Home » Destinos » Brasil » Como fazer o melhor Passeio de barco no Rio de Janeiro
Brasil

Como fazer o melhor Passeio de barco no Rio de Janeiro

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: a proa de um veleiro com o Pão de Açúcar ao fundo

Fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro, a bordo de um veleiro pela Baía de Guanabara, permite aos turistas ver a cidade de um ângulo único, que muitos ainda desconhecem.

O Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo, indiscutivelmente. E se normalmente já é lindo, imagine quando visto do mar, durante o entardecer?

A maior parte dos turistas visita a cidade para conhecer suas vistas de seus ângulos clássicos, como do alto do Cristo Redentor ou do Pão de Açúcar. Mas mesmo uma cidade já tão fotografada ainda conta com pequenas jóias a serem descobertas.

O passeio de barco pela Baía é uma dessas atrações que pouca gente conhece, ou sabe que e possível de se fazer durante uma visita ao Rio de Janeiro.

Como reservar o passeio de barco pelo Rio de Janeiro

O passeio de barco pelo Rio de Janeiro parte da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. Tem saídas às quartas, sextas, sábados e domingos, sempre na parte da tarde para que se aproveite o entardecer de dentro do veleiro.

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: a silhueta do Rio com o Cristo ao fundo, visto do mar

O passeio deve ser agendado com antecedência, pois os assentos são escassos, afinal, é um veleiro. A reserva precisa ser feita com ao menos 3 dias de antecedência.

O pagamento é feito online. Nós fizemos a reserva pelo site do Civitatis. A confirmação é enviada na hora, por e-mail.

Na véspera do passeio, o capitão entra em contato por whatsapp confirmando o horário de saída (pois varia um pouco de um dia para o outro, por conta das mudanças de horário do pôr-do-sol conforme as estações do ano). Além de passar as instruções de como chegar ao píer de embarque para o passeio.

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: a vista de dentro da marina

Para nós, mesmo como moradores do Rio de Janeiro, o passeio foi uma das melhores experiências que tivemos na cidade, com uma vista super original do Rio, dos seus pontos turísticos mais famosos e outros não tão conhecidos.

É uma oportunidade única, que não deve ser desperdiçada.

Como funciona o passeio de veleiro no RJ

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: o Cristo e a Praia do Flamengo vistos da Baía de Guanabara

O passeio de barco pelo Rio de Janeiro já é uma atração bem popular entre os gringos, mas entre nós, brasileiros, ainda são bem poucos os que conhecem essa jóia escondida na Cidade Maravilhosa.

Os tours são feitos em português e inglês e o barco é conduzido por 2 tripulantes, o capitão e um funcionário que o auxilia e faz os drinks e os aperitivos. Sim, o passeio é open-bar. Tem drinks e aperitivos durante todo o tour, já incluídos no valor.

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: uma caipirinha sendo segurada no barco, de frente para o Pão de Açúcar

O trajeto todo dura 2 horas e meia, mas sua partida da Marina da Glória varia um pouco dependendo da estação do ano, podendo ser desde às 15h até às 17h. A empresa entrará em contato na véspera para avisar sobre o horário e também sobre as condições climáticas do dia do passeio. Em caso de chuva, o tour pode ser remarcado.

É importante chegar de 15 a 30 minutos antes do início do passeio, para poder se localizar dentro da marina. Um funcionário da equipe estará lá para recepcionar os participantes. Você poderá aproveitar esse tempo para encontrar o grupo e achar um lugar legal dentro do barco para ver as paisagens incríveis que virão a seguir.

Quer mais uma dica de passeio diferente no RJ? O passeio de helicóptero é outro tour super original e gostoso que está cada vez mais conhecido por brasileiros e estrangeiros.

Velejando pela Baía de Guanabara

Depois que todos estão devidamente acomodados, o veleiro parte em direção à Baía de Guanabara. Aconselho a sentar bem na proa do barco, que é de onde tem as melhores vistas, sem ninguém para atrapalhar sua visão.

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: pessoas sentadas no veleiro

Quando fizemos o tour, éramos 10 pessoas no veleiro, então tem espaço de sobra. O veleiro é pequeno e faz parecer que é um passeio exclusivo.

Logo na partida, drinks dos mais variados são distribuídos, como caipirinha, cerveja, vinho, espumante, sucos e refrigerantes, além de aperitivos como frios e frutas. Muito gostoso, o que ajuda ainda mais na atmosfera tranquila do passeio.

