Home » Destinos » Reino Unido » Os 12 maiores pontos turísticos da Escócia
Reino Unido

Os 12 maiores pontos turísticos da Escócia

Pontos turísticos da Escócia: Visitar os highlands e ver as highland cows!

O Reino Unido é um dos países mais visitados por brasileiros no mundo. Para nós a parte mais interessante está no norte do país, em terras escocesas. Para quem quer ir para lá, mas não sabe muito bem o que encontrar, listamos 12 pontos turísticos da Escócia que são imperdíveis, para nenhum turista botar defeito.

O que fazer na Escócia

A Escócia não é um país muito grande, mas devido à sua riquíssima história e inacreditável natureza, atrações turísticas não faltam. Na hora de escolher o que fazer no país, alguns pontos turísticos da Escócia não podem ficar de fora, principalmente se você quer ver o que o país apresenta de melhor em todos os âmbitos.

De castelos antiquíssimos a montanhas nevadas, passando por campos de batalha e homens usando kilt, a Escócia faz qualquer um se apaixonar por ela. É um país que facilmente figura no topo da lista dos mais incríveis do mundo.

Como viabilizar uma viagem pela Escócia

Um homem na beira do penhasco em Neist Point, na Ilha de Skye, na Escócia. Lá atrás, montanhas cobertas de neblina dão um ar melancólico ao lugar.

A Escócia não possui muitas cidades grandes. As poucas que tem ficam concentradas na parte baixa do país, próximas ao limite com a Inglaterra. Muitas das suas atrações e beleza se encontram nas paisagens, vistas nas estradas entre um destino e outro.

O país conta com uma boa malha ferroviária e rodoviária, e é totalmente viável usar somente seus pés nas cidades maiores como Edimburgo e Glasgow. Mas mesmo com um grande número de linhas de trens e ônibus unindo um canto e outro, algumas baldeações precisarão ser feitas e em muitas das vezes o turista verá a maravilhosa paisagem lá fora somente através da janela, o que para nós é um pecado.

Aconselhamos, assim como nós, a alugar um carro e fazer a viagem no seu ritmo, parando onde quiser para tirar as melhores fotografias e deslumbrar o melhor da natureza. As estradas escocesas são boas e bem sinalizadas, exceto em algumas partes bem rurais, como no norte da Ilha de Skye.

12 maiores pontos turísticos da Escócia

A lista de pontos turísticos da Escócia é bem diversificada e agradará a todo tipo de viajante, dos que querem vivenciar a história aos que gostam de ir às compras. Separamos a nata do que o turismo escocês oferece para facilitar a ida de quem está planejando ir para lá.

1. Edimburgo

Pontos turísticos da Escócia: a cidade de Edimburgo vista do alto do Castelo de Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia e merece todos os turistas que recebe anualmente. A cidade historicamente é muito rica, com seus castelos, parques e museus super completos. Para o turista, Edimburgo é uma cidade bastante compacta, sendo possível visitar grande parte de seus pontos turísticos a pé. Não deixe de se deslumbrar com suas ruas, principalmente se estiver visitando em um raro dia de sol.

Saiba onde ficaro que fazer em Edimburgo e planeje seus dias na capital da Escócia, a segunda cidade mais visitada do Reino Unido.

2. Castelo de Edimburgo

Pontos turísticos da Escócia: O castelo de Edimburgo

Se Edimburgo é a cidade mais frequentada pelos turistas, o Castelo de Edimburgo é a atração mais visitada da Escócia. O castelo encabeça a de pontos turísticos da Escócia devido à sua importância história e às incríveis vistas de toda a cidade de Edimburgo lá do alto.

Veja como é a visita ao Castelo de Edimburgo, o que encontrar lá e como chegar.

3. Glasgow

Pontos turísticos da Escócia: a cidade de Glasgow e todas as suas atividades culturais

Glasgow pode não ser a cidade escocesa mais bonita, mas culturalmente falando é a mais rica. Com suas ruas repletas de artistas de rua, vestidos nos melhores kilts escoceses (as famosas saias quadriculadas), tocando suas gaitas de foles, dá gosto de caminhar por suas ruas. Além disso, a cidade é uma das melhores do Reino Unido para fazer compras, com as melhores marcas do mundo representadas lá.

Aproveite a passagem por Glasgow também para ver os lindos murais de rua, com vários grafites renomados e coloridos em suas esquinas.

Leia em detalhes o que fazer em Glasgow, seus melhores bairros e o porquê de visitar a maior cidade da Escócia.

4. Castelo de Stirling

Pontos turísticos da Escócia: o castelo de Stirling

Na simpática e histórica cidade de Stirling fica um dos castelos mais importantes do Reino Unido, onde inúmeros reis viveram e batalhas tomaram forma. O castelo de Stirling é imenso e possui ótimas vistas para a cidade lá embaixo.

Para saber mais sobre esta cidade medieval (e universitária), leia nosso texto sobre Stirling e suas atrações.

5. Monumento a William Wallace

Pontos turísticos da Escócia: o monumento a William Wallace, em Stirling

O maior herói de terras escocesas não poderia ficar de fora dos pontos turísticos da Escócia. Em Stirling fica o Monumento a William Wallace, uma torre altíssima no topo de uma colina, onde vários documentos e artefatos pertencentes a Wallace podem ser vistos. Do topo da torre o turista tem acesso às melhores vistas da cidade e de toda a planície ao redor.

6. Highlands escocesas

A Ilha de Skye perto do Neist Point. Uma ovelha se espreguiça na beira do mar. Um gramado amarelado se espalha pelo terreno, e ao fundo, montanhas altas e cobertas de neblina em seu topo.

Se existe algo que a Escócia tem que extraordinário são as Highlands. As Terras Altas escocesas são um dos lugares mais bonitos que já passei na vida. É tudo muito grandioso: seus vales, suas montanhas nevadas, seus lagos profundos. Não cometa o mesmo erro que muitos brasileiros, de ir à Escócia somente para ficar em Edimburgo. Alugue um carro, vá até as Highlands e veja um dos pontos turísticos da Escócia de maior beleza e grandiosidade.

Quer saber mais sobre os Highlands e comprovar que o lugar é isso tudo que digo? Veja como montar um roteiro pela Escócia e se convença a ir até lá.

7. Glencoe

Montanhas nevadas nos Highlands, as Terras Altas da Escócia. O dia está ensolarado, com uma luz amarelada e tímida. O céu está azul, com algumas nuvens. Um lago se encontra na frente das montanhas.

Glencoe pode ser tida como a porta de entrada para as Highlands. Um vale deslumbrante com lindos lagos, deixa qualquer um de queixo caído ao vislumbrar seus contornos. Foi ali, em Glencoe, que começamos a perceber o que nos aguardava nas Highlands e que não iríamos nos decepcionar. Um lugar fantástico e super fotogênico, então, pule do carro e tire quantas fotos quiser.

8. Ilha de Skye

Pontos turísticos da Escócia: O magnífico Quiraing na Ilha de Skye

A Ilha de Skye fica nas Highlands, mas fora do continente. É a ilha de mais fácil acesso das Terras Altas escocesas, podendo ser acessada de carro através de uma ponte. E pode ter certeza que uma ida até lá é mais que obrigatória, a ilha é um dos principais pontos turísticos da Escócia.

Skye é tudo aquilo que mais sonhamos de belo, com uma paisagem irregular, cheia de abismos e precipícios angulosos, coroados com cachoeiras que deságuam na beira do mar, faróis que indicam que a terra acabou e com planícies de fazer qualquer um se beliscar para ver se o que seus olhos veem é verdade.

Estivemos em Skye e ela com certeza está na nossa lista para revisitarmos quando voltarmos à Escócia. Para saber mais, leia nosso roteiro ideal pela Ilha de Skye e veja o que fazer e como chegar lá.

9. Castelo de Eilean Donan

O Castelo de Eilean Donan, nos Highlands, as Terras Altas da Escócia. O castelo fica em uma ilhota cercada de um lago. Uma ponte leva da terra até a área do castelo. Ele é feito de pedra, assim como sua ponte. O céu está nublado, com alguns pontos azuis. Montanhas estão ao fundo.

Tido como o castelo mais bonito do país, o pequeno Castelo de Eilean Donan fica nos Highlands escoceses, logo na entrada da Ilha de Skye, em meio a 3 lagos diferentes e cercado por montanhas nevadas. De tão bonito, é frequentemente requisitado para casamentos e filmes.

Saiba mais sobre a história do castelo de Eilean Donan e como chegar lá.

10. Lago Ness

Pontos turísticos da Escócia: O Lago Ness

Quem nunca pensou no Lago Ness ao ouvir falar em Escócia, levanta a mão? Ele é somente um em meio aos inúmeros lochs (lagos) espalhados pelo país, mas é, de longe, o mais conhecido. De acordo com a lenda, um monstro marinho da época dos dinossauros vive no fundo do Lago Ness, o que ainda hoje atrai muitos turistas na expectativa de observá-lo. Verdade ou não, o Lago Ness é lindo, principalmente em um dia ensolarado, e faz valer um passeio de barco por suas águas.

11. Castelo de Urquhart

O lindo Castelo de Urquhart, um dos muitos castelos na Escócia. É uma ruína na beira do Loch Ness, um dos lagos mais visitados da Escócia. O lago é azul, com montanhas ao seu redor. O castelo fica em uma área gramada do terrenos. Uma ponte o liga ao terreno.

As ruínas do Castelo de Urquhart são magníficas, mas além disso, ficam nas margens do Lago Ness, em um ponto que as deixam ainda mais impactantes. É maravilhoso poder visitar cada uma das edificações do conjunto do castelo podendo ver em seu entorno as águas azuis do lago e as montanhas no fundo.

O Castelo de Urquhart tem grande importância para a história da Escócia e uma visita não pode passar batida. Veja nosso relato sobre a visita ao Castelo de Urquhart e como chegar lá.

12. Aurora Boreal em Inverness

A Aurora Boreal vista de Inverness, nos Highlands, as Terras Altas da Escócia. O céu aparece pintado de luzes roxas, verdes e amarelas, é a aurora boreal em seu total esplendor. A foto é noturna, com o céu estrelado e um loch refletindo a cor verde abaixo.

Este não é dos pontos turísticos da Escócia mais fáceis de ver (é bem raro de ocorrer e complexo de ver, na verdade), mas caso esteja nas condições ideais, é um fenômeno obrigatório para qualquer turista. Quando estivemos nas Highlands em março tivemos a sorte de vermos a Aurora Boreal na cidade de Inverness a olho nu. Foi um dos momentos mais inesquecíveis da vida.

Então, caso tenha uma viagem planejada para a Escócia, fique de olho no céu para presenciar um dos acontecimentos mais mágicos da natureza.

AJUDE O VIDA CIGANA A VIAJAR PARA A ÍNDIA

Leu algum texto no Vida Cigana que foi útil em sua viagem?
Usou alguma dica nossa ao se preparar para embarcar para algum destino?
Esta é sua chance de retribuir 😉

KERALA BLOG EXPRESS

Vote na gente no Kerala Blog Express
Em um minutinho você pode nos ajudar a embarcar para nossa próxima viagem, para a Índia!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close