Há muito o que fazer em Edimburgo, castelos superimportantes para a história do Reino Unido, museus inovadores e ainda, a experiência de provar o famoso Whisky em sua terra de origem. Edimburgo é a cidade mais visitada da Escócia e com razão: a capital da Escócia é repleta de atrações magníficas para todos os tipos de visitantes.
Edimburgo é uma cidade rica em história e cultura, com uma herança que remonta a milhares de anos. Seus edifícios históricos, museus e monumentos testemunham a relevância que a fez se tornar um importante centro cultural e político da Escócia.
Para saber exatamente o que visitar em Edimburgo e montar um roteiro de viagem, criamos uma lista bem completa com as atrações desta cidade linda, cheia de história e que merece ser explorada a fundo.
13 atrações imperdíveis em Edimburgo
A área mais visitada de Edimburgo é a Cidade Velha (Old Town), onde estão os edifícios mais antigos, como o famoso Castelo de Edimburgo, a atração mais visitada da Escócia.
Já na Cidade Nova (New Town), uma expansão planejada de arquitetura georgiana, estão as atrações do centro urbano de origem mais recente, como a Princes Street, o Princes Street Gardens e a Scottish National Gallery.
Mas quando se começa a buscar o que fazer em Edimburgo, qualquer um vê que, mesmo pequena, a capital da Escócia tem muito a oferecer.
Encontrar coisas para fazer em Edimburgo é fácil, mas ter uma lista completa e organizada das principais atrações turísticas pode tornar sua viagem ainda mais agradável.
Abaixo, destacamos alguns das principais atrações e pontos turísticos de Edimburgo para ajudar a planejar sua viagem com antecedência:
- Castelo de Edimburgo
- The Royal Mile
- Parlamento Escocês
- Holyrood: Palácio, Holyrood Park e Arthur’s Seat
- Princes Street
- Scottish National Gallery
- The Royal Scottish Academy
- National Museum of Scotland
- Grassmarket
- Elephant House
- Scott Monument
- Calton Hill
- Greyfriars Bobby
Para entender melhor a formação e evolução da Escócia não deixe de conferir também nossas dicas sobre os demais destinos turísticos do país para aproveitar ao máximo sua visita à Escócia.
Além de Edimburgo, a Escócia possui muitos outros lugares fascinantes para explorar, como as Highlands escocesas, a Ilha de Skye, Glasgow e Stirling.
1. Castelo de Edimburgo
Claro que ao listar o que fazer em Edimburgo, não poderíamos começar de outra forma. O Castelo de Edimburgo é a atração mais visitada de toda a Escócia e sua fama não é à toa. É um dos castelos mais importantes do Reino Unido, tendo por lá passado inúmeros monarcas ilustres. Em seu interior se encontra o edifício mais antigo da cidade, a Capela de Santa Margarida.
O Castelo é enorme e requer tempo para visitar todas as suas alas, mas vale toda a atenção devido a sua história.
Ao visitá-lo, aproveite também a vista. Como o castelo está numa das colinas mais altas da cidade, a Castle Rock, que se ergue no meio do Princes Street Gardens. A visão que se tem ao redor é imperdível.
Escrevemos um post completo sobre o Castelo de Edimburgo com informações extras, caso queira saber mais a fundo.
2. The Royal Mile
A Royal Mile é a rua histórica mais importante de Edimburgo. Ela serve de ligação no Centro histórico entre duas das maiores atrações turísticas da cidade, o Castelo de Edimburgo e a Abadia de Holyrood.
A rua está sempre lotada de turistas e em sua extensão é possível visitar várias outras atrações na cidade, como:
- St Giles’ Cathedral
- Camera Obscura & World of Illusions
- Scotch Whisky Experience
- Tartan Weaving Mill
Confira abaixo mais detalhes sobre as atrações da Royal Mile:
St Giles’ Cathedral
Na Royal Mile fica a catedral mais importante de Edimburgo, a St Giles’ Cathedral, ou em português, Catedral de Santo Egídio.
A igreja é dedicada ao santo padroeiro de Edimburgo e, ao contrário do que muitos podem achar, não é uma igreja católica, mas sim presbiteriana, sendo considerada a Igreja Matriz desta religião, estando em uso há quase um milênio.
Camera Obscura & World of Illusions
Camera Obscura & World of Illusions é um conjunto de atrações que fica em um edifício localizado na Royal Mile, bem pertinho do castelo de Edimburgo.
A parte da Câmara Obscura mostra vistas inusitadas de Edimburgo através dos seus telescópios, além de uma visita virtual pela cidade, com vídeos interativos e bem produzidos. O conjunto é uma das atrações mais visitadas por turistas em Edimburgo.
O setor do World of Illusions tem exibições interativas de ilusão de ótica, com puzzles e salas inteiramente formadas com jogos de luzes e cores. Crianças e adultos com certeza irão adorar.
Scotch Whisky Experience
Se na atração anterior as crianças iam se amarrar, nesta elas devem ficar de fora. Pois o objetivo aqui é experimentar do que a Escócia produz de melhor: whisky!
O Scotch Whisky Experience fica em um prédio bem de frente ao da Camera Obscura. Ali é possível conhecer a história do whisky, seu processo de produção e ainda ver a maior coleção da bebida no mundo, com 3384 garrafas!
Uma atração que não deve ficar de fora de sua lista ao escolher o que fazer em Edimburgo.
Tartan Weaving Mill
O Tartan Weaving Mill é outra das atrações de Edimburgo localizada na Royal Mile, ao lado da Camera Obscura. Ali os visitantes podem ver como são feitos os kilts, as famosas “saias” escocesas, tão tradicionais no país e que dão tanto orgulho ao seu povo.
Um passeio diferente, que mostra desde a tosa das ovelhas até o produto final. Vale pela experiência histórica e para conhecer um pouco mais sobre o povo escocês.
3. Parlamento Escocês
Ao caminhar pelo centro histórico de Edimburgo, indo da Royal Mile para a região de Holyrood, você certamente vai passar pelo Parlamento Escocês. é impossível não reparar nele.
O prédio do Parlamento Escocês, ou Scottish Parliament Building, pode ser visitado e é bastante interessante por sua arquitetura arrojada.
As visitas guiadas são gratuitas e servem para entender como funciona a Escócia como país e parte do Reino Unido.
4. Holyrood
Holyrood é uma região de Edimburgo localizada na parte leste da cidade. O nome é derivado da Abadia de Holyrood, que é uma das principais atrações turísticas da área. A região também é conhecida por ser o local onde fica o Palácio de Holyroodhouse, que é a residência oficial dos monarcas na Escócia.
A área é cercada pelo Parque de Holyrood, que oferece vistas espetaculares da cidade, além de trilhas para caminhadas e áreas verdes para piqueniques. A região de Holyrood é uma das mais antigas de Edimburgo e oferece uma rica história e patrimônio cultural para os visitantes explorarem.
Palácio de Holyroodhouse
O Palácio de Holyroodhouse é a residência de verão dos monarcas britânicos na Escócia pode e deve ser visitada devido à sua importância e beleza. A visita é paga e é acompanhada com um audio guide essencial.
O local foi construído como um mosteiro em 1128 e suas ruínas ainda podem ser vistas dentro do terreno do palácio.
Vários reis ali nasceram e foram enterrados. Os aposentos da rainha Maria I da Escócia podem ser vistos da maneira em que foram deixados. É um lugar muito bonito e não é sempre que podemos adentrar um palácio cuja família real ainda frequenta regularmente, não é?
Holyrood Park
O Parque de Holyrood fica logo atrás do Palácio de Holyroodhouse. É um local cheio de lochs (lagos), colinas e ruínas, que era usado para as famosas caçadas reais no século XII.
Hoje o Parque é aberto ao público. Parece um pedacinho dos Highlands dentro de Edimburgo. Dentro do parque fica o ponto mais alto da cidade, o Arthur’s Seat.
Arthur`s Seat
Arthur’s Seat é o ponto mais alto de Edimburgo e pode ser escalado por todas as suas faces, sendo a mais fácil delas a da face leste, onde é mais gramado.
Assim como a colina em que está o Castelo de Edimburgo, Arthur’s Seat também foi formado por rochas de um antigo vulcão que existia no local.
Dizem as lendas que este era o lugar onde ficava Camelot no passado, por isso o nome “Arthur’s Seat”, que é onde seria o local do trono do mitológico Rei Arthur.
5. Princes Street
A Princes Street é a principal rua de New Town, a cidade nova de Edimburgo. Aqui, turistas e locais se encontram atraídos pelo farto comércio, com inúmeras lojas famosas que saltam aos olhos de quem gosta de sair às compras.
No entorno da Princes Street ficam alguns dos museus mais importantes da cidade e outros pontos de referência importantes na capital da Escócia, como:
- Scottish National Gallery
- The Royal Scottish Academy
- Museum on the Mound
- Scott Monument
- Princes Street Gardens
- Estação de trem Waverley, a principal de Edimburgo
6. Scottish National Gallery
A Galeria Nacional da Escócia conta em seu acervo com nomes famosos no mundo das artes e apresenta ao público obras de artistas renomados como Goya, Botticelli, Monet, Rafael, Van Gogh, dentre vários outros.
A coleção do prédio vai desde o Renascimento até o início do século XX.
7. The Royal Scottish Academy
O prédio é sede da Academia Real Escocesa, que reúne e promove artistas contemporâneos no país.
O espaço apresenta exposições de vários artistas escoceses, assim como alguns estrangeiros. Além disso, no edifício funciona também uma escola. Ali a academia oferece bolsas de estudo e residência para artistas que vivam na Escócia.
8. Museu Nacional da Escócia
O Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland) é um dos museus mais legais do Reino Unido e certamente o que mais nos chamou a atenção quando visitamos a cidade.
Em plena cidade velha, o museu possui várias peças que contam a história da Escócia, desde sua época pré-histórica até os dias atuais. Além disso, apresenta-se como um museu de história natural, com esqueletos de dinossauros e setores científicos.
Uma das maiores atrações do museu é a figura empalhada da Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, que foi doada para o museu pela Universidade de Edimburgo.
Infelizmente quando visitamos ela estava sendo restaurada – o que nos faz querer voltar lá só pra poder vê-la.
Vá além: Veja como alugar um carro em Edimburgo para viajar pelo interior da Escócia
9. Grassmarket
Grassmarket é um mercado histórico que funciona na cidade de Edimburgo desde 1477.
O local inicialmente era um ambiente onde se vendiam gado, cavalos e eram realizadas execuções. Hoje o visitante que explora a capital da Escócia em mais detalhes encontra ali os melhores restaurantes da cidade.
Toda a área do Grassmarket é um ótimo ponto cultural, cheio de artistas urbanos e eventos abertos. Este ambiente faz a região ser farta em ofertas de hostels e hospedagens compartilhadas.
Leia mais: Onde ficar em Edimburgo – veja nossas dicas dos bairros para ficar hospedado na capital da Escócia.
10. Elephant House
O Elephant House é uma parada obrigatória para fãs de Harry Potter. Ou para quem quer tomar um gostoso café com uma torta de maçã.
A cafeteria está sempre cheia devido à fama acidental que recebeu. Foi lá que J.K. Rowling começou a escrever os primeiros esboços do que um dia viria a ser os livros do bruxinho mais famoso do mundo.
O Elephant House é cultuado por todos os fãs dos livros por ter sido o berço de Harry.
O mais legal da cafeteria, além de comer, é ver as fotos de J.K. Rowling escrevendo no local, e também de ir no banheiro e deixar sua marca. Sério, o banheiro da cafeteria é incrível e vale uma visita, mesmo que você não esteja apertado. Leve a câmera!
11. Scott Monument
O Scott Monument é monumento dedicado a Sir Walter Scott, poeta, novelista e escritor de peças escocês. Erguido em estilo gótico vitoriano, o monumento possui quase 62 metros de altura e fica localizado dentro do Princes Street Gardens.
O Scott Monument é o maior monumento dedicado a um autor no mundo.
12. Calton Hill
Calton Hill é uma colina que é reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO. Diversos monumentos e prédios históricos estão distribuídos por ali, como:
- o National Monument
- o Dugald Stewart Monument
- e o Observatório.
Em especial, no dia 30 de abril o local é inundado por moradores e turistas que vão até a cidade participar do Beltane Fire Festival, um festival com influências gaélicas antigas que marca o início do verão.
Calton Hill fica próxima ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyrood, duas outras atrações incríveis em Edimburgo. A subida da colina começa bem perto do final da Princes Street. Subir traz como recompensa uma das mais belas vistas da cidade, incluindo o castelo com montanhas nevadas ao fundo.
13. Greyfriars Bobby
Em Old Town, na mesma rua da Elephant House e em frente ao National Museum of Scotland fica a estátua de Greyfriars Bobby, uma das atrações mais adoráveis de Edimburgo.
O monumento é uma estátua de um cachorro da raça skye terrier que guardou o túmulo de seu dono por 14 anos até morrer, no século XIX. A estátua é uma das atrações mais fotografadas da cidade.
Quantos dias ficar em Edimburgo?
Recomendamos passar no mínimo 2 dias em Edimburgo, mas se possível 3 dias inteiros para ter uma experiência completa.
No primeiro dia, visite o Castelo de Edimburgo, caminhe pela Royal Mile, explore a Old Town e conheça a história da cidade nos diversos museus e galerias.
Use o segundo dia para explorar a região da Old Town mais a fundo, visitar o Parlamento Escocês, o Palácio de Holyroodhouse e, se houver tempo, ir até o Calton Hill.
No terceiro dia, dedique-se a conhecer a região da New Town, com suas belas construções georgianas e o movimentado Princes Street Gardens. Com algum tempo sobrando, você pode tentar ir ainda mais longe e ver as atrações mais distantes como o Royal Botanic Garden, o jardim botânico de Edimburgo.
Edimburgo é imperdível para quem ama história e cultura
Edimburgo é uma cidade que respira história e cultura, com uma rica herança arquitetônica e artística que se espalha por suas ruas e becos. A cidade é um verdadeiro tesouro na ilha da Grã-Bretanha, oferecendo atrações para todos os gostos.
Explorar Edimburgo é mergulhar em uma história que se estende por séculos e conta em detalhes a história do país.
Seja em um passeio pela Old Town ou na moderna New Town, em Edimburgo sempre há algo novo para descobrir. Uma cidade encantadora que com certeza vai deixar lembranças inesquecíveis na memória de seus visitantes.
Olá! Amei as dicas! Estou fechando uma viagem para passar 8 dias em Edimburgo no ano que vem, mas não faço ideia de quanto precisaria juntar de dinheiro para ficar tranquila por lá. Você tem alguma ideia?
Oi Dandara, não temos como dizer, depende muito do seu estilo de viagem… e com essa alta do dólar/euro/libra, difícil dizer.
Vale a pena ir de trem a partir de Londres?
Se tiver tempo, vale.
Posso ficar uns 2 dias em Edimburgo com pouco $$? Dá pra andar bem a pé?
Dá pra andar a pé sim. O centro é pequeno.
Agora, se dá pra ir com pouco dinheiro eu já não sei. A libra ta mais de R$6.
Boa noite.
Gostei muito das dicas, estou indo p Edimburgo em 15/03/2020.
Excelente comentário
Um beijão.
Obrigada pelo comentário e boa viagem, Maria de Fátima!
Boa noite! Adorei as dicas. Estarei indo para Escócia em junho/20. Ficarei apenas 2 noites em Edimburgo, mas gostaria muito de fazer um bate e volta em Inverness.. compensa pagar aqueles passeios guiados ou é melhor ir por conta mesmo?
Ir por conta própria é sempre melhor, pois dá pra ver muito mais coisas no seu ritmo pelo caminho. Agora, como vc só tem 2 dias eu acho que compensa mais um bate e volta.
Parabéns, muito objetivo, achei muito útil, vamos viajar em maio/20 para Edimburgo; Terras Altas; Glasgow; Belfast; Dublin e depois Londres.
Seu site caiu como uma luva.
Pergunta: você zcha que devo alugar um carro para ir de Edimburgo até Inverness e dar um giro, ou vou de trem e contrato um tour em Inverness.
Obrigado
Recomendo ir de carro, Wilson, para aproveitar melhor as paisagens
Caramba, só dica boa. Estou planejando ir pra Edimburgo no reveillon, mas vou chegar uns dias antes e sair uns dias depois e suas dicas vão ajudar demais. Show de bola seu post.
Obrigada pelo comentário, Johnnie! Boa viagem!
Que maravilha de blog!! Completíssimo! Obrigada. Vou em fevereiro deste ano, bem mais por dentro das atrações. Parabéns!
Obrigada por seu comentário, Ana Paula! Boa viagem!
Olá!
Você sugestiona um roteiro pela Escócia?
Outra dúvida. Só tenho como ir no mês de dezembro. É muito frio? Os deslocamentos dentro da Escócia são feitos pro trem?
Oi Mauro, temos um texto somente sobre roteiro pela Escócia onde sugerimos várias rotas, dá uma olhadinha lá e se tiver mais alguma dúvida, nos avise. Na Escócia aconselho a alugar um carro, otimiza o tempo e ainda dá para fazer o trajeto no seu tempo, parando aonde quiser. Mas caso queira ir de transporte público, existem trens e ônibus. Em dezembro é bem frio sim, mas é só se agasalhar bem e dirigir com cautela.
Oi, quantos dias são necessários pra conhecer as principais atrações de Edimburgo?
Oi Graci, acredito que três noites em Edimburgo seja o tempo mínimo. Com duas noites dá para conhecer bastante, mas fica muito corrido.