Home » Destinos » Portugal » Roteiro em Lisboa: 3, 4 ou 5 dias na capital de Portugal
Portugal

Roteiro em Lisboa: 3, 4 ou 5 dias na capital de Portugal

Roteiro em Lisboa: Visite o lindo Parque Eduardo VII, perto da estação de metrô Marquês de Pombal

Pela proximidade histórica e lingüística, um roteiro em Lisboa é dos mais fáceis de ser criado entre as grandes cidades européias. Lisboa é uma das cidades mais visitadas por brasileiros no mundo, mas muitos escolhem visitar a capital de Portugal por ligação afetiva com o país, sem saber muito bem o que encontrarão lá.

Para ajudar neste processo, montamos abaixo um roteiro para viagens para Lisboa com 3, 4, 5 ou mais dias de duração. Assim, viajantes com diferentes prioridades e com passagens mais longas ou curtas pela cidade poderão aproveitá-la da melhor maneira possível.

Como organizar um Roteiro em Lisboa

Roteiro em Lisboa: Vista do alto do Arco da Rua Augusta
Vista do alto do Arco da Rua Augusta

Visitar Lisboa é uma ótima pedida tanto para quem está começando a viajar para o exterior quanto para quem já é experiente. A capital de Portugal é fantástica e cheia de atrações muito interessantes. E mesmo tendo sido construída em cima de inúmeras colinas, é fácil transitar de um local ao outro através de bondinhos e metrô. Além disso, a barreira da língua é praticamente inexistente, só basta ter mais atenção ao ouvir.

O ideal para um roteiro em Lisboa é ter no mínimo 5 dias na cidade para poder conhecer tudo sem pressa, mas também é possível se concentrar nas atrações mais famosas e deixar outras de lado para uma futura visita.

Leia mais: Onde ficar em Lisboa, os melhores bairros da cidade

Para seguir os roteiros que detalhamos abaixo, dê prioridade aos 3 primeiros dias, que contém as atrações mais significativas da cidade. Caso tenha uns dias a mais na viagem, considere incluir também os dias 4 e 5 em seu roteiro por Lisboa para que suas diárias na cidade fiquem ainda mais completas.

Roteiro de 3, 4 ou 5 dias em Lisboa

Para quem tem pouco tempo em Lisboa, o ideal é acordar cedo e se concentrar em ir às atrações mais famosas da capital de Portugal. Coloque as localidades mais distantes no roteiro apenas caso sua visita seja mais extensa. Ou deixe-as para uma viagem futura (e você vai querer voltar, acredite).

Dia 1 – Um roteiro pelo centro de Lisboa

O que visitar em Lisboa: A Rua Augusta é das mais famosas de Lisboa, que começa no Arco Triunfal da Rua Augusta. Uma rua perfeita para caminhar, ir em bons restaurantes e fazer compras, pois lá ficam as lojas mais famosas.

No primeiro dia vá até a Praça do Comércio e conheça uma das maiores praças da Europa, que fica na beira do famoso Rio Tejo. Sente um pouco, observe o dia a dia das pessoas e fotografe bastante os prédios amarelados que cercam a praça. Suba até o alto do Arco Triunfal da Rua Augusta e veja lá do alto a cidade em 360 graus. Muito bonito!

Depois de visitar a praça mais famosa de Portugal, ande pela Rua Augusta, um passeio de pedestres que começa no Arco Triunfal e termina na Praça do Rossio. Ali ficam várias lojas famosas e vários restaurantes com o preço um pouco salgado, pois ali só freqüenta quem é turista mesmo.

Caminhe até o Elevador de Santa Justa, ali pertinho da Rua Augusta. Suba na estrutura neo-gótica e veja a cidade na vista panorâmica. Lisboa é muito linda do alto!

Roteiro em Lisboa: O Elevador de Santa Justa

Saindo lá em cima chega-se no Largo do Carmo, importante reduto português, onde ficam as lindíssimas ruínas do Convento do Carmo, parcialmente destruído no terremoto de 1755, e ao lado, o prédio da GNR, a Guarda Nacional Republicana, que teve importante papel na Revolução dos Cravos, na década de 70, quando Portugal finalmente se tornou uma república. Hoje é um museu bem rico em história. O próprio Largo do Carmo foi o palco final da revolução, sendo bastante visitado todo dia 25 de abril, feriado nacional.

Para finalizar o dia, siga para a Praça Luís de Camões e tome um café no A Brasileira, local que Fernando Pessoa costumava freqüentar (e tem uma estátua dele na porta). De lá, suba pela Rua da Misericórdia até o Miradouro de São Pedro de Alcântara para ver o lindo pôr do sol lisboeta. Na descida de retorno, adentre pelas ruelas do Bairro Alto e escolha onde jantar. Todos os bares e restaurantes da área ficam abarrotados de pessoas noite afora.

Saiba mais: O que visitar em Lisboa: 6 regiões imperdíveis da cidade

Dia 2 – Um roteiro por Alfama e a Lisboa medieval

Onde ficar em Lisboa: A vista do alto do Castelo de São Jorge, em Lisboa, um dos melhores lugares para se ter uma vista privilegiada da cidade. Na foto vemos toda a cidade lá embaixo durante o pôr do sol, que vai das cores amarela até o roxo, simplesmente lindíssimo!

Depois de se ambientar em Lisboa, é dia de conhecer o maravilhoso bairro de Alfama e suas ruelas medievais. Pegue o eléctrico 28 (embarque em pontos afastados do centro, como a Praça Luís de Camões, por exemplo, pois é maior a chance de viajar sentado) e vá até o ponto final, no Largo da Graça, aos pés do Miradouro da Senhora do Monte para ver Lisboa de seu ponto mais alto. Depois de tirar várias fotos, desça até a Igreja de São Vicente de Fora, construída em 1657.

Se possível, organize para que seu roteiro por Alfama aconteça numa terça-feira ou num sábado, pois é somente nesses dias que acontece a famosa Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara. Nela é vendido tudo o que se possa imaginar, de suvenires a quinquilharias usadas. Ainda que não se compre nada, o legal é ver os portugueses vendendo suas coisas na rua, muitos com roupas antigas. Um lugar bastante fotogênico e que atrai muitos turistas.

O que fazer em Lisboa: Uma das atividades a serem feitas em Lisboa é visitar seus inúmeros miradouros, ou mirantes para nós. Em Alfama os mais famosos são os de Santa Luzia e o da Senhora do Monte. De lá é possível ver as casas agrupadas, as telhas cor de ocre e o rio Tejo.

Da feira, encaminhe seu roteiro ao Miradouro de Santa Luzia passando pelo Panteão Nacional. Este mirante possui lindas vistas dos telhados de Lisboa, com o Rio Tejo ao fundo. Tudo na cor ocre, belíssimo de ver e fotografar.

Para coroar o dia, siga até o Castelo de São Jorge e se surpreenda com toda a história lisboeta, partindo dos romanos, passando pelos mouros, até os dias de hoje, e aproveite para ver o pôr de sol de lá e observar a cidade se acendendo aos poucos.

Dia 3 – Belém e a Lisboa dos descobrimentos

O que visitar em Lisboa: A Torre de Belém é um ponto turístico imperdível. Provavelmente é o local mais visitado por turistas em Portugal. Fica em Belém, dentro do Rio Tejo. Conseguimos visitá-la em um dia ensolarado.

No terceiro dia, Belém precisa entrar no seu roteiro em Lisboa. O bairro fica um pouco afastado e possui muitas atrações. Por conta disso é preciso reservar um dia inteiro para poder ver tudo com calma.

Comece pelo Mosteiro dos Jerônimos e veja toda a gloriosa arquitetura e história de Portugal até a ida da Família Real para o Brasil. No mosteiro estão sepultados dois heróis portugueses: Vasco da Gama e Luís de Camões.

O que visitar em Lisboa: O Mosteiro dos Jerônimos é um dos edifícios mais incríveis de Lisboa. Maior exemplar do estilo manuelino, o mosteiro tem uma linda arquitetura. Na foto foi tirada no pátio interior do edifício no final de uma tarde ensolarada.

De lá, caminhe até o Padrão dos Descobrimentos, um enorme monumento em homenagem às grandes navegações e aos países conquistados por Portugal no século XVI. Suba até o alto da torre para ter uma vista de 360 graus do bairro e ver com detalhes o mapa feito em pedras portuguesas no chão lá embaixo.

Em seguida vá até a famosa Torre de Belém, de onde partiam os navios para desbravar outras terras na época das navegações. A torre é muito antiga e muito fotogênica. É uma parada obrigatória.

Por último, na volta até o ponto do bonde que leva ao centro de Lisboa, coma o delicioso pastel de Belém original na Antiga Confeitaria de Belém. Maravilhoso!

Dia 4 – Bate e volta a Sintra, com seus castelos e palácios

O que fazer em Sintra: Visitar o Palácio da Pena

Para quem tem mais dias no roteiro, vale a pena dar um pulo na mágica Sintra, patrimônio mundial da UNESCO a menos de uma hora de Lisboa. Cheia de castelos e palácios, Sintra parece saída de contos de fadas. A melhor forma de ir é de trem, mas caso queira ir em um tour fechado, existe o que dura meio dia e o que dura um dia inteiro.

Comece a visita pelo Palácio da Vila, que já foi casa da Família Real portuguesa até a queda da monarquia, na década de 10. Possui arquitetura única, com vários estilos representados em um lugar só.

De lá, parta para o majestoso Castelo dos Mouros, que é possível de ser avistado de quase toda cidade. Uma das atrações mais visitadas do país, o castelo é formado hoje por ruínas construídas pelos antigos mouros. O passeio garante as melhores vistas da cidade. Imperdível!

Após o Castelo dos Mouros, siga até o Palácio da Pena, o famoso castelo colorido no topo da cidade, projetado pelo próprio rei de Portugal, D. Fernando II. É um tanto cafona, mas uma visita é imprescindível num roteiro em Lisboa.

Por último, estenda seu dia até a Quinta da Regaleira e desça sua torre invertida, a 25 metros abaixo do solo, inspirada no Inferno de Dante.

Saiba mais: O que fazer em Sintra: a cidade portuguesa dos contos de fadas.

Dia 5 – Um roteiro pela Lisboa moderna

Roteiro em Lisboa: Passeio pelo Parque Eduardo VII

Caso tenha mais um dia para aproveitar a cidade, não deixe de incluir no seu roteiro em Lisboa algumas das atrações modernas da capital.

Vá até a estação de metrô Marquês de Pombal e bem ali ao lado visite o majestoso Parque Eduardo VII, um enorme jardim cuidadosamente podado, erguido no começo do século XX no prolongamento da Avenida da Liberdade. O parque é coroado por uma enorme bandeira portuguesa balançando ao vento, em um mirante de onde é possível tirar fotos magníficas do jardim e da cidade lá embaixo, até o Rio Tejo. Um lugar muito agradável para fazer piqueniques e ler um livro.

Em seguida, embarque no metrô e vá até a estação Oriente visitar o Parque das Nações. O complexo, construído durante a Expo 1998, destoa completamente do resto da cidade de Lisboa e apresenta o que ela tem de mais moderno.

Roteiro em Lisboa: Gare do Oriente

Para começar a visita, repare em sua estação de metrô, a Gare do Oriente, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo responsável pelo Museu do Amanhã, no Rio. Em seguida atravesse o Shopping Vasco da Gama, logo em frente, para sair junto a Alameda dos Oceanos, que margeia a orla do bairro.

Na Alameda, além de diversas esculturas e obras de arte ao ar livre, é possível fazer um roteiro por grandes atrações da Lisboa moderna, como o Pavilhão de Portugal, de Álvaro Siza, o Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário e o Teleférico de Lisboa, que une os extremos do bairro, de norte a sul.

Roteiro em Lisboa: O teleférico do Parque das Nações

Esta área da cidade é bastante moderna, com amplas avenidas, várias obras de arte espalhadas por seu calçadão à beira do Rio Tejo, com prédios altos e contando ainda com um passeio de teleférico por cima do rio, de um lado ao outro. Vale a pena passar uma tarde lá, especialmente se o dia estiver bonito.

Salve este texto no Pinterest!

Saiba como montar seu perfeito roteiro em Lisboa, distribuído em 3, 4 e 5 dias, dependendo de quanto tempo tenha disponível na capital portuguesa. Vários pontos turísticos mais famosos e mais alternativos, com bate e volta em cidades próximas e explicações sobre cada uma delas.
Pela proximidade histórica e lingüística, um roteiro em Lisboa é dos mais fáceis de ser criado entre as grandes cidades européias. Para ajudar neste processo, montamos abaixo um roteiro para viagens para Lisboa com 3, 4, 5 ou mais dias de duração. Assim, viajantes com diferentes prioridades e com passagens mais longas ou curtas pela cidade poderão aproveitá-la da melhor maneira possível.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

rbbv abbv

publicidade