O Reino Unido é um dos países mais visitados por brasileiros no mundo. Para nós a parte mais interessante está no norte do país, em terras escocesas. Para quem quer ir para lá, mas não sabe muito bem o que encontrar, listamos 12 pontos turísticos da Escócia que são imperdíveis, para nenhum turista botar defeito.
O que fazer na Escócia
A Escócia não é um país muito grande, mas devido à sua riquíssima história e inacreditável natureza, atrações turísticas não faltam. Na hora de escolher o que fazer no país, alguns pontos turísticos da Escócia não podem ficar de fora, principalmente se você quer ver o que o país apresenta de melhor em todos os âmbitos.
De castelos antiquíssimos a montanhas nevadas, passando por campos de batalha e homens usando kilt, a Escócia faz qualquer um se apaixonar por ela. É um país que facilmente figura no topo da lista dos mais incríveis do mundo.
Como viabilizar uma viagem pela Escócia
A Escócia não possui muitas cidades grandes. As poucas que tem ficam concentradas na parte baixa do país, próximas ao limite com a Inglaterra. Muitas das suas atrações e beleza se encontram nas paisagens, vistas nas estradas entre um destino e outro.
O país conta com uma boa malha ferroviária e rodoviária, e é totalmente viável usar somente seus pés nas cidades maiores como Edimburgo e Glasgow. Mas mesmo com um grande número de linhas de trens e ônibus unindo um canto e outro, algumas baldeações precisarão ser feitas e em muitas das vezes o turista verá a maravilhosa paisagem lá fora somente através da janela, o que para nós é um pecado.
Aconselhamos, assim como nós, a alugar um carro e fazer a viagem no seu ritmo, parando onde quiser para tirar as melhores fotografias e deslumbrar o melhor da natureza. As estradas escocesas são boas e bem sinalizadas, exceto em algumas partes bem rurais, como no norte da Ilha de Skye.
12 maiores pontos turísticos da Escócia
A lista de pontos turísticos da Escócia é bem diversificada e agradará a todo tipo de viajante, dos que querem vivenciar a história aos que gostam de ir às compras. Separamos a nata do que o turismo escocês oferece para facilitar a ida de quem está planejando ir para lá.
- Edimburgo
- Castelo de Edimburgo
- Glasgow
- Castelo de Stirling
- Monumento a William Wallace
- Highlands escoceses
- Glencoe
- Ilha de Skye
- Castelo de Eilean Donan
- Lago Ness
- Castelo de Urquhart
- Ver a Aurora Boreal em Inverness, se possível
1. Edimburgo
Edimburgo é a capital da Escócia e merece todos os turistas que recebe anualmente. A cidade historicamente é muito rica, com seus castelos, parques e museus super completos. Para o turista, Edimburgo é uma cidade bastante compacta, sendo possível visitar grande parte de seus pontos turísticos a pé. Não deixe de se deslumbrar com suas ruas, principalmente se estiver visitando em um raro dia de sol.
Saiba onde ficar e o que fazer em Edimburgo e planeje seus dias na capital da Escócia, a segunda cidade mais visitada do Reino Unido.
2. Castelo de Edimburgo
Se Edimburgo é a cidade mais frequentada pelos turistas, o Castelo de Edimburgo é a atração mais visitada da Escócia. O castelo encabeça a de pontos turísticos da Escócia devido à sua importância história e às incríveis vistas de toda a cidade de Edimburgo lá do alto.
Veja como é a visita ao Castelo de Edimburgo, o que encontrar lá e como chegar.
3. Glasgow
Glasgow pode não ser a cidade escocesa mais bonita, mas culturalmente falando é a mais rica. Com suas ruas repletas de artistas de rua, vestidos nos melhores kilts escoceses (as famosas saias quadriculadas), tocando suas gaitas de foles, dá gosto de caminhar por suas ruas. Além disso, a cidade é uma das melhores do Reino Unido para fazer compras, com as melhores marcas do mundo representadas lá.
Aproveite a passagem por Glasgow também para ver os lindos murais de rua, com vários grafites renomados e coloridos em suas esquinas.
