Na hora de procurar o que fazer em Lisboa o turista pode ficar um pouco perdido em meio às tantas áreas turísticas na cidade.
Por isso, resolvemos listar as principais atrações da cidade divididas conforme as regiões de Lisboa nas quais elas se encontram. Desse jeito fica mais fácil para o visitante montar seu roteiro e decidir o que visitar na cidade.
A capital de Portugal é grande e muita gente, ao chegar lá, pode ficar perdido na hora de decidir o que fazer em Lisboa. Mas ao se organizar e aprender a se situar na cidade será fácil achar seus pontos turísticos mais procurados.
Já estivemos em Lisboa muitas vezes e nesse meio tempo exploramos bastante a cidade e seus arredores. Nossa lista inclui alguns pontos turísticos muito famosos e outros locais que muitos viajantes não costumam visitar, mas que nós adoramos.
Lisboa é uma das capitais europeias que mais gostamos. As atrações que selecionamos não incluem tudo o que a cidade tem a oferecer, mas servem como um bom guia para quem quer explorar a cidade a fundo.
23 dicas de atrações em Lisboa
Fizemos uma seleção das melhores e mais importantes atrações para ajudar a montar seu roteiro do que fazer em Lisboa.
A lista está ordenada e subdividida conforme as regiões da cidade, para facilitar sua vida como turista.
Para nós, as melhores atrações de Lisboa são:
Programe-se: Saiba onde ficar em Lisboa, os melhores bairros e hotéis em 9 regiões da cidade.
Roteiros em Lisboa
Veja nossas dicas do que fazer em Lisboa com roteiros e mapas detalhados das atrações de cada bairro da cidade.
1. Passeio de barco pelo Rio Tejo
Um dos mais incríveis passeios em Lisboa é o tour de barco pelo Rio Tejo, que nos permite ver a cidade de um novo e único ângulo.
O passeio sai de Belém e passa por inúmeros pontos turísticos de Lisboa, como a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e a Praça do Comércio.
Além disso, dependendo da época do ano, é possível ver golfinhos saltando ali, o que torna o passeio ainda mais especial!
Para quem quiser saber do tour em detalhes, veja como fazer o passeio de barco para programar sua viagem.
PS: Quer ter certeza que verá os golfinhos? Faça o passeio de catamarã pelo Rio Sado, que parte de Setúbal e aproveite para ver as praias da Serra da Arrábida, as mais bonitas da região de Lisboa.
2. As ruas de Lisboa
Uma das principais atrações de Lisboa é sua urbanização e a forma como a cidade ocupa suas colinas.
As ruas de Lisboa estão entre as mais bonitas que visitamos na vida, e olha que já caminhamos pelas avenidas de Paris e Londres.
Lisboa tem ruas angulares. Seus muitos sobrados se sobrepõem uns aos outros, criando uma paisagem urbana linda.
Todas as vezes que caminhávamos por Lisboa, demorávamos mais do que o necessário para chegar ao nosso destino, pois eu precisava parar para fotografar cada esquina.
Prepare o fôlego para subir asladeiras, tente usar seus pés como transporte e se jogue nas ruelas da capital portuguesa.
City Tour em Lisboa
Caso queira percorrer a cidade em um tour guiado, reserve sua vaga aqui. É grátis!
O city tour é muito bem recomendado e passa por toda a região central a pé.
Outra opção são os ônibus turísticos. Para os turistas que não puderem ou não quiserem andar, até porque Lisboa é uma cidade cheia de subidas e descidas, os ônibus podem funcionar bem.
O passe dura 24 horas e apresenta 3 tours diferentes: pela cidade, pela beira do rio Tejo até o Parque das Nações e por Belém. Nesses tours o turista determina onde subir e descer e a ordem em que vai visitar as atrações.
Leia mais: Quais são as melhores apólices de seguro viagem para Portugal?
3. Praça do Comércio
A Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, é a grande atração dessa região.
Fica na beira do Rio Tejo e é uma das maiores praças da Europa.
