Quando precisam escolher onde ficar em Edimburgo, os visitantes costumam se hospedar nos hotéis localizados nas duas regiões que formam o centro da cidade: a cidade antiga (Old Town) e a cidade nova (New Town). Turisticamente, Edimburgo é uma cidade bem compacta. Suas atrações estão, na maior parte, concentradas na área central, o que a torna ideal para reservar sua estadia.
No entanto, como pontos turísticos e hotéis ficam limitados a uma pequena parte da cidade, pode ser difícil encontrar ofertas de hospedagens baratas nessa região de Edimburgo, especialmente durante a alta temporada. Neste caso, os bairros nos arredores do centro podem ser uma opção mais em conta para o orçamento de viagem de quem quer economizar.
Neste post, vamos comparar os melhores bairros da cidade para ajudar você a encontrar a hospedagem perfeita.
5 Melhores Bairros para se hospedar em Edimburgo
Se você está procurando onde ficar em Edimburgo, é importante entender bem as características de cada bairro antes de fazer sua escolha. Pensando nisso, preparamos uma lista de diferentes regiões da cidade para ajudar você a decidir qual delas tem mais a ver com o seu estilo de viagem e suas preferências pessoais.
O centro histórico de Edimburgo é dividido em duas partes. As duas áreas, Old Town e New Town, concentram boa parte dos hotéis e albergues da cidade.
Conheça os principais bairros para ficar hospedado em Edimburgo:
- Old Town, a cidade antiga
- New Town, a cidade nova
- West End e Haymarket
- Broughton
- Newington
Abaixo, vamos comparar cada um desses bairros e dar sugestões de locais para que você possa tomar uma boa decisão na hora de reservar sua hospedagem em Edimburgo.
Leia mais: O que fazer em Edimburgo.
1. Old Town
Por ser onde Edimburgo surgiu, a região de Old Town é, sem dúvida, uma das mais charmosas e históricas da Escócia. Aqui estão o Castelo de Edimburgo, a Catedral, o Parlamento, o Palácio de Holyrood e boa parte das construções medievais e outros edifícios importantes.
A Old Town é formada por ruas estreitas e atrai muitos visitantes por sua boa localização, que permite conhecermos muitos lugares apenas explorando a pé.
Dicas de hotéis em Old Town
Localizados na Old Town nós recomendamos os hotéis:
- Leonardo Royal Hotel: O antigo Jurys Inn, que fica próximo a estação de trem.
- ibis Edinburgh Centre: Localizado na South Bridge é uma opção econômica a poucos minutos a pé do Castelo de Edimburgo.
- a&o Edinburgh City: Hostel com decoração elegante e muito bem localizado.
A porção mais popular dessa região é a Royal Mile, que inclui algumas das ruas que ligam pontos importantes da cidade, como a Castlehill e a High Street.
Por lá, há dezenas de hotéis e albergues, mas conseguir uma vaga nem sempre é muito fácil ou barato, especialmente durante os festivais de verão, quando os hotéis ficam lotados. Na Royal Mile as melhores opções são:
- Radisson Blu: Fica no principal cruzamento da região central e oferece, além de ótimas acomodações, spa, academia e bar.
- High Street Hostel: Hostel em uma rua perpendicular à principal.
2. New Town
“New Town”, a cidade nova, surgiu no século XVIII quando já não havia mais para onde a cidade crescer. Por aqui as ruas são largas e o estilo arquitetônico mais presente é o gregoriano, bem diferente do resto da cidade.
Porém, a Princes Street, a principal dessa região, difere um pouco, dando lugar para construções modernas, com diversas lojas por sua extensão. Essa transformação da rua em um centro de compras fez a Princes Street se tornar a mais procurada pelos turistas quando buscam por hospedagem.
Hoje esta é a única rua de Edimburgo que rivaliza com a Royal Mile na disputa pelas atenções dos turistas.
E assim como ocorre com a Royal Mile na Old Town, na New Town quanto mais próxima a hospedagem for da Princes Street mais cara ela tende a ser e mais difícil de ser reservada em épocas de alta procura.
Dicas de hotéis em New Town
Para se hospedar na Princes Street, as melhores alternativas são:
- Mercure Edinburgh City: ótimo custo-benefício, de frente para o Princes Street Gardens. Alguns dos quartos têm vista para o Castelo de Edimburgo.
- The Baxter Hostel: Perfeito para quem procura um hostel ou quer economizar mais. Ele não fica exatamente na Princes Street, mas é logo na rua de trás, bem de frente para a estação de trem.