Leia em detalhes o que fazer em Glasgow, seus melhores bairros e o porquê de visitar a maior cidade da Escócia.
4. Castelo de Stirling
Na simpática e histórica cidade de Stirling fica um dos castelos mais importantes do Reino Unido, onde inúmeros reis viveram e batalhas tomaram forma. O castelo de Stirling é imenso e possui ótimas vistas para a cidade lá embaixo.
Para saber mais sobre esta cidade medieval (e universitária), leia nosso texto sobre Stirling e suas atrações.
5. Monumento a William Wallace
O maior herói de terras escocesas não poderia ficar de fora dos pontos turísticos da Escócia. Em Stirling fica o Monumento a William Wallace, uma torre altíssima no topo de uma colina, onde vários documentos e artefatos pertencentes a Wallace podem ser vistos. Do topo da torre o turista tem acesso às melhores vistas da cidade e de toda a planície ao redor.
6. Highlands escocesas
Se existe algo que a Escócia tem que extraordinário são as Highlands. As Terras Altas escocesas são um dos lugares mais bonitos que já passei na vida. É tudo muito grandioso: seus vales, suas montanhas nevadas, seus lagos profundos. Não cometa o mesmo erro que muitos brasileiros, de ir à Escócia somente para ficar em Edimburgo. Alugue um carro, vá até as Highlands e veja um dos pontos turísticos da Escócia de maior beleza e grandiosidade.
Quer saber mais sobre os Highlands e comprovar que o lugar é isso tudo que digo? Veja como montar um roteiro pela Escócia e se convença a ir até lá.
7. Glencoe
Glencoe pode ser tida como a porta de entrada para as Highlands. Um vale deslumbrante com lindos lagos, deixa qualquer um de queixo caído ao vislumbrar seus contornos. Foi ali, em Glencoe, que começamos a perceber o que nos aguardava nas Highlands e que não iríamos nos decepcionar. Um lugar fantástico e super fotogênico, então, pule do carro e tire quantas fotos quiser.
8. Ilha de Skye
A Ilha de Skye fica nas Highlands, mas fora do continente. É a ilha de mais fácil acesso das Terras Altas escocesas, podendo ser acessada de carro através de uma ponte. E pode ter certeza que uma ida até lá é mais que obrigatória, a ilha é um dos principais pontos turísticos da Escócia.
Skye é tudo aquilo que mais sonhamos de belo, com uma paisagem irregular, cheia de abismos e precipícios angulosos, coroados com cachoeiras que deságuam na beira do mar, faróis que indicam que a terra acabou e com planícies de fazer qualquer um se beliscar para ver se o que seus olhos veem é verdade.
Estivemos em Skye e ela com certeza está na nossa lista para revisitarmos quando voltarmos à Escócia. Para saber mais, leia nosso roteiro ideal pela Ilha de Skye e veja o que fazer e como chegar lá.
9. Castelo de Eilean Donan
Tido como o castelo mais bonito do país, o pequeno Castelo de Eilean Donan fica nos Highlands escoceses, logo na entrada da Ilha de Skye, em meio a 3 lagos diferentes e cercado por montanhas nevadas. De tão bonito, é frequentemente requisitado para casamentos e filmes.
Saiba mais sobre a história do castelo de Eilean Donan e como chegar lá.
10. Lago Ness
Quem nunca pensou no Lago Ness ao ouvir falar em Escócia, levanta a mão? Ele é somente um em meio aos inúmeros lochs (lagos) espalhados pelo país, mas é, de longe, o mais conhecido. De acordo com a lenda, um monstro marinho da época dos dinossauros vive no fundo do Lago Ness, o que ainda hoje atrai muitos turistas na expectativa de observá-lo. Verdade ou não, o Lago Ness é lindo, principalmente em um dia ensolarado, e faz valer um passeio de barco por suas águas.
11. Castelo de Urquhart
As ruínas do Castelo de Urquhart são magníficas, mas além disso, ficam nas margens do Lago Ness, em um ponto que as deixam ainda mais impactantes. É maravilhoso poder visitar cada uma das edificações do conjunto do castelo podendo ver em seu entorno as águas azuis do lago e as montanhas no fundo.
O Castelo de Urquhart tem grande importância para a história da Escócia e uma visita não pode passar batida. Veja nosso relato sobre a visita ao Castelo de Urquhart e como chegar lá.
12. Aurora Boreal em Inverness
Este não é dos pontos turísticos da Escócia mais fáceis de ver (é bem raro de ocorrer e complexo de ver, na verdade), mas caso esteja nas condições ideais, é um fenômeno obrigatório para qualquer turista. Quando estivemos nas Highlands em março tivemos a sorte de vermos a Aurora Boreal na cidade de Inverness a olho nu. Foi um dos momentos mais inesquecíveis da vida.
Então, caso tenha uma viagem planejada para a Escócia, fique de olho no céu para presenciar um dos acontecimentos mais mágicos da natureza.
Que sonho!! Sempre quis conhecer a Escócia. Agora que estou terminando de assistir a série Outlander, minha vontade só aumentou!! Um dia quero realizar esse sonho!
A Escócia é um SONHO!
Estou indo pra Escocia agora de carro saímos de Londres, quero agradecer por as dicas!
Nós vamos ficar uma semana
Obrigado! E aproveitem!
Que coisa linda gente ! Meu sonho conhecer a Escócia, parabéns pelas dicas
Obrigada pelo comentário, espero que você consiga realizar o seu sonho!
Gostaria de saber se tiveram a experiência de estar em Edimburgo ou Londres no mês de Janeiro, considerando o inverno. Acreditam ser possível esses passeios em meados de Janeiro?? estarei lá na segunda quinzena janeiro/2020
Nós ja estivemos em Edimburgo em fevereiro e em Londres em dezembro/janeiro. Eu não acho que o frio impeça os passeios. O problema do inverno são os dias muito curtos, que impedem de colocar muitas atividades no roteiro. No verão isso é mais otimizado.
Na Escócia, o inverno tb faz com que os vilarejos menores não tenham tantas opções de restaurantes abertos, por exemplo. Mas que é possível viajar, é.
Boa noite! Estarei em Glasgow dia 25/04/2020 2 pretendo chegar em Londres dia 01/05. Vou alugar carro em Glasgow w gostaria de saber qual o melhor roteiro para conhecer a escócia durante esses dias.Poderiam me ajudar?
Erika, nós temos um texto cheio de dicas pra montar um roteiro pela Escócia.
Olá, boa tarde.
Me chamo Edison e estou seguindo vcs no Instagram. Tenho muita vontade de montar um roteiro para a Escócia e estou aproveitando demais as suas dicas. Mas tenho uma pergunta: sou fã de whisky e gostaria de saber como incluir as destilarias da região de Speyside? Como chegar até lá? Há locais para hospedagem? As agências locais de turismo oferecem passeios por estas destilarias?
Muito obrigado!
Um abraço grande!
Oi Edison, para visitar a rota do uísque, monte sua base em Inverness e de lá, de carro, sá 1h ou 1h30 de viagem até a região. imagino que exista oferta de hospedagem mais próxima, mas eu recomendaria que retornasse a Inverness ao fim do dia por ser uma cidade mais estruturada.
Caso prefira, de Inverness você também pode fazer passeios em tours fechados pela região.
Olá queridos,estou planejando minha primeira viagem pra fora do Brasil. Vou pra Escócia e França. Estava pesquisando sobre meios de economia..IOF por exemplo e achei o POST de vcs falando do Cartão Payoneer, infelizmente como não recebo de empresas estrangeiras ele não vale pra mim. Adorei o POST,e venho perguntar e pedir mais dicas sobre como posso economizar nessa viagem. 2018 será um ano sabático,preciso fazer ele render financeiramente por lá. Continuarei pesquisando. Agradeço toda ajuda que puderem me dar. Um abraço de uma alma cigana para outras.
Andressa, como você vai para ficar bastante tempo você pode abrir uma conta local, em algum banco europeu e usar o Transferwise para enviar os valores que precisar de sua conta brasileira pra lá. Assim você paga em moeda local, sem taxas.