Home » Reino Unido » Roteiro pela Escócia: as cidades, as Highlands e a Ilha de Skye
Reino Unido

Roteiro pela Escócia: as cidades, as Highlands e a Ilha de Skye

Roteiro pela Escócia: A maravilhosa Aurora Boreal vista dos céus de Inverness, nos Highlands escoceses.

Para montar um roteiro pela Escócia é preciso primeiro definir quais partes do país você quer conhecer. A Escócia é dividida geograficamente entre as Terras Baixas, onde se localizam suas maiores cidades, e as Terras Altas, as famosas Highlands, onde estão suas paisagens mais impressionantes.

Escolher visitar uma região ou outra (ou ambas) é determinante para saber quantos dias de viagem serão necessários em seu roteiro e qual a melhor forma de se locomover de um canto a outro do país.

Na parte baixa do país, a capital, Edimburgo, ao lado das cidades de Stirling e Glasgow, são ótimas opções de passeio e, na parte alta, Inverness se destaca aos olhos dos visitantes.

Neste artigo, vamos explicar detalhes sobre diferentes áreas do país para te ajudar a montar o seu roteiro pela Escócia!

O que ver e fazer em cada região escocesa

Uma vaca escocesa com franja

As maiores cidades escocesas ficam na parte baixa do país, próximas à fronteira com o norte da Inglaterra. A capital, Edimburgo, é a cidade mais turística e costuma ser o ponto de partida de todo roteiro pela Escócia. Das demais cidades, Stirling e Glasgow são opções interessantes para incluir alguns dias no roteiro.

Na costa oeste do país, a única cidade grande é Inverness, que serve de apoio para explorar o Lago Ness e seus arredores. O restante das Highlands é formado por vilarejos e pequenos povoados, que apesar de reduzidos, têm boa estrutura de hospedagem para quem viaja o interior do país por conta própria.

Para explicar o que fazer em cada região e dar dicas de quantos dias de viagem serão necessários para cumprir seu roteiro pela Escócia, vamos dividir as atrações do país em sete regiões:

  1. Edimburgo
  2. Glasgow
  3. Stirling
  4. Lago Ness
  5. Inverness
  6. Highlands
  7. Ilha de Skye

Agora, vamos explorar detalhes de cada uma dessas áreas para que você possa criar o itinerário perfeito para sua viagem pela Escócia!

Leia mais: 9 Castelos na Escócia para se apaixonar pelo país.

1. Edimburgo

A cidade de Edimburgo vista do alto do Castelo.

Para quem viaja à Escócia pela primeira vez, Edimburgo é a melhor introdução a sua história e cultura. Isso porque essa é a cidade mais turística do país, aqui estão as maiores atrações da parte baixa. Recomendamos que você fique alguns dias para se ambientar e use a cidade de base para explorar outras localizações próximas. Você pode até optar por um carro alugado para explorar as Highlands.

Quantos dias ficar em Edimburgo?

Se você reservar 2 ou 3 dias de sua estadia na Escócia para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, faça o básico. Vá ao Castelo de Edimburgo, explore a Royal Mile, suba o Calton Hill e não saia de Edimburgo sem visitar também o National Museum of Scotland para entender mais sobre a história do país.

Com alguns dias a mais, entre 4 ou 5 dias, já dá para conhecer tudo o que Edimburgo tem a oferecer com a calma necessária.

Se você tiver a disponibilidade e vontade de passar uma semana ou mais por aqui, ainda é possível conhecer boa parte da Escócia tendo Edimburgo como sua base.

Da capital, explore Glasgow e Stirling em passeios diários, estilo bate e volta, usando os trens escoceses. Para visitar as Highlands, você pode embarcar em tours organizados pelas agências turísticas locais (caso não goste da ideia de alugar um carro), que têm opções com um ou mais dias de duração.

Veja mais: O que fazer em Edimburgo: top 13 atrações da cidade.

2. Glasgow

Arte de rua de Glasgow.

Muita gente deixa de fora as cidades de Glasgow e Stirling, mas elas são essenciais para entender a história do país e ver como é a vida de quem vive na Escócia hoje em dia.

Ambas podem ser visitadas como um bate e volta a partir de Edimburgo, mas para uma viagem com mais calma, reserve ao menos uma noite em cada para sentir o clima das cidades escocesas.

Em Glasgow, se você optar por não passar a noite, aproveite o dia no centro da cidade, caminhando pela George Square, Buchanan e Argyle Street. Se você der sorte de conseguir um fim de semana de sol (coisa rara no Reino Unido) verá as ruas coloridas e animadas, cheias de apresentações culturais ao ar livre.

Para quem quer dedicar mais tempo a Glasgow, passar uma noite na cidade será uma ótima oportunidade para explorar os restaurantes do West End e ir ao Riverside Museum.

Veja mais: O que fazer em Glasgow: 9 melhores atrações.

3. Stirling

Um homem olhando pra uma cúpula vazada no Monumento a William Wallace

Em Stirling, as atrações são o castelo da cidade, que é imperdível, e o Monumento a William Wallace. A cidade é o local da famosa batalha retratada em “Coração Valente” e uma visita é fundamental a quem se interessa por este período da história escocesa.

Veja mais: Stirling, na Escócia: o Castelo e a história de William Wallace.

4. Lago Ness

O Castelo de Urquhart na beira do Lago Ness, nas Highlands escoceses.

O Lago Ness é um dos pontos turísticos mais famosos da Escócia. Conhecido por suas águas escuras e profundas e pela vegetação ao redor, o lago é associado à lenda do “monstro do Lago Ness”, ou Nessie, como é chamado pelos habitantes locais.

Independente da história ser verdade ou não, a lenda atrai muitos visitantes com esperança de avistar o monstro. Para visitar o Lago Ness, é possível fazer passeios de barco ao seu redor.

Reserve ao menos um dia de seu roteiro para conhecer o lago e também Castelo de Urquhart, de onde se tem as melhores vistas do espelho d’água.

5. Inverness

A cidade de Inverness na beira do lago num lindo dia de céu azul

Inverness é a maior cidade das Terras Altas escocesas e ponto de parada obrigatório em qualquer roteiro pela Escócia que pretenda explorar as Highlands.

Com uns dias a mais, use seu tempo para conhecer o centro da cidade. E fique atento à previsão: Inverness é o melhor lugar do Reino Unido para ver a Aurora Boreal! É raro, mas caso o dia esteja propício, se afaste das luzes urbanas para presenciar esse fenômeno. Nós conseguimos ver e foi mágico!

6. Highlands

Montanhas nevadas na beira de um lago nas Highlands escocesas

Ao norte da Escócia, as Highlands são uma região repleta de montanhas que se destacam pela paisagem natural. Aqui está a maior montanha da Grã-Bretanha, Ben Nevis, além do Lago Ness, um dos pontos mais conhecidos do país. É também o lugar que deu cenário a diferentes locações da série de filmes Harry Potter (o trem para Hogwarts é real e passa por aqui!).

O melhor momento para visitar as Highlands escocesas é entre a primavera e o verão europeus, nos meses de abril a novembro. Isso porque durante esse período as temperaturas são mais amenas e os dias são mais longos, então é possível aproveitar ao máximo todo o passeio.

Leia mais: As Highlands da Escócia, como fazer a melhor viagem do Reino Unido.

7. Ilha de Skye

O lindo e dramático cenário da Ilha de Skye

Dentro das Highlands, mas ainda mais isolada, a Ilha de Skye é um destino à parte e merece alguns dias dedicados apenas para si.

A ilha não é servida pelas linhas férreas escocesas e as estações de trem mais próximas ficam em Kyle of Lochalsh, próximo ao Castelo de Eilean Donan e em Mallaig, de onde é possível cruzar até a ilha usando um ferry.

De ônibus, a Scottish City Link tem linhas até Portree, a maior cidade de Skye. Ou mesmo até o porto de Uig, no extremo norte da ilha. Essas viagens, no entanto, servem mais aos moradores do que aos turistas. Como todas as atrações da ilha ficam distantes dos povoados, alugar um carro é fundamental para ordenar bem seu roteiro.

Veja mais: O roteiro ideal pela Ilha de Skye, a mais fotogênica da Escócia.

Roteiro pela Escócia com o restante do Reino Unido

Rua estreita e movimentada em York, no norte da Inglaterra.
York, no norte da Inglaterra

Um roteiro pela Escócia encaixa muito bem como uma extensão de uma viagem a Londres. Pela distância, um voo curto é a melhor opção para viajar da capital britânica à Escócia, levando 1 hora e meia no trajeto. No país os principais aeroportos são os de Edimburgo e Glasgow, que recebem voos de diversas companhias, incluindo as low-cost.

Indo de ônibus, as viagens saem do terminal Victoria em Londres e duram 8h30 até Glasgow ou 9h30 até Edimburgo, caso opte por viagens noturnas sem paradas. Poucas linhas, no entanto, fazem o trajeto direto e as paradas podem fazer o caminho durar até o dobro do tempo.

Para pesquisar linhas e horários de ônibus pelo interior do Reino Unido use o site da National Express. Para comparar preços e trajetos de empresas diferentes use sites como o Check My Bus.

Os trens de longa distância no Reino Unido são muito caros e só compensarão se a compra das passagens for feita com muita antecedência. Use o site da National Rail para se planejar.

De Londres a Edimburgo os trens saem da estação Kings Cross. Se seu destino for Glasgow, as viagens partem de London Euston.

Particularmente acho um desperdício emendar um roteiro pela Escócia saindo diretamente de Londres. Caso tenha tempo em sua programação, inclua paradas intermediárias pelas cidades do norte da Inglaterra e sua viagem será muito mais interessante.

Se você vai de Londres a Edimburgo, passe alguns dias em York antes de seguir pela Escócia. A cidade, com seu centro amuralhado, é uma das mais fascinantes de todo o Reino Unido.

Para quem tem Glasgow como destino final, a melhor opção é explorar Liverpool e conhecer de perto as atrações da cidade dos Beatles.

Como se locomover na Escócia

Eu na beira de uma rocha com o farol da ilha de Skye ao fundo, na ponta de uma península

O sistema de transporte público funciona muito bem na Escócia. O turista tem à disposição linhas de trem e ônibus que circulam por todo o país ligando as principais cidades e os mais diversos vilarejos do interior.

Na parte baixa do país os trens são a melhor escolha. Há partidas a cada 20/30 minutos ligando Edimburgo, Glasgow e Stirling, em viagens que duram pouco menos de uma hora. Os horários podem ser vistos no site da ScotRail.

Para economizar umas libras a mais, a alternativa pode ser recorrer aos ônibus intermunicipais. A maior empresa, que oferece viagens até aos menores povoados do país, é a Scottish City Link. Para encontrar ofertas de viagens por 1 libra apenas, procure por promoções com a MegaBus.

Se você quer visitar as maiores cidades, o transporte público é suficiente. Mas para um roteiro pela Escócia que se aprofunde nas Highlands e vá explorar a Ilha de Skye, a melhor escolha é alugar um carro para ter a liberdade necessária para explorar a região.

Por mais que seja possível chegar aos povoados mais remotos usando os trens e ônibus escoceses, só o carro permitirá que você chegue aos locais com as paisagens mais impressionantes.

O trânsito na Escócia segue a mão invertida, como na Inglaterra. Mas não limite seu passeio por receio de dirigir “do lado errado”. As estradas na Escócia não são muito movimentadas e talvez sejam o melhor lugar para perder o medo de guiar sentado do lado direito do carro.

