Na hora de escolher onde ficar em Edimburgo os visitantes costumam se hospedar nos hotéis localizados nas duas regiões que formam o centro da cidade: a cidade antiga (Old Town) e a cidade nova (New Town).
Turisticamente, Edimburgo é uma cidade bem compacta. Suas atrações estão, na maior parte, concentradas na área central, o que a torna ideal para reservar sua estadia.
No entanto, como pontos turísticos e hotéis ficam limitados a uma pequena parte da cidade, pode ser difícil encontrar ofertas de hospedagens baratas no coração de Edimburgo. Especialmente durante a alta temporada.
Neste caso, os bairros nos arredores do centro podem ser uma opção mais em conta para o orçamento de viagem de quem quer economizar.
Leia mais: O que fazer em Edimburgo: a cidade mais visitada da Escócia
Onde ficar em Edimburgo: os 5 melhores bairros
O centro histórico de Edimburgo é dividido em duas partes. As duas áreas, Old Town e New Town, são reconhecidas pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade.
Ambas concentram boa parte dos hotéis e albergues da cidade e são de fato as melhores áreas e as mais interessantes ao se buscar onde ficar em Edimburgo.
“Old Town” é o trecho da cidade que preserva suas características medievais. É onde estão o Castelo de Edimburgo e a maior parte das atrações turísticas da cidade.
Ali fica, por exemplo, o Ibis Edinburgh Center, na South Bridge.
Já “New Town”, ao norte, é uma expansão urbana da cidade erguida nos moldes georgianos do século XVIII. A área comporta hoje o centro comercial de Edimburgo.
Entre suas principais opções de hospedagem estão o Mercure Edinburgh City.
Alternativamente, outras opções são: a oeste, West End e Haymarket, a leste o bairro de Broughton e ao sul, Newington. Todos estão a uma distância caminhável do centro e ligados a ele pelo transporte público de Edimburgo.
Assim, os principais bairros para ficar hospedado em Edimburgo são:
Old Town, onde ficar na cidade antiga de Edimburgo
Old Town é o coração de Edimburgo. Foi na cidade antiga que a cidade se formou e cresceu.
Lá estão o Castelo de Edimburgo, a Catedral, o Parlamento, o Palácio de Holyrood e boa parte dos edifícios históricos. A Old Town é formada por ruas estreitas, ainda medievais, que contam a história da cidade e da Escócia.
Concentrando a maior parte dos pontos turísticos da cidade, ao buscar onde ficar em Edimburgo, a Old Town é facilmente a opção preferida de muitos.
A Royal Mile
Royal Mile é o nome dado à sequência de ruas (Castlehill, Lawnmarket, High Street, Canongate e Abbey Strand) que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood, unindo um extremo ao outro da Old Town. É a principal artéria da cidade antiga e a rua mais turística de Edimburgo.
Ao longo da Royal Mile há dezenas de hotéis e albergues, mas conseguir uma vaga nem sempre é muito fácil ou barato, especialmente durante os festivais de verão, quando a cidade fica lotada.
Para quem quer economizar na estadia sem sair de Old Town, a dica é reservar suas diárias nas ruas perpendiculares ou próximas à Royal Mile. Quanto mais distante da Royal Mile o hotel estiver, maiores as chances de encontrar boas ofertas.
Fora da Royal Mile, alternativas boas e baratas são:
- O Ibis Edinburgh Center, na South Bridge;
- O Jurys Inn, próximo à estação de trens;
- O Holiday Inn, que funciona numa rara edificação contemporânea dentro do centro histórico.
Dos albergues, recomendamos o Safestay Edinburgh, da mesma rede em que ficamos hospedados em York, na Inglaterra. Ou o Edinburgh Metro, da rede Scottish YHA.
Já na Royal Mile a opção mais interessante talvez seja o Radisson Blu, que fica no principal cruzamento da Old Town.
Entre os albergues, o que se destaca é o High Street Hostel, que fica numa perpendicular à rua principal.
Veja outras opções de hotéis e albergues na Old Town de Edimburgo.
New Town, onde ficar na cidade nova de Edimburgo
“New Town”, a cidade nova, surgiu no século XVIII quando Edimburgo não havia mais para onde a cidade crescer. Foi um projeto desenvolvido para expansão da cidade em direção ao norte.
Com avenidas largas, quarteirões organizados racionalmente e ocupados por edifícios no estilo georgiano vigente à época, a New Town contrastava inteiramente com a organização que a cidade tinha até então.
Princes Street
Em New Town, a Princes Street é a rua que mais se descaracterizou do projeto original, perdendo suas características georgianas. Vários dos edifícios tradicionais foram substituídos por construções modernas que abriram espaço a diversas lojas.
Ironicamente, essa transformação da rua em um centro de compras fez a Princes Street se tornar a mais procurada pelos turistas quando busca por hospedagem.