Fora da Princes Street, as demais ruas da cidade nova apresentam opções mais variadas. Aceitar caminhar uns minutos a mais até seu hotel pode fazer toda a diferença no orçamento final da viagem. Boas recomendações de hotéis em New Town, incluem:
- Ibis Styles Edinburgh Center: Fica na Praça St Andrews, a principal da cidade. Ótima opção no perfil bom e barato.
- Rabble: Localizado na Fredderick Street, esse hotel é muito bem avaliado.
3. West End e Haymarket
A oeste da região central fica a área da cidade conhecida como West End. Nesta região a recomendação a quem quer economizar é reservar suas diárias um pouco mais para dentro do bairro, próximo a estação de trens de Haymarket. De lá, uma caminhada até o centro de Edimburgo leva de 20 a 30 minutos.
Haymarket fica fora do roteiro de viagem da maioria dos turistas, mas pode ser ótima opção de economia por conta de sua estação ferroviária. Ali é possível embarcar em trens que seguem para Glasgow e destinos mais afastados, nas Highlands, sem a necessidade de ir ao centro de Edimburgo.
Nos arredores da estação de Haymarket, boas opções podem ser:
- Haymarket Hotel: Mistura os estilos tradicional e moderno, com opções de quartos Deluxe. O restaurante oferece café da manhã escocês completo e buffet continental.
- The Hostel: Espaço compartilhado em edifício vitoriano a 10 minutos da Princes Street.
Explore mais alternativas de hotéis e albergues em Haymarket.
Veja mais: Como alugar um carro em Edimburgo para viajar pela Escócia.
4. Broughton
O bairro de Broughton fica atrás do Carlton Hill e no caminho para o bairro de Leith. Tem atmosfera residencial, ruas arborizadas e é uma região LGBT friendly. Por aqui você encontra vários pubs, bares, restaurantes e casas noturnas voltadas a todos os tipos de público.
Comparado com outros bairros mais movimentados da cidade, Broughton pode parecer menos agitado à primeira vista. No entanto, essa tranquilidade pode ser exatamente o que alguns viajantes procuram durante sua estadia em Edimburgo. Além disso, a média de preços das acomodações nessa região costuma ser mais acessível do que em outras áreas mais centrais da cidade
Na região a principal dica de hospedagem é o Edinburgh Central, um hostel da rede YHA.
5. Newington
O bairro de Newington é o mais próximo do centro dos que têm um perfil majoritariamente residencial em Edimburgo. Fica logo ao sul da Old Town e é ligado a ela pela South Bridge.
Com a presença de um campus da Universidade de Edimburgo no bairro, a região tem sua estrutura de hospedagem muito voltada a jovens e estudantes.
Seguindo este perfil, em Newington as ofertas são em sua maioria de Guest Houses, Bed and Breakfasts e apartamentos para aluguel de temporada com bom custo-benefício do que hotéis e albergues tradicionais.
Veja uma seleção de hospedagens em Newington.
Vale a pena se hospedar fora do centro de Edimburgo?
Old Town e New Town concentram ampla variedade de hospedagem. Quem busca onde ficar em Edimburgo dificilmente precisa reservar suas diárias em outras áreas.
No verão, no entanto, especialmente nos meses de agosto, quando acontecem os principais festivais da cidade, e setembro, Edimburgo pode ter quase a totalidade de seus hotéis centrais reservados. Nestes casos, buscar uma alternativa nos bairros próximos pode ser obrigatório.
Hoteis em Haymarket estão com preços surreais… 4 mil reais a diária. Boa sorte… 🙁
Oi Carlos. Edinburdo tem muitas ladeiras? Um cinhecido me disse isso mas não encontrei essa informação em nenhum lugar. Na sua opinião é melhor old town ou new town para casais jovens?
Tem algumas na área turística em torno do castelo, mas não acho nada muito exigente pro físico, não.
Para hospedagem eu prefiro ficar logo na old town e sentir o clima da cidade, mas a new town é ótima opção também. pra quem não liga de caminhar da pra ficar na new town e visitar a cidade antiga sem problemas.
Olá Carlos, gostaria de saber se você conhece e o que você acha de “campus accommodation”. Vi que os preços são beeeeeem mais em conta, mas nunca ouvi nenhum relato de alguém que tenha ficado nesse tipo de acomodação! Obrigada!
Nunca experimentei este tipo de hospedagem, Maria, e não tenho como dar uma opinião. Se decidir ficar hospedada lá você nos conta como foi?