Alugue um carro com a RentCars e pague por sua reserva em reais sem cobrança de IOF.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

61 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Ola. Parabens pelas dicas do blog…mas agora nao sei o que fazerkkk. Tem muita coisa legal. Estou planejando uma viagem de 10 dias na Escocia com meu marido e meus dois filhos de 21 e 24 anos no final de junho e primeira semana de julho. Ja sei que teremos que escolher que regiao visitar. Acho que Highlander/Inverness seria mais interessante nessa primeira vez. Podemos alugar carro e/ou fazer de trem. Sairiamos de Londres O que voce sugere? Thanks!!

    • Olá Maristela, vcs tem vários dias aí pra explorar! Sugiro fazer Edimburgo, Highlands com Isle of Skye, Inverness (aí pode ficar 1 noite só, não tem tanta coisa assim pra fazer), Stirling e Glasgow. Alugar carro é sempre a melhor opção neste caso!

    • lá Lívia, o Reino Unido é bom de visitar em qualquer época. Em janeiro estará bem frio e chuvoso, mas mesmo assim dá pra se ver muita coisa. Agora, gastar muito que é mais difícil, a começar pela conversão pra libra.

  • Bom dia ! Queria sugestões para minha viagem ! Viajarei em dezembro com meu marido e dois filhos , 9 e 12 anos . Pensei em ficarmos 8 dias em Londres , irmos de avião até Inverness , lá alugar um carro e ficarmos na região por 3 dias . Depois irmos até Edimburgo , por mais 3 dias . Ai vamos de avião até Dublin , onde ficamos mais três dias . De Dublin pegamos um avião até Liverpool onde ficamos dois dias e depois voltamos para Londres de trem . O que acham ? Aceito sugestões!
    Obrigada

  • Oie Carlos, tudo bem?

    Obrigada por tantos posts lindos e inspiradores sobre a Escócia!
    A minha ideia é um roteiro de 8 dias, com 3 ou 4 bases.
    MASSSS, teremos um baby de 1 ano, pequeno viajante com a gente.
    Eeeee… iremos em fevereiro.
    Ou seja, muitas peças pra encaixar.
    Seremos 4 adultos + o Baby.
    Queremos airbnb e alugar carro.
    Estou em duvida em quais cidades fazer base pra nao ficar muito corrido.
    Quais vocês sugeriria?
    Além de Glasgow e Edinburgh e Inverness?

    Valeu! Super obrigada!

  • Olá. Tudo bem. Moro no Rio e Edimburgo seria uma viagem que gostaria muito de fazer com minha filha qd ela dizer 16 anos. O caso q a gente fala inglês iniciante e ficamos um pouco receosas de dar ruim lá na hora kkkk. Queremos 5 dias de passeio e estou anotando alguns itinerários. Minha filha gostaria de andar nos três e ônibus, mas fico com medo de me perder!!

  • Bom dia
    Estou querendo ir à Escócia no início de dezembro, mas estou com medo de ser um problema por ser inverno, mas é a única época que posso ir. Voê pode dar uma dica de roteiro de 5 ou 6 dias para este período de inverno?
    Desde já te agradeço e parabéns pelo blog

  • Olá td bem? Gostaria d dicas d vcs p Escócia estamos c tempo muito restrito p ficar lá são somente 3 dias, pensamos, saindo de Londres 1 d Edimburgo 2 d Inverness oq acham?

  • Adorei seu roteiro pela Escócia. Tinha feito um e adaptei com suas dicas. Poderia comentar se meu roteiro está legal ? Tempo em cada local e lugares escolhidos ?
    Dia 1 – Londres (chegada as 7h20)
    Dia 2 – Londres – Liverpool
    Dia 3 – Liverpool
    Dia 4 – Liverpool – York
    Dia 5 – York – Edimburgo
    Dia 6 – Edimburgo
    Dia 7 – Edimburgo – Fort William (passando pelo Loch Lomond) – (destilaria Ben Nevis)
    Dia 8 – Fort William – Portree (margeando lagos Lochs Lochy, Garry e Cluaine) e Castelo Eilean Donan
    Dia 9 – Portree (ilha Skye) e no final do dia Portree – Inverness (passando pelo lago Ness, Urquhart Castle)
    Dia 10 – Inverness (lago Ness, Urquhart Castle) – Edinburgo – 8:00 – 14:00 (carro), ir direto para o aeroporto para o vôo Edimburgo – Dublin – 18:00 (Easyjet) ou ir para Dublin no outro dia cedo.
    Dia 11 – Dublin
    Dia 12 – Dublin
    Dia 13 – Dublin – Londres
    Dia 14 – Londres
    Dia 15 – Londres
    Dia 16 – Londres
    Dia 17 – Londres – São Paulo (saindo às 22:05)

  • Te falar que quem não dirige sofre hsaushuahsa eu sempre leio “melhor opção é alugar um carro”
    Mas é a vida, eu não dirijo, nem tenho carteira… Mas quero muito ficar uns dias na ilha de Skye, nem sei porque direito, não me pergunte… as cidades em si não tem nada? Fiquei com essa impressão…

    • A Ilha de Skye é lindíssima, um dos lugares mais bonitos que já visitamos. Mas é isso, as cidades não tem nada, o que tem de bonito é a paisagem que se vê enquanto dirige, ou vai de um lugar para o outro.

  • Oi! Tudo bem? Estou planejando uma viagem de 5 dias na Escócia, qual roteiro recomenda, creio que não irei conseguir conhecer tudo. Se puder me ajudar, agradeço.

  • Larissa e Carlos, muito legal as suas observações. Pretendo ir com a esposa para a Escócia, mas não sei direito onde … kkk. Acredito que ficarei em Edimburgo por uns 4 dias e de lá, farei os passeios. Estamos programando para janeiro de 2023 (do dia 3 ao dia 8). Como estaremos no inverno, farei as perguntas:
    1) Deste local, conseguiremos conhecer as Highlands?
    2) Estando no inverno, é seguro alugar um carro, ou as estradas estarão escorregadias demais?
    3) Me de algumas dicas para aproveitar esses poucos dias, ok?
    Muito obrigado,
    Marcelo.

  • Olá! estou planejando viagem para a Escócia com minha filha de 16 anos, qual a melhor época que você sugere para visitar as Highlands? Queremos deixar alguns dias para Londres, o que você acha? Como estamos em fase de planejamento, gostaria muito da ajuda de vcs.

    • Oi Ana, maio e setembro são épocas boas para ir, não vai estar tão cheio de turistas e vocês poderão ver pássaros nos ninhos, árvores floridas, campos coloridos, etc. Verão é bom pois estará mais quente, mas o tempo lá é bem imprevisível em qualquer época do ano. Sem contar que no verão fica bem cheio por causa das férias escolares. Mas até com chuva aquilo lá é lindo demais! Nos 4 dias nas Highlands pegamos somente 1 de sol e mesmo assim, foi perfeito!

  • Olá! Muito bom o seu post!! Vou para Liverpool em outubro a estudos e estou pensando em dar uma esticadinha na Escócia. Será que há algum problema alugar um carro em Liverpool e ir para a Escócia, um “outro pais”? Esse trajeto passa por algum ponto de imigração?

  • Olá! Super bacana o Blog de vocês! Eu e meu marido vamos para Edimburgo em outubro, 5 dias. Queremos muito fazer Stirling, Loch Ness, Highlands e Eilean Donan, passando pelo viaduto Gleinfinnan. Pensamos em fazer tudo de ônibus ou trem local, o que vocês acham?

  • Larissa e Carlos, tudo bem?
    Quero agradecer muito o blog de vcs! Estive na Escócia em fevereiro e explorei as Highlands em linha com o que vcs sugeriram! Amei e quero voltar em breve!
    Abraços!

  • Parabéns pelo blog e muito obrigado pelas dicas.
    Realmente a maior dificuldade é escolher as cidades a serem visitadas.
    Vamos passar 22 dias a partir do final de dezembro.
    Estamos pensando em 2d em Liverpool, 1d em York, 4d em Edimburgo (Réveillon), 2d Inverness, 1d em Glasgow, 1d em Manchester, 3d em Dublin e 2d em Londres.
    Estamos considerando apenas dias cheios (sem considerar chegada e saída). Como já conhecemos Londres optamos por cidades que não conhecemos. O que acham do roteiro?
    Muito obrigado.

  • Olá, ptetendo passar 5 dias pela Escócia. Para Highlands o que sugerem para apenas 3 dias? E dois para Edimburgo. Ou será que um dia chega para ver Edimburgo? E parabéns pelo blog. Bjinhos

  • Olá! Estou a pensar ir 7 dias a Escócia, queria ver Edimburgo e terras altas… Pensei ficar hospedado em dois sítios, primeiro em Edimburgo e dp algum sitio nas terras altas que servisse de ligação para visitar as mesmas. Que acham? E que local nas terras altas para ficar hospedado? Inverness?

  • Oiiii! Amei o blog de vcs, já estou fuçando em tudo! Vou para Londres em Dez/2020 para um intercâmbio com meu namorado e estou querendo passear de carro pela Escócia. Nós gostamos muito de acampar e mesmo dormir no carro. Será que podemos alugar um carro e dormir nele? Não estamos planejando alugar um motorhome talvez pelo tamanho mesmo e para não termos nenhuma dificuldade de acesso nas cidades e estradas. Vcs indicariam essa façanha ou é melhor um hotel ou Airbnb mesmo?

    • Oi Bruna, então, lá é bem frio… não sei como funcionaria acampamentos lá ou dormir no carro. Nós gostamos de o mínimo de perrengue possível, então costumamos escolher o hotel ou airbnb mesmo hehehe
      Mas acredito que devam existir acampamentos com infraestrutura boa lá.

  • Olá…e obrigado pelas postagens, estão ótimas. Vamos viajar para Londres no final de julho 2020 e temos apenas 4 dias para Escócia…o que vocês indicam? Pensei em ir de avião para Endiburgo e ficar um dia…alugar um carro e deixar 3 dias para o Norte.

  • Olá! Parabéns pelo blog! Estou apaixonada pela riqueza de detalhes e pelas fotos que vocês fazem ! Estou indo para Escocia no final de fevereiro. Poderiam compartilhar um mapa com as estradas que vocês pegaram para as Highlands? Tenho visto mtas opções e tenho ficado confusa. O roteiro de vcs me parece o mais de acordo com o que queremos ver. Mto obrigada

  • Olá, vou fazer intercâmbio de 2 semanas na Iglsndzxa contar do dia 25/05/20 É depois terei 2 semsnas livres e gostaria muito de conhecer a Escócia e os principais pontos turísticos. Onde devo ir e onde ficar hospedada a preços acessíveis?

  • Olá. Parabéns e obrigada por este blog. Pretendo viajar sozinha mas não posso dirigir. Pretendo visitar a Irlanda, Escócia e Inglaterra, em qualquer ordem (a mais barata possível) e tenho gosto por vilarejos e paisagens (não me importo com compras e tal). Qual é a melhor ordem para poupar dinheiro e aproveitar o tempo, ir do Brasil para onde e de lá para onde e de onde voltar? O dinheiro, além de um pouco em cash, dá pra usar bem um cartão daqueles que a gente compra a moeda aqui e carrega o cartão? Cartões de crédito/débito acredito que fica muito caro pelas taxas, certo? E como se faz para usar internet no celular na Europa (sem wifi)? Muito grata, vcs são muito generosos em ajudar.

    • Oi Kelly, olha, os 3 países são bem caros, não saberia dar uma ordem rs
      O ideal é ir até Londres e de lá subir até a Escócia, descer de volta e ir pra Irlanda, voltando a Londres depois para voltar ao Brasil. Seria o mais simples.