Saindo da Marina, o roteiro do veleiro passa por:

  • Praia do Flamengo e Botafogo
  • Pão de Açúcar e Urca
  • Forte de São José
  • Forte da Laje
  • Fortaleza de Santa Cruz
  • Praia de Adão
  • Praia de Icaraí
  • Ilha da Boa Viagem e MAC

Todas as paradas são explicadas pelo guia em português e inglês de forma bem clara e dinâmica.

As atrações do Rio e de Niterói

Começamos passando pelas Praias do Flamengo e de Botafogo, dois dos bairros mais legais do Rio. De lá é possível ver o Cristo Redentor ao fundo e de um ângulo bem limpo, sem prédios na frente.

A silhueta do Rio visto do mar

Em seguida vemos o Pão de Açúcar, mas de um ângulo bastante inusitado, visto de frente do Morro Cara de Cão, a pedra maior e o ponto mais alto da atração. O barco vai chegando próximo a Urca, na Praia de Dentro, de onde vemos os bondinhos passando de um morro ao outro bem de pertinho.

O veleiro dali segue para o Forte de São José, na Urca, bem na entrada da baía, passando pela misteriosa Ilha da Laje, onde fica o desativado Forte Tamandaré da Laje. Durante seus tempos de uso era um local de acesso bem complicado devido aos ventos fortes e ondas que inundavam o lugar.

O Pão de Açúcar
O Forte da Laje com o Pão de Açúcar ao lado
O Forte da Laje com o Pão de Açúcar ao lado

Existe um projeto para transformar o local em um restaurante de luxo, mas por causa desses fatores naturais, ainda não levaram a diante, se é que vão.

Seguindo para Niterói, o veleiro passa pela Fortaleza de Santa Cruz, que junto com o Forte de São José, protegem a Baía de Guanabara. A Fortaleza de Santa Cruz fica no bairro de Jurujuba, em Niterói e uma visita a ela é super recomendada num outro dia. É uma das atrações mais interessantes da cidade.

A Fortaleza de Santa Cruz em Niterói
A Fortaleza de Santa Cruz

Após a passagem pela fortaleza, o barco para na frente da Praia de Adão, em Jurujuba, e quem quiser, pode dar um mergulho no local. Quando fomos, o tempo virou durante o passeio, e nesse ponto já estava bem frio, então foram poucas pessoas que se jogaram ao mar. Mas caso o dia esteja quente e o turista esteja disposto a cair nas águas da Baía de Guanabara – que não é as das mais limpas – sinta-se a vontade.

O entardecer na Baía de Guanabara

Depois de meia hora apreciando o local de forma bem pacífica, bebendo nossos drinks, é a hora de ver o pôr do sol por detrás do Pão de Açúcar, o momento mais esperado do passeio.

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: a silhueta do Rio durante um pôr do sol nublado

Quando o sol se despede no Rio é um momento mágico e torna tudo mais colorido, principalmente no verão. Ali, no meio do mar, não poderia existir um lugar melhor e mais silencioso. Infelizmente quando fomos o tempo virou e não conseguimos ver o pôr do sol.

Depois que o Sol se põe, vemos as luzes da cidade se acendendo e o barco indo em direção à Praia de Icaraí, em Niterói, passando pela Ilha da Boa Viagem, onde fica a Igreja e Convento da Boa Viagem.

O Museu de Arte contemporânea de Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Por fim, antes de voltar, vemos o MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói – famoso edifício projetado por Oscar Niemeyer, coroando o passeio.

Dali vamos voltando aos poucos para a Marina da Glória, onde desembarcamos.

O que levar no passeio de barco?

Uma mulher refletindo na borda do veleiro

O veleiro é bem confortável e conta com banheiro para quem precisar durante a viagem. Para tornar seu passeio mais aconchegante, aconselho levar:

  • protetor solar
  • chapéu
  • roupa de banho (caso queira entrar na água)
  • toalha
  • jaqueta – depois do entardecer vai ficar um pouquinho mais frio. No nosso caso, como o tempo virou, ficou bastante gelado devido ao vento.

Fora isso, nada mais é preciso, pois bebidas e aperitivos são servidos durante todo o passeio de barco pelo Rio. É só sentar e curtir.

Salve estas dicas do Rio de Janeiro no Pinterest!

Saiba tudo sobre o passeio de barco pelo Rio de Janeiro, tour único com vistas inéditas da cidade, com open bar e ótimos pontos para tirar as melhores fotos
Fazer um passeio de barco no Rio
de Janeiro, a bordo de um veleiro pela Baía de Guanabara, permite aos turistas ver a cidade de um ângulo único, que muitos ainda desconhecem. O Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo, indiscutivelmente. E se normalmente já é lindo, imagine quando visto do mar, durante o entardecer?
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

Já no Hotéis.com você pode parcelar o pagamento das diárias em até 12x!

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing