Pela proximidade histórica e lingüística, um roteiro em Lisboa é dos mais fáceis de ser criado entre as grandes cidades européias. Lisboa é uma das cidades mais visitadas por brasileiros no mundo, mas muitos escolhem visitar a capital de Portugal por ligação afetiva com o país, sem saber muito bem o que encontrarão lá.
Para ajudar neste processo, montamos abaixo um roteiro para viagens para Lisboa com 3, 4, 5 ou mais dias de duração. Assim, viajantes com diferentes prioridades e com passagens mais longas ou curtas pela cidade poderão aproveitá-la da melhor maneira possível.
Como organizar um Roteiro em Lisboa
Visitar Lisboa é uma ótima pedida tanto para quem está começando a viajar para o exterior quanto para quem já é experiente. A capital de Portugal é fantástica e cheia de atrações muito interessantes. E mesmo tendo sido construída em cima de inúmeras colinas, é fácil transitar de um local ao outro através de bondinhos e metrô. Além disso, a barreira da língua é praticamente inexistente, só basta ter mais atenção ao ouvir.
O ideal para um roteiro em Lisboa é ter no mínimo 5 dias na cidade para poder conhecer tudo sem pressa, mas também é possível se concentrar nas atrações mais famosas e deixar outras de lado para uma futura visita.
Leia mais: Onde ficar em Lisboa, os melhores bairros da cidade
Para seguir os roteiros que detalhamos abaixo, dê prioridade aos 3 primeiros dias, que contém as atrações mais significativas da cidade. Caso tenha uns dias a mais na viagem, considere incluir também os dias 4 e 5 em seu roteiro por Lisboa para que suas diárias na cidade fiquem ainda mais completas.
- Dia 1 – As atrações do Centro de Lisboa
- Dia 2 – Alfama e a Lisboa medieval
- Dia 3 – Belém e a Lisboa do tempo dos Descobrimentos
- Dia 4 – Sintra, com seus castelos e palácios
- Dia 5 – Um roteiro pela Lisboa moderna
Roteiro de 3, 4 ou 5 dias em Lisboa
Para quem tem pouco tempo em Lisboa, o ideal é acordar cedo e se concentrar em ir às atrações mais famosas da capital de Portugal. Coloque as localidades mais distantes no roteiro apenas caso sua visita seja mais extensa. Ou deixe-as para uma viagem futura (e você vai querer voltar, acredite).
Dia 1 – Um roteiro pelo centro de Lisboa
No primeiro dia vá até a Praça do Comércio e conheça uma das maiores praças da Europa, que fica na beira do famoso Rio Tejo. Sente um pouco, observe o dia a dia das pessoas e fotografe bastante os prédios amarelados que cercam a praça. Suba até o alto do Arco Triunfal da Rua Augusta e veja lá do alto a cidade em 360 graus. Muito bonito!
Depois de visitar a praça mais famosa de Portugal, ande pela Rua Augusta, um passeio de pedestres que começa no Arco Triunfal e termina na Praça do Rossio. Ali ficam várias lojas famosas e vários restaurantes com o preço um pouco salgado, pois ali só freqüenta quem é turista mesmo.
Caminhe até o Elevador de Santa Justa, ali pertinho da Rua Augusta. Suba na estrutura neo-gótica e veja a cidade na vista panorâmica. Lisboa é muito linda do alto!
Saindo lá em cima chega-se no Largo do Carmo, importante reduto português, onde ficam as lindíssimas ruínas do Convento do Carmo, parcialmente destruído no terremoto de 1755, e ao lado, o prédio da GNR, a Guarda Nacional Republicana, que teve importante papel na Revolução dos Cravos, na década de 70, quando Portugal finalmente se tornou uma república. Hoje é um museu bem rico em história. O próprio Largo do Carmo foi o palco final da revolução, sendo bastante visitado todo dia 25 de abril, feriado nacional.
Para finalizar o dia, siga para a Praça Luís de Camões e tome um café no A Brasileira, local que Fernando Pessoa costumava freqüentar (e tem uma estátua dele na porta). De lá, suba pela Rua da Misericórdia até o Miradouro de São Pedro de Alcântara para ver o lindo pôr do sol lisboeta. Na descida de retorno, adentre pelas ruelas do Bairro Alto e escolha onde jantar. Todos os bares e restaurantes da área ficam abarrotados de pessoas noite afora.
Saiba mais: O que visitar em Lisboa: 6 regiões imperdíveis da cidade
Dia 2 – Um roteiro por Alfama e a Lisboa medieval
Depois de se ambientar em Lisboa, é dia de conhecer o maravilhoso bairro de Alfama e suas ruelas medievais. Pegue o eléctrico 28 (embarque em pontos afastados do centro, como a Praça Luís de Camões, por exemplo, pois é maior a chance de viajar sentado) e vá até o ponto final, no Largo da Graça, aos pés do Miradouro da Senhora do Monte para ver Lisboa de seu ponto mais alto. Depois de tirar várias fotos, desça até a Igreja de São Vicente de Fora, construída em 1657.
Se possível, organize para que seu roteiro por Alfama aconteça numa terça-feira ou num sábado, pois é somente nesses dias que você terá a chance de visitar um dos mercados mais famosos de Lisboa, a famosa Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara. Nela é vendido tudo o que se possa imaginar, de suvenires a quinquilharias usadas. Ainda que não se compre nada, o legal é ver os portugueses vendendo suas coisas na rua, muitos com roupas antigas. Um lugar bastante fotogênico e que atrai muitos turistas.
Da feira, encaminhe seu roteiro ao Miradouro de Santa Luzia passando pelo Panteão Nacional. Este mirante possui lindas vistas dos telhados de Lisboa, com o Rio Tejo ao fundo. Tudo na cor ocre, belíssimo de ver e fotografar.
Para coroar o dia, siga até o Castelo de São Jorge e se surpreenda com toda a história lisboeta, partindo dos romanos, passando pelos mouros, até os dias de hoje, e aproveite para ver o pôr de sol de lá e observar a cidade se acendendo aos poucos.
Leia mais: Qual o melhor seguro viagem para Portugal? Vale a pena emitir o CDAM?
Dia 3 – Belém e a Lisboa dos descobrimentos
No terceiro dia, Belém precisa entrar no seu roteiro em Lisboa. O bairro fica um pouco afastado e possui muitas atrações. Por conta disso é preciso reservar um dia inteiro para poder ver tudo com calma.
Comece pelo Mosteiro dos Jerônimos e veja toda a gloriosa arquitetura e história de Portugal até a ida da Família Real para o Brasil. No mosteiro estão sepultados dois heróis portugueses: Vasco da Gama e Luís de Camões.
De lá, caminhe até o Padrão dos Descobrimentos, um enorme monumento em homenagem às grandes navegações e aos países conquistados por Portugal no século XVI. Suba até o alto da torre para ter uma vista de 360 graus do bairro e ver com detalhes o mapa feito em pedras portuguesas no chão lá embaixo.
Em seguida vá até a famosa Torre de Belém, de onde partiam os navios para desbravar outras terras na época das navegações. A torre é muito antiga e muito fotogênica. É uma parada obrigatória.
Por último, na volta até o ponto do bonde que leva ao centro de Lisboa, coma o delicioso pastel de Belém original na Antiga Confeitaria de Belém. Maravilhoso!
Leia mais: Qual a melhor época para visitar Portugal?
Dia 4 – Bate e volta a Sintra, com seus castelos e palácios
Para quem tem mais dias no roteiro, vale a pena dar um pulo na mágica Sintra, patrimônio mundial da UNESCO a menos de uma hora de Lisboa. Cheia de castelos e palácios, a vila de Sintra parece saída de contos de fadas. A melhor forma de ir é de trem, mas caso queira ir em um tour fechado, existe o que dura meio dia e o que dura um dia inteiro.
Comece a visita pelo Palácio da Vila, que já foi casa da Família Real portuguesa até a queda da monarquia, na década de 10. Possui arquitetura única, com vários estilos representados em um lugar só.
De lá, parta para o majestoso Castelo dos Mouros, que é possível de ser avistado de quase toda cidade. Uma das atrações mais visitadas do país, o castelo é formado hoje por ruínas construídas pelos antigos mouros. O passeio garante as melhores vistas da cidade. Imperdível!
Após o Castelo dos Mouros, siga até o Palácio da Pena, o famoso castelo colorido no topo da cidade, projetado pelo próprio rei de Portugal, D. Fernando II. É um tanto cafona, mas uma visita é imprescindível num roteiro em Lisboa.
Por último, estenda seu dia até a Quinta da Regaleira e desça sua torre invertida, a 25 metros abaixo do solo, inspirada no Inferno de Dante.
Saiba mais: O que fazer em Sintra: a cidade portuguesa dos contos de fadas.
Dia 5 – Um roteiro pela Lisboa moderna
Caso tenha mais um dia para aproveitar a cidade, não deixe de incluir no seu roteiro em Lisboa algumas das atrações modernas da capital.
Vá até a estação de metrô Marquês de Pombal e bem ali ao lado visite o majestoso Parque Eduardo VII, um enorme jardim cuidadosamente podado, erguido no começo do século XX no prolongamento da Avenida da Liberdade. O parque é coroado por uma enorme bandeira portuguesa balançando ao vento, em um mirante de onde é possível tirar fotos magníficas do jardim e da cidade lá embaixo, até o Rio Tejo. Um lugar muito agradável para fazer piqueniques e ler um livro.
Em seguida, embarque no metrô e vá até a estação Oriente visitar o Parque das Nações. O complexo, construído durante a Expo 1998, destoa completamente do resto da cidade de Lisboa e apresenta o que ela tem de mais moderno.
Para começar a visita, repare em sua estação de metrô, a Gare do Oriente, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo responsável pelo Museu do Amanhã, no Rio. Em seguida atravesse o Shopping Vasco da Gama, logo em frente, para sair junto a Alameda dos Oceanos, que margeia a orla do bairro.
Na Alameda, além de diversas esculturas e obras de arte ao ar livre, é possível fazer um roteiro por grandes atrações da Lisboa moderna, como o Pavilhão de Portugal, de Álvaro Siza, o Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário e o Teleférico de Lisboa, que une os extremos do bairro, de norte a sul.
Esta área da cidade é bastante moderna, com amplas avenidas, várias obras de arte espalhadas por seu calçadão à beira do Rio Tejo, com prédios altos e contando ainda com um passeio de teleférico por cima do rio, de um lado ao outro. Vale a pena passar uma tarde lá, especialmente se o dia estiver bonito.
Mais dicas de Portugal? Veja o que fazer no Algarve e comece a programar sua viagem!
Olá Larissa, gostei bastante do seu roteiro, porém estou com algumas dúvidas. O dia 2 que é o bairro de alfama, vc sugeriu subir no elétrico 28, porém irei no sábado(para ver a feira que tem as terças e sábados), vi que não funciona né? Então pego um táxi para fazer esse roteiro,? Vi também que tanto no dia 1 como no 2 tem locais que se repetem, é isso mesmo? Tipo a praça Luiz de Camões. Estou com um pouco de dúvida do dia 1 e do dia 2. Você poderia me ajudar? Obrigada
Adorei os roteiros porém disponho de somente 3 dias consigo fazer o roteiro .Vou de carro. Obrigada!
Olá Larrisa, vi seu blog e o roteiro em Lisboa hoje dia 10/07/22 e embarcarei para Lisboa em 19/07/22, anotei tudo e vou tentar fazer todo seu roteiro. Grato por disponibilizar essas informações importantes. Deus continue te abençoando!
Obrigada Enésio, adorei seu comentário! Que você curta muito Lisboa!
olá larissa boa tarde, est5ou a caminho de Lisboa, irei ficar 1t5 dias na cidade, resolvi mais dias para aproveitar com bastante calma, ir sem pressa aos pontos turísticos, vc t5em um roteiro mais extenso… obg
Tenho sim, no texto O que fazer em Lisboa!
Boa tarde, ainda podemos seguir os mesmos roteiros ou semelhantes agora em 2022? Desde já parabéns pelo conteúdo e obrigado pelo retorno.
Podem sim, está tudo igual (tirando as novas regras de covid).
Maravilhoso o roteiro montado, só uma dúvida, vale a pena ou não o aluguel de carro para os dias que ficar em Lisboa?
Não vale não, Lisboa conta com transporte público ótimo que vai para vários cantos da cidade. Além disso, com carro você irá enfrentar engarrafamentos e pagar estacionamentos.
Não conhecia o vosso blog, somos portugueses e também vivemos em Lisboa. Bom roteiro.
Oi Raquel, obrigada pelo comentário! Nós estamos adorando morar aqui em Lisboa, que cidade incrível!
As atrações precisam de ingressos? Podem ser comprados na horas?
Precisam de ingressos sim, podem ser comprados na hora, mas as filas são gigantescas
Programação legal, vou seguir na próxima viagem.
Que bom! Depois volte e nos conte se gostou! 🙂
Irei para Lisboa e ficarei 8 dias vou aproveitar as dicas.
Nos conte depois que voltar! 🙂
Estou achando muito interessante seu blog e estou usando como ajuda para planejar minha viagem, tenho viagem marcada entre 10 e 15 de março em Lisboa e estou adorando ler as dicas… é um dos mais completos e bem detalhados que encontrei, parabêns pelo trabalho.
Obrigada pelo comentário, Alessandro! Boa vinda para cá! 🙂
Oi Lari,
Irá ajudar muito nosso roteiro. E a noite de Lisboa com ruas agitadas e barzinhos, tens dicas?
Oi Jonathan, tudo bem?
Estamos morando em Lisboa agora e indicamos a região entorno do Cais do Sodré, cheio de bares e ruas agitadas. Além disso, o Bairro Alto também é uma boa pedida. Nessas 2 regiões você encontrará bastante opção.
Adorei este website. o material é altamente digno. Irei regressar de novo.
Obrigada pelo comentário, Gabriel! 🙂
Olá Larissa.
Irei em fevereiro p Lisboa, conseguirei fazer seu roteiro e acrescentar Fátima, Batalha e Évora?
Oi Luís, depende muito do tempo que vc terá disponível.
Larissa,
Bacana seu roteiro. Me dá uma ajudinha no que acha que posso complementar. Ficaremos 8 dias em Lisboa, contando com a chegada em uma segunda-feira às 12 hs de Janeiro.2020 . A ideia é fazer boa parte do seu roteiro. Quero colocar Fátima, Óbidos, Sintra, Cascais e se der Évora. Fátima e Óbidos, talvez consiga fazer junto. Depois um dia pra Sintra e outro para Cascais. Sobraria, 4 dias e meio para Lisboa. Você acha isso bom , é muito … tiraria um dia de Lisboa e iria a Évora. O que vc acha, pela experiência ?
Oi Flávia, em 8 dias não daria pra fazer todas essas cidades não, mas com 4 dias e meio dá pra ver o grosso de Lisboa sim. Acho que dessa forma está de bom grado, um dia para Sintra, um dia para Cascais e os outros em Lisboa. Lisboa tem muita coisa pra ver e é uma cidade muito gostosa. Nós mesmos estamos indo morar lá no mês que vem 🙂
Parabéns pela publicação. O roteiro é fantástico. Fiz ano passado e retornarei a Lisboa em 2020.
Também estive em mais dez cidades de Portugal. Mas me concentrarei mais em Lisboa ano que vem.
Grande abraço!
Obrigada pelo comentário, Domicio! Adoramos Lisboa também!
Quanto aproximadamente é gasto com entradas nesse roteiro?
Oi Leonam, teria que ver onde você quer ir e ir em cada site de cada atração para saber o valor. Não damos valores aqui pois eles desatualizam com facilidade.
Ola, Larissa
Já adaptei o dias :
Dia 13/9 = Passeio pelo Centro
Dia 14/9 =Passeio Alfama e Lisboa Medieval
Dia 15/9 = Passeio pela Lisboa Moderna
Dia 16/9 = Belém e a Lisboa dos descobrimentos
No dia 16/09, será meu deslocamento para Atenas, as 20h. Será que dá tempo sem ficar corrido ? Se SIM, teria alguma sugestão para me ajudar nesse dia ?
obrigada,
Meu voo para Atenas sai as 00:10h.
Oi Tania, se vc precisa estar no aeroporto às 20h, dá sim para visitar Belém antes, sem problemas. Só saia cedo, por via das dúvidas.
Ola, Larissa
Pode me dar dicas ou informar se voces tem algum post falando sobre o Fado e/ou Casas de Fado parta conhecer.
Obrigada
Oi Tania, recomendo esses 2 sites: https://lisboasecreta.co/bares-vida-noturna/as-melhores-casas-para-ouvir-fado-vadio/
e
https://lisboando.pt/restaurantes/casas-de-fado-em-lisboa/
Tem várias opções!
Obrigada
Casas de fado vadio? Sabe de alguma?
A resposta está nos links aí nesse mesmo comentário
Olá Larissa, já que você está aí, que tal nos atualizar sobre os locais para comer os famosos pasteis de Belém? Obrigada
Oi Tania, pode deixar, estamos anotando tudo! Mas, caso queira ir no lugar certeiro e que tem o único pastel de Belém (os outros são somente pastéis de nata), é só ver nosso post sobre eles.
Larissa, gostei muito das dicas de Portugal, em março/19 estarei lá fazendo o seu roteiro . Obrigada.
Obrigada pela confiança, Claudia! Estamos neste exato momento em Lisboa novamente, gostamos muito daqui!
Gostei muito do blog! Parabéns! Penso em visitar Portugal no mês de abril de 2019. Saberia informar quantos euros se gasta, aproximadamente, nesses itinerários?
Nora, isso depende muito do seu padrão de viagem, se mais econômico ou mais luxuoso. Não temos como fazer uma estimativa sem isso.
Gostaria de saber qual a melhor data para visitar Portugal e a baixa temporada.
São coisas diferente, Altamiro. A melhor data costuma ser durante a primavera ou verão, quando o clima e melhor. Já a baixa temporada é o inverno, quando em Portugal chove mais e os dias são mais curtos.
Boa tarde! Estou montando meu roteiro e o blog de vocês tem sido minha principal influência. Eu amo fotos e já monto roteiro pensando nelas. Poderia me dizer qual é a incidência do sol na cidade? Ele nasce ou se põe no rio Tejo?
Oi Priscila, você é das minhas hahaha Já vou para os lugares pensando nas fotos. Mas vou te dizer que essa pergunta é bem específica… dá uma olhada nesse post aqui, a foto de capa é do pôr do sol visto do Castelo de São Jorge, com o Rio Tejo ao fundo. Acho que você pode se guiar por ela. Espero que te ajude! Beijos
Gostei das dicas. Vou a Portugal em Setembro. Qual a melhor forma de me locomover em Lisboa: metro, táxi, ônibus, bonde.
Márcia, o metrô vai te atender para quase tudo. Para acessar alguns locais, como Alfama ou Belém, vc vai precisa dos bondes (o elétrico, como chamam).
Otimas dicas!!!!
Obrigada, Rogério!