azul, com seu céu azul e poucas nuvens no horizonte. Uma lancha flutua ao longe, perto da areia.

Pela proximidade com a cidade de Trinidad, a Playa Ancón também figura entre os maiores pontos turísticos de Cuba. Enquanto as praias mais famosas do país ficam todas localizadas no litoral norte, Ancón se destaca justamente por ser considerada a mais bonita do trecho sul do país. Tal fato a torna mais acessível, justamente por (ainda) não viver sob os grandes holofotes do turismo.

14.  A Santa Clara de Che Guevara

Principais pontos turísticos de Cuba: O mausoléu de Che Guevara, com a estátua de Che Guevara em seu topo.

A cidade de Santa Clara serviu de palco para a última batalha entre o exército de Fulgencio Batista e os revolucionários, liderados na ocasião por Ernesto Che Guevara.

Pela simbologia dos eventos, que abriram caminho para o triunfo da Revolução, mas especialmente por Che ter se tornado o símbolo de uma época e de um conjunto de ideais, os locais de Santa Clara ligados à passagem do guerrilheiro pela cidade se tornaram grandes pontos turísticos locais.

Entre eles os maiores destaques são:

  • O Mausoléu de Che Guevara, erguido após a exumação e o translado a Cuba de seus restos mortais, quando encontrados na Bolívia.
  • O monumento à toma do Trem Blindado, o símbolo da vitoriosa batalha liderada por Che em Santa Clara.
  • A Estátua de Che e o menino, colocada em frente ao edifício sede do Partido Comunista de Cuba em Santa Clara.

Leia mais: O que fazer em Santa Clara: A “cidade de Che Guevara” em Cuba.

15.      Quartel Moncada

Em 26 de julho de 1953, Fidel liderava, em Santiago de Cuba, o assalto ao Quartel Moncada. Seu grupo pretendia tomar o quartel, armar a população e derrubar o governo de Fulgencio Batista, mas com muitos erros, o ataque resultou numa enorme derrota, com alguns integrantes mortos e vários presos – Fidel inclusive.

Após anistiados, o grupo se exila no México. Sob a denominação Movimento 26 de Julho (M-26-7), regressam a Cuba a bordo do iate Granma e se abrigam na Sierra Maestra de onde conduzem a guerrilha que triunfaria em janeiro de 1959.

Ainda que o movimento inicial tenha sofrido uma grande derrota, o assalto ao Quartel Moncada é reconhecido como o primeiro chamado à revolução, sem o qual ela nunca teria ocorrido.

O antigo quartel, hoje abriga o Museu Histórico 26 de Julho, grande ponto turístico da região oriental do país, que é considerado o melhor museu de Cuba.

Salve estas dicas de Cuba no Pinterest!

Os principais pontos turísticos de Cuba são aqueles relacionados à estética que a vida na ilha tem, aparentando ter sido congelada no tempo da Guerra Fria, após décadas de bloqueio econômico. Por conta disso, muitas das atrações a serem listadas não são locais fixos, determinados, mas sensações e experiências a serem vividas que só são possíveis nesta ilha tão fascinante
Os principais pontos turísticos de Cuba: Habana Vieja, Museu da Revolução, Capitólio, Malecón, Os hotéis antigos de Havana, Praça da Revolução, As casas particulares de Cuba, Fábricas de charutos, Vale de Viñales, Varadero, Os Cayos, Trinidad, Playa Ancón, A Santa Clara de Che Guevara, Quartel Moncada

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade