Home » Destinos » Reino Unido » O que fazer em Edimburgo: a cidade mais visitada da Escócia
Reino Unido

O que fazer em Edimburgo: a cidade mais visitada da Escócia

O que fazer em Edimburgo: O Parliament Square com a St Giles' Cathedral no fundo.

A Escócia tem como cidade mais visitada sua capital, Edimburgo. E como uma boa cidade escocesa, Edimburgo apresenta atrações magníficas para todos os tipos de visitantes. São castelos superimportantes para a história do Reino Unido, museus inovadores e ainda, a experiência de provar o famoso Whisky em sua terra de origem. Para saber exatamente o que fazer em Edimburgo, criamos uma lista bem completa com as atrações desta cidade linda, cheia de história e que merece ser explorada.

O que fazer em Edimburgo

O que fazer em Edimburgo: Uma das ruas da Old Town

A área mais visitada de Edimburgo é a Old Town, onde estão os edifícios mais antigos, como o famoso Castelo de Edimburgo, a atração mais visitada da Escócia. Mas quando se começa a buscar o que fazer em Edimburgo, qualquer um vê que a cidade, mesmo pequena, tem muito mais a oferecer.

Edimburgo é muito antiga, com sua história começando no mesolítico, passando pelas era de bronze e invasões romanas. Artefatos dessas épocas remotas podem ser vistos na National Gallery of Scotland, um museu que, dentre muitas coisas, apresenta a formação da Escócia de uma forma bastante realista e histórica.

Para quem quer aprofundar sua viagem pela Escócia (o que altamente recomendamos), leia também sobre os Highlands escoceses, Ilha de Skye, Glasgow e Stirling.

Sobre as atrações de Edimburgo, destalhamos nossa lista em diferentes categorias:

  • História
    • Castelo de Edimburgo
    • The Royal Mile
    • St Giles’ Cathedral
    • Parlamento Escocês
    • Palácio de Holyrood
    • Holyrood Park
    • Arthur’s Seat
  • Museus
    • National Gallery of Scotland
    • The Royal Scottish Academy
    • Museum on the Mound
    • National Museum of Scotland
  • Atrações interativas
    • Camera Obscura & World of Illusions
    • Scotch Whisky Experience
    • Tartan Weaving Mill
  • Lojas e restaurantes
    • Princes Street
    • Grassmarket
    • Elephant House
  • Monumentos
    • Scott Monument
    • Calton Hill
    • Greyfriars Bobby

História

Castelo de Edimburgo

O que fazer em Edimburgo: O Castelo de Edimburgo, um dos mais importantes do Reino Unido

Claro que ao listar o que fazer em Edimburgo, não poderíamos começar de outra forma. O Castelo de Edimburgo é a atração mais visitada de toda a Escócia e sua fama não é à toa. É um dos castelos mais importantes do Reino Unido, tendo por lá passado inúmeros monarcas ilustres. Em seu interior se encontra o edifício mais antigo da cidade, a Capela de Santa Margarida.

O Castelo é enorme e requer tempo para visitar todas as suas alas, mas vale toda a atenção devido a sua história.

Ao visitá-lo, aproveite também a vista. Como o castelo está numa das colinas mais altas da cidade, a visão que se tem ao redor é imperdível.

Escrevemos um post completo sobre o Castelo de Edimburgo com informações extras, caso queira saber mais a fundo.

The Royal Mile

O que fazer em Edimburgo: O início da Royal Mile, perto do Castelo de Edimburgo

A Royal Mile é a rua histórica mais importante de Edimburgo. Fica entre duas atrações turísticas da cidade, o Castelo de Edimburgo e a Abadia de Holyrood.

A rua está sempre lotada de turistas e em sua extensão é possível visitar várias outras atrações na cidade, como a Camera Obscura & World of Illusions, o Scotch Whisky Experience, o Tartan Weaving Mill, dentre outros.

St Giles’ Cathedral

O que fazer em Edimburgo: O interior da St Giles' Cathedral

Ainda na Royal Mile fica a catedral mais importante da cidade, a St Giles’ Cathedral, ou em português, Catedral de Santo Egídio. A igreja é dedicada ao santo padroeiro de Edimburgo e, ao contrário do que muitos podem achar, não é uma igreja católica, mas sim presbiteriana, sendo considerada a Igreja Matriz desta religião, estando em uso há quase um milênio.

Parlamento Escocês

O prédio do Parlamento Escocês, ou Scottish Parliament Building, pode ser visitado e é bastante interessante por sua arquitetura arrojada. A visita é importante também para entender como funciona a Escócia como país e parte do Reino Unido.

As visitas guiadas são gratuitas.

Palácio de Holyrood

O que fazer em Edimburgo: O Palácio de Holyrood, ou Holyroodhouse
Foto: Julien Carnot (CC BY-SA 2.0)

A residência de verão da Rainha Elizabeth II pode e deve ser visitada devido à sua importância e beleza. O local foi construído como um mosteiro em 1128 e suas ruínas ainda podem ser vistas dentro do terreno do palácio. A visita é paga e é acompanhada com um audio guide essencial.

Vários reis ali nasceram e foram enterrados. Os aposentos da rainha Maria I da Escócia podem ser vistos da maneira em que foram deixados. É um lugar muito bonito e não é sempre que podemos adentrar um palácio cuja família real ainda frequenta regularmente, não é?

Holyrood Park

Um enorme parque atrás do Palácio de Holyrood, cheio de lochs (lagos), colinas e ruínas, que era usado para as famosas caçadas reais no século XII. Hoje é aberto ao público. Parece um pedacinho dos Highlands em Edimburgo. Dentro do parque fica o ponto mais alto da cidade, o Arthur’s Seat.

Arthur`s Seat

Assim como a colina em que está o Castelo de Edimburgo, Arthur’s Seat também foi formado por rochas de um antigo vulcão que existia no local. É o ponto mais alto de Edimburgo e pode ser escalado por todas as suas faces, sendo a mais fácil delas a da face leste, onde é mais gramado.

Dizem as lendas que o local era Camelot no passado, por isso o nome “Arthur’s Seat”, que é onde seria o local do trono do mitológico Rei Arthur.

Museus

National Gallery of Scotland

O que fazer em Edimburgo: Uma das obras de arte da National Gallery of Scotland
Foto: Magnus Hagdorn (CC BY-SA 2.0)

Com nomes famosos no mundo das artes, a Galeria Nacional da Escócia apresenta obras de artistas renomados como Goya, Botticelli, Monet, Rafael, Van Gogh, dentre vários outros. A coleção do prédio vai desde o Renascimento até o início do século XX.

The Royal Scottish Academy

O prédio é sede da Academia Real Escocesa, que reúne e promove artistas contemporâneos no país. O seu interior apresenta exposições de vários artistas da Escócia, assim como alguns estrangeiros. Além disso, como é também uma escola, eles disponibilizam bolsas de estudo e residência para artistas que vivam na Escócia.

Museum on the Mound

Um museu bastante curioso focado em economia, com coleções de moedas e tudo que engloba esse mundo do dindim.

National Museum of Scotland

O que fazer em Edimburgo: O interior do National Museum of Scotland

Um dos museus mais legais do Reino Unido, possui várias peças que contam a história da Escócia, desde sua época pré-histórica até os dias atuais. Além disso, apresenta-se como um museu de história natural, com esqueletos de dinossauros e setores científicos. Uma das maiores atrações do museu é a figura empalhada da Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, que foi doada para o museu pela Universidade de Edimburgo. Infelizmente quando visitamos ela estava sendo restaurada – o que nos faz querer voltar lá só pra poder vê-la.

Vá além: Veja como alugar um carro em Edimburgo para viajar pelo interior da Escócia

Atrações interativas

Camera Obscura & World of Illusions

O que fazer em Edimburgo: Por dentro das atrações da Camera Obscura & World of Illusions em Edimburgo
Foto: Christopher Brown (CC BY 2.0)

O conjunto é uma das atrações mais visitadas por turistas em Edimburgo. O edifício fica na Royal Mile, bem pertinho do castelo de Edimburgo, e apresenta vistas inusitadas da cidade através dos seus telescópios, além de uma visita virtual pela cidade, com vídeos interativos e bem produzidos.

O setor do World of Illusions apresenta exibições interativas de ilusão de ótica, com puzzles e salas inteiramente formadas com jogos de luzes e cores. Crianças e adultos com certeza irão adorar.

Scotch Whisky Experience

O que fazer em Edimburgo: Por dentro da Scotch Whisky Experience em Edimburgo
Foto: Hamish Rickerby (CC BY-NC-ND 2.0)

Se na atração anterior as crianças iam se amarrar, nesta elas devem ficar de fora. Pois o objetivo aqui é experimentar do que a Escócia produz de melhor: whisky!

O prédio fica bem de frente ao da Camera Obscura, e lá é possível conhecer a história do whisky, como ele é feito, e ainda ver a maior coleção da bebida no mundo, são 3384 garrafas! Uma atração que não deve ficar de fora de sua lista ao escolher o que fazer em Edimburgo.

Tartan Weaving Mill

Também na Royal Mile, ao lado da Camera Obscura, fica o Tartan Weaving Mill. É uma atração turística que mostra como são feitos os kilts, as famosas “saias” escocesas, tão tradicionais no país e que dão tanto orgulho ao seu povo. Um passeio diferente, que mostra desde a tosa das ovelhas até o produto final. Vale pela experiência histórica e para conhecer um pouco mais sobre o povo escocês.

Lojas e restaurantes

Princes Street

A rua mais frequentada de Edimburgo, a Princes Street é conhecida pelo seu comércio, com inúmeras lojas famosas que atraem turistas e locais que querem ir às compras. Em seu entorno ficam os museus mais importantes da cidade: a National Gallery of Scotland, a Royal Scottish Academy e o Museum on the Mound, assim como o Scott Monument. Mesmo ficando na parte nova da cidade, de lá é possível ter vistas incríveis do castelo e da Old Town através do The Mound, uma colina artificial que conecta a cidade velha a cidade nova.

Grassmarket

Grassmarket é um mercado histórico que funciona desde 1477. Antes era um local onde se vendiam gado, cavalos e faziam execuções. Hoje lá se encontram os melhores restaurantes da cidade. Hostels também estão espalhados pela rua, que é um ótimo ponto cultural, cheio de artistas urbanos e eventos abertos.

Elephant House

O que fazer em Edimburgo: A entrada do The Elephant House, a cafeteria onde J.K.Rowling começou a escrever Harry Potter

Obrigatório para fãs de Harry Potter. Ou para quem quer tomar um gostoso café com uma torta de maçã. O Elephant House é uma cafeteria que está sempre cheia devido à fama acidental que recebeu. Foi lá que J.K. Rowling começou a escrever os primeiros esboços do que um dia viria a ser os livros do bruxinho mais famoso do mundo. O Elephant House é respeitado por todos os fãs dos livros por ter sido o berço de Harry.

O que fazer em Edimburgo: O banheiro do The Elephant House

O mais legal da cafeteria, além de comer, é ver as fotos de J.K. Rowling escrevendo no local, e também de ir no banheiro e deixar sua marca. Sério, o banheiro da cafeteria é incrível e vale uma visita, mesmo que você não esteja apertado. Leve a câmera!

Monumentos

Scott Monument

O maior monumento dedicado a um autor no mundo, mais especificamente a Sir Walter Scott, poeta, novelista e escritor de peças escocês. O monumento é no estilo gótico vitoriano e possui quase 62 metros.

Calton Hill

O que fazer em Edimburgo: A vista do topo de Calton Hill
Foto: Hamish Irvine (CC BY-NC 2.0)

É uma colina que faz parte do hall de patrimônios mundiais da UNESCO, próxima ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyrood, duas atrações incríveis em Edimburgo. Fica no final da Princes Street e lá do alto é possível ter as mais belas vistas da cidade, incluindo o castelo com montanhas nevadas ao fundo. A colina também é repleta de monumentos e prédios históricos, como o National Monument, o Dugald Stewart Monument e o Observatório.

No dia 30 de abril o local é inundado por moradores e turistas que vão até Edimburgo participar do Beltane Fire Festival, um festival com influências gaélicas antigas que marca o início do verão.

Greyfriars Bobby

O que fazer em Edimburgo: A estátua de Greyfriars Bobby
Foto: Rebecca Siegel (CC BY 2.0)

Na mesma rua da Elephant House e em frente ao National Museum of Scotland fica a estátua de Greyfriars Bobby, uma das atrações mais adoráveis de Edimburgo. O monumento é uma estátua de um cachorro da raça skye terrier que guardou o túmulo de seu dono por 14 anos até morrer, no século XIX. É uma das atrações mais fotografadas de Edimburgo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGEM AÉREA

Use o Kayak para descobrir qual empresa tem as passagens aéreas mais baratas para sua viagem.

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

8 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
rbbv abbv
Banner Seguros Promo

publicidade

hospedado por infinite cloud computing