Home » Destinos » Cuba » Trinidad, Cuba: 7 atrações para incluir num roteiro pela cidade
Cuba

Trinidad, Cuba: 7 atrações para incluir num roteiro pela cidade

Trinidad, Cuba: Andar pelas ruas antigas da cidade

A cidade de Trinidad, em Cuba, é simplesmente uma graça. Assim como a capital, Havana (que é maravilhosa também), Trinidad parece parada no tempo, mas numa época bem mais distante. Enquanto Havana parece congelada em meados do século XX, Trinidad é hoje reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO devido ao seu casario datado do século XVI.

Trinidad foi fundada por espanhóis em Cuba e se mantém da forma como foi erguida, com coloridos casarões e ruas de pedra, por toda sua área histórica. Com a proibição da circulação de veículos em sua zona protegida, o regresso ao passado ainda é mais forte ao ver apenas cavalos e charretes cruzando as ruas de lá pra cá.

Após sua construção, Trinidad se tornou uma das maiores de Cuba devido à produção de açúcar que acontecia ali perto, no Valle de los Ingenios, também considerado patrimônio da UNESCO. Com o declínio da produção de açúcar na região no século XIX, Trinidad ficou esquecida e por pouco não sobraram apenas ruínas. Na década de 1980, com a incorporação da cidade à lista da UNESCO de lugares históricos, hoje a localidade é uma das mais bem preservadas no Caribe desta época e sobrevive em função do turismo.

Fora isso, se você busca o que fazer em Trinidad além do turismo em torno de sua arquitetura, a cidade ainda fica pertinho da melhor praia do sul de Cuba, a Playa Ancón, com areias brancas e águas transparentes pra ilha nenhuma do Caribe botar defeito.

Atenção: O seguro viagem para Cuba é obrigatório a todos os turistas. Saiba mais!

O que fazer em Trinidad, Cuba?

Trinidad, Cuba e suas ruas

O mais bacana de fazer em Trinidad é se deixar levar por suas ruas e observar a linda arquitetura da cidade. Em cada esquina há uma surpresa diferente, uma casa coberta por azulejos ou com esquadrias de design único. Uma vez na cidade, deixe-se perder por Trinidad e volte no tempo por alguns dias, para a Cuba colonial.

Além do clima antigo da cidade, Trinidad apresenta uma série de pontos importantes a serem visitados, alguns deles com vistas privilegiadas de toda a região, até o mar do Caribe. Outras de suas atrações são ótimas para ver a vida na cidade, com músicos tocando ao vivo enquanto os visitantes tomam seus mojitos feitos com Havana Club.

  1. Plaza Mayor
  2. Casa de la Música
  3. Museo de História Municipal
  4. Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos
  5. Plaza Carillo
  6. Iglesia de Santa Ana
  7. Playa Ancón

Plaza Mayor

Trinidad, Cuba: A Plaza Mayor, coração de Trinidad

A Plaza Mayor é o coração de Trinidad. Dali é fácil se orientar de um lado ao outro da cidade. A praça é uma gracinha, gradeada, mas não fechada, com a Igreja Paroquial da Santíssima Trindade na sua face norte. Ao seu redor, vários outros casarões antigos compõem a ambientação do local. É um ótimo lugar para tirar fotos e ver a vida passar. Aproveite o final do dia para não torrar embaixo do sol cubano.

Casa de la Musica

Trinidad, Cuba: A Casa de la Música e sua escadaria

Bem ao lado da Plaza Mayor, à direita da igreja, fica uma escadaria que constantemente está cheia de gente. Isso porque ali é onde tem um dos dois pontos de wifi na cidade.

A escadaria é parte da chamada Casa de la Musica, uma casa na parte alta dos degraus onde tocam os ritmos cubanos e servem bebidas, assim como ensinam os turistas a dançar. À noite, a escada é fechada e tomada por mesas para quem quiser escutar música ao vivo e consumir do restaurante da casa.

Museo de História Municipal

Trinidad, Cuba: A vista de Trinidad no pôr do sol

O Museu de História Municipal, também chamado de Palácio Cantero, é um casarão com uma torre que atrai muitos turistas devido à vista lá de cima.

O edifício mais emblemático de Trinidad é o prédio vizinho, o Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos, que possui uma linda torre amarela que coroa a cidade. Por conta disso, caso queira tirar uma foto panorâmica com a famosa torre amarela compondo a imagem, a melhor forma é subindo na torre do Museo de História Municipal.

O museu em si conta com uma coleção de móveis e objetos antigos que ajudam a entender como era Cuba séculos atrás.

Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos

Trinidad, Cuba: O Museo de la Lucha Contra Bandidos, a torre amarela ao fundo
A icônica torre amarela do Museo de la Lucha Contra Bandidos

O Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos fica hoje onde antes era o Convento de São Francisco de Assis, construído no século XVIII. A torre amarela do prédio é a construção mais icônica da cidade, podendo ser vista de vários cantos de Trinidad.

O museu foi fundado na década de 80 e conta com uma vasta coleção de fotos, armas, veículos e mapas da luta contra milícias contrarrevolucionárias nos primeiros anos após a queda de Batista. Destaca-se também uma lancha pirata e um pedaço de um avião abatido durante a Crise dos Mísseis de Cuba, um dos momentos mais tensos de toda a Guerra Fria.  A exposição toma 6 salas e é bastante interessante.

Trinidad, Cuba: Museo de la Lucha Contra BandidosTrinidad, Cuba: A vista do alto da torre

Mas o que mais atrai turistas ao local é a vista do alto do campanário, onde é possível subir a torre do antigo convento e ver toda Trinidad do alto, em meio aos sinos antigos da igreja.

Plaza Carillo

Trinidad, Cuba: Plaza Carillo, a mais bonita da cidade

Também conhecida como Plaza Céspedes, a Plaza Carillo é uma praça mais bonita e mais espaçosa que a Mayor, coberta por trepadeiras em arcos que protegem do sol.

Trinidad, Cuba: A Plaza Carillo

Ali é o segundo ponto de wifi da cidade, o que a deixa sempre cheia também. A praça também conta com prédios históricos, como o Iberostar. Ótimo lugar para passar o tempo e se informar do que acontece no mundo.

Igreja de Santa Ana

Trinidad, Cuba: As ruínas da Igreja de Santa Ana

A Igreja de Santa Ana é uma construção hoje em ruínas, uma das poucas da cidade. Foi erguida no século XVIII, mas acabou sendo abandonada e hoje poucas paredes se mantém em pé. Muitos dizem que ela é assombrada, e que à noite, mesmo iluminada, causa calafrios.

Playa Ancón

Trinidad, Cuba: A Playa Ancón é tida como a mais bonita do sul de Cuba

A Praia Ancón, por muitos considerada a melhor praia do sul de Cuba fica a apenas 15 minutos de Trinidad. É uma linda faixa de areias brancas e águas claríssimas e rasas, de todos os tons de azul. Nela fica o Hotel Ancón, que disponibiliza suas cadeiras e guarda-sóis caso você pague. Lanches e bebidas também podem ser consumidos no quiosque do hotel na praia.

Para chegar lá é bem fácil, basta pegar um dos ônibus da Viazul em frente ao escritório da Cubatur e pagar 5 CUCs pela passagem de ida e volta. Mantenha a passagem de volta com você, pois precisará ao querer embarcar de volta no ônibus. O ônibus só sai em determinados horários, sendo as saídas de Trinidad às 9h, 11h, e 14h; e a volta da Praia Ancón às 12:30h, 15:30h e 18h.

Trinidad, Cuba: A Playa Ancón

Outra opção é alugar uma bicicleta e ir pedalando até a praia. A estrada é bem sinalizada e bonita.

Caso queira ir com conforto, mas saiba que pagando mais, é só pegar um táxi. Em praticamente todas as esquinas da cidade você verá motoristas te oferecendo idas à praia, mas tente sempre negociar o preço antes.

Leia mais: Como montar um roteiro por Cuba para uma viagem perfeita

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
AIRBNB
Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe R$100 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Oi Larissa,
    Então, me tira uma dúvida, por favor!
    Vou sair de havana e minha intenção é conhecer Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara. Queria saber qual a melhor cidade pra ficar hospedada, e se vale a pena ficar em uma e ir de carro para as outras (vou alugar carro).

    Sua conterranea de nikit! Tatiana

    • Oi Tatiana, tudo bem? Como tá Nikiti? hahaha
      Então, fomos em Trinidad e Santa Clara, mas queríamos ter ido também a Cienfuegos. Já que você vai alugar um carro, fica mais fácil e não faz tanta diferença qual cidade escolher. Pode pular de uma para a outra como fizemos, ficar 2 noites em Trinidad, 2 em Cienfuegos e 1 em Santa Clara. Acho melhor do que fazer bate e volta usando uma cidade de base, pois vc terá menos tempo pra ver as cidades.
      Abraços e boa viagem!

House Sitting

rbbv abbv

publicidade