Foi erguida após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa, a mando do Marquês de Pombal. Ali funcionam até hoje vários ministérios do governo português.
Com uma estátua de D. José I em cima de um cavalo, a praça possui edifícios charmosos em seu entorno e ainda conta com o Arco Triunfal da Rua Augusta, um dos cartões postais mais conhecidos do país.
É um lugar perfeito para passar o final da tarde tomando um café e vendo as cores do pôr do sol colorir tudo de laranja. É muito comum os portugueses saírem de seus trabalhos e sentar na beira do rio Tejo para ver o dia se despedindo.
A Praça do Comércio é definitivamente um dos pontos altos de Lisboa.
4. Rua Augusta
A Rua Augusta é uma das mais famosas de Portugal.
É uma rua de pedestres que vai do Arco Triunfal até a Praça do Rossio.
Ao longo de sua extensão ficam diversos restaurantes, de tipos variados, mas de caráter amplamente turístico, com mesas ocupando quase a totalidade da rua. Vale a pena escolher um deles, sentar para comer um delicioso bolinho de bacalhau – que lá eles chamam de pastel de bacalhau – e tomar um vinho.
No comércio da Rua Augusta se destacam as lojas de marcas internacionais, ideais para quem também quer fazer compras.
5. Elevador de Santa Justa
Conhecido por sua beleza, funcionando numa torre em estilo neo-gótico, o Elevador de Santa Justa se encontra na interseção das Ruas Áurea com a de Santa Justa. Dá acesso ao Largo do Carmo, onde fica o convento de mesmo nome.
Funciona desde 1902 exatamente da mesma forma.
6. Praça Luis de Camões
É uma linda praça com a estátua de Camões, o grande poeta português, em seu centro.
Nela fica localizada a embaixada brasileira e bem perto dali funciona o restaurante e café “À Brasileira”. Fundado em 1905 ficou famoso por conta de um de seus frequentadores: Fernando Pessoa. Tanto é que existe uma estátua dele logo em frente.
A Praça Luis de Camões é um ótimo local para embarcar no eléctrico 28 que vai até a Alfama. Dali as chances são maiores de você viajar sentado.
Para quem prefere fazer um tour guiado por Lisboa, mas quer incluso um passeio de bonde e uma degustação de pasteis de nata, nada melhor do que agendar o passeio antecipadamente, com guia falando português com 3 horas de duração. O passeio sai justamente da Praça Luis de Camões.
7. Andar de eléctrico
A melhor forma de começar seu dia de turismo em Alfama é pegando o eléctrico 28, que cruza todo o bairro. Comece sua viagem no ponto mais afastado possível para poder ir sentado e tranqüilo (aconselhamos a esperar na Praça Luis de Camões).
O ideal é usar o eléctrico para ir até o ponto mais alto do bairro, o Miradouro da Senhora do Monte, e de lá descer pelas ruas de Alfama a pé.
Outra opção é fazer o tour de bonde turístico. Com ele é possível fazer quantas viagens quiser num período de 24 horas, seguindo o percurso que for melhor de acordo com seu roteiro.
Leia mais: Veja nosso roteiro para explorar o bairro da Alfama a fundo, de uma maneira bem prática, passo-a-passo.
8. Miradouros Senhora do Monte e Santa Luzia
Lisboa é uma cidade construída em cima de colinas e Alfama não poderia deixar de ter suas ruas e casas em subidas e descidas.
Do alto de Alfama, os turistas têm as melhores vistas da cidade em dois miradouros: o Miradouro da Senhora do Monte, que fica mais no alto, e o de Santa Luzia.
9. Igreja São Vicente de Fora
Uma das primeiras igrejas em estilo maneirista no país, a Igreja de São Vicente de Fora homenageia o padroeiro da cidade de Lisboa.
É uma edificação linda, que fica em uma região estratégica entre os dois miradouros de Alfama.
No interior do mosteiro, que fica ao lado da igreja, se encontra o Panteão da Dinastia de Bragança. Lá está enterrada a maior parte dos monarcas antecessores dos que trouxeram a corte para o Brasil.
10. Feira da Ladra
A Feira da Ladra é uma feirinha de rua e um dos mercados mais tradicionais de Lisboa. A feira acontece todas as terças e sábados ao lado da Igreja de São Vicente de Fora.
Por lá é possível encontrar de tudo, de azulejos a lembrancinhas baratas para trazer de volta de Portugal.
Mesmo sem comprar nada, é um local interessante para passar o tempo fotografando os moradores e suas mercadorias.
11. Panteão Nacional
A Igreja de Santa Engrácia foi elevada ao título de Panteão Nacional em homenagem aos militares e grandes cidadãos portugueses.
A entrada é paga, mas vale incluí-la em sua lista do que fazer em Lisboa nem que seja somente para tirar umas fotos do lado de fora, por conta de sua beleza.
12. Castelo de São Jorge
Um dos pontos turísticos mais visitados em Portugal, o Castelo de São Jorge une tudo o que um turista procura ao visitar Lisboa: história e paisagens.
Do castelo se tem a melhor vista da cidade. Termine sua visita no pôr do sol para ver as mais incríveis cores no céu lisboeta.
Conheça o Castelo de São Jorge em detalhes, e veja todas as informações de como chegar lá e aproveitar ao máximo sua visita.
13. Torre de Belém
Um dos monumentos mais visitados de Portugal, a Torre de Belém é um dos símbolos do país devido a sua importância histórica.
Lindíssima, fica nas águas do Rio Tejo e já passou por inúmeras transformações até virar a atração turística que conhecemos hoje.
Dali da Torre de Belém sai também o passeio mais gostoso e inusitado de Lisboa, o tour de barco, onde o turista tem a oportunidade de ver a cidade de outro ângulo. O passeio é feito em um veleiro que vai de Belém até Alfama. Muito agradável!
Conheça os detalhes da visita à Torre de Belém.
14. Mosteiro dos Jerônimos
Uma das atrações mais belas de Portugal, o Mosteiro dos Jerônimos é um perfeito exemplo da arquitetura manuelina.
Além dos maravilhosos edifícios que compõem o conjunto arquitetônico – a Igreja de Santa Maria de Belém e o mosteiro em si – uma visita ainda permite que se conheça o local onde estão enterrados dois célebres portugueses: Camões e Vasco da Gama.
Uma das atrações de Lisboa que mais gostamos, veja como incluir o Mosteiro dos Jerônimos em seu roteiro pelo bairro de Belém.
15. Padrão dos descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um monumento erguido em homenagem às grandes navegações portuguesas, que expandiram a visão de mundo na época e exploraram inúmeras terras nos cinco continentes, incluindo o Brasil.
Enorme e poderoso, uma visita ao monumento é indispensável. A vista do seu topo é belíssima.
Entenda todos os detalhes do Padrão dos Descobrimentos.
16. Pastéis de Belém
O único local do mundo autorizado a chamar seus pasteis de nata de “pastéis de Belém” fica, claro, em Belém.
É só procurar a Antiga Confeitaria de Belém e se esbaldar em seus doces maravilhosos. São deliciosos e uma visita à confeitaria é obrigatória a quem vai a Lisboa.
Saiba como visitar a confeitaria mais famosa de Lisboa e descobrir o que esperar dos famosos pastéis de Belém.
17. Príncipe Real
Príncipe Real é um dos bairros mais caros da cidade, mas ainda assim tem preços acessíveis para ficar hospedado e comer bem.
Em nossas andanças à noite, quando o bairro fica bem movimentado, achamos vários restaurantes pequeninos de qualidade inestimável.
É uma área ótima para quem quer se sentir um local, sentar nos quiosques da praça e tomar um vinho à noite.
18. Miradouro São Pedro de Alcantara
Juntamente com os jardins de mesmo nome, o Miradouro São Pedro de Alcântara fica na descida do Bairro Alto em direção à Praça de Camões.
Lá é possível sentar em um dos bancos e ver a cidade viva, com pessoas andando pra lá e pra cá, as casinhas de telhas ocres lá embaixo e o Castelo de São Jorge coroando a paisagem.
Normalmente é possível encontrar senhores tocando fado no mesmo local. Um lugar muito agradável.
19. Basílica da Estrela
A Basílica da Estrela foi construída a mando de D. Maria I, conhecida aqui no Brasil como “A Louca”, em agradecimento pelo nascimento de seu herdeiro homem.
Os restos mortais da rainha estão no interior da igreja e é a única monarca da dinastia dos Bragança – exceto D. Pedro I e II, que estão sepultados no Brasil – que não está enterrada no panteão da Igreja de São Vicente de Fora.
A basílica é muito bonita, com uma cúpula rústica e arquitetura barroca.
20. Jardim da Estrela
Localizado do outro lado da basílica, é um lindo jardim no bairro da Estrela.
Possui lagos cheios de marrecos e patos, coretos que criam vida durante o verão onde várias bandinhas tocam, e alguns quiosques para lanchinhos rápidos.
21. Gare do Oriente
Por sua arquitetura, a Gare do Oriente entra na lista de muitas pessoas que procuram o que fazer em Lisboa. É uma estação de metrô projetada pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava, autor entre outras obras, do Museu do Amanhã, no Rio, da Puente de La Mujer em Buenos Aires e do Oculus, em Nova York.
Sua arquitetura é belíssima e a estação se conecta com o shopping center Vasco da Gama, para quem quiser ir às compras ou procurar o que comer.
Veja nosso roteiro completo para explorar a pé o Parque das Nações.
22. Oceanário
O edifício mais famoso do Parque das Nações é o Oceanário de Lisboa e já foi considerado o melhor aquário do mundo, com inúmeras espécies de animais marinhos.
Ali também fica o centro de oceanografia e biologia, onde estudos são feitos com essa temática. Os adultos se divertem e as crianças se encantam neste lugar.
23. Teleférico
Logo atrás do Oceanário fica a entrada para o Teleférico de Lisboa, que atravessa uma parte do Rio Tejo pelo alto, o que rende belas fotos.
O Parque das Nações é uma região bem grande e caminhar por toda sua extensão pode ser bem exaustivo, então o teleférico vira um ótimo transporte até o outro lado do bairro.
Roteiros bate e volta de Lisboa
Lugares da Região Metropolitana de Lisboa que valem uma visita. Caso tenha um ou mais dias sobrando em seu roteiro, aproveite para conhecer locais próximos de Lisboa sem precisar fazer check-out do seu hotel.
Como visitar as atrações de Lisboa
Lisboa é uma cidade caminhável.
Mesmo com suas muitas ladeiras, para quem tem disposição é bem mais agradável passear a pé por suas lindíssimas ruas.
Tente pelo menos descer as ladeiras desta forma, deixando a volta para o metrô, caso se hospede na parte alta da cidade.
E além das várias estações de metrô, ainda existem os ônibus, eléctricos e táxis.
Não é preciso alugar um carro para conhecer a capital portuguesa. Até mesmo se quiser esticar para Cascais ou Sintra, existem trens que levam até lá.
O carro vale sim, se você quiser explorar mais a fundo o interior do país, indo a regiões mais afastadas. Neste caso, faça sua pesquisa com a RentCars e compare as diferentes ofertas das locadoras disponíveis.
Vai viajar por todo Portugal? Veja nossas dicas do que fazer no Algarve
Faltaram os Museu Nacional do azulejo e o Museu dos Coches!
Eu estou vendo este roteiro e estarei indo dia 29 de dezembro chegando dia 30 ! Uma curiosidade , conseguimos reservar restaurante para a virada do ano , o que indicaria ?
Oi Katia, sim, conseguem reservar restaurante na virada, mas faça com antecedência, pois todos passam a virada em restaurantes.
De todos que vi as suas dicas foram as melhores.
Está me ajudando muito na minha estadia em Lisboa.
Obrigada pelo comentário, Rita!
olá, tudo bem?
o free tour que recomenda acima, tem certeza que é em Portugues?
pois no link que é direcionado aparece que ele é em ingles e minha namorada não sabe ingles.
nao tenho conseguido achar tour em portugues
Oi Jonas, acabei de checar e eles mudaram o tour para inglês 🙁
Mudei a explicação no texto, obrigada por me avisar.
Como está agora com a questão da pandemia , será que da pra viajar em dezembro ?
Atualmente essa pergunta é a mais difícil de responder rs
Excelente matéria para quem vai visitar Portugal pela primeira vez. Eu pretendo ir com minha filha e meu genro mas só em outubro de 2021.
Obrigada pela mensagem! Venham sim, aqui é uma delícia!
Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas, estou planejando uma viagem para Lisboa/Espanha com minha filha de 8 anos, no que se refere ao clima, o mês de janeiro é um bom mês para essa viagem? Agradeço se puder me ajudar.
Oi Juliana, aqui está frio, tragam agasalhos!
Maio a agosto é excelente muito gostoso pra passear está quentinho
Larissa, simplesmente AMEI todos seus posts, super explicativos para quem esta indo para Portugal pela primeira vez. Parabens, vc escreve muito bem e e rica nos detalhes. Esterei sempre por aqui, acompanhando seu blog
Oi Mirela, nossa, muito obrigada pelo comentário, só me dá mais vontade de continuar dividindo as dicas com vocês!
Abraços e boa viagem!
Oie! Adorei o site! Parabéns.
Estou indo com meu marido e dois filhos pequenos p passar alguns dias por lá. Peguei seu roteiro e ainda coloquei o oceanário, que acho q vai ser sucesso com os meninos.
Se vc não se importar ( e puder) , gostaria de saber sobre os restaurantes q vc mais gostou por lá. Obg!!!
Oi Ana Carolina, tudo bem? Temos um texto sobre o Parque das Nações, em Lisboa, o bairro onde fica o Oceanário. Se quiser dar uma lida pra ver se tem algo mais para acrescentar!
Sobre restaurantes, gostamos muito do Fome, tanto no almoço quanto no jantar, os pratos são sensacionais e não tão caros.
Uma opção que consideramos imperdível para comer é ir até o LX Factory, um complexo dentro de uma antiga fábrica em Lisboa, cheia de restaurantes para todos os bolsos e gostos. Vamos até incluí-lo no nosso guia, pois estivemos lá na nossa última visita à cidade e amamos!
Esse restaurante aqui no Princípe Real também se tornou um de nossos favoritos, se chama Largo Ao Tacho. E para almoço, super recomendamos o Carmo, bem perto das atrações turísticas, e com um menu de almoço maravilhoso e barato.
Excepcional o site, tenho acompanhad muito para planejar minha ida a Lisboa em Janeiro…. uma duvida: quantas horas mais ou menos seriam esses roteiros da Torre de Belem+Monasterio+descobrimento e do Bairro de Alfama? São passeio que ocupariam todo o dia ou dá para contemplar em cada turno? Muito obrigado e parabéns!
Oi Carlos, dá para fazer os passeios em um único dia se começar cedo. Pode começar por Belém e ficar 1h em cada local e depois do almoço ir para Alfama e fazer o trajeto de cima a baixo. Temos um texto só sobre o roteiro de Alfama que vai te ajudar a planejar melhor: https://vidacigana.com/bairro-alfama-lisboa/
Abs!
Que ótimo… ajudou muito seu retorno, pois já salvei todo o roteiro de Alfama que vcs fizeram e vou reproduzi-lo hehehe…. chegaram a visitar Sintra? MAis uma vez, parabens pelo site, muito bom mesmo.
Que legal Carlos!
Nós fomos para Sintra também e publicamos um texto sobre o Castelo dos Mouros. Dê uma lida que pode te ajudar a planejar a ida até lá.