Home » Tailândia – Guia de viagem completo

Tailândia – Guia de viagem completo

ilhas phi phi tailandia

Ao longo de novembro e dezembro de 2015 ficamos quase 30 dias viajando pela Tailândia: alugamos apartamento em Bangkok, fomos a Chiang Mai e Chiang Rai, cruzamos a fronteira com o Laos e com o Camboja, curtimos as praias e passamos uma noite n’A praia, pegamos voos low cost, trem, ônibus, ferry, tuk tuk.

Voltamos com a certeza do país maravilhoso que a Tailândia é e confiantes de que em breve a saudade nos obrigará a retornar.

Roteiro Tailândia

Guia de viagem para a Tailândia – Vida Cigana

De nossa experiência de viagem na Tailândia produzimos uma série de artigos que formam um guia de viagem para ajudar a quem esteja pensando em fazer algo semelhante. Nossos textos sobre o país podem ser divididos em três categorias:

Planejamento: o que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia

Viajar do Brasil à Tailândia deve envolver muito planejamento. E indo além, muitos aproveitam a estadia para conhecer, em uma mesma viagem, um pouco dos países vizinhos. Organizar uma viagem que envolva diferentes países e regiões do Sudeste Asiático exige, portanto, ainda mais cuidados. E um detalhamento mais aprofundado do roteiro é crucial para evitar surpresas que estraguem a experiência.

Como planejar uma viagem e montar seu roteiro pelo Sudeste asiático

roteiro viagem sudeste asiático

Antes ainda de sair organizando sua viagem pela Tailândia, pare e pense se a época planejada é mesmo a ideal para visitar o país. As diferentes regiões da Tailândia seguem regimes de chuvas de monções distintos e escolher a época errada pode ser um desastre.

Nós detalhamos mês a mês, que tipo de viagem dá para programar na Tailândia para fugir das chuvas:

Qual a melhor época do ano para viajar para a Tailândia?

Ilhas Phi Phi Tailandia

De acordo com o período de viagem escolhido, comece a montar seu roteiro. Turisticamente a Tailândia pode ser dividida em 4 regiões distintas. O tempo dispensado a visitar cada uma pode varia bastante de acordo com o foco de viagem pretendido.

Além de roteiros de viagem detalhados para cada região da Tailândia, no texto abaixo sugerimos 3 formas de combinar visitas aos países vizinhos (Laos, Camboja e Vietnã) em uma mesma viagem:

Como montar o roteiro de viagem ideal pela Tailândia

Roteiro em Bangkok

Para se deslocar entre as diferentes regiões da Tailândia, ou para seguir de lá aos países vizinhos, Bangkok será o lugar ideal a usar como base. Idas e vindas aos dois aeroportos da cidade serão frequentes em seu roteiro e o ideal é conhecer de antemão os deslocamentos necessários antes de comprar suas passagens.

Aeroportos de Bangkok: como chegar e sair de forma barata

O que fazer em Bangkok

 

Hospedagem: um guia de bairros de Bangkok

Reservar sua hospedagem com antecedência é fundamental em qualquer viagem. Mas escolher sem conhecer direito as regiões da cidade pode ser um tiro no escuro.

Ao longo das diferentes estadias que tivemos na capital da Tailândia, pudemos experimentar como é ficar hospedado nas mais distintas regiões da cidade. Assim, elaboramos um guia de bairros aprofundado, dando dicas das melhores regiões para cada tipo de viajante que desembarque na Tailândia:

Onde ficar em Bangkok: os melhores bairros

o que fazer em bangkok

Turismo: dicas do que fazer nas diferentes regiões da Tailândia

Nossa viagem pela Tailândia passou por Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai e a região do Mar de Andaman no sul do país, especialmente as ilhas Phi Phi.

Em Bangkok ficamos quase 20 dias no total e exploramos todas as regiões da cidade como se fossemos locais. Desta experiência montamos um roteiro. Ele contém aquilo que consideramos ideal para conhecer na capital da Tailândia antes de explorar o restante do país:

Roteiro em Bangkok: o essencial da capital da Tailândia

roteiro tailândia

A quem deseja apenas uma passagem rápida por Bangkok antes de seguir viagem, escrevemos um relato detalhado do que encontrar no centro da cidade. Por lá se concentram as maiores atrações de Bangkok, fundamentais para entender o país como é hoje.

O que fazer em Bangkok; uma visita pelo centro antigo da cidade

o que fazer em bangkok

Aos que quiserem ter uma experiência genuína de contato com a cultura do povo tailandês, recomendamos que fujam dos tours e vá por conta própria àquele que consideramos o melhor mercado flutuante da Tailândia, no distrito de Tailing Chan.

O melhor mercado flutuante de Bangkok, em Tailing Chan

Mercado flutuante bangkok
Variedades de frutos do mar!

Ao norte, Chiang Mai é a segunda maior cidade tailandesa e o grande centro turístico desta parte do país. Passar uns dias por lá é obrigatório a quem queira explorar a Tailândia longe do caos da capital e entender as diferenças culturais entre suas regiões.

Nós montamos um roteiro seguindo aquilo que fizemos nos nossos dias na cidade:

O que fazer em Chiang Mai, a maior cidade ao norte da Tailândia

o que fazer em chiang mai

Indo ainda mais ao norte, Chiang Rai é parada obrigatória para conhecer o fantástico templo branco. Mas a cidade tem ainda mais atrações a oferecer:

Chiang Rai e o Templo Branco: arte contemporânea em formato de templo budista

Chiang Rai Templo Branco Tailândia-16

No sul, passamos nossos dias de praia nas ilhas Phi Phi e consideramos esta uma ótima escolha. Ficamos mais tempo em um só local e pudemos aprofundar nossa visita, explorando as ilhas com a calma que gostamos de viajar.

De resultado, conseguimos escrever um texto completo mostrando como nem só de praias se faz a fama da ilha.

Como aproveitar ao máximo as ilhas Phi Phi

ilhas phi phi tailandia

E além de nossas noites na ilha maior, fizemos aquilo que pouquíssimos turistas têm acesso: dormimos uma noite em Maya Bay, a praia onde filmaram “A Praia”. E ainda mostramos o caminho das pedras para você fazer o mesmo.

Dormindo em Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia

Maya Bay Tailandia

 

Indo além em sua viagem para a Tailândia

Aos viajantes cujo planejamento vá além das fronteiras tailandesas, também temos uma série de textos sobre atrações de países vizinhos:

 

 

 

Close