  • Oi!! muito bacana o blog de voces, e está sendo super útil para o planejamento da minha viagem! Preciso de uma recomendação de vcs no roteiro. É um roteiro de 17 dias, com chegada e retorno a partir de Londres, mas depois de alguns dias en Londres, pegando o carro para ir a Escocia. O draft atual está assim : Londres 5d /York 3d/ Edimburgo 3d/ Inverness 3d/ Manchester 3d (retorno a Londres direto aeroporto). Entretanto estou achando um tanto radical esse plano Inverness direto a Manchester. Alguma dica de cidade no meio do caminho para uma parada ou quem sabe um pernoite? Obrigada desde já.

    • Oi Fernanda, você pode parar em Glasgow e ficar 2 dias. Tiraria 1 dia de York, 1 dia de Inverness e 1 de Manchester, colocaria 1 dia em Skye e 1 dia em Glasgow.

  • olá tudo bem? legal a materia e os comentarios… acabei de reservar trem de londres para edimburgo dia 5/1/2020, e duas noites em edimburgo… de la pretendo alugar carro de 7 a 11/1 para visitar highlands… e embarco de edimburgo dia 11/1. qual sua ideia de roteiro de 7 a 11? hospedar por onde? somos um casal com duas crianças de 6 e 8 anos…. muuuito obrigado pela ajuda e dicas!!! abraços… :))

    • A idade mínima no Reino Unido é 17. Mas muitas locadoras só alugam carros para maiores de 21 ou 25, dependendo do caso. Algumas cobram mais caro para alugar para motoristas jovens.

  • Bom dia!

    Estou indo pra lá na primeira semana de dezembro. Fico em Edimburgo 2 dias, depois sigo para Highlands, tenho 3 dias por lá . Pensei em passar por Stirling, Fort Willian, mas estou em dúvida, durmo em Fort Willian ou sigo até Inverness, para dormir lá e depois seguir para Skye? Qual a melhor forma de chegar em Skye?

    Obrigada

    • Oi Taís, se for de carro, dá pra dormir em Fort William e no dia seguinte bem cedo ir pra Skye, rodar a ilha e seguir para Inverness, passando pelo Loch Ness. Aí vc pode dormir em Inverness e ver o Loch Ness no último dia e voltar para Edimburgo.

  • Bom dia!

    Estou indo com um grupo de 10 amigos para Edimburgo e alugamos 2 carros para conhecer as highlands. Temos apenas 1 dia. Pensei em sair de Edimburgo e ir até Fort William, passando por Stirling. Qual a melhor rota? Sugere alguma outra parada? Obrigado!

    • Em um dia só acho que seu roteiro está ótimo! Durma em Fort William e se puder, admire o Ben Nevis, ali perto. Caso tenha mais tempo, recomendaria ir até Inverness pra poder ver o Lago Ness.
      Vá por Stirling e entre no Loch Lomond National Park, é lindíssimo.

  • Ola casal, como estão?

    Muito bom o blog de vcs, nos ajudou muito a definir algumas coisas.

    Vamos fazer uma viagem agora em novembro para Escócia.

    Vamos de avião de Londres para Edimburgo e queremos pegar um carro lá para voltar a Londres.

    Nosso tempo esta um pouco limitado, vamos chegar em Edimburgo dia 03 pela manha e temos que estar de volta a Londres no dia 08.

    Pensando nessa quantidade de dias e indo de carro da Escócia para Londres, voces sugerem algum percurso bacana??

    Obrigado

    • Oi Tiago, o problema da logística de vcs é ter 5 dias para ir para o Norte e depois descer tudo.
      Eu recomendaria ver somente Edimburgo e ir descendo por York, Liverpool, Manchester, Bath e Londres, mas mesmo assim acho que ficaria apertado demais. Eu não deixaria de fora York e Bath. Liverpool só se vcs forem fãs dos Beatles e Manchester é uma cidade bem legal pra ver a história da música.

Stock content by

dedpositphotos
abbv