Home » Planejamento » Como escolher o melhor seguro viagem internacional, passo a passo
Planejamento

Como escolher o melhor seguro viagem internacional, passo a passo

como escolher o melhor seguro viagem internacional
Compartilhe este texto!

O melhor seguro viagem internacional não é o mais caro, nem o mais barato, nem o que tem a maior cobertura. O melhor seguro viagem é aquele adaptado às suas necessidades, ao seu orçamento e ao roteiro de sua viagem internacional.

Escolher o melhor seguro viagem internacional envolve, portanto, uma análise criteriosa das coberturas oferecidas nas apólices. Elas devem estar adequadas às exigências dos países visitados e dentro do valor limite que seu orçamento permite para que não inviabilize sua viagem.

Com isso, para encontrar o melhor seguro para sua viagem, é necessário ler a apólice inteira, com todo aquele juridiquês envolvido. E, como as coberturas oferecidas por empresas diferentes não são padronizadas, se o viajante quiser comparar preços e planos, será necessário ler cada apólice, de cada plano, de cada seguradora. Uma atividade que parecia simples pode se tornar um monstro que engole parte preciosa de seu tempo de planejamento de viagem.

Mas não precisa ser assim. Existe solução mais fácil.

Aqui nós vamos explicar, passo a passo:

Onde contratar o melhor seguro viagem internacional

O segredo para contratar o melhor seguro viagem internacional é fazer sua cotação usando um comparador de planos e seguradoras.  Isto vai garantir que você possa visualizar facilmente os valores cobrados e conferir as coberturas oferecidas, item por item.

Nós usamos o comparador da SegurosPromo, que oferece 5% de desconto para os leitores do nosso blog usando o cupom de desconto VIDACIGANA5.

Para encontrar as melhores ofertas, basta preencher o destino de sua viagem internacional (divididos por continentes), data de ida, data de retorno e deixar uma forma de contato.

Na tela seguinte você verá todos os planos já filtrados para o destino e duração de sua viagem.

comparativo entre as melhores empresas de seguro viagem internacional

Nesta etapa, são apresentados os diferentes planos das seguradoras, exibindo os valores de coberturas para despesas médicas hospitalares e para seguro bagagem. Também são exibidos os valores a serem pagos por segurado e a idade limite permitida em cada plano.

Caso encontre o modelo perfeito ao seu caso, basta contratar diretamente. Mas é provável que surjam algumas dúvidas e o comparativo pode ser ainda mais útil nestes casos:

Da lista apresentada, marque a caixa “comparar plano”, selecionando até 4 seguradoras que você considera adequadas e com bom preço. Caso precise de orientação, a Assist-Card, GTA, Travel Ace e Vital Card têm ótimas referências entre viajantes experientes.

A tela seguinte é o grande diferencial para de fato encontrar o melhor seguro viagem internacional:

comparativo entre as melhores empresas de seguro viagem internacional

Das seguradoras e planos selecionados, a SegurosPromo apresenta uma tabela enorme, comparando item por item os valores das coberturas fornecidas. Basta ver qual das empresas fornece a assistência necessária pro seu caso e contratar sem maiores preocupações.

Quais itens são imprescindíveis nas coberturas de seguro viagem internacional?

Não existe uma cobertura padrão, mas desde 2014 o Susep determina que os seguros privados devem ter em sua apólice de seguro viagem internacional:

  • Assistência com despesas médicas hospitalares
  • Translado médico
  • Regresso Sanitário (Repatriação)
  • Seguro por morte acidental

Além destes, uma série de coberturas podem ser incluídas pela seguradora em diferentes planos. Dependendo de seu perfil estas podem ser igualmente interessantes de estarem presentes na apólice contratada:

  • Assistência médica para doenças crônicas e preexistentes
  • Assistência médica para prática de esportes
  • Assistência odontológica
  • Seguro por bagagem extraviada

Por aí já dá pra ter uma orientação. Ao comparar os diferentes planos já não fica mais tão complicado escolher o melhor seguro viagem internacional.
Leia mais: 9 Dicas para encontrar o seguro viagem mais barato.

É obrigatório contratar seguro viagem internacional?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

Sim e não. Isto depende de alguns fatores.

Para viagens à Europa, a todos os países que assinaram o Tratado de Schengen, é obrigatório desembarcar com um seguro viagem internacional que garanta uma cobertura de, ao menos, 30 mil euros. Os países que fazem parte deste acordo atualmente são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

Veja a lista com os 5 Documentos obrigatórios para viajar para a Europa.

Para viagens aos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório por lei, mas os custos de uma emergência médica no país são tão elevados, que poderiam causar uma dívida astronômica e eterna. Isto obriga o viajante a ser cauteloso sempre e garantir sua saúde financeira fazendo o melhor seguro viagem internacional possível, já que para os Estados Unidos é recomendável que se tenha um plano com cobertura mais ampla nos valores de despesas médicas.

Saiba como escolher o melhor seguro viagem para os Estados Unidos.

Para viagens a outros locais, vale colocar na balança se os custos com uma possível emergência valerão a economia na hora da contratação de um seguro viagem. Para países com moedas mais fortes que o real é sempre recomendável optar pela segurança e contratar uma apólice. Mas isto não quer dizer que, nos países com economia mais fraca que a brasileira, fazer seguro é jogar dinheiro fora. Pelo contrário. Mas nestes casos o viajante pode ponderar será prefere viajar protegido ou não.

Leia mais: Como fazer um seguro viagem para a Nova Zelândia

Vale viajar com o seguro viagem gratuito do cartão de crédito?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

As grandes operadoras de cartão de crédito oferecem gratuitamente, em sua lista de benefícios, um seguro viagem internacional aos seus clientes. Este seguro pode funcionar bem para cobrir seus possíveis gastos médicos no exterior, mas o viajante tem que ficar atento a uma série de detalhes para usá-lo corretamente.

O principal problema é que as operadoras só oferecem assistência com despesas médicas para os usuários da faixa Platinum ou superior, que são voltadas a clientes de alta renda. Se você não está incluído neste grupo, a ideia não é tão atraente assim.

Nos segmentos inferiores, para faixas de renda menores, chamados de Classic (ou Standard) e Gold, a apólice oferecida só cobre acidentes em caso de morte, não incluindo assistência para despesas médicas, o que inviabiliza seu uso.

Este modelo está longe de ser o melhor seguro viagem internacional possível, mas a quem for utilizá-lo, lembre-se que ainda há um pré-requisito extra: o passageiro só estará protegido caso as passagens (ou as taxas de embarque a quem viaja com milhas) tenham sido pagas com o mesmo cartão que oferece a cobertura.

Qual a diferença entre assistência viagem e seguro viagem?

Assistência viagem e seguro viagem são suas formas diferentes de lidar com casos de acionamento por sinistro. Na assistência viagem você não paga nada nas despesas hospitalares, mas fica limitado a usar a rede conveniada da seguradora. No seguro viagem é o cliente quem paga as despesas pessoalmente e solicita o reembolso ao retornar, o que dá a liberdade de utilizar qualquer clínica ou hospital em seu trajeto.

Mas a maior parte dos contratos hoje é feito de forma híbrida. Para gastos pequenos funcionam como seguro, fornecendo reembolso posterior e para despesas grandes, como internações e cirurgias, funcionam como assistência.

Como acionar o seguro viagem internacional durante a viagem?

como escolher o melhor seguro viagem internacional

O melhor seguro viagem internacional é a aquele que você nunca precisa acionar, né? Mas não sendo o caso, ligue primeiro para os telefones disponíveis em sua apólice para receber as orientações da seguradora.

Caso tenha contratado alguma das listadas pela SegurosPromo, todas aceitam ligação a cobrar do exterior e funcionam com atendimento em português 24 horas por dia, todos os dias. E é permitido utilizar tanto como assistência viagem, na rede de clínicas e hospitais credenciados pela seguradora, quanto como seguro viagem, pedindo o reembolso das despesas pagas.

 

Conheça a nossa página no Pinterest!

Como escolher o melhor seguro viagem internacional, passo a passo: Para uma viagem internacional, é imprescindível ter um seguro viagem para se proteger de emergências e ter que pagar muito por uma ida ao hospital. A maioria dos países europeus obrigam que o turista carregue o seguro ao entrar em seu território. Para países da América do Sul, como o Peru, onde muitos visitam Machu Picchu, é importante ter devido aos grandes casos de infecção alimentar.

Save

Save

Save

Save

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close