Hoje a Princes Street é a única rua de Edimburgo que rivaliza com a Royal Mile na disputa pelas atenções dos turistas.
E assim como ocorre com a Royal Mile na Old Town, na New Town quanto mais próxima a hospedagem for da Princes Street mais cara ela tende a ser e mais difícil de ser reservada em épocas de alta procura.
Para ficar hospedado na Princes Street, a melhor alternativa na relação custo-benefício é o Mercure Edinburgh City.
Se você procura um albergue, experimente o The Baxter Hostel, que não fica exatamente na Princes Street, mas logo na rua de trás e bem de frente para a estação central de trens.
Fora da Princes Street as demais ruas da cidade nova apresentam opções mais variadas a quem busca onde ficar em Edimburgo. Aceitar caminhar umas ruas a mais até seu hotel pode fazer toda a diferença no orçamento final da viagem.
Na Praça St Andrews, a principal da cidade, fica o Ibis Styles Edinburgh Center, ótima opção de perfil bom e barato.
Outro hotel muito bem avaliado em New Town é o Rabble, na Frederick Street.
Entre os hostels da cidade nova, o mais interessante é o City Stay Hostel, na Queen Street.
Veja outras opções de hospedagem na New Town de Edimburgo.
Os bairros de fora da região central de Edimburgo
Old Town e New Town concentram ampla variedade de hospedagem. Quem busca onde ficar em Edimburgo dificilmente precisa reservar suas diárias em outras áreas.
No verão, no entanto, especialmente nos meses de agosto, quando acontecem os principais festivais da cidade, e setembro, Edimburgo pode ter quase a totalidade de seus hotéis centrais reservados.
Nestes casos, buscar uma alternativa nos bairros próximos pode ser obrigatório.
West End e Haymarket
A oeste da região central fica a área da cidade conhecida como West End. O trecho mais próximo do castelo, onde fica a estação de bondes elétricos de West End não apresenta muita variedade de hospedagens. Ao menos não pelo valor que se imagina economizar ao ficar fora da região central.
A recomendação a quem quer economizar é reservar suas diárias um pouco mais adiante, próximo a estação de trens de Haymarket. De lá uma caminhada até o centro de Edimburgo leva de 20 a 30 minutos.
Haymarket fica fora do roteiro de viagem da maioria dos turistas, mas pode ser ótima opção de economia por conta de sua estação ferroviária.
Ali é possível embarcar em trens que seguem para Glasgow e a destinos mais afastados, nas Highlands, sem a necessidade de ir ao centro de Edimburgo.
Ficar hospedado ali por perto pode ser um enorme facilitador no planejamento de quem for seguir nesta direção.
Nos arredores da estação de Haymarket, boas opções podem ser:
- O Hilton Grosvenor;
- O Haymarket Hotel;
- Ou ainda o The Hostel, se você procura um espaço compartilhado.
Explore mais alternativas de hotéis e albergues em Haymarket.
Broughton
O bairro de Broughton fica atrás do Carlton Hill e no caminho para o bairro de Leith. É famoso por ser uma região LGBT friendly. A área possui vários pubs, bares, restaurantes e casas noturnas voltadas a todos os tipos de público.
No Royal Terrace, aos pés do Carlton Hill, o Abbey Hotel é uma ótima opção.
Em Broughton também fica o Edinburgh Central, mais uma unidade de hostel da rede YHA.
Veja outras opções de hospedagem em Broughton.
Newington
O bairro de Newington é o mais próximo do centro dos que têm um perfil majoritariamente residencial em Edimburgo. Fica logo ao sul da Old Town e ligado a ela pela South Bridge.
Com a presença de um campus da Universidade de Edimburgo no bairro, a região tem sua oferta de hospedagem muito voltada a jovens e estudantes.
Seguindo este perfil, em Newington as ofertas são maiores de Guest Houses, Bed and Breakfasts e apartamentos para temporada do que hotéis e albergues tradicionais.
Veja uma seleção de hospedagens em Newington.
Oi Carlos. Edinburdo tem muitas ladeiras? Um cinhecido me disse isso mas não encontrei essa informação em nenhum lugar. Na sua opinião é melhor old town ou new town para casais jovens?
Tem algumas na área turística em torno do castelo, mas não acho nada muito exigente pro físico, não.
Para hospedagem eu prefiro ficar logo na old town e sentir o clima da cidade, mas a new town é ótima opção também. pra quem não liga de caminhar da pra ficar na new town e visitar a cidade antiga sem problemas.
Olá Carlos, gostaria de saber se você conhece e o que você acha de “campus accommodation”. Vi que os preços são beeeeeem mais em conta, mas nunca ouvi nenhum relato de alguém que tenha ficado nesse tipo de acomodação! Obrigada!
Nunca experimentei este tipo de hospedagem, Maria, e não tenho como dar uma opinião. Se decidir ficar hospedada lá você nos conta como foi?