A cidade de Trinidad, em Cuba, é simplesmente uma graça. Assim como a capital, Havana (que é maravilhosa também), Trinidad parece parada no tempo, mas numa época bem mais distante. Enquanto Havana parece congelada em meados do século XX, Trinidad é hoje reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO devido ao seu casario datado do século XVI.
Trinidad foi fundada por espanhóis em Cuba e se mantém da forma como foi erguida, com coloridos casarões e ruas de pedra, por toda sua área histórica. Com a proibição da circulação de veículos em sua zona protegida, o regresso ao passado ainda é mais forte ao ver apenas cavalos e charretes cruzando as ruas de lá pra cá.
Após sua construção, Trinidad se tornou uma das maiores de Cuba devido à produção de açúcar que acontecia ali perto, no Valle de los Ingenios, também considerado patrimônio da UNESCO. Com o declínio da produção de açúcar na região no século XIX, Trinidad ficou esquecida e por pouco não sobraram apenas ruínas. Na década de 1980, com a incorporação da cidade à lista da UNESCO de lugares históricos, hoje a localidade é uma das mais bem preservadas no Caribe desta época e sobrevive em função do turismo.
Fora isso, se você busca o que fazer em Trinidad além do turismo em torno de sua arquitetura, a cidade ainda fica pertinho da melhor praia do sul de Cuba, a Playa Ancón, com areias brancas e águas transparentes pra ilha nenhuma do Caribe botar defeito.
Atenção: O seguro viagem para Cuba é obrigatório a todos os turistas. Saiba mais!
O que fazer em Trinidad, Cuba?
O mais bacana de fazer em Trinidad é se deixar levar por suas ruas e observar a linda arquitetura da cidade. Em cada esquina há uma surpresa diferente, uma casa coberta por azulejos ou com esquadrias de design único. Uma vez na cidade, deixe-se perder por Trinidad e volte no tempo por alguns dias, para a Cuba colonial.
Além do clima antigo da cidade, Trinidad apresenta uma série de pontos importantes a serem visitados, alguns deles com vistas privilegiadas de toda a região, até o mar do Caribe. Outras de suas atrações são ótimas para ver a vida na cidade, com músicos tocando ao vivo enquanto os visitantes tomam seus mojitos feitos com Havana Club.
- Plaza Mayor
- Casa de la Música
- Museo de História Municipal
- Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos
- Plaza Carillo
- Iglesia de Santa Ana
- Playa Ancón
Plaza Mayor
A Plaza Mayor é o coração de Trinidad. Dali é fácil se orientar de um lado ao outro da cidade. A praça é uma gracinha, gradeada, mas não fechada, com a Igreja Paroquial da Santíssima Trindade na sua face norte. Ao seu redor, vários outros casarões antigos compõem a ambientação do local. É um ótimo lugar para tirar fotos e ver a vida passar. Aproveite o final do dia para não torrar embaixo do sol cubano.
Casa de la Musica
Bem ao lado da Plaza Mayor, à direita da igreja, fica uma escadaria que constantemente está cheia de gente. Isso porque ali é onde tem um dos dois pontos de wifi na cidade.
A escadaria é parte da chamada Casa de la Musica, uma casa na parte alta dos degraus onde tocam os ritmos cubanos e servem bebidas, assim como ensinam os turistas a dançar. À noite, a escada é fechada e tomada por mesas para quem quiser escutar música ao vivo e consumir do restaurante da casa.
Museo de História Municipal
O Museu de História Municipal, também chamado de Palácio Cantero, é um casarão com uma torre que atrai muitos turistas devido à vista lá de cima.
O edifício mais emblemático de Trinidad é o prédio vizinho, o Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos, que possui uma linda torre amarela que coroa a cidade. Por conta disso, caso queira tirar uma foto panorâmica com a famosa torre amarela compondo a imagem, a melhor forma é subindo na torre do Museo de História Municipal.
O museu em si conta com uma coleção de móveis e objetos antigos que ajudam a entender como era Cuba séculos atrás.
Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos
O Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos fica hoje onde antes era o Convento de São Francisco de Assis, construído no século XVIII. A torre amarela do prédio é a construção mais icônica da cidade, podendo ser vista de vários cantos de Trinidad.
O museu foi fundado na década de 80 e conta com uma vasta coleção de fotos, armas, veículos e mapas da luta contra milícias contrarrevolucionárias nos primeiros anos após a queda de Batista. Destaca-se também uma lancha pirata e um pedaço de um avião abatido durante a Crise dos Mísseis de Cuba, um dos momentos mais tensos de toda a Guerra Fria. A exposição toma 6 salas e é bastante interessante.
Mas o que mais atrai turistas ao local é a vista do alto do campanário, onde é possível subir a torre do antigo convento e ver toda Trinidad do alto, em meio aos sinos antigos da igreja.
Plaza Carillo
Também conhecida como Plaza Céspedes, a Plaza Carillo é uma praça mais bonita e mais espaçosa que a Mayor, coberta por trepadeiras em arcos que protegem do sol.
Ali é o segundo ponto de wifi da cidade, o que a deixa sempre cheia também. A praça também conta com prédios históricos, como o Iberostar. Ótimo lugar para passar o tempo e se informar do que acontece no mundo.
Igreja de Santa Ana
A Igreja de Santa Ana é uma construção hoje em ruínas, uma das poucas da cidade. Foi erguida no século XVIII, mas acabou sendo abandonada e hoje poucas paredes se mantém em pé. Muitos dizem que ela é assombrada, e que à noite, mesmo iluminada, causa calafrios.
Playa Ancón
A Praia Ancón, por muitos considerada a melhor praia do sul de Cuba fica a apenas 15 minutos de Trinidad. É uma linda faixa de areias brancas e águas claríssimas e rasas, de todos os tons de azul. Nela fica o Hotel Ancón, que disponibiliza suas cadeiras e guarda-sóis caso você pague. Lanches e bebidas também podem ser consumidos no quiosque do hotel na praia.
Para chegar lá é bem fácil, basta pegar um dos ônibus da Viazul em frente ao escritório da Cubatur e pagar 5 CUCs pela passagem de ida e volta. Mantenha a passagem de volta com você, pois precisará ao querer embarcar de volta no ônibus. O ônibus só sai em determinados horários, sendo as saídas de Trinidad às 9h, 11h, e 14h; e a volta da Praia Ancón às 12:30h, 15:30h e 18h.
Outra opção é alugar uma bicicleta e ir pedalando até a praia. A estrada é bem sinalizada e bonita.
Caso queira ir com conforto, mas saiba que pagando mais, é só pegar um táxi. Em praticamente todas as esquinas da cidade você verá motoristas te oferecendo idas à praia, mas tente sempre negociar o preço antes.
Leia mais: Como montar um roteiro por Cuba para uma viagem perfeita
Oi! Tudo? Primeiramente Feliz 2023! Segundo,estamos viajando a Cuba em março e reservamos 3 dias para Trinidad e estou com algumas dúvidas:
1. Qual a melhor forma de deslocamento da Havana para Trinidad? Se for ônibus como comprar ou ver a disponibilidade de passagens?
2. 1 dia para a cidade de Trinidad, 1 dia para a praia Ancon e 1 dia para Parque El Cubano, Topes de Collante e El Nicho. Qual tua opinião, vale a pena reservar 3 dias? Ou retirar a praia Ancon e ficar mais um dia em Varadero?
Obrigada!
Olá Cyntia, nós fomos de Havana para Trinidad de carro coletivo. Encontramos um motorista com os donos da casa em que ficamos em Havana.
Sobre Trinidad, não trocaria a Praia Ancón por mais um dia em Varadero, não. A Praia Ancón é muito mais bonita.
Oi Larissa,
Então, me tira uma dúvida, por favor!
Vou sair de havana e minha intenção é conhecer Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara. Queria saber qual a melhor cidade pra ficar hospedada, e se vale a pena ficar em uma e ir de carro para as outras (vou alugar carro).
Sua conterranea de nikit! Tatiana
Oi Tatiana, tudo bem? Como tá Nikiti? hahaha
Então, fomos em Trinidad e Santa Clara, mas queríamos ter ido também a Cienfuegos. Já que você vai alugar um carro, fica mais fácil e não faz tanta diferença qual cidade escolher. Pode pular de uma para a outra como fizemos, ficar 2 noites em Trinidad, 2 em Cienfuegos e 1 em Santa Clara. Acho melhor do que fazer bate e volta usando uma cidade de base, pois vc terá menos tempo pra ver as cidades.
Abraços e boa